quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DESCUBRA QUAL O SAPATO CERTO PARA VOCÊ

BAIXINHA
Prefira modelos delicados e decotados, que mostrem bastante da parte de cima dos pés. Isso cria uma continuidade com as pernas, fazendo com que elas pareçam mais longas. Os saltos devem ser altos, mas discretos.
Evite peças que chamem muita atenção. O truque é usar salto sem que os outros notem o extra de 10 cm sob o calçado.

PERNAS CURTAS E GROSSAS
Os sapatos podem ser altos, mas o salto deve ser grosso e o modelo, decotado.
Evite Sandálias que amarram na perna, calçados muito delicados ou sapatilhas.

TORNOZELO GROSSO
Boas pedidas são botas que cobrem a região, disfarçando-a, e sapatos mais pesados, como plataformas.
Evite Calçados muito elegantes, que destoam da estrutura das suas pernas e/ou com amarração no tornozelo. Modelos fechados também não são indicados.

ACIMA DO PESO
Use saltos médios e grossos, que dão estabilidade.
Evite Saltos muito finos e sapatilhas femininas, desproporcionais ao seu biótipo.

PERNAS FINAS
Opte por saltos de altura média, de espessura também mediana, e delicados modelos anabela. Sapatilhas e rasteiras ficam especialmente elegantes.
Evite Modelos com bico muito fino, que dão a impressão de pernas mais longas e, portanto, mais finas, além de plataformas, que sobrecarregam o look.

DICA
Há uma regra básica que funciona para qualquer look: o calçado deve complementar a roupa, e não competir com ela. Isso quer dizer que, se o sapato chama atenção, a produção precisa ser discreta. E vice-versa. Caso você esteja vestindo peças monocromáticas, pode arrasar com um sapato cheio de personalidade, colorido ou com detalhes. Aliás, nada melhor para inovar a dupla jeans-camiseta do que um bom calçado! Tenha em mente que aquele vestidão estampado fica melhor se acompanhado de uma sandália básica.

COMBINAÇÃO ELEGANTE
Sempre bate aquela dúvida ao tentar combinar a cor do sapato com a da roupa? Veja quais cores de roupa ficam melhor com alguns dos tons mais tradicionais de calçados

CARAMELO
Fica melhor com tons terrosos claros, azul, bege, marfim ou branco.

DOURADO
Use com verde, vermelho, marrom, preto e até branco.

MARFIM
Branco, off-white e tons pastéis.

MARROM
Vá de bege, caramelo, marfim, tons terrosos, laranja e verde.

PRATA
Tons pastéis, branco, preto, cinza, azul e roxo.

PRETO
Apesar de combinar com tudo, deve ser evitado junto a roupas de tons pastéis, a não ser que o preto esteja inserido em algum detalhe da produção.

FIQUE LONGE DO ESTRESSE!

PRIMEIRO, RELAXE
Quando estiver numa situação tensa, preste atenção na respiração. Procure inspirar e expirar profundamente, por três vezes. Se achar necessário, repita. "Você vai perceber que o ritmo da respiração vai mudar, e com isso, a tensão diminuirá", afirma a psicóloga Patrícia Silvestrini.

ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE
"Quando o corpo está em equilíbrio, há reflexos positivos no lado emocional", diz Patrícia. Por isso, consuma mais frutas, verduras e legumes e deixe as frituras em segundo plano. Sabe por quê? A gordura favorece a produção de hormônios que "alimentam" o estresse, como é o caso do cortisol. Já os alimentos ricos em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas B e C podem ajudar no processo. "Eles impedem que os radicais livres oxidem novas células", explica a nutricionista Olívia Rodrigues dos Santos. Resultado: Você previne o envelhecimento e o cansaço. Veja alguns alimentos considerados antiestresse:

CÁLCIO
Derivados do leite, como queijo e iogurte.
FERRO
Vegetais verde-escuros, como espinafre e couve, e carne vermelha.
VITAMINA B:
Banana, lentilha e batata.
VITAMINA C:
Laranja, morango e abóbora.
MAGNÉSIO:
Soja, peixes e cereais.

MEXA-SE!
Praticar exercícios regurlamente é uma boa pedida para não desenvolver o estresse (ou para amenizá-lo). Quando você faz isso, canaliza energias e frustrações e dá espaço para a mente resolver os problemas.

TREINE A SUA CABEÇA
Pessimismo só traz ansiedade. Numa entrevista de emprego, em vez de acreditar no pior, pense: "Se não conseguir esta, sempre haverá outras oportunidades".

MELHORE A POSTURA E FIQUE MAIS BONITA.


Dê uma olhada em fotos suas. Como você aparece? De ombros caídos, curvados para a frente, com o bumbum empinado para trás? Isso é sinal de que a postura não está alinhada. Quando a coluna sai do prumo, o corpo compensa esse desequilíbrio e acaba ficando com um visual ruim. Veja como a postura pode influenciar o aspecto de algumas partes:

SEIOS
Endireitar as costas pode ser uma solução para levantar seios caídos. Experimente abrir os ombros e contrair suavemente os músculos da barriga e os do bumbum, sem entortar a coluna. Seu peito vai ficar muito mais bonito e empinado. Confira na frente do espelho.

BARRIGA
"Peito para fora, barriga para dentro", já diziam nossas avós. Quem se curva para a frente, além de ficar com o abdômen mais protuberante, aumenta a flacidez nessa região.

BUMBUM
Quem tem a espinha curvada para a frente acaba sobrecarregando os joelhos. As pernas, então, assumem a forma de um X. Isso dá a impressão de culote grande e bumbum achatado. Erga a cabeça e endireite a coluna. Confira o resultado na frente do espelho. Você verá que até parece mais alta.

VASINHOS E VARIZES
Além desses problemas, flacidez e até celulite podem estar relacionadas à postura ruim. O mau alinhamento do corpo faz com que articulações e ligamentos da virilha pressionem veias e vasos da região. A circulação fica prejudicada e surgem as varizes. Para dar um jeito nisso, evite manter-se sentada por muito tempo. Pernas cruzadas por longo períodos também atrapalham o fluxo sanguíneo.

GINÁSTICA PARA ENTRAR NO EIXO

As modelos de passarela precisam ter uma postura impecável. Por isso, antes de desfilar, elas fazem os seguintes exercícios:

Em pé, relaxe as costas e respire fundo. Em seguida, endireite a espinha e coloque os ombros no lugar (nem para frente nem para trás). Faça movimentos rotatórios com os ombros para trás. Um minuto basta.

Encoste o calcanhar numa parede, mantendo a coluna totalmente reta e os ombros alinhados. Permaneça nessa posição, respirando devagar, por um minuto.

Coluna ereta, leve os braços esticados para trás e cruze as mãos nas costas. Mantenha os braços esticados para alongar bastante os ombros. Fique nessa posição por um minuto.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RECEITA DE CABELO BONITO

Mais brilho, fios fortes e sadios. Quer tudo isso sem gastar muito dinheiro? Experimente estas fórmulas caseiras:

MÁSCARA FORTALECEDORA PARA TODO TIPO DE CABELO
Esfregue no couro cabelo folhas de babosa cozidas e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue. Se preferir, corte as folhas pela base para obter o sumo e espalhe-o sobre os fios. Elas duram até dois dias na geladeira.

XAMPU DE LARANJA PARA CABELOS OLEOSOS
Bata 1 laranja com 1/2 litro de água filtrada e coe bem. Misture 1 sabonete de coco ralado ao suco e adicione 1 xícara (chá) de chá de camomila. Leve ao fogo brando até derreter o sabonete. Depois  ponha 1 colher (chá) de óleo de semente de uva. Use três vezes por semana.

HIDRATANTE PARA CABELOS OLEOSOS
Bata 2 claras de ovo em neve e aplique no cabelo úmido. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue bem.

MÁSCARA DE BRILHO PARA TODO TIPO DE CABELO
Bata no liquidificador 1/2 colher (chá) de óleo de abacate (encontrado em lojas de produtos naturais) com 1/2 abacate e 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Passe nos fios e deixe por 30 minutos. Enxágue com água fria.

HIDRATANTE PARA CABELOS SECOS
No liquidificador, bata 1 abacate e 1 clara de ovo com 1 copo de água até conseguir um creme. Aplique nos fios limpos e deixe por 30 minutos. Enxágue bem. Depois, lave novamente os cabelos.

HIDRATANTE PARA CABELOS NORMAIS
Bata no liquidificador 1 mamão e 1 copo de água. Aplique depois de lavar a cabeça. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

MÁSCARA PARA PONTAS FRACAS
Misture até fazer espuma 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1 gema  de ovo e 2 colheres (sopa) de mel. Aplique nas pontas. Enrole-as em papel-alumínio e fique 20 minutos no sol. Depois, lave com bastante água.

PARA RECUPERAR A COR
Faça um chá com 2 colheres (sopa) de camomila (se você tiver fios claros) ou com 1 colher (sopa) de chá mate (se for morena). Coe. Misture a 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou de uva verde e aplique nos fios já lavados. Deixe atuar por 10 minutos e enxágue bem.

PARA DESEMBARAÇAR E PENTEAR COM FACILIDADE.
Com um garfo, misture 1 colher (sopa) do creme para cabelo ou condicionador de sua preferência com 1 clara de ovo batida em neve e 1/2 banana nanica amassada. Aplique nos fios já lavados com xampu neutro. Envolva o cabelo com uma toalha úmida e aquecida (molhe-a com água quente e torça bem). Deixe agir de 15 a 20 minutos. Lave bem e depois penteie.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

SAIBA QUAL CORTE DE CABELO DEIXARÁ VOCÊ MAIS BONITA

Veja como conseguir um ótimo visual, levando em conta os traços de seu rosto, de frente e de perfil.

ROSTO REDONDO
Deixe mais volume no alto da cabeça e menos nas laterais. Se quiser franja, use-a curta e repicada. Fios na testa, perto das sobrancelhas, dão a impressão de que o rosto é ainda mais redondo.

ROSTO COMPRIDO
Parece oval, mas esse tipo de rosto é mais alongado. Uma franja (com um corte moderno, desfiado) na altura das sobrancelhas cai bem. Ela não deve ter divisão ao meio, pois isso deixa a testa mais longa.

ROSTO QUADRADO
Dê movimento ao cabelo, repicando os fios de modo irregular. Nunca use fio reto. Se deixar mais volume no alto, o rosto parecerá comprido. Mais cabelo nas laterais dará a impressão de rosto redondo.

ROSTO TIPO PERA
Quem tem maxilar largo e testa estreita precisa criar mais volume no alto da cabeça e na testa, e menos embaixo, nas laterais. Os curtos com volume no alto e franja são ideais porque dão harmonia ao visual.

ROSTO TIPO CORAÇÃO
A testa é bem larga e o queixo estreito. Essa linhas pedem um corte leve, com fios repicados nas pontas, sem volume no alto da cabeça. Prefira usar franja lateral. Isso ajuda a diminuir o tamanho da testa.

QUEIXO PARA A FRENTE
Aumente o volume na região da testa e use fios repicados nas pontas sobre o maxilar, em direção à boca. Assim o queixo parece menor.

NARIZ EM EVIDÊNCIA
Prefira franja mais cheia, cabelo sobre o rosto, em direção ao nariz, deixando as pontas com mais volume junto ao queixo.

TESTA GRANDE E QUEIXO PARA DENTRO
Use franja com pouco volume. O restante do cabelo deve ser jogado para trás, para evidenciar o queixo.

PERFIL ACHADO
É típico de orientais. Pede um corte como o do rosto quadrado, com bastante movimento. O estilo chanel ou muito liso não funciona.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CUIDE DA PELE ANTES E DEPOIS DO SOL

Você sabia que aromaterapia pode ajudá-la a curtir o sol numa boa? Cuidados simples e produtos elaborados com óleos essenciais garantem um bronzeado mais bonito e duradouro, além de uma pele bem hidratada. "Mas você só terá resultados efetivos se usar óleos vegetais e essenciais puros e de boa procedência. Diferente da essência, que é um produto sintético, o óleo essencial é natural", orienta a aromaterapeuta  Sâmia Maluf.

ESFOLIANTE:
5 colheres (sopa) de argila amazônica rain forest
Flores secas de jasmim (vendidas em casas de produtos naturais)
50 ml de água mineral
15 gotas de óleo essencial de gerânio

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes até formar uma pasta e realize a esfoliação durante o banho. Aplique com  as mãos, massagens a partir dos pés até o rosto (com mais suavidade). Deixe agir por alguns minutos e enxágue.
Use antes de se expor ao sol.

HIDRATANTE:
1 colher (sopa) de óleo vegetal de cenoura
1 colher (sopa) de óleo vegetal de urucum
6 gotas de óleo essencial de lavanda

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes e aplique no corpo todo com uma bucha, fazendo movimentos circulares.
Use antes e depois do sol. Além de hidratar, esse creme auxilia a fixação da melanina.

GEL DE LAVANDA E HORTELÃ
2 colheres (sopa) de gel de aloe vera
5 gotas de óleo essencial de lavanda
2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes e aplique sobre o corpo após a exposição ao sol, pois a lavanda hidrata a pele e retira a sensação de ardor, enquanto o óleo de hortelã traz alívio à queimadura.

LOÇÃO PÓS-SOL:
10 ml de álcool de cereais
90 ml de água deionizada
1 colher (sopa) de óleo vegetal de semente de uva
25 gotas de óleo essencial de lavanda

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes e passe em todo o corpo. Use depois de um banho de mar ou piscina para hidratar a pele.

FAÇA AUTOMASSAGEM E VIVA MELHOR

DORES DE CABEÇA
Faça movimentos circulares com três dedos no meio da testa, na lateral e na nuca.

PARA ESPANTAR A TENSÃO DEPOIS DE UM DIA DE TRABALHO
Aperte o seu pulso ou a ponta do seu dedo mínimo.

PARA COMEÇAR O DIA COM CORAGEM E ENFRENTAR OS PROBLEMAS
Massageie a região dos ombros, "puxando" a pele com os dedos indicador e polegar.

PARA ATIVAR A SUA AFETIVIDADE
Esfregue o dedo no meio do seu peito, fazendo movimentos circulares. Não é a toa que o coração fica nessa região.

PARA AUMENTAR O APETITE SEXUAL.
Toques ao redor do umbigo e no início da região pélvica vão estimular a sua libido.

PARA DIMINUIR A SUA ANSIEDADE.
Esfregue o dedão no seu punho, em movimentos circulares.

VENÇA TUDO QUE POSSA CAUSAR O ESTRESSE
Faça círculos com as pontas dos dedos na sua coxa.

TENHA MAIS ENERGIA E VITALIDADE
Massageie os seus pés. Você pode fazer isso com os dedos ou simplesmente pisar em uma bolinha (como a de tênis) para estimular os vários pontos sensíveis dessa região do seu corpo.

CHEGA DE SOFRER COM CÓLICAS MENSTRUAIS!
Deite o dedo indicador no peito do seu pé e deslize-o por essa região, repetindo o movimento várias vezes.

domingo, 26 de dezembro de 2010

CABELOS: CORTES QUE DEIXAM VOCÊ LINDA E MAIS MAGRA.

 CABELO REPICADO
"É uma excelente opção para mulheres mais fortes. Além de não engordar, ele dá uma leveza ao visual", afirma o maquiador e cabeleiro Jõao Velasquez, do Rio de Janeiro.
O ideal é que o repicado seja feito na altura do ombro, sendo desfiado nas laterais e deixando os fios mais leves e com movimento. O balanço é fundamental para quem quer parecer mais magra.

 FRANJA DESFIADA
As franjas compridas e desfiadas são uma excelente opção para deixar o rosto mais murcho."Elas realçam a beleza das mulheres e ainda dão um ar mais jovial", diz Velasquez.
Tenha somente atenção na hora de fazer o corte para não deixar o cabelo muito curto. Isso é o pior que pode acontecer e compromete todo o visual.

CORTE FIO RETO SOLTO E COM MOVIMENTO.
O fio reto solto até pode ser um corte indicado, desde que não seja aquele muito colado no rosto e no pescoço para ter o movimento desejado.
"O diferencial pode vir numa coloração que, se for feita com qualidade, deixa o visual de qualquer corte mais moderno e leve", garante Velasquez.

CACHEADO MÉDIO
Para quem já nasceu com os cachos formados, ele pode ser aproveitado num corte, desde que a mulher tenha alguns cuidados para não comprometer o visual. Um deles é verificar se o cacheado está volumoso demais. Nesse caso, é preciso usar um produto para dar uma reduzida no volume. "Resolvendo esse problema, é preciso fazer um corte, de aproximadamente três dedos de comprimento, para retirar as pontas", recomenda.

CORTE DIVIDIDO AO MEIO E REPICADO NAS PONTAS
Esse cabelo é marcado pelo movimento por ser repicado nas pontas.
Passe silicone para não ficar com os fios alinhados e deixe uma franja discreta na frente.

CORTE DESFIADO
O desfiado na lateral do rosto disfarça possíveis imperfeições. A altura do corte deve estar perto da boca ou mais para baixo.

CABELO NA ALTURA DO OMBRO
Independente do tipo e da cor do cabelo, a mulher que está um pouco acima do peso nunca erra se deixar sempre o cabelo na altura do ombro e com pouco volume. Dessa forma, o corte disfarça o rosto cheio e não deixa o pescoço parecer ainda mais volumoso.

CABELO MÉDIO COM LUZES
Na altura ideal (média), voloriza os traços do rosto. Se usar uma tonalidade certa, que não "apague" a mulher, as luzes ficam ótimas.
As luzes podem ser aplicadas numa mecha ou então distribuídas na parte da frente do cabelo.

CABELO CURTO
O grande cuidado que se deve ter é não deixar o cabelo curto demais. A altura ideal é perto das orelhas. "Fica bonito e combina bastante com mulheres mais cheinhas. Dá mais leveza e um ar sofisticado", finaliza  Velasquez.

CABELO MÉDIO COM BALAYAGE
Para dar uma harmonia entre o cabelo e o rosto, sem tocar muito no comprimento, uma boa saída é a balayage, que mistura mechas de diversos tons.
"Essa técnica dá uma iluminada no rosto e valoriza o corte", afirma o cabeleireiro.

DICAS
Jamais faça uma franja curta. Ela deixa em evidência partes do rosto que você não quer destacar.

Outra grande mancada surge na hora de implementar o corte chanel. Ele fica bem para mulheres magras.

Cabelos simétrico, colado demais no rosto, pesa no visual e acaba denunciando possíveis imperfeições.

Cabelo reto e comprido não combina com rosto mais cheio. Envelhece demais.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MÁSCARAS CASEIRAS

Antes de aplicar a máscara no seu rosto, faça uma limpeza profunda na pele. Lave-a bem com água e sabonete neutro. Em seguida, passe sobre o rosto um algodão umedecido com o produto da sua preferência para retirar as impurezas. Feito isso, a sua pele está pronta para receber a máscara, garantindo um efeito mais bonito e por mais tempo.
Confira para que serve cada uma delas:

PARA LIMPAR OS POROS
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de flocos de aveia
1 pacote de gaze
2 colheres (sopa) de mel puro
Modo de preparo:
Com 3 gazes, faça um saquinho e coloque a aveia dentro. Umedeça-o com água morna e passe, suavemente, pelo rosto por alguns minutos. Enxague a pele e passe um pouco de mel para hidratar. Espere 15 minutos e lave o rosto com água morna.

PARA ELIMINAR A MARCA DE ESPINHAS
Ingredientes:
1 colher (chá) de creme para assadura de bebê
1 colher (chá) de maisena
1 colher (chá) de leite de magnésia
Chá de camomila
Algodão
Modo de preparo:
Coloque sobre a espinha um algodão umedecido com chá de camomila. Depois, misture o restante dos ingredientes e aplique na acne com outro algodão. Espere 20 minutos e retire.

PARA DAR MAIS BRILHO
Ingredientes:
Leite
3 colheres (sopa) de talco de bebê
1 colher (sopa) de mel de laranjeira
Modo de preparo:
Adicione, aos poucos, o leite aos ingredientes até a máscara ficar com a consistência de um creme dental. Aplique-a no rosto todo ou nas partes mais oleosas e deixe agir por 1 hora e retire com água e sabonete.

PARA ACABAR COM A ACNE
Ingredientes:
1 maço de salsinha bem picada
2 colheres (sopa) e extrato de alecrim
1 pacote de gaze
Modo de preparo
Misture a salsinha, o extrato e coloque sobre as gazes. Cubra o seu rosto com elas e deixe agir por meia hora. Lave com água e sabonete apropriado para a sua pele.

PARA COMBATER A OLEOSIDADE
Ingredientes:
1/4 de abacate
5 morangos
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Espalhe a mistura sobre o rosto suavemente e espere 30 minutos. Após esse tempo, lave bem com água morna.

SOLUÇÃO RÁPIDA PARA REMOVER OS PONTINHOS NEGROS DA SUA PELE:
Bata no liquidificador um tomate com água mineral. Peneire, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos.

ALERTA!
Utilize utensílios de louça ou vidro.
Prefira os ingredientes frescos e limpos.
Faça a máscara para ser usada apenas uma vez e não guarde as sobras.
Use os produtos da receita na medida indicada e não substitua os ingredientes sem consultar um especialista.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FAÇA CHAPINHA COM JEITO DE PROFISSIONAL

Quem faz alisamento, seja qual for a técnica, quer parecer que nasceu com aquele cabelo lisinho. Para obter esse maravilhoso efeito, siga as dicas do especialista Rodrigo Agostinho, do Voilá Studio, em São Paulo.

1- Use xampu com efeito anti-frizz. "Ele contém o complexo thermacor, que relaxa o fio e facilita o uso da chapa", diz o especialista. Aplique-o duas vezes: a primeira, tira a sujeira grossa, a segunda, deixa os fios soltos. Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Depois, passe um condicionador com efeito anti-frizz, primeiro nas pontas. Evite a raiz.

2- Retire o excesso de umidade com a toalha. Depois,enrole a toalha e faça movimentos de torção. Não esfregue a toalha, porque isso quebra os fios! Após a secagem, aplique (longe da raiz) um leave-in, para proteger o fio do calor da chapinha. Se tiver cabelo grosso, use um leave-in cremoso; se for enrolado ou tiver tintura, prefira-o em gel; e, se tiver fios finos, escolha o líquido, em spray.

3- Seque com vento quente, mas sem fazer escova. Use as mãos para soltar os fios e penteie-os com uma escova tipo raquete com as cerdas macias para não quebrar o cabelo. Depois, passe um defrizante por todo o comprimento, evitando a raiz, para tirar o arrepiado e ajudar a chapinha a deslizar. Se sentir necessidade, passe novamente o defrizante ao passar a chapinha nas mechas.

4- Separe o cabelo com o dedo em 6 mechas e prenda-as com piranhas. Duas no topo da cabeça, duas no meio e outras duas embaixo. Faça um pequeno coque e prenda-o. Em seguida, solte a mecha da parte da nuca e faça subdivisões, em mechas mais finas, para iniciar a chapinha. Trabalhe com mechas da largura da prancha para não fazer volume demais e alisar errado. Puxe os cabelos, com auxílio de um pente, passe a chapinha em todo o comprimento.

5- Trabalhe agora com as laterais. Da mesma forma, solte as divisões e passe a chapinha, começando com um pequeno distanciamento da raiz e indo até as pontas. Passe a chapinha, sem parar em nenhuma parte, para evitar danos aos fios. Repita o movimento na mesma mecha para que fique bem lisa. Depois, passe novamente o pente. Prossiga completamente a parte de trás até o alto da cabeça.

6- Por último, alise a mecha reservada no topo da cabeça. Puxe o cabelo pra a frente do rosto e, com a mão, finalize a mecha da frente. Para terminar, aplique uma pomada para equilibrar a eletricidade dos fios e baixar os arrepiados.

TRUQUES
Para o cabelo ficar bem solto, tire o condicionador por no mínimo 3 minutos. Quanto mais bem enxaguado, mais leves os fios ficam.

Para medir a quantidade do leave-in, coloque na mão um punhado do tamanho de uma moeda de R$ 0,25.

Só use a chapinha quando os fios estiverem 100% secos.

Espere a prancha esquentar 2 minutinhos antes de começar a aplicá-la nos fios.

Para não deixar as pontas com aspecto de liso espichado, vire a prancha para dentro.

Quem gosta do visual liso escorrido deve passar novamente a escova. Já quem prefere o liso solto deve arrumar os fios com as próprias mãos, soltando-os da raiz até o fim das pontas.

DICAS

Não aplique a chapinha direto nos cabelos molhados. Confira se ele está 100% seco, para não agredir os fios.

Passe a chapinha no cabelo de forma contínua, sem parar em algumas partes para tentar alisá-lo melhor.

Na hora de passar na parte de trás do cabelo, estique a mecha para frente e passe a prancha térmica bem devagar.

Cuidado para não se queimar! Passe a prancha com atenção e deixe uma pequena distância da raiz.

Para prolongar o efeito, evite passar a mão nos fios, para não engordurá-los.

O  aconselhável é usar a chapinha duas vezes por semana (ou, no máximo, três).

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONHEÇA AS 7 AMIGAS QUE VOCÊ PRECISA TER

QUEM SÃO ELAS

Amiga que diz a verdade
É aquela que tem coragem de olhar nos seus olhos e dizer:
"você está errada". Corajosa, mostra um ponto de vista que você nem tinha considerado, e pronto: você acaba concordando. Essa é a amiga ideal quando se quer a verdade, nua e crua!

Amiga conselheira
Ela entende de astrologia numerologia, tem uma fé inabalável, acredita que podemos conseguir tudo aquilo que quisermos. Essa amiga tem fé em Deus, na energia cósmica, e passa essa certeza para você. Com ela, fica mais fácil enfrentar com ótimismo os desafios da vida.

Amiga que levanta a auto-estima
Ela não deixa a peteca cair!
Se você levou um fora do namorado, ela diz que ele não a merecia. Se você está triste, emprestada aquele vestido maravilhoso pra você se sentir poderosa. Se você foi demitida ou acordou de baixo-astral, é hora de telefonar para ela! depois de uma gostosa conversa, você vai achar que o mundo seria muito sem graça se você não existisse!

Amiga de balada
Animação é com ela mesmo.
Uma noitada dançante, uma viagem divertida... cheia de disposição, tem pique para qualquer programa. Ela organiza as saídas de fim de semana e é a primeira a lembrar seu aniversário. Quando estão juntas, é só diversão.

Amiga fanática por compras
Ela descobre as pontas de estoque mais bacanas, e é capaz de acompanhá-la até o fim do mundo para achar aquela sándalia que você amou! Tem olho clínico para encontrar peças incríveis num monte de tranquiras  e pagar uma pechincha por elas! Companheira ideal para as compras, nunca deixa você sentir culpa pela última aquisição!

Amiga confidente
Pode desabafar, chorar, falar mal de quem quiser, que ela a escuta sem críticas nem fofocas. Depois de um papo, parece que você tirou uma tonelada dos ombros. Fica leve, feliz, e o melhor: seus segredos estão guardados a sete chaves!

Amiga descolada
Ela sempre conhece alguém para quebrar o seu galho: um contato para um emprego novo ou um ótimo cabeleireiro. Prática e organizada, tem sempre uma solução para os seus problemas.

CABELOS MUITO BEM HIDRATADOS

Eles são a moldura do rosto e atraem olhares em qualquer ocasião. Por isso, a hidratação pode ser a salvação na temporada mais quente do ano. Afinal, sol, areia, vento e cloro comprometem a beleza dos fios, deixando-os secos e quebradiços. "A hidratação devolve aminoácidos e queratina perdidos devido à poluição e exposição solar diária", explica o cabeleiro Peterson Marrichi, do salão Haji, em São Paulo.
A hidratação recupera a saúde dos fios e tem de ser feita regularmente. "A cada 15 dias é o ideal, no salão ou em casa, afinal o xampu e condicionador garantem a manutenção", comenta Digna Miguez, hair stylist e proprietária do centro de Beleza Badós X, no Rio de Janeiro.

SE FOR HIDRATAR EM CASA
Hidratar os cabelos é tarefa fácil. A expert Digna dá algumas dicas:

Use produtos que contenham substâncias de grande poder hidratante, como aloe vera.

Aplique após a lavagem dos cabelos.

Quando terminar, nada de reaplicar o xampu. Enxágue bem e pronto!

Dica
Lavar os cabelos com um xampu anti-resíduos e fazer a hidratação em seguida, intensifica o tratamento.

SE FOR HIDRATAR EM UM SALÃO
Os profissionais conhecem várias técnicas de hidratação. Confira algumas opções:

Reconstrução capilar; é usado apenas nos fios alisados ou descoloridos.

Cauterização: feita com máscaras de queratina para dar efeito de resistência, brilho e maciez.

Máscara de aminoácidos: creme para efeito de emoliência e devolve as proteínas dos fios.

Tratamento de choque: aplica-se produtos hidratantes à base de pantenol e óleo de macadâmia. Repõe a umidade natural e pode ser feito em cabelos secos e danificados por químicas.

Tratamento anti-queda: limpeza profunda do couro cabeludo que permite ao fio respirar. Mais indicado para os oleosos.

Ionização: serve para fechar a cutícula dos cabelos e pode ser feito em qualquer tipo.

MÁSCARAS HIDRATANTES

BABOSA E MEL
1/2 copo de babosa
1 colher de mel

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes e antes de aplicar, lave os cabelos com xampu neutro e água fria. Passe o creme no sentido da raiz para as pontas. Deixe agir por 20 a 40 minutos. Enxágue bem e seque o cabelo com uma toalha. Finalize com um leve-in e deixe secar naturalmente.

ABACATE E IOGURTE
100g de abacate
2 colheres de iogurte natural

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes e passe nos cabelos já limpos e um pouco úmidos. Deixe agir por 15 a 20 minutos em touca térmica. Lave-os para retirar o excesso.

PAPAYA, IOGURTE E MEL
100 g de mamão papaya
2 colheres de iogurte natural
1 colher (chá) de mel

MODO DE PREPARO
Misture os ingredientes e passe nos cabelos já limpos e um pouco úmidos. Deixe agir por 15 a 20 minutos em touca térmica. Lave-os para retirar o excesso

Fonte: Digna Miguez, hair stylist do centro de beleza Badós X; Peterson Marrichi, do salão Haji; Heleno Correa, salão Heleno's Beauty Style; Luca Carrone, hair stylist da unidade Jacques Janine Klabin.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CERA DEPILATÓRIA DE MEL

Fórmula suave, indicada para regiões sensíveis como o buço, as axilas e a virilha, além das outras partes do corpo.

INGREDIENTES:

1 kg de açúcar
3 limões
1 colher (sobremesa) de mel

MODO DE PREPARO
Esprema os limões. Junte ao suco o açúcar e o mel. Derreta a mistura em fogo baixo, mexendo por 20 minutos.

COMO APLICAR
Lave o local a ser depilado com água fria e sabonete.

Seque bem a região.

Aplique a cera, espalhando-a com uma espátula de madeira. Ela deve estar morna, em temperatura tolerável. Nem quente, que queima; nem fria, que endurece.

Com uma fita TNT ( ou um pedaço de tecido firme como o jeans) puxe de uma vez.

Lave com água e sabonete neutro para tirar o excesso de cera.

Passe hidratante ou gel à base de azuleno, para evitar irritações.

DICAS
No buço, faça um lado de cada vez e aplique gelo depois.
Na perna, divida a aplicação em pequenas partes.
Só exponha as áreas depiladas ao sol 24 horas após o tratamento.
O limão, usado por exemplo na cera de mel, sob o sol mancha a pele.
Em média, os pelos voltam a crescer por volta do vigésimo dia a partir do dia da depilação.

DEPILAÇÃO: TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA!

FAZ MAL USAR LÂMINA? É a técnica mais indicada para os pelos que encravam. Custa pouco, mas os pelos crescem mais rápido e pessoas com alergia a níquel não podem utilizar.

QUE CUIDADOS PRECISO TER COM A LÂMINA?
As lâminas devem estar limpas e novas para evitar machucados ou irritações. Vale amolecer um pouco os pelos com cremes ou água quente. E cuidado para não se cortar.

A LÂMINA ENGROSSA OS PELOS?
Não. Segundo a dermatologista Shirley Borelli a lâmina não arranca o pelo pela raiz. Ela o corta em sua parte mais grossa e ele cresce a partir daí. Por isso, o toque é mais áspero.

COMO FUNCIONA O CREME DEPILATÓRIO?
Atua quimicamente sobre o pelo, que amolece e é eliminado. É prático: basta passar, deixar alguns minutos e remover com água. Mas pode causar alergia.

PASSAR DESODORANTE NAS AXILAS LOGO APÓS A DEPILAÇÃO IRRITA A PELE?
Sim. As substâncias químicas e o álcool das fórmulas dos desodorantes agridem a pele, que está sensível. O ideal é deixar a região sem nenhum cosmético por 12 horas.

O APARELHO ELÉTRICO TEM CONTRA-INDICAÇÃO?
Não pode ser usado em peles machucadas, irritadas ou que foram expostas ao sol. O aparelho à base de cera não é indicado para o rosto, que é mais sensível ao calor.

O QUE É MAIS EFICIENTE: O APARELHO ELÉTRICO OU A LÂMINA?
São bem similares, mas o aparelho elétrico agride menos a pele. A lâmina, por seu formato e leveza, pode ser movimentada para todos os lados e pode provocar machucados.

COMO É O MÉTODO ROLL-ON?
A cera é esquentada num aparelho, aplicada e removida com um tecido. É rápido e menos dolorido que a cera fria. A depiladora Cícera de Souza, do salão Haji, em São Paulo, diz que é o mais indicado para depilar as pernas, porque extrai o pelo desde a raiz, durando mais. Não é bom para pelo encravado, porque a forma de arrancar é mais agressiva: pode obstruir e inflamar os poros.

COMO SE USA CERA FRIA?
Ela é colocada em papel celofane e colada na região a ser depilada. Recomenda-se para mulheres sensíveis ao calor: "por não ter uma fonte de calor pra dilatar os poros, é mais dolorida. Em contrapartida, evita pelos encravados", diz Alexandre Bononi, dermatologista da rede de salões Jacques Janine.

E A CERA QUENTE?
Arranca o pelo com facilidade e tem substâncias que tratam a pele, como o mel (hidratante natural), algas (efeito calmante) ou azuleno (evita pelos encravados). Há o risco de causar queimaduras, irritação, encravamento frequente e contaminação por ceras reutilizadas.

DEPILAR A SOBRANCELHA COM CERA QUENTE PROVOCA FLACIDEZ?
Sim. "Retire os pelos com pinça, já que a pele é muito delicada", orienta a especialista Alexandra Bononi.

CERA QUENTE NO BUÇO PODE PROVOCAR MANCHAS?
Sim, já que essa é uma região muito pigmentada. "Após a depilação, passe um creme que contenha aloe vera ou azuleno, e filtro solar por 3 dias", diz a dermatologista.

A CERA QUENTE ESTIMULA VARIZES OU PEQUENOS VASOS?
Varizes, não. Já quem tem tendência a vasinhos deve evitar a cera quente. Os vasos são sensíveis à dilatação que o calor provoca.

POR QUE APÓS A DEPILAÇÃO APARECEM ESPINHAS?
Não são espinhas. São foliculites, inflamações principalmente por pelos encravados. Sob orientação médica, são tratados com antiinflamatório ou cremes com antibióticos.

COMO DEVO PREPARAR A PELE ANTES DE DEPILAR?
Na véspera, aplique esfoliante e não use óleos. No dia, faça a depilação com a pele limpa de produtos que contenham álcool. Isso evita infecções e pelos encravados.

E APÓS A DEPILAÇÃO?
Use água e sabonete neutro. Depois, aplique creme ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Para prevenir pelos encravados, use gel com azuleno. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool e perfumes.

POR QUE DÓI MAIS DEPILAR NA TPM E NO PERÍODO MENSTRUAL?
As alterações hormonais deixam o corpo mais fragilizado.

QUAL É O MELHOR MÉTODO PARA PELE SENSÍVEL?
É o a laser. Se não for possível, use cremes depilatórios.

COMO FUNCIONA O LASER?
O aparelho emite uma luz que identifica um ponto escuro na pele, que é a base do pelo, e age sobre ele. "Se o laser não for aplicado por um profissional, pode causar cicatrizes, queimaduras e manchas", alerta o dermatologista Ygor Moura.

A LASER É DEFINITIVA?
A eliminação é definitiva. "Alguns pelos podem reaparecer em casos de distúrbios hormonais, em áreas como o rosto, os seios e a barriga", esclarece o dermatologista.

COMO EVITAR PELOS ENCRAVADOS?
"Depois de depilar, nunca use hidratante ou talco, que 'tampam' os poros. Resultado: pelo encravado. Após a depilação, limpe o excesso com removedor de cera e use gel calmante. Somente no dia seguinte utilize hidratante", explica a dermatologista Miriam Carvalho.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DESCUBRA O QUE AS VOGAIS DO SEU NOME DIZEM SOBRE VOCÊ

A numerologia nos ajuda a obter, por meio da soma das vogais do nosso nome, o conhecimento desenvolvido em outras vidas para lidarmos melhor com o momento atual. Confira a tabela abaixo com as vogais e seus números correspondentes e faça a soma para descobrir qual é o seu número da Alma.

VOGAIS

A= 1
E= 5
I= 9
O= 6
U= 3

Agora some as vogais do seu nome completo. Se o resultado der um número de dois dígitos (exceto no caso dos números mestres 11, 22 e 33 ), faça uma nova soma para chegar a um único dígito, (por exemplo:
se o resultado de todas as vogais do seu nome completo der 27  você soma 2+7=9).

Alma 1
Gosta de traçar seus caminhos e prefere agir sozinha, tendo dificuldade em aceitar a opinião dos outros. A determinação e a força de vontade fazem de você uma pioneira que aprecia as novidades.

Alma 2
Tem uma capacidade de discernimento, onde consegue separar as coisas sem dificuldade. Aproveite esse potencial para evitar que a insegurança atrapalhe a concretização de seus planos.

Alma 3
Ser feliz e fazer os outros felizes: esse é o seu lema. Nos momentos mais difíceis, consegue minimizar o sofrimento, mas precisa evitar a superficialidade para não gerar problemas futuros.

Alma 4
Sabe trabalhar com eficiência para colher os bons resultados, mas precisa assumir que verdadeiramente é uma trabalhadora eficiente. Não fique preocupada com acusações para não deixar o medo falar mais alto.

Alma 5
Sua mente é brilhante e sua curiosidade faz com que explore novas ideias, sem preconceitos. Deve tomar cuidado ao expressar seu jeito de ser para não acabar em atitudes irresponsáveis.

Alma 6
Tem uma sensibilidade muito aguçada e é capaz de restabelecer a paz entre os que estão a sua volta. Aproveite esse seu dom, mas tome cuidado para não se tornar possessiva.

Alma 7
Prefere as pessoas que gostam de filosofar sobre a vida e muitas vezes gosta de ficar sozinha. Aproveite o seu senso refinado de justiça para conquistar seu espaço.

Alma 8
Sua determinação contribui para que exerça uma grande liderança nas atividades. Você é dotada de muita energia, mas precisa aprender a aceitar seus erros e não exigir demais de si mesma.

Alma 9
É prestativa e coloca-se à disposição para ajudar a resolver qualquer problema. Controle suas emoções, caso contrário, terá dificuldade em atingir os seus objetivos.

Alma 11
Sabe lidar com situações inesperadas. Possui uma visão ampla do mundo a sua volta, devendo dedicar-se à realidade, evitando perder seu senso prático.

Alma 22
Com espírito de liderança, tem sempre como meta contribuir para a construção de um mundo melhor.

Alma33
Paciente e caridosa, você é despojada de qualquer apego material. Possui uma humildade e uma grande capacidade de compreender o próximo, o que a torna uma pessoa rara.

Fonte: livro "vivendo melhor através da numerologia", Aparecida Liberato, Editora Best Seller

CABELOS COLORIDOS E DESLUMBRANTES

ANTES DA TINTURA
Faça uma hidratação uma semana antes de pintar. Assim, seus fios estarão mais preparados para absorver a cor.

Não lave a cabeça antes de tingir. A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo da água oxigenada, que pode causar ardência e coceira.

Dúvida sobre o resultado da tintura? Faça o teste em uma mecha próxima à nuca. Se der errado, ninguém vai ficar sabendo!

Cuidado com a cor preta. Ela destaca as olheiras e outras imperfeições do rosto. Essa coloração fica bem em mulheres claras e jovens. As mais velhas devem descartá-la porque ela envelhece.

A cor vermelha transmite ousadia e chama muito atenção. Se esse for seu objetivo, vá em frente. Antes de tingir, é bom saber também que ela desbota muito rápido.

Os tons loiros podem dar desde um ar angelical até uma aparência sexy. Cuidado com os tons claríssimos, que podem ficar artificiais e até dar um ar vulgar. Se vai clarear pela primeira vez opte por mechas ou luzes, que vão permitir a você fazer uma transição mais gradual entre os dois looks e controlar quão loira quer ficar.

Se você alisou recentemente, espere um pouco antes de tingir. Cabelos submetidos a químicas muito fortes, não podem ser pintados de loiro.

DURANTE A TINTURA

Vai pintar em casa? Escolha um tonalizante. É mais seguro porque, no caso de algo dar errado, esse produto não estraga os fios e vai saindo toda vez que lavar a cabeça.

Tingiu e a cor natural já está aparecendo? Retoque apenas a raiz. Deixe a tinta agir por 30 minutos. Depois, jogue um pouco de água na cabeça e espalhe a espuma no resto do cabelo. Não tem problemas as pontas ficarem mais claras. O efeito é até mais natural!

Deu errado? Se não puder correr até o cabeleireiro, não pinte por cima. Lave a cabeça com um xampu tonalizante que equilibre a cor, para disfarçar o problema. Cabelos muito descoloridos, por exemplo, podem ser camuflados com um tonalizante caramelo. Durante pelo menos um mês, faça hidratação com produtos que recuperem os fios.

Não esqueça as sobrancelhas! Se escolher ficar loira, elas também devem ser clareadas. O ideal é que fiquem levemente mais escuras do que o tom do cabelo.

DEPOIS DA TINTURA

Só lave o cabelo dois dias depois de tingir. Assim a tinta fixa nos fios. Quando mais você usar xampu, mais rápido ela vai desbotar.

Use xampu e condicionador próprios para cabelos tingidos, que ajudem a fixar o pigmento no fio.

Aplique, diariamente, produtos finalizadores à base de silicone. Eles formam uma película protetora em torno da cutícula. Também é bom passar produtos com filtro solar antes de se expor ao sol.

DIABETES: TIRE SUAS DÚVIDAS

GENÉTICA E ALIMENTAÇÃO
Esses são os dois principais fatores responsáveis pelo surgimento do diabetes. A seguir, os nutricionistas Wanderlí Marchiori e Luciana Bruno e os médicos Sérgio Atala Dib e William Ricardo Komatsu esclarecem as principais dúvidas de quem sofre desse mal.

1- Posso continuar tomando cerveja e vinho?
Depende. Essas bebidas são hipercalóricas.Elevar as taxas de açúcar e triglicérides no sangue. Mas, com um controle bem-feito da alimentação, seguindo à risca a orientação de especialistas, você até pode dar uma bicadinha de vez em quando.

2- Não posso comer uma bela massa nunca mais?
Nada disso. Carboidratos são essenciais para gerar energia para o organismo. Prefira, porém, as versões integrais, cheias de fibras e com menor índice glicêmico. Durante o dia devem ser ingeridas de 6 a 11 porções de carboidratos. Uma porção equivalente a 2 colheres (sopa) de arroz, a 1 batata pequena, a 3 biscoitos de água e sal ou a 1 fatia de pão. Farofa, cuscuz e biscoitos de polvilho também são liberados, mas sempre em porções muito bem controladas pelo nutricionista.

3- Que cuidados devo tomar com os pés?
Manter as unhas sempre bem aparadas e calçar sapatos confortáveis. Nada de calçados apertados e sandálias que pressionam um dedinho. Prefira aquelas com tiras largas sobre o peito do pé. Andar descalça também está fora de cogitação. Os pés devem estar bem limpos, hidratados, mas secos. Afinal, eles são o alvo principal da neuropatia, que leva á perda de sensibilidade, e da vasculopatia, ou pé diabético, uma condição que favorece infecções e feridas difíceis de cicatrizar.

4- Quanto devo me exercitar?
O ideal é mexer-se diariamente. Quem está fora de forma deve começar se exercitando três vezes por semana, por 20 a 30 minutos a cada dia, e aumentar o tempo gradativamente. A hora em que o exercício é feito não faz diferença.

5- vou precisar tomar insulina diariamente?
O tratamento geralmente começa com medicamentos orais, atividade física e um planejamento alimentar. No entanto, se houver falência das Células produtoras de insulina, a aplicação do hormônio sintético será para toda a vida.

6- Posso ter complicações de visão?
Você deve fazer exames de fundo do olho a cada seis meses. Uma das principais complicações do diabetes é a retinopatia, uma alteração na retina que, sem cuidados, costuma levar à cegueira.

7- Posso usar e abusar dos alimentos diet e light?
De jeito nenhum. Antes é preciso ler com atenção o rótulo de cada produto, verificar o tamanho das porções e o teor de gordura e carboidratos. É importante também diferenciar o que é diet do que é light. Light não significa que o produto seja destinado aos diabéticos. Essa linha substitui só determinado nutriente intolerado por um grupo de pessoas com alguma restrição alimentar. Ou seja, um produto light  pode ser ideal para os hipertensos por ser livre de sódio, mas, ainda assim, levar muito açúcar, prejudicial aos diabéticos.

8- Há rémedios contra-indicados para diabéticos?
Sim. Xaropes, pastilhas para a garganta e remédios à base de corticóides e derivados da adrenalina elevem as taxas de glicose no sangue e devem ser evitados.

9- Vou passar mal se ficar em jejum?
Vai. A glicose no sangue despencará e você terá sensação de fraqueza, mal-estar, taquicardia e, em casos extremos, poderá até ter convulsão e entrar em coma. Alimentos ricos em carboidratos simples, como 1 copo de suco de laranja ou de refrigerante comum, ou mesmo 1 bala, funcionam nas emergências.

domingo, 19 de dezembro de 2010

ACABE COM SUAS MAIORES DÚVIDAS SOBRE BELEZA

Refrigerante dá celulite?
Mesmo os refrigerantes diet contêm sais que ajudam a reter líquido e é possível notar um aumento nos nódulos 24 horas após tomar o refrigerante.

Chocolate dá espinha?
 A acne é causada por alterações hormonais e não tem relação com a ingestão de chocolate.

Esmalte escuro fortalece as unhas?
Essa crença surgiu porque os esmaltes cintilantes de antigamente enfraqueciam a unha e davam alergia. O esmalte escuro não tinha esse efeito, por isso a ideia de que ele era um fortalecedor. Hoje os esmaltes são seguros. Mas é bom deixar as unhas  uma noite por semana sem esmalte para respirar.

Pasta de dente seca espinhas?
As pastas branqueadoras têm ácidos e mentol, que podem melhorar a acne. Mas cuidado! O efeito varia de acordo com a composição da pasta e da sua pele e pode até mesmo causar alergia.

Lâmina de barbear engrossa o pelo?
O pelo de fato fica mais grosso, mas a lâmina não é responsabilidade por isso. É que, visto ao microscópio, o pelo tem o formato de um cone. A lâmina vem e corta a parte fina desse cone. Na hora em que o pelo cresce, já está "pela metade", ou seja, é a parte mais grossa que salta para fora.

Banho quente resseca e envelhece a pele?
A água fria protege mais a pele. Mas se você não vive sem banho quente, pode anular o efeito negativo usando um hidratante ápos o banho.

Sol reduz as espinhas?
As propriedades antiinflatórias e antibacterianas do sol melhoram a pele, fazendo as espinhas inflamadas e grandes murcharem. Mas não exagere. O sol em excesso pode causar pequenas espinhas na testa, nas costas e nos ombros.

Escovar 100 vezes dá mais brilho ao cabelo?
a escovação estimula a circulação do couro cabeludo, o que aumenta o brilho dos fios.

Cortar o cabelo na lua crescente ajuda-o a crescer mais rápido?
Os fios crescem de 1 a 1,5 cm por mês e a lua não tem nada a ver com esse processo.

Lavar o cabelo com vinagre dá brilho?
O ph natural dos fios é ácido. Então, ao enxaguar a cabeça com vinagre, você devolve o ph natural do cabelo e, de quebra, ainda dá brilho, porque o vinagre também fecha as cutículas.

Chá de camomila, rodelas de pepino ou pomada Hipoglós ajudam a tirar as olheiras?
O pepino e a camomila têm propriedades calmantes, que desincham as bolsas sob os olhos. Já a pomada Hipoglós tem vitaminas A e E, que hidratam a região. Na falta de outra opção, eles dão um resultado discreto.

Deve-se cortar as unhas dos pés deixando os cantos quadrados para não encravar?
Depende do formato do pé e da unha. Muitas vezes, o que encrava é justamente o canto quadrado! A solução é testar os dois cortes.

Dormir de cabelo molhado apodrece a raiz?
A raiz não molha, só o fio! O que pode piorar é uma já existente caspa.

É preciso reaplicar o protetor solar?
Passar o protetor solar depois  de duas horas, principalmente sob o sol escaldante, é obrigatório. Só assim a sua pele estará protegida.

Comer cenoura melhora o bronzeado?
A cenoura tem betacaroteno, um antioxidante que favorece o bronzeamento

Tomar chope aumenta a barriga?
Ele aumenta a barriga porque é altamente calórico e porque estimula a produção de insulina, uma substância que aumenta a chance de o organismo acumular gordura.

Usar calça de cintura baixa com frequência dá  barriga?
A cintura baixa só deixa à mostra o que já existe!

É melhor pintar o cabelo sujo?
Nunca se deve lavar antes de pintar o cabelo. A sujeira e a oleosidade servem para proteger o couro cabeludo.

O PODER DAS NOSSAS EMOÇÕES

Segundo o dr. Malcolm Montgomery, famoso por ser o médico de várias celebridades, algumas doenças apresentam uma relação íntima com certas dificuldades emocionais. Confira:

CÓLICA MENSTRUAL
A dismenorréia, como se chama na medicina a cólica, é o fenômeno que mais tem significado psicológico. Como a menstruação representa "ser mulher", a dor seria uma recusa em aceitar esse papel, considerado negativo pela paciente.

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR
Chamada de amenorréia, essa disfunção implicaria numa recusa em assumir a responsabilidade reprodutiva. Trocando em miúdos: dificuldade em aceitar a maternidade e tudo que a envolve.

COCEIRA NA VULVA
Para o ginecologista, esse sintoma de diversas doenças funcionaria como um substituto da satisfação sexual. De acordo com ele, trata-se de "uma masturbação que não pesa na consciência". Típico de mulheres que deixam de expressar a raiva pelo parceiro que não as satisfaz.

CORRIMENTO
Dificuldade em aceitar o desejo físico. Dr. Malcolm explica que a maioria dos corrimentos não decorre de infecção, sendo apenas um excesso de secreção. Seria um reflexo da preparação para o ato sexual que ocorre durante o sono livre da censura da mente.

DOR NA MAMA
Se não tiver relação com o período que antecede a menstruação, pode ser um indício de que a relação com o marido anda balançada por causa dos filhos. A defesa da mãe perante um pai autoritário provocaria o desconforto.

ANOREXIA NERVOSA
A negação em se alimentar e a consequente perda de peso se manifestariam em adolescentes que não conseguem encarar uma sexualidade adulta. A menstruação cessa e o corpo fica infantilizado, demonstrando esta dificuldade.

DOR PÉLVICA CRÔNICA
Relação com abuso sexual na infância. Seis em cada dez mulheres afetadas pelo mal teriam sido vítimas de algum tipo de abordagem quando crianças.

PRISÃO DE VENTRE
Presente em quem aprendeu, na infância, que as fezes eram algo ruim. Com 4 ou 5 anos, a criança que ouve que seu "cocô" é mal-cheiroso pode prender o intestino por vergonha, e o problema permaneceria na vida adulta.

sábado, 18 de dezembro de 2010

LIVRE-SE DOS INSETOS

SOLUÇÕES CASEIRAS  QUE SUBSTITUEM  INSETICIDA.

MOSCAS
Prepare um inseticida natural, misturando 250 ml de formol, 250 ml de leite e 500 ml de água. Espalhe vasilhames com a solução pela casa (longe de crianças e animais domésticos).

BARATAS
Uma mistura de bicarbonato de sódio  (ou ácido bórico) com um pouco de açúcar é fatal. É só distribuí-la em pratinhos pela casa (sempre fora do alcance da criançada)

PERNILONGOS
Queime pedaços de cânfora num pires em pontos estratégicos. Se não der jeito, junte 750 ml de gasolina, 250 ml de querosene, um pouco de cânfora e 15 bolinhas de naftalina. Deixe a mistura em descanso por 15 dias, pulverize sobre os insetos.

SEGREDOS QUE VÃO DEIXÁ-LA LINDA NA FOTO

1- Quando ficar sozinha, aproveite para estudar seu melhor ângulo (direito ou esquerdo) na frente do espelho. Assim, ao fazer pose, é só virar para o lado certo e esperar os elogios na hora de ver a foto.

2-Encolher a barriga é regra. O melhor jeito de fazer isso é curvar o corpo para a frente, como se fosse tocar os pés, e inspirar. Assim, você mantém o ar na parte de cima do corpo e a barriguinha fica reta!

3- Para camuflar as bolsas nas pálpebras, levante ligeiramente o rosto ao ser fotografada.

4- Esta pose é infalível. Coloque um pé na frente e fique meio em diagonal em relação à câmera. Ela deixa a pessoa mais magra e sexy.

4- Quando você carrega na maquiagem, as fotos evidenciam o erro. Mas pode caprichar no corretivo.

5- Todo mundo sente vergonha daquela papada nas fotos. Por isso, não aproxime muito o queixo do pescoço na hora de sorrir e evite as dobras indesejadas. Outro truque é fechar a mão e apoiar o rosto sobre ela.

6- Procure enxugar o rosto com um lencinho de papel. A oleosidade, sob a luz, cria um efeito de descuido que envelhece você.

7- Procure o sol: a melhor posição dele é ao lado de quem será fotografado, 90 graus à direita ou à esquerda. Em ambientes internos, use o flash.

FIQUE 10 ANOS MAIS JOVEM COM TRUQUES DE MAQUIAGEM

DEPOIS DOS CINQUENTA

1- Corrija as marcas com base líquida, que uniformiza a pele.

2- Aplique blush marrom na parte alta da maçã do rosto para criar profundidade e definir melhor o contorno.

3- Nos olhos, passe lápis bege na parte interna dos cílios. Embaixo da sobrancelha, espalhe sombra iluminadora sem brilho. No canto externo da pálpebra, use sombra marrom para disfarçar a flacidez e as imperfeições.

4- Rente à raiz dos cílios, trace um risco com delineador, do meio para o canto externo, para levantar o olhar e a expressão.

5- Aplique algumas camadas de rímel preto nos cílios para disfarçar as "dobrinhas" das pálpebras.

6- Nos lábios, passe um batom cremoso, suave e natural que não pesa.

EVITE!

1- Exagerar a dose de maquiagem, que cansa a expressão e acrescenta uns anos ao visual.

2- Qualquer tipo de produto cintilante ou com brilho, que evidencia as rugas e as marcas na pele.

3- compacto, que quebra e você fica com cara de quem usou maquiagem vencida.

4- Sombra cremosa, que pode acentuar as linhas das pálpebras.

POR VOLTA DOS 40 ANOS

1- Cubra os sinais escuros com corretivo líquido.

2- Aplique, do rosto ao colo, base iluminadora. Esse produto não dá cobertura total, mas confere um resultado natural.

3- Sorria e passe o blush, de tom rosado, nas maçãs do rosto.

4- Vá de sombra clara na parte interna das pálpebras. Esse truque ajuda a abrir o olhar.

5- No canto externo das pálpebras, sombra marrom para marcar o contorno.

6- Passe rímel preto.

7- Use batom, mas dispense o lápis, porque seus lábios ainda têm um desenho bonito. Finalize com gloss, que dá luz e jovialidade.

EVITE!

1- Corretivo em creme ou bastão, que deixa a cobertura grossa, quebra quando você sorri e é percebido sob luz direta da lâmpada fluorescente.

2- Sombra cremosa, que, com essa textura, pode destacar a flacidez da pálpebra superior.

3- Tons pastel, cinza e amarelo, que dão a impressão de aparência abatida e falta de vigor.

POR VOLTA DOS 30 ANOS.

1- Uniformize a pele com base líquida: é mais fina e não marca as linhas de expressão.

2- Aplique corretivo líquido para disfarçar as olheiras.

3- Use blush em tom rosado: traz jovialidade e o efeito saúde ao rosto.

4- Faça a correção das sobrancelhas com sombra marrom.

5- Passe lápis bege dentro dos olhos para iluminar. "Esse passo é importante, pois o olhar torna-se mais expressivo e jovial", explica o maquiador Erick Santos.

6- Se gostar aproveite a moda dos anos 80 e aplique delineador com glitter, que alegra e dá leveza à expressão.

7- Finalize com muitas camadas de rímel preto nos cílios, que levantam e abrem o olhar.

8- Batom rosa-mate para ficar jovem.

EVITE!

1- Lápis de contorno, porque a maquiagem fica carregada.

2- Base cremosa, que destaca até as mais discretas linhas da pele do rosto.

3- finalizador, que deixa a expressão mais pesada.

Dicas do maquiador Erick Santos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OLHOS MAIS BELOS

O QUE COMBINA?
O dia pede uma maquiagem mais leve. Olho todo pintado, fica pesado; é recomendável para a noite. Na praia, só o rimel já é suficiente.

QUANDO USAR?
Delineador: o uso depende muito da ocasião. Para uma festa, por exemplo, é bem aconselhável.

Rimel: indispensável sempre. Até sozinho, garante um efeito bonito. Mas, combina com a sombra e o delineador.

Sombra: pode ser usada  em qualquer horário, o que varia é o tom. Passe a sombra até o limite da pálpebra (contorno da bolinha do olho) e depois passe uma sombra iluminadora até a sombrancelha, ou seja, use a cor mais forte e complete com um tom mais claro. Porém, o ideal é não causar um efeito contraste, e sim um degradê.

TRUQUES INFÁLIVEIS

olhos afastados: use sombra escura (marrom, dourado, preto,grafite) a partir do canto interno (próximo ao nariz) e mais clara para o canto externo.

olhos muito juntos: escureça o canto externo e depois aposte na sombra iluminadora.

olho pequeno: passe a sombra (ou delineador) abaixo dos cílios inferiores. Não escureça a parte de dentro do olho, próximo a córnea, onde constumamos passar o lápis.

Olho grande: capriche no lápis dentro e não coloque sombra na parte inferior. Passe um delineador fino.

Olho caído: escureça os cantos e levante até a sobrancelha. Passe o delineador puxado estilo gatinho.

SONHO DE CONSUMO
Toda mulher que gosta de maquiagem quer aprender o tal efeito esfumaçado, que dá um ar sofisticado ao make. Essa técnica exige treino e pincel adequado. Em primeiro lugar, o lápis não pode ter textura cremosa, sendo que mais indicado é o kajal (mais seco) com esponjinha.
Confira a lição: passe o lápis como um delineador e depois esfumace com a esponjinha. Ou então, passe lápis até a metade do olho e esfumace para o resto.

PASSO A PASSO

Depois da pele preparada e a sobrancelha feita:

Passe o corretivo na região dos olhos;

Em seguida, uma leve camada de pó;

Agora é a vez da sombra iluminadora, do canto interno até a metade do olho na pálpebra superior. Da metade para fora passe a sombra até a sobrancelha. A marcação da pálpebra pode ser feita com uma cor cintilante;

Na sequência, vem o rímel.

Máscara para cílios inferiores. Sempre preta.

Lápis e delineador só à noite. De dia, se gostar, prefira os tons de marrons ou dourados.

Dicas do maqueador Renato Mardoni.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TÁTICAS PARA SEDUZIR EM POUCOS MINUTOS

Sorria. Esse é uma das atitudes mais importantes na hora da conquista, pois mostra que você está aberta às investidas dele. Na primeira troca de olhares, seja natural e deixe seu sorriso aparecer! Em menos de 5 minutos ele se renderá aos seus encantos.

Mostre-se. Não adianta ficar escondida atrás de uma parede e achar que ele tem visão de raio x. Passe logo ao lado dele, ande, passeie! Certamente o homem vai notar a sua intenção. Se o olhar dele acompanhar você, conquista garantida em tempo recorde!

Esteja disponível. Em uma festa, por exemplo, separe alguns minutinhos para ir ao banheiro sozinha e passe vagarosamente ao lado dele, ampliando as chances de o cara chegar até você. Ficar sempre rodeada de muitas pessoas pode afugentar o rapaz.

Bom humor é essencial. Diga a verdade: você acha que alguém vai chegar até você se estiver de cara fechada? Claro que não! Ficar de bem com a vida atrai rapidinho várias pessoas interessantes (e milhares de pretendentes), pois qualquer um percebe a felicidade no ar.

Quando encontrá-lo em algum lugar, faça questão de passar ao seu lado e encostar " Sem querer" nele, bem de leve. Olhe diretamente nos olhos dele, peça desculpas e dê um largo sorriso: é sedução imediata!

Puxe os cabelos para trás e incline um pouco a cabeça para o lado, deixando à vista uma das partes mais desejadas pelos homens: o pescoço. Dê um segundo para o outro, ele vai estar na sua.

Olhe bem de perto alguma coisa que ele estiver usando e depois faça um elogio. Por exemplo: segure o colarinho da camisa, dizendo que aquela cor fica ótima com o tom de pele dele. Ele vai querer agarrá-la em dois tempos.

Quando estiver pertinho de quem gosta, deixe cair um objeto. Espere ele se agachar para pegar e, então, abaixe-se também. Toque sua mão na dele e agradeça a gentileza.

Cante um pedacinho de uma música provocante e sorria, indo em direção a ele.

Durante a conversa, baixe o tom de voz. Ele chegará cada vez mais perto para ouvir você. Conquista zás-trás!

Se quiser ser mais ousada, faça um carinho "ingênuo": passe a mão no rosto dele ou, então, encoste seu pé na perna dele durante um jantar. Ou ele rouba um beijo ali mesmo ou o jantar vai acabar às pressas.

Coloque um vestido ou uma blusa de alcinhas e, quando estiver na frente dele, deixe-as escorregarem pelo seu ombro. Em seguida, sorria e recoloque-as no lugar.

Molhe os lábios com a língua delicadamente e depois deixe-os entreabertos. A atração será a jato!

Diga que, coincidentemente, você leu o horóscopo dele naquela manhã e que um grande encontro estava previsto.

Comente uma cena de sedução de algum filme famoso ou mesmo um livro que você leu. E complete dizendo: "Essa não parece a nossa história?". Ele não vai resistir e será só seu num piscar de olhos!

SOBRANCELHAS PERFEITAS

Faça o ponto mais alto das sobrancelhas a partir do meio do olho para fora.

Os desenhos mais retos e suaves valorizam o olhar.

Prefira sempre o meio termo. Nem pense em deixá-las muito finas.

Para não fazer o nariz parecer grande ou, então, para disfarçar uma expressão triste, deixe o espaço entre as sobrancelhas bem limpo.

Escolha a pinça ou linha (depilação egipcia) para acertar as sobrancelhas. As ceras depilatórias podem tornar esta região sensível, flácida e até manchada por causa da tração e da alta temperatura.

Os pelos que estão saindo um pouco da linha podem ser aparados com uma tesoura. Só tome cuidado para não cortar demais para que eles não cresçam desordenadamente.

Passar uma escova macia costuma ativar a circulação, estimular o crescimento dos fios e corrigir pelos rebeldes ou falhos.

Se você quer aumentar o desenho ou disfarçar as falhas passe sombra, isso vai dar uma textura mais natural.

CADA ROSTO UM FORMATO

ROSTO OVAL
Este é o formato que aceita qualquer tipo de sobrancelhas. Você pode optar por desenhos retos ou levemente levantados.

ROSTO QUADRADO
Preservar o desenho natural e mais suave, sem cair na tentação de fazer traços com ângulos. Faça somente a manutenção, tirando o excesso.

ROSTO REDONDO
Use traços retos e siga a espessura natural das sobrancelhas. Nem pense em deixá-las muito finas nem arqueadas demais para o rosto não ficar ainda mais redondo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PRENDA SEU CABELO COM SOFISTICAÇÃO E PRATICIDADE

"Esse penteado é um verdadeiro curinga", explica André Anastácio, cabeleireiro do salão Di maglio Hair, em São Paulo. "apesar de ser muito simples de fazer, vai bem em qualquer ocasião chique."

APRENDA A FAZER UM RABO-DE-CAVALO DE ARRASAR

1- Se você tiver cabelo crespo, faça uma escova para deixar os fios lisos. Para começar o penteado, separe duas mechas na frente do cabelo e prenda o restante em um rabo, no topo da cabeça.

2- Borrife spray fixador para abaixar os fios arrepiados e fazer com que o penteado dure mais tempo. Cuidado para não exagerar na quantidade de spray, pois os fios ficarão duros e o resultado comprometido.

3- Prenda o rabo com um elástico fino. Escolha um que tenha a mesma cor do seu cabelo. Para um resultado mais chique, separe uma mecha do rabo, enrole-a por cima do elástico e prenda com grampo.

4- Borrife mais um pouco de spray para fixar bem o penteado. Em seguida, faça uma escova ou passe chapinha nas mechas que ficaram soltas na frente do rosto e no rabo, para que o penteado fique chique.

O MAPA DO PRAZER MASCULINO

Não perca tempo e vá direto aos pontos certos: algumas partes do corpo do seu gato são mais sensíveis que outras e podem levá-lo às nuvens quando acariciadas. Anote aí:

Nuca: reduz o estresse.

Meio do peito: baixa a ansiedade e as tensões.

Virilha: faz a energia fluir, aumentando o tesão.

Períneo: retarda a ejaculação.

Interior da coxa: aumenta a energia sexual.

Região lombar: Potencializa o tesão como um todo.

MUDE A COR DO SEU CABELO E FIQUE MAIS BELA

Vira e mexe corremos para o salão de cabeleireiro para mudar o visual. É um tal de querer alisar, cachear e até mesmo alterar a cor. Mas não é preciso ser radical, aposte em luzes e mechas.
Mas, qual a diferença entre ambas?

LUZES
Clareia poucos fios e deixa o cabelo com a aparência de que tomou sol.

MECHAS
São feitas em porções maiores, com mais definição e um contraste maior.

Elas são indicadas para todo tipo de cabelo, só variam os tons.

RETOQUE CERTO
As luzes e as mechas devem começar com três a quatro dedos da raiz, cerca de dois a três tons de cores abaixo do tom natural. E nada de fios muito claros, a não ser que a pessoa seja loira.
"O ideal é colocar uma cor escura em cima e deixar as pontas mais claras", diz Terezinha Vigoco Tecchio, do Um cabeleireiro. Isso também facilita o retoque, que pode ser feito a cada três meses. "Em alguns casos, recomendo de duas a três vezes por ano", complementa. Para a expert, este retoque deve ser feito no cabelo todo para dar uma realçada.

CORES INDICADAS
A tonalidade varia de acordo com a pele. A proposta é deixar o mais natural possível.
Branca: podem optar pelas opções de loiro.
Amarela: chocolate.
Morena: loiro escuro, amêndoa, chocolate e avelã.
Negra: marrom e castanho-claro.

DEDICAÇÃO TOTAL
Qualquer tipo de tintura exige cuidados com os fios para não deixá-los ressecados ou quebradiços, problemas bem frequentes. "Recomendo hidratar de 15 em 15 dias, além do uso de xampu para cabelos com química", alerta a cabeleireira.

TODO MUNDO PODE?
Sim, é só querer. Há artifícios para todos os tipos de cabelo. Até quem fez relaxamento ou alguma variação da escova progressiva pode optar por luzes ou mechas, basta ficar de olho na água oxigenada. Nada de usar as de número 40 ou 50, pois podem quebrar os fios.
Outra dica importante: as mulheres podem fazer luzes quantas vezes quiserem, não há um limite e nem a obrigação de ter de dar um descanso para os fios.

UM TOQUE
Lembre-se, porém, que para mudar o cabelo, é fundamental confiar no profissional e exigir sinceridade. Agindo assim, a chance de sair satisfeita com o resultado é enorme. Arrisque com cautela, afinal é sempre bom dar uma repaginada.
De acordo com a cabeleireira, as luzes só deixam a pessoa com aparência mais velha se forem muito claras e começarem da raiz do cabelo

TATUAGEM: PENSE BEM ANTES DE FAZER A SUA E ARRASE.

Discreta, colorida, escondidinha. Seja como for seu gosto para tatuagem, saiba que desenhos na pele nunca saem de moda. "Todo mundo pode ter. Sempre há uma tatuagem que combina com seu estilo", garante Leds, do leds Tattoo Studio, de São Paulo. Ele é tatuador há mais de 20 anos e já marcou a pele de muitas celebridades.

A COR PARA SUA PELE
Não há restrições de cores para as adeptas de pele clara. Morenas deveriam evitar os tons frios, como azul e roxo. "Escurecem muito", explica Leds. Segundo ele, as mulheres aderem cada vez mais à mania de enfeitar o corpo. "Até as estilistas têm pensado em roupas e sapatos que deixam os desenhos à mostra".A variedade de figuras é enorme. "Só não recomendo tatuar o nome do namorado. O relacionamento acaba e a marca fica lá", alerta o tatuador.

TATUAGENS DE BRINCADEIRA

Hena`
É feita com pigmentos extraídos de uma erva e dura cerca de 15 dias. Ideal para quem ainda não tem certeza se quer o desenho definitivo.

Cristal
Eles dão brilho à pele e também duram cerca de 15 dias. Os desenhos já vêm prontos, em formas de adesivos de fácil aplicação. Também podem ser colocados no rosto.

 OS CUIDADOS COM A SAÚDE
Para não correr o risco de contrair doenças, como hepatite e até aids, por causa de agulhas contaminadas, certifique-se de que os aparelhos foram esterilizados.

Peça para o profissional abrir a agulha descartável na sua frente.

Fique atenta às condições de higiene do estúdio. Limpeza, luvas e máscara são fundamentais.

Algumas tintas contêm níquel, metal que causa alergia. Se você tem tendência ao problema (fica com a orelha inflamada por causa de brincos feitos com o material, por exemplo), confira a formulação do pigmento.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

LIVRE-SE DO ESTRESSE

GRITE BEM ALTO.
Ponha para fora tudo aquilo que a deixa agoniada. Pelo menos uma vez por dia, separe 5 minutinhos para aliviar a tensão. Comece respirando bem fundo e soltando o ar devagar. No final, libere toda a energia com um grito bem alto. Mas, atenção, para relaxar sem prejudicar a garganta, o sopro deve vir da região do estômago.

PONHA AS MÃOS NA TERRA.
Além de fortalecer o sistema imunológico, funciona como um antídoto para aliviar a tensão. Por isso, incorpore-o à sua vida. Andar descalça, plantar uma flor ou cultivar a horta é uma ótima saída. Experimente!

TENHA BOAS COMPANHIAS.
Quem está triste ou irritado deve passar longe de pessoas com energia negativa (que vivem reclamando ou criticando tudo). Mas atenção: o seu bom humor depende de você mesma. É uma tarefa diária, que deve ser cultivada. Comece agora, soltando um grande sorriso.

RELAXE!
Adote algumas medidas antes de dormir. Pode ser um chá quente, um banho também quentinho ou até um escalda-pés. Acredite, depois disso, você terá uma prazerosa e merecida noite de sono.

FAÇA UMA AUTOMASSAGEM.
Pressionar os pontos doloridos do corpo ajuda no processo de relaxamento. Procure praticar a automassagem alguns minutos antes de dormir. Passe óleo ou creme nas mãos e pressione com os dedos (sem apertar demais) a sola dos pés, ombros, pescoço e cabeça. Esse contato com o corpo é uma ótima demonstração de carinho com você mesma. Pratique!

EXERCITE-SE.
Além de prevenir doenças, os exercícios estimulam a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.
Escolha a atividade que mais lhe agrada para não desistir. "A aptidão física melhora o ânimo, aumenta a autoconfiança e reduz o nível de estresse", afirma o psiquiatra americano Robert Brown, no livro Autocontrole, Nova Maneira de Gerenciar o Estresse, de Ana Maria Rossi.

CANTE, CANTE E CANTE!
Já dizia o ditado: 'quem canta seus males espanta'. E é verdade! O simples fato de soltar a voz faz com que você desbloqueie a respiração, relaxando os músculos  e a mente. Ponha para fora a cantora que há dentro de você. Nessa hora não importa talento, afinação e ritmo, o que vale é cantar!

RELAXE OS PÉS

1- Enrole uma toalha de rosto bem apertada. Pressione os dedos sobre ela. Fixe o calcanhar no chão. Fique por 15 segundos. Repita três vezes com cada pé.

2- Dobre a toalha, coloque-a no chão e apoie a parte de cima dos dedos sobre ela. Fique 15 segundos. Repita três vezes com cada pé.

3- Apoie o pé na toalha. Desloque-a para frente e para trás sem levantá-los do chão. Faça três séries de 15.

4- Sentada com a mão sobre o joelho, pressione-o para baixo enquanto levanta o calcanhar. Faça três séries de 15.

O QUE O CHOCOLATE DIZ SOBRE VOCÊ

A delícia tentadora que dificulta tantas dietas ( apenas 200 g de chocolate amargo têm 1.230 calorias!) pode revelar um pouquinho de sua personalidade. Murray Landghan, psicoterapeuta da Nova Zelândia propõe o teste: diante de uma caixa com vários sabores, qual destes você pegaria sem pensar: nozes, caramelo, coco, café ou morango?

CONFIRA O TESTE

NOZES: uma mulher elegante e culta.

CARAMELO: costuma ser minuciosa e dependente.

COCO: é criativa e com tendência artística.

CAFÉ: está sempre bem-disposta e super atenta.

MORANGO: solidária e romântica.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SUCOS QUE EMBELEZAM

PARA ESTIMULAR O COLÁGENO QUE DÁ ESTRUTURA À PELE
CITRUS (ANTIOXIDANTE)-RICO EM VITAMINA C

INGREDIENTES
1 fatia de melão cantalupo
Suco de 1 limão
1 kiwi
2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca
1 colher de sopa de mel
200 ml de suco de laranja
100 ml de água

MODO DE PREPARO
Bata todas as frutas no liquidificador.

PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE E MELHORA A QUALIDADE DA PELE E DOS ÓRGÃOS

SUCO FUNCIONAL

INGREDIENTES
1 xícara de uva verde
1 xícara de amoras
3 tangerinas espremidas em suco

MODO DE PREPARO
Bata tudo no líquidificador. Completar com 250 ml de água e adoçante a gosto.

SUCO INIBIDOR DE APETITE

INGREDIENTES
1/2 maçã
1/4 de abacate
1 copo de água
Gotas de adoçante

MODO DE PREPARO
Bata os ingredientes no liquidificador e tome 1 hora antes das refeições. Esse suco não substitui o almoço e o jantar, apenas diminuirá quantidade das refeições auxiliando na perda de peso.

LIVRE-SE DA OBESIDADE
Beber nos intervalos das refeições

SUCO DE MELÃO

INGREDIENTES
1 fatia de melão
250 ml de água
1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador sem adoçar.

SUCO DE MAÇÃ

INGREDIENTES
1 maça
2 copos de água de coco
6 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador sem adoçar.

SUCO ANTI-CELULITE

INGREDIENTES
1 fatia de abacaxi
1 cenoura pequena
1/2 maçã
1 copo e 1/2 de água

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador, não adoce e tome nos intervalos das refeições.

PARA TONIFICAR A PELE

INGREDIENTES
4 framboezas
1 colher de chá de mel
1 copo de água
4 morangos

MODO DE PREPARO
Junte todos os ingredientes em um copo de liquidificador e bata bem. Coe e beba em seguida.

SUCO PARA DESINTOXICAR

INGREDIENTES
1 talo de agrião
1 talo de salsão
1 colher de chá de salsinha
1 maçã
1 copo de água

MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

SUCO ANTI-ENVELHECIMENTO

INGREDIENTES
1 cenoura
1/2 maçã
1 copo de água
Adoce com mel

MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Os sucos naturais devem ser consumidos em, no máximo, 30 minutos após serem preparados. Caso contrário, perdem suas propriedades nutritivas.

DIMINUA MEDIDAS COM MASSAGENS

PREPARAÇÃO
Use esfoliante para aumentar a absorção do creme redutor.

BARRIGA
Com movimentos circulares, comece pelo umbigo e vá abrindo o desenho de um caracol.

CINTURA
Maneje suavemente, da lateral em direção ao umbigo.

PERNAS
Mova as mãos em direções opostas. Comece próximo ao joelho e vá subindo.

BUMBUM
Massageie a região com manobras de baixo para cima.

OBSERVE!
O local massageado deve ficar quente e um pouco avermelhado.

ESTRIAS: OS MELHORES TRATAMENTOS

Ainda não há cura para as estrias porque as fibras elásticas não se regeneram. A alternativa é melhorar a aparência da área atingida estimulando a produção de colágeno, fibra que dá sustentação à pele, ou seja, as estruturas de colágeno preenchem o espaço das estrias, amenizando-as.

MELHORES TRATAMENTOS

ÁCIDO RETINÓICO
Sob a forma de creme, o ácido provoca descamação na pele e favorece a  produção de colágeno. "Se as estrias são vermelhas, é sinal de que ainda estão se formando: logo, as chances de sucesso no tratamento são maiores", explica Dilci Franco, dermatologista de São Paulo. Já as brancas indicam que não há mais produção de melanina e que as fibras elásticas estão prejudicadas. Os resultados aparecem depois de dois meses. Sol é proibido durante o tratamento.

PEELING
Feito com vários tipos de ácidos, só que aplicados em maiores quantidades e em sessões no consultório. Sol proibido.

LAZER
Provoca a queimadura da pele e. assim, estimula a produção do colágeno. São indicadas quatro sessões, uma por mês. Fique longe do sol.

MICRODERMOABRASÃO
Um aparelho emite jatos de cristais sobre as estrias e provoca esfoliação profunda. Isso também favorece a produção de colágeno, mas proporciona, principalmente, uma melhor absorção do ácido retinóico e de outras substâncias pela pele, porque ela fica mais fina. Em geral, são necessárias dez sessões, associadas a cremes formulados com ácido. O sol também está proibido.

MESOTERAPIA
Injeta-se em vários pontos da estria medicamento com vitamina c , que faz parte da estrutura do colágeno. Dessa forma, a produção de fibras de colágeno também é favorecida. Após oito sessões, os resultados aparecem. Nada de sol.

domingo, 12 de dezembro de 2010

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE CABELOS

FAZ MAL LAVAR OS CABELOS À NOITE?
Não, mas seque bem antes de dormir para evitar micoses.

QUANTO O FIO CRESCE?
De 1 a 1,5 cm por mês.

PASSAR VINAGRE AUMENTA O BRILHO?
Sim, mas só use uma vez por mês. Misture 1 colher de sopa de vinagre em 1 litro de água.

PODE PENTEAR CABELO MOLHADO?
Depende. Se o cabelo estiver apenas molhado, o pente pode esticar demais o fio e quebrá-lo. Com creme o pente desliza melhor.

ENXUGAR COM TOALHA ARREBENTA O FIO?
Sim, pelo atrito da toalha com o cabelo. Enxugue com delicadeza.

POR QUE APARECEM AS PONTAS DUPLAS?
Muita química e falta de hidratação enfraquecem os fios e podem provocar as pontas duplas. Para acabar, só cortando.

POR QUE APARECEM FERIDINHAS NO COURO CABELUDO?
Fungos e alergia a produtos químicos podem ser a causa.

PASSAR A MÃO NOS CABELOS SEMPRE DO MESMO MODO PROVOCA FALHAS?
Sim, porque a mão arranca os fios. Quem reparte o cabelo sempre do mesmo modo também apresenta o problema.

QUANDO DEVO CORTÁ-LOS?
Não deixe passar mais de três meses.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA CORTAR?
Na metade do ciclo menstrual, quando há mais nutrientes no sangue. Na existe prova sobre a influência da lua no crescimento.

COMO DESEMBARAÇAR?
No banho, aplique um condicionador nas pontas e passe um pente de plástico de dentes largos, da raiz até as pontas.

POR QUE OS CRESPOS E ENCARACOLADOS FICAM FEIOS EM DIA DE CHUVA?
A umidade do ar altera a carga elétrica do cabelo e eles ficam murchos. Nos dias secos, os fios ficam eriçados.

RECEITAS CASEIRAS PARA DEIXAR SUA PELE MAIS BELA

PARA PELE NORMAL GANHAR MAIS BRILHO E MACIEZ

INGREDIENTES:
1 pepino
1 ralador
MODO DE FAZER
Inicie lavando o legume em água corrente. Tire toda a casca do pepino.
Passe no ralador.
MODO DE USAR:
Faça uma generosa compressa com a polpa ralada e aplique sobre o rosto. Repita a aplicação ao menos uma vez por dia. Deixe as propriedades do pepino agirem por 10 minutos sobre a pele. Aproveite o momento para relaxar.

LIVRE-SE DOS CRAVOS E ESPINHAS

INGREDIENTES:
1 pepino
2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de leite de rosas
1/4 xícara de leite de amêndoas
1/4 xícara de álcool puro
MODO DE FAZER
Lave bem o pepino. Tire a casca.
Bata as 2 claras em neve.
Junte o leite de rosas, leite de amêndoas e o álcool. Deixe a mistura repousar durante 3 dias. Só depois coe e guarde em um vidro esterilizado por até 2 dias na geladeira. Lembre-se de agitar sempre antes de usar.
MODO DE USAR:
Faça compressas da polpa ralada de pepino sobre o rosto, ao menos uma vez ao dia. Deixe agir por 10 minutos, retire com água morna e aplique sobre a pele a mistura líquida e deixe a pele descansar.

HIDRATANTE PARA PELE

INGREDIENTES:
1/2 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de óleo de amêndoas
1/2 colher (sobremesa) de farinha de aveia
MODO DE FAZER
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Mexa bem.
Coloque a mistura em um pano e aperte até escorrer todo o creme.
Coloque o creme num pote com tampa de rosca.
Guarde na geladeira e use no máximo em 5 dias.

MÁSCARA PARA PELES OLEOSAS
INGREDIENTES:
1 Punhado de camomila
1 colher de óleo de amêndoas doces
1 ovo (a clara)
MODO DE FAZER
Coloque as sementes de camomila dentro de um socador.
Junte um pouco de óleo de amêndoas.
Soque com força, até que o sumo comece a sair. Coloque o conteúdo sobre um pano e esprema bem. Reserve. Agora bata as claras em neve. Misture as claras com a camomila.
MODO DE USAR:
Aplique essa máscara na pele, aguarde 5 minutos e enxágue. Em seguida, aplique um hidratante. Repita a aplicação 2 vezes por semana.

MÁSCARA PARA HIDRATAR A PELE SECA
INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de óleo de oliva
1 gema de ovo
1 garrafa de água mineral
MODO DE FAZER:
Coloque os ingredientes em um recipiente.Misture bem.
MODO DE USAR:
Cubra o rosto e o pescoço com a pasta. Deixe agir por 20 minutos. Retire toda a máscara com água mineral gelada.

MÁSCARA DE MEL PARA HIDRATAR PELES NORMAIS
INGREDIENTES:
1 banana madura
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de iogurte natural sem sabor
1 litro de água mineral gelada
MODO DE FAZER
Descasque as bananas e amasse.
Numa vasilha, misture bem todos os ingredientes.
MODO DE USAR
Cubra o rosto e o pescoço com a pasta durante 10 minutos. Remova com água mineral gelada.

PARA AS ESPINHAS DA PELE
INGREDIENTES:
folhas de louro
água
mel
MODO DE FAZER
Lave bem algumas folhas de louro. Leve a um socador e bata bem.
Junte o mel.
Faça um cataplasma e aplique sobre as espinhas, com o auxílio de um algodão ou gaze.
MODO DE USAR
Deixe agindo na pele por 10 minutos e enxágue o rosto.

sábado, 11 de dezembro de 2010

VIVA MELHOR

RENOVE-SE.
A cada ano, refaça os seus sonhos, admire novos sons, prove outros temperos e acredite mais em você. Assim, conquistará mais vitórias e as pessoas ainda vão se sentir bem na sua presença.

VEJA UMA OPORTUNIDADE NOS MOMENTOS RUINS.
Não permita que uma infelicidade contamine sua vida. Mesmo em uma situação difícil, irradie energia positiva e transforme desafios em crescimento.

INVISTA NO SEU TRABALHO.
As pessoas competentes são recompensadas sempre. Por isso, é  importante que esteja em constante atualização.

DEIXE A VERGONHA DE LADO.
Fale de seus sonhos e projetos para ter o apoio que precisa para realizá-los. Não tenha medo de ouvir não.

PRATIQUE  EXERCÍCIOS.
A atividade física mantém nossa força, energia e otimismo. Já foi cientificamente comprovado que os otimistas são mais saudáveis e vivem mais.

SEJA VAIDOSA.
Vista-se bem e seja agradável. Isso fará com que sinta uma energia de otimismo a sua volta e as pessoas ao seu lado também.

SORRIA!
As pessoas se sentem à vontade perto daquelas que têm algo divertido para dizer. Um simples sorriso pode melhorar seu dia.

FIQUE LINDA E POSITIVA USANDO OS PODERES DO SAL GROSSO

COMO USAR

ESCALDA-PÉS TRANQUILIZANTE
Ansiedade em excesso pode levar o corpo e a mente a um esgotamento e provocar várias doenças, como gastrite. Para evitar esses malefícios, uma boa pedida é contar com o poder do sal grosso. Misture um punhado do mineral em uma bacia com água quente e mergulhe os pés, até o tornozelo, durante 15 ou 20 minutos. Esse tempo é suficiente para você sentir os efeitos da mistura.

BANHO CONTRA BAIXO-ASTRAL
Esse ritual é simples e funciona como uma faxineira no corpo, espírito e mente. Pode ser feito sempre que você sentir energia do corpo mais frágil. Ferva 3 gotas de óleo essencial de eucalipto em 1 litro de água. Deixe descansar por 20 minutos e coloque na água 3 mãos cheias de sal grosso. Entre no banho e jogue a mistura em seu corpo, do pescoço para baixo, mentalizando que todas as energias negativas que não pertencem a você estão indo embora. Depois tome um banho normal e você estará pronto para as boas energias.

ESFOLIAÇÃO ENERGÉTICA
Esfoliar o corpo não serve apenas para remover as células mortas, mas também para reenergizar e trazer um profundo bem-estar. Misture 1/2 quilo de sal grosso (do tipo fino ou socado) com creme hidratante até formar uma papa. Aplique em movimentos circulares dos pés aos ombros. Depois tome uma ducha para tirar o produto e finalize com um óleo pós-banho.

ESPANTAR O MAU-OLHADO
O sal grosso é um tempero poderoso para afastar  a negatividade. Coloque-o em potes espalhados pela casa, de preferência onde nenhum estranho os veja, atrás de um vaso de plantas, por exemplo. Se ficar perto da porta de entrada, vai purificar quem chega da rua com energias pesadas. No local de trabalho, use um potinho enfeitado para deixar a energia do ambiente mais leve e equilibrada.

FAXINA PARA RENOVAR ENERGIAS
Na última semana do ano, depois de fazer uma faxina completa, desfazendo-se de tudo o que não lhe serve mais, prepare um balde com água e um punhado de sal grosso. Use a mistura para limpar gavetas, armários, estantes, quadros etc. No assoalho, dê atenção especial para os cantos, onde costumam concentrar-se as energias densas. Essa receitinha ajuda a reciclar as energias da sua casa.

SOLUÇÕES PARA TER O CABELO DOS SEUS SONHOS

CACHOS SEM DEFINIÇÃO
O grande segredo é adotar um corte que acentue as ondas ou os cachos. Outra opção é secar o cabelo usando um difusor. Divida os fios em quatro mechas antes de secar. Encaixe cada mecha no interior do difusor e ligue o secador. Isso controla o volume.

SER ESCRAVA DO ALISAMENTO
Se você anda querendo dar um tempo no secador, há alternativas."A mulher pode desfilar com o cabelo ao natural que faz sucesso", garante Digna Miguez, do centro de beleza carioca Badós X. Para isso, explore acessórios como fivelas e uma musse modeladora. Mas, se tudo o que você quiser é proteger os fios sem abrir mão da chapinha, use um creme protetor de escova.

EFEITO ARMADO
A solução para o cabelo com excesso de volume está no corte. Desfiando nos lugares certos, por exemplo, dá para disfarçar o aspecto armado. Outra dica é não deixar que o condicionador se deposite no couro cabeludo na hora da lavagem. Assim, você evita o excesso de produto na raiz e melhora o balanço. Ao secar o cabelo, arrume os cachos com as mãos. "Se usar o leave-in não esfregue as mãos no cabelo o tempo todo. Isso deixa os fios elétricos", diz Digna.

FIOS DANIFICADOS PELA TINTURA
Sete entre cada dez mulheres que usam tintura preferem o loiro. O problema é que a descoloração danifica os fios. "Um bom profissional poderá avaliar o estado do seu cabelo e indicar a hidratação mais adequada ou até um corte", diz a especialista. Dê preferência aos xampus sem sal, que agridem menos a estrutura capilar.

PONTAS ESPETADAS
Para cuidar dos fios elétricos e espetadinhos, finalize o penteado com silicone e spray de brilho. "Esses produtos selam as pontas duplas", explica Digna. Hidratações caseiras e cauterizações também são indicadas.

ESCOVA MARROQUINA

A escova marroquina, feita à base de argila e óleo de cacau, com um detalhe surpreendente para as fãs de fios lisos:enquanto a maioria das escovas exige três dias sem lavar o cabelo, com essa você pode lavá-lo logo após a aplicação.
Outra vantagem que a marroquina promete: um menor tempo de duração do processo. "Leva em média 1 hora e meia, para pessoas com cabelo na altura da cintura", garante o cabeleireiro Eris Matos.
Porém os especialistas alertam: cada escova tem um efeito diferente em cada tipo de cabelo.

ORIGEM O MARROCOS
O produto usado na escova marroquina da marca Truss, do Marrocos, e de uso apenas profissional possui em sua composição, entre outros, os ingredientes:  alumínio, sílicio, queratina,argila branca (que dá um efeito revitalizador) e óleo de cacau (garante o brilho e maciez dos fios).
"Essa escova é compatível com todo o tipo de cabelo e dá um resultado incrível. Mas, como cada progressiva tem um efeito diferente, só quem testou outros métodos pode dizer qual achou melhor", garante o especialista Eris Matos.
TEMPO DE DURAÇÃO
Dura em média dois meses. "Quanto mais crespo for o cabelo, menor será a duração", diz Eris.

CONFIRA PASSO-A-PASSO DO PROFISSIONAL

LIMPEZA PROFUNDA
Lavar o cabelo com um xampu de limpeza profunda para eliminar todas as impurezas dos fios.

REPETECO
Repetir a lavagem, agora com xampu normal. Os fios devem ficar limpos para receber melhor o produto.

SEM HIDRATAÇÃO
Não usar condicionador após a lavagem porque o próprio creme da escova garante a hidratação dos fios.

FÓRMULA MARROQUINA
Na aplicação, você sente um cheiro de cacau, bem diferente de outras técnicas que exalam cheiros fortes.

PASSE DE MÁGICA
Não é preciso esperar o produto agir. Todo o processo é finalizado em cerca de 1 hora e meia.

RESULTADO APROVADO
Prontinha! Depois de finalizado, é possível lavar e até prender o cabelo sem estragar o procedimento.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

11 CAMINHOS PARA VENCER A DEPRESSÃO

O SUCESSO DO TRATAMENTO DA DOENÇA DEPENDE DE UMA SOMA DE ESFORÇOS.
"Não basta dar um remédio. A psicoterapia pode ser uma aliada importante no combate à depressão, assim como ioga, meditação ou prática de esportes", afirma o psiquiatra Joel Rennó Jr. Ao perceber os primeiros sinais do problema, como falta de ânimo para levantar pela manhã, tristeza profunda, alterações no sono e no apetite, é fundamental procurar um psiquiatra. Sem a intervenção adequada, a doença tende a piorar e fica mais resistente ao tratamento. A boa notícia é que hoje existe uma série de alternativas promissoras para ajudar o deprimido a ficar de bem com a vida de novo. Essas alternativas são:

CAMINHADA
Estudo da universidade do texas comprova: Calçar o tênis e caminhar diminui os sintomas dos casos moderados de depressão.
Faça as caminhadas dia sim, dia não, por 30 minutos. As 24 horas de repouso são importantes para o organismo absorver bem as substâncias que são liberadas e têm ação no nosso bem-estar.
Quem não curte a prática pode, e deve, procurar outra alternativa.

PSICOTERAPIA
É sempre indicada. Ela ajuda o deprimido a se conhecer melhor e a lidar com os sentimentos de uma maneira menos penosa. As linhas de terapia que costumam trazer bons resultados são a comportamental cognitiva, que leva a pessoa a pensar e a agir de modo diferente, e a interpessoal, que melhora a capacidade de se relacionar.

ARTETERAPIA
Como em muitos casos o deprimido não consegue dizer o que se passa em sua mente, a arteterapia é um bom complemento. " A pessoa tem a chance de se expressar por meio do desenho, pintura, da modelagem e até da fotografia. Ao colocar para fora seus sentimentos, acaba se sentimento estimulada a interagir com  o terapeuta", explica Tatiana Fecchio Gonçalves, coordenadora da pós-graduação em arteterapia da Universidade São Marcos.

MEDICAMENTOS
Os antidepressivos atuam na química cerebral, melhorando a ação das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Os mais modernos, como Prozac, à base de fluoxetina, têm efeitos colaterais menos pesados que os antigos tricíclicos. "Quando a fluoxentina não dá resultado, há uma terceira classe de remédios, a dual, da qual o Cymbatta faz parte, que pode ser uma opção. Esse tipo de medicamento tem a vantagem de amenizar dores que algumas mulheres apresentam em quadros de depressão, explica Rennó.
NÃO SE ARRISQUE
Só aceite prescrições de antidepressivos de um psiquiatra. É comum especialistas de outras áreas receitarem esse tipo de remédio de maneira equivocada. Diga para o doutor todos os outros medicamentos que você já toma. Algumas drogas podem, por exemplo, interferir na eficácia do anticoncepcional.

FITOTERAPIA
O hipérico, conhecido como erva-de-são-joão, é eficaz para tratar depressões leves e moderadas. Tem até o apelido de "Prozac natural". A comparação com a droga faz sentido: assim como o antidepressivo encontrado nas farmácias, o hipérico permite que haja mais serotonina em circulação no cérebro. "A erva não é tão potente quanto a fluoxentina, mas tem bem menos efeitos colaterais. Costumo indicá-la, em doses moderadas, para pacientes que já tomam antidepressivo. Consigo diminuir a dosagem do medicamento aos poucos, até o paciente ficar bem sem ele", conta Alex Botsaris, médico e fitoterapeuta.
SOMA PERIGOSA
Nunca tome a erva-de-são-joão com outro antidepressivo sem aval do médico. A planta potencializa os efeitos de outras drogas, o que pode causar efeitos colaterais.

ACUPUNTURA
Dê acordo com a medicina tradicional chinesa, a depressão é um desequilíbrio ligado à baixa de energia no organismo ou ao excesso de energia estagnada em nosso corpo", ensina Lílian Fumie Takeda, médica acupunturista da clínica Com-Ciência, em São Paulo. A acupuntura reorganizada esse fluxo energético. Se for combinado à fitoterapia e a mudanças de hábitos alimentares, outros pilares da medicina tradicional chinesa, seus resultados são ainda melhores.

CHOQUES ELÉTRICOS
A eletroconvulsoterapia (ECT), antigo eletrochoque, trata a depressão severa nos mais modernos centros de saúde. O paciente recebeu anestesia geral. A descarga elétrica provoca uma convulsão e reajusta o trabalho dos neurotrasmissores. "É mais seguro que os medicamentos", assegura o psiquiatra Joel Rennó

MEDITAÇÃO
Ao meditar, aprendemos a enxergar a realidade como ela é. Trata-se de uma ajuda e tanto para o deprimido, que quase sempre tem sua mente tomada por pensamentos destrutivos. "Sozinha, a meditação não tira ninguém da depressão, mas ela ajuda a pessoa a enxergar os fatos de uma maneira diferente", ressalta a doutora Lílian.

ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA
A EMT, ou Estimulação Magnética Transcraniana. Ela utiliza ondas eletromagnéticas, que atuam na atividade das células nervosas. Trata-se de uma ótima alternativa para pacientes grávidas ou que estejam em depressão pós-parto e amamentam. Nesses casos, a administração de remédios precisa ser muito criteriosa.

APEGAR-SE A UMA RELIGIÃO OU AJUDAR AO PRÓXIMO
O deprimido precisa dar novo sentido à vida. Ao exercer a prática religiosa, ou se envolver num trabalho voluntário durante o tratamento, pode chegar lá. Além disso retoma o convívio social, o que é muito importante.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3
Uma pesquisa da Universidade de Sidney, na Austrália, aponta que o ômega 3 pode melhorar quadros de depressão. O nutriente está presente em nozes, no salmão, na sardinha e nos óleos de soja, canola e linhaça. O estudo levou em conta o fato de que em certas regiões da Groenlândia, onde se consome muito pescado de água fria, as taxas de depressão são baixíssimas.