segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DICAS DE ETIQUETA

NO DIA-A-DIA
A primeira impressão é mesmo a que fica. Por isso, logo no primeiro contato, mostre que é uma pessoa de bem com a vida e que tem bom humor e autoconfiança.

Cuide da sua aparência. Evite roupas surradas, unhas sem corte ou com esmalte descascando, mau hálito e cabelos despenteados.

Ao ser apresentada a alguém, cumprimente com aperto de mãos breve e firme. Beijos no rosto só devem ser dados em situações mais informais e quando a iniciativa é da mulher.

Respeite os horários. Se chegar atrasada, não perca mais tempo com explicações longas. Desculpe-se e inicie suas atividades ou concentre-se no que é apresentado.

Em festas, almoços, jantares ou coquetéis, jamais abuse da comida e da bebida, principalmente da alcoólica.

Em uma refeição de negócios, não peça os pratos mais caros, mostrando equilíbrio. Ao dividir a conta, não contabilize cada centavo. É melhor dar um pouco mais de dinheiro do que parecer mesquinha.

Quando estiver em lugares públicos, evite fumar. Dentro de restaurantes, mesmo que na área reservada a fumantes, só acenda o cigarro quando ninguém mais na mesa estiver comendo.

MARCA PESSOAL

É importante se diferenciar da maioria por um aspecto positivo, como a competência, o bom humor, a gentileza ou a simpatia.

Seja coerente e flexível, adaptando-se às situações e aos ambientes, mas sem perder a sua personalidade.

Para se destacar, seja constante em tudo o que faz, imprimindo seu estilo nas pequenas coisas e sem mudar de atitude a cada momento.

Lembre se do ditado "quem não é visto, não é lembrado". Sempre que possível, participe de reuniões e eventos sociais.

Passe confiança para as pessoas sendo honesta e não comentando a vida alheia.

Administre bem suas relações pessoais e profissionais, construindo vínculos fortes, produtivos e duradouros.

Esteja sempre aberta para adquirir novos conhecimentos e rever suas posturas e conceitos, assumindo seus erros e encarando-os como oportunidades valiosas de aprendizado.

Procure constantemente ser gentil, educada e solidária, tratando a todos com respeito e generosidade.

domingo, 30 de janeiro de 2011

TUDO O QUE VOCÊ PRECISAVA SABER SOBRE BATOM

BATONS CAROS SÃO OS MELHORES?
Há diversas marcas com qualidades e bom preço. Muitas vezes, o valor alto de um batom deve-se ao custo da embalagem, e não à qualidade de seus componentes.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO FILTRO SOLAR?
Enorme. Os lábios devem ser protegidos dos raios solares, assim como o resto do corpo, para evitar o câncer e o envelhecimeto precoce da pele. Hoje, praticamente todos os batons já vêm com algum fator de proteção solar. Verifique isso sempre antes de comprar o seu.

COMO FAZER O BATOM DURAR MAIS NOS LÁBIOS?
Passe-o normalmente nos lábios e retire o excesso com delicadeza, usando um lenço de papel. Depois, dê umas batidinhas com a esponja do pó compacto, só para "secar" os lábios. Em seguida, repasse uma camada generosa de batom. Para finalizar a produção, esfregue os lábios um no outro.

COMO EVITAR QUE O BATOM ESCORRA?
Contorne a boca antes com um pó translúcido. E prefira os batons sem brilho, que se fixam melhor.

E PARA O GLOSS NÃO ESCORRER?
Nesse caso, a dica é passar o produto só no centro dos lábios (uma gota). Como é liquido, ele se espalha sozinho.

COMO OBTER LÁBIOS CARNUDOS?
Use tons claros e iluminados. "Cubra os lábios com um batom cremoso da cor que preferir e finalize aplicando o gloss no centro dos lábios", diz o maquiador Kaká Moraes.

É BOM USAR LÁPIS NO CONTORNO LABIAL?
Sim. O lápis (ou delineador para lábios) ajuda na fixação e deixa o contorno perfeito. Mas a cor dele deve ser igual à do batom, senão fica vulgar.

QUAL A MAQUIAGEM IDEAL PARA LÁBIOS FINOS E GROSSOS?
No primeiro caso, use lápis para delinear a linha externa da boca, bem rente aos lábios, e passe um batom da mesma cor do lápis. As cores claras e cintilantes (como os tons acobreados) são volume. Para disfarçar lábios grandes, recorra a cores discretas, como as escuras e sem brilho, ou a cores de boca.

QUAL O MELHOR TOM PARA CADA PELE?
Loiras ficam lindas com tons alaranjados, rosa e pêssego. Para morenas, o ideal são as cores quentes, como vinho e cereja. As negras devem usar os marrons cor de boca, o vinho-escuro e o dourado. Já as orientais pedem os alaranjados e o coral.

A COR DE BOCA SÓ VALE PARA O DIA?
Não. Como ela não altera a espessura dos lábios, qualquer mulher pode usá-la, e em qualquer situação. No dia-a dia, ela deixa o look mais leve e natural. À noite, é só carregar a maquiagem nos olhos.

QUAL BATOM TEM A CARA DO VERÃO?
Sensual, o gloss é o rei desta estação.

BATOM VERMELHO É VULGAR?
De jeito nenhum. A melhor maneira de usar essa cor é combinando-a com uma maquiagem mais leve, de tons neutros e sem carregar nos olhos. Ao usar um batom vermelho, chame a atenção apenas para seus lábios. Outra dica: quem tem pele mais escura deve usar tons de vermelho mais fechados, que puxam para o vinho. Já as mais claras devem optar pelo vermelho-sangue.

EXISTEM BATONS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE?
Sim, algumas marcas já oferecem batons rejunecedores (eles contêm retinol, que minimiza as linhas finas, e o colágeno, que favorece a sustentação dos lábios).

COMO EVITAR QUE O BATOM MANCHE OS DENTES?
Basta retirar seu excesso, pressionando os lábios de leve sobre um lenço de papel.

RETOCAR O BATOM EM PÚBLICO É DESELEGANTE?
Não. "Feio mesmo é ficar com o batom borrado!", diz o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

O BATOM DEVE COMBINAR COM A ROUPA?
Não, pelo contrário. Importante é combinar o batom com seu estado de espírito e sua personalidade.

sábado, 29 de janeiro de 2011

INCENSOS

Os incensos são utilizados para energizar e purificar os ambientes. A aromaterapeuta Beatriz Azevedo, do espaço Ki, explica como alguns odores podem nos ajudar:

ALECRIM
Clareia a mente. Bom para a concentração e a memória, também ativa a criatividade.

CAMOMILA
Ótima opção contra estresse, nervosismo e agressividade.

CAPIM-CIDREIRA
Combate a exaustão mental. Indicado para quem precisa se manter centrado a fim de tomar decisões importantes.

CANELA
Para quem precisa de energia.

CÍTRICOS
(LARANJA)
Excelente contra ansiedade e tristeza, despertam a alegria e acalmam as tensões.

HORTELÃ
Age contra timidez e insegurança.

LAVANDA
Espanta a insônia, acalma e equilibra as emoções.

ROSA
Combate o pânico e o medo. Ideal para momentos de dificuldade.

SÂNDALO
Desperta a espiritualidade. Recomendado para aguçar a intuição.

YLANG-YLANG
Afrodísiaco, o aroma é usado para reforçar a autoestima e estimular a sensualidade.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

APRENDA A FAZER ESCOVA COM JEITO DE PROFISSIONAL

A escova começa na hora de lavar a cabeça: "Escolha xampu e condicionador de efeito liso com antifrizz, que preparam o cabelo para a escova e prolongam o alisamento", recomenda André de Leone, cabeleireiro do Studio Prime, Hair & Beauty, de São Paulo.

Para a escova durar e os fios não ficarem oleosos rapidamente, capriche na lavagem: passe o xampu duas vezes, massageando bem, e condicionador só nas pontas. Enxágue abundantemente para retirar resíduos dos produtos.

Nos fios ainda úmidos, aplique um produto defrizante com proteção térmica - eis o segredo para não danificar os fios com o calor e prolongar o efeito da técnica - em todo o comprimento do cabelo.

Não comece a escova com os cabelos molhados. Primeiro, use uma toalha para retirar o excesso de água e, em seguida, com o secador na temperatura média. Inicie o estica-e-puxa somente quando os fios estiverem quase secos.

Para garantir que todas as mechas sejam escovadas, divida o cabelo em quatro partes: faça em quatro partes: faça uma risca vertical do meio da testa até a nuca e, depois, outra risca horizontal, de orelha a orelha. Prenda as partes superiores, enrole-as e comece por uma das partes de baixo.

Seque cada mecha de cima para baixo, rodando a escova. Acompanhe o movimento com o secador. Insista em uma única mecha até alisar completamente.

Trabalhe as partes superiores. Comece pelas mechas laterais. Se tiver franja, deixe-a por último.

Depois de fazer escova em toda a cabeça, corrija as partes "teimosas" que ainda precisam ser alisadas.

Esqueça a chapinha. Enrole as mechas com bobes grandes (se tiver fios longos) ou médios (fios médios). Deixe de 30 minutos a uma hora e solte, ajeitando o cabelo com os dedos.

Finalize com borrifadas de spray fixador por todo o comprimento para prolongar a duração da escova. Está pronto!

DICAS
Se tem fios oleosos, evite passar silicone nas pontas após a escova. Apesar de dar brilho, o produto ativa a oleosidade.

Mantenha o secador a pelo menos 10 cm de distância dos fios para não queimá-los.

Use o bico concentrador que vem com o secador. Ele direciona o ar para a área desejada e facilita o alisamento.

Para acordar de manhã com  os cabelos lindos e lisos, faça uma touca, enrolando todo o comprimento em torno da cabeça.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DÊ FIM ÀS MANCHAS

APRENDA A DETONAR O MOFO

Armários:
Passe pano embebido em solução de água com vinagre (meio a meio). Para conter a umidade, ponha no armário um saleiro de inox com bicarbonato de sódio. Sempre que o pó empedrar, troque-o. Também dá pra usar giz de cal (o mesmo da sala de aula).

Banheiros:
Friccione a metade de um limão sobre o limo até a mancha sair. Depois, enxágue com muita água.

Cortinas de banheiro:
Deixe-as de molho em uma solução de água salgada (4 colheres de sopa de sal para 1 litro de água). Depois, lave-as normalmente.

Livros:
Delicados, passe uma escovinha embebida em vinagre por cima da marca do mofo. Deixe secar bem (pode ser ao sol) para não criar manchas nas páginas.

Paredes:
Retire as manchas com uma solução de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local.

Rejuntes de azulejo:
Esfregue uma mistura de água com maisena ( 4 colheres de sopa de maisena para 1 litro de água). Tira o mofo e ainda dá brilho!

Tecidos:
Se forem coloridos, mergulhe-os no leite fervente até a mancha sair. Depois, lave com água morna e vinagre branco. Já os tecidos brancos devem ficar em água quente com sal, até esfriar. Na mancha, aplique suco de limão e sal, exponha ao sol por cerca de três horas e enxágue bem.

CADÊ A FERRUGEM QUE ESTAVA AQUI?

Torneiras:
Use chumaço de algodão embebido em água oxigenada. Depois, esfregue com palha de aço e sabão e enxágue.

Superfícies de metal:
Com luvas, use um pano umedecido em ácido muriático (à venda em lojas de produto de limpeza ou construção).

Roupas:
Em peças de algodão, pingue removedor de esmalte de acordo com o tamanho da mancha. Deixe agir por 40 minutos e lave depois.

Frigideira:
Coloque água com algumas cascas de batata. Deixe ferver em fogo baixo. Quando a fervura levantar, retire as cascas e pingue gotas de vinagre. Ferva de novo, esfregue papel-toalha com sal e lave.

Grades:
Limpe e aplique removedor de esmalte.

INFILTRAÇÃO CAUSADA POR PISOS DESNIVELADOS:

Dentro de casa:
O comum é raspar as paredes até chegar ao reboco. Depois, aplica-se uma boa camada de impermeabilizante.

Fora de casa:
Geralmente, abre-se uma vala externa próxima à parede afetada. Completa-se o vão com pedras e areia, que absorvem a água.

INFILTRAÇÃO NO TETO CAUSADA PELA LAJE:

Aplica-se uma camada generosa de manta asfáltica ou impermeabilizante sobre o reboco e antes da instalação dos pisos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PARA CADA SIGNO, UM AROMA

Segundo a astróloga Célia Gozzi, as características de cada signo apontam a personalidade de cada um. "A pessoa poderá se identificar com perfumes leves se for uma mulher delicada, ou com fortes, geralmente escolhidos pelas mais sensuais" explica a especialista.

ÁRIES - 21/3 A 20/4
Arianas são agitadas e adoram chamar a atenção. Competitivas, gostam de estar no controle da situação e estão sempre dispostas a novas aventuras.

MELHORES PERFUMES:
Para mulheres tão independentes, nada de aromas doces e suaves. Em vez deles, melhor apostar nos cítricos e marinhos.

TOURO- 21/4 A 20/5
Sensuais por natureza, as nativas deste signo não precisam de muita produção para fazer sucesso. Bastam pequenos gestos, como cruzar as pernas e arrumar os cabelos.

MELHORES PERFUMES:
Fragrâncias naturais, como as florais.

GÊMEOS - 21/5 a 20/6
Curiosidade. Eis a palavra que define a geminiana. Racional, intensa e inquieta, está sempre atrás de novidades e ama provar ideias inovadoras.

MELHORES PERFUMES:
Invista nos excêntricos, mas nem pense em gastar o salário em apenas um exemplar. Afinal, se é fissurada em mudanças, seria bobagem prender-se a uma única essência.

CÂNCER - 21/6 A 21/7
Dedicada a todos que fazem parte da sua vida (família, amigos...), a canceriana é extremamente leal, sensível e carinhosa.

MELHORES PERFUMES:
Sempre os suaves, doces e femininos, além dos cheirinhos de bebê.

LEÃO - 22/7 A 22/8
Cheia de segurança, a leonina tem necessidade de ser notada. Por isso, prefere artigos personalizados e pode usar e abusar do seu bom gosto e também de sua imaginação fértil.

MELHORES PERFUMES:
Nada melhor do que fragrâncias fortes e provocantes. Além disso, vale combinar aromas para compor uma exclusiva.

VIRGEM - 23/8 A 22/9
A virginiana leva muito em conta a opinião alheia. Perfeccionista, exige que tudo esteja correto, em ordem, combinando nos mínimos detalhes.

MELHORES PERFUMES:
Lavanda ou com um toque floral.

LIBRA - 23/9 A 22/10
O signo mais elegante do zodíaco olha o todo, mas adora se prender a detalhes. Por isso, até o frasquinho do perfume tem de ser bonito, diferente.

MELHORES PERFUMES:
Depende da ocasião. Por isso, evite os fortes, muito marcantes. Uma das opções é um sensual, variando entre o cítrico e o doce.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11
Enigmática, a escorpiana usa esse poder para se tornar a mulher mais sedutora do zodíaco. Ambiciosa e persistente, vai atrás dos seus objetivos com afinco e só descansa após obter a vitória.

MELHORES PERFUMES:
Devem ser provocantes, de preferência a base de especiarias.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12
A sagitariana abusa da praticidade e não se apega ao material. Independente, lança mão da criatividade para criar estilo próprio.

MELHORES PERFUMES:
Invista nos suaves, contudo, fique longe dos mais doces, pois eles não combinam em nada com a personalidade das nativas deste signo.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/1
Nada de cores extravagantes ou cortes de cabelo modernos. Além de tradicional, a capricorniana é realista - dificilmente se permite sonhar. Possui humor instável, que pode prejudicá-la.

MELHORES PERFUMES:
Todos aqueles que mesclam ervas e raízes vão bem para elas.

AQUÁRIO - 21/1 A 19/2
Por ser muito racional, a aquariana pode aparentar, em alguns momentos, certa frieza. Mas é apenas seu senso de justiça, pois trata todos da mesma forma. Fiel ao cheiro que escolhe, não se importa em gastar um pouco a mais para tê-lo.

MELHORES PERFUMES:
Aposte nos amadeirados.

PEIXES - 20/2 A 20/3
Carinhosa e feminina até não poder mais, a pisciana tem grande capacidade de adaptação. Super dedicada a tudo e a todos, possui a incrível virtude de doação de si mesma.

MELHORES PERFUMES:
Precisam ser delicados, femininos, com acordes doces e florais.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CABELOS: FIOS LINDOS E LONGOS

O  crescimento e comprimento dos fios é determinado pelo DNA de cada um. Isso quer dizer que seu cabelo tem uma velocidade de crescimento própria, e só cresce até um certo tamanho. Com o couro cabeludo sadio, os fios crescem, em média, de 0,8 cm a 1,5 cm por mês. Mesmo assim, você quer uma força para turbinar o comprimento dos seus cabelos? Confira o que fazer!

CAUSAS
Os problemas mais comuns para demora no crescimento dos cabelos estão na alimentação, nos hormônios e no próprio couro cabeludo.

Com uma alimentação rica em proteínas, sais minerais, ferro e cálcio, entre outros elementos, seus cabelos terão um crescimento mais saudável.

"Soja em grãos ou compostos derivados da soja são uma boa opção, porque ela tem um conjunto de todos esses componentes", orienta o dermatologista Luciano Barsanti.

Pessoas que têm problemas hormonais, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, podem ter dificuldades com os cabelos. Estresse, ansiedade e depressão também "maltratam" os fios.

Outra causa é o excesso de química no cabelo, que causa inflamações nas glândulas que ficam perto dos bulbos capilares e dificulta o crescimento.

"Claro que devemos também pensar na multiplicidade de fatores e não achar que a presença de um exclui o outro", acrescenta o dermatologista Valcinir Bedin.

SOLUÇÕES

A melhor forma de garantir um crescimento saudável dos cabelos é evitar todos os problemas citados acima.

Portanto, não descuide da alimentação, que deve ser saudável e variada.

Dietas radicais são proibidas. Por exemplo, nas segunda-feira, não comer nada. O corpo interpreta isso como ausência de nutrição e para de fazer cabelos", explica Bedin.

Também beba cerca de oito copos de água por dia, para manter seu corpo sempre hidratado, e pratique regularmente exercícios.

Evite os excessos, principalmente de álcool, fumo e anabolizantes sem orientação médica.

Os produtos que usar nos cabelos merecem atenção especial: não aplique xampus com sal ou corantes.

O uso das versões adequadas para o seu tipo de cabelo também pode ajudar.

Evite condicionadores ou produtos que tiverem silicone em sua composição no couro cabeludo: eles devem ser aplicados só nos fios.

Sempre que fizer uma tintura, alisamento ou outro procedimento que envolva a aplicação de química, procure um profissional capacitado e que só utilize produtos autorizados pelo Ministério da Saúde.

Outra dica é evitar o sol nos horários em que a incidência é mais forte, já que os raios ultra-violeta danificam os bulbos capilares.

SUBSTÂNCIAS AUXILIADORAS

Não há nenhuma substâncias que favoreça o crescimento. "Só o fato dos xampus higienizarem o couro cabeludo, dixando-o saudável, já é uma ajuda no crescimento normal dos fios", comenta Barsanti.

No entanto, algumas substâncias podem melhorar as condições do bulbo capilar. Barsanti aponta o silício orgânico, encontrada na cavalinha e em peixes de mar profundo, como a sardinha.

Ela funciona como um antioxidante do bulbo capilar e das células do cabelo e estabilizador de colágeno, que sustenta as estrururas do couro cabeludo.

"O silício orgânico faz com que artérias, músculos e o bulbo tenham condições de exercer suas funções, como fazer cabelo" comenta Luciano barsanti.

domingo, 23 de janeiro de 2011

APRENDA A ESCOLHER E A APLICAR O BLUSH

QUAL TIPO COMPRAR?


Funciona bem em todo tipo de pele. Deve ser aplicado com pincel bem cheio para que se espalhe uniformemente.

Cremoso
Para peles normais e secas, "deixa a cor mais destacada", diz Natália Antunes, maquiadora da Lumi Cosméticos. Você aplica com os dedos.

Líquido
Para pele normal. Você espalha duas gotas com os dedos. E seja rápida: com o produto seca rápido, o resultado pode ficar artificial.

SAIBA QUAIS SÃO OS TONS DE BLUSH PERFEITOS PARA A SUA PELE

Branca com fundo rosa (ex: Ana Hickmann):
use pêssego, malva ou rosa.

Branca com fundo amarelo (ex: Isis Valverde):
Aposte em tons alaranjados, pêssego e bronze soft (cores que ficam levemente douradas).

Morena com fundo rosa (ex: Juliana Alves):
Prefira os tons de malva, pêssego, coral suave e rosa.

Morena com fundo bronze (ex: cantora Rihanna):
Bronze soft, bronze e cores terrosas caem perfeitamente.

Negra com fundo rosa (ex: Beyoncé): 
Explore os tons próximos ao rosa, pêssego e malva.

Negra com fundo bronze ( ex: Thaís Araújo):
O bronze e as colorações douradas ou acobreadas são perfeitos.

CADA FORMATO DE ROSTO PEDE UMA APLICAÇÃO DE BLUSH DIFERENTE

Quadrado
Vá da têmpora para a boca.
" E use um tom bronze na testa e na mandíbula para afinar", ensina Itamar Bethancourt, maquiador da koloss.

Redondo
Trace da têmpora para a boca, esfumaçado em círculos. Se tiver muita bochecha, use nela tons escuros. Assim, as áreas claras se destacam.

Longo
Aplique bem no centro da maça e vá para a têmpora. Contorne testa e queixo com uma cor mais escura que o blush das maças para tirar o comprimento.

Oval
Passe nas maças e espalhe na diagonal indo para as têmporas. Neste tipo de face, não é preciso corrigir nenhum aspecto.

Coração
Aplique na parte inferior da maçã e puxe para a têmpora. "Para ampliar a parte inferior do rosto, use pó iluminador nas bochechas", ensina Itamar.

sábado, 22 de janeiro de 2011

CADA TOM DE PELE, UMA COR DE CABELO

LOIRO
Muito branca:
Se tem pele e olhos claros e fica vermelha quando se expõe ao sol, então fique longe dos loiros puxados para dourado e caramelo. As melhores alternativas para valorizar seu tipo são as versões de champanhe e bege.

Branca e morena-clara:
Peles clarinhas mas que pegam uma cor após uma temporada na praia, como a Grazi Massafera, combinam com colorações caramelo e com as gamas de dourado. Recomenda-se evitar as nuances de cinza, que envelhecem.

Pele amarelada tipo Sabrina Sato:
Os loiros devem ser usados com restrição, pois os muito claros e amarelados podem deixar a pele pálida. A melhor opção é manter o fundo escuro e realçar com mechas tons de mel.

Morena e negra:
Os caramelos são ideais. Para ficar mais natural, use tons mesclados. As nuances muito claras deixam o look artificial.

CASTANHO
Muito branca:
Os tons de castanho realçam as peles branquinhas. Cuidado com os acinzentados, que empalidecem.

Branca e morena-clara:
Seu tipo físico lembra o de Isis Valverde? Você combina com tonalidades quentes, tipo castanho e chocolate.

Pele amarelada:
Quase todas as graduações de castanho caem bem nas orientais. Só evite nuances amareladas.

Morena e negra:
Para as mulatas, as colorações chocolate ou marrom-dourado realçam a pele.

RUIVO
Muito branca:
As clarinhas devem optar por tonalidades que puxam pra o laranja ou até mesmo para o vermelho puro.

Branca e morena-clara:
Combinam, principalmente, com vermelho mais intenso e acaju.

Pele amarelada:
Os castanho-avermelhados e tons de vinho caem como uma luva nas orientais.

Morena e negra:
Tons mais fechados de vinho e castanho levemente acobreados são escolhas certeiras pra as morenas.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OLHEIRAS

POR QUE ELAS APARECEM ?
Coloraração:A região das pálpebras é a mais fina do rosto e, por isso, os pigmentos da pele ficam mais visíveis. "Existem componentes hereditários que provocam o acúmulo de melanina, mas não sabemos quais são eles", lamenta Antônio Graziosi", cirurgião plástico de São Paulo.

Circulação: nessa área sob os olhos ocorre com frequência a dilatação de vasos sanguíneos. A concentração de sangue provoca inchaço e escurecimento. É por essa razão que fatores que afetam a circulação, como cigarro, gripes, TPM e álcool, pioram as olheiras.

Bolsas de gordura: elas protegem o globo ocular, mas um dia começam a ceder, em geral a partir dos  37 anos, as olheiras aparecem.

CAMOMILA VAI MUITO BEM
Chá de camomila: a erva é calmante e a compressa gelada alivia a congestão vascular. Prepare um chá concentrado, espere esfriar e leve ao congelador por alguns minutos. Aplique o saquinho sobre os olhos, molhando-o no chá. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada.

Massagem: para ativar a circulação, pressione com os dedos médios os dois pontos ao lado das narinas por 3  segundos. Solte sem desencostar. Deslize os dedos até o canto dos olhos, pressione por 3 segundos e solte. Faça a massagem seguindo o formato do osso que circunda os olhos.

BATATA TAMBÉM
2 batatas frescas
1 colher (sopa) de farinha de aveia

Rale as batatas e separe o líquido que sobrar. Adicione a ele a farinha de aveia, misture tudo e deixe na geladeira. Pegue cada metade da batata ralada, envolva-as entre duas gazes e coloque nas pálpebras inferiores. Após dez minutos, remova-as e aplique a máscara fria feita do caldo da batata com a aveia. Deixe ficar por sete minutos. Praticar algum tipo de atividade física e adotar uma dieta saudável, com a ingestão de frutas, verduras e legumes, também contribuem para amenizar as olheiras.

VALE A PENA DISFARÇAR
Lembre-se de uma grande aliada para disfarçá-las. Depois de passar a base, espalhe o corretivo de um tom mais claro sobre as olheiras. Comece pelo lado interno do olho e vá em direção à parte externa. Não exagere para evitar que a área fique ainda mais evidente.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ESCOLHA O AROMA CERTO PARA A HORA CERTA

NO SEU TRABALHO
leve
Você tem uma proximidade bem grande e constante com outras pessoas.

moderado
você ocupa uma posição que exige um perfil de autoridade, como um cargo de chefia

Intenso
Você desenvolve uma atividade que exige bastante criatividade e é positivo ser diferente.

NOS FINAIS DE SEMANA
Leve
Você prefere relaxar em casa ou encontrar a família, sem marcar inúmeros compromissos.

Moderado
uma das atividades que você mais gosta é andar, passear no shopping e fazer umas comprinhas.

Intenso
Sexta, sábado e domingo são dias de festas e agitos e você tem uma agenda lotadíssima.


SEU ENCONTRO IDEAL
Leve
É um jantar à luz de velas, em um lugar tranquilo e intimista, sem muito agito.

Moderado
É num restaurante descolado e moderninho, que seja requintado e esteja na moda.

Intenso
É bem sensual: inclui uma refeição afrodisíaca, uma roupa sexy e noite quente.

A FESTA QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER
Leve
É bem sossegada, apenas com alguns amigos, para colocar o papo em dia.

Moderado
É num barzinho agitado e badalado, com música, cheio de amigos e conhecidos.

Intenso
É uma super balada: com muita música para dançar até de madrugada.

domingo, 16 de janeiro de 2011

EMBELEZE-SE

ÓLEO CAPILAR
Se você faz muita chapinha ou escova ou pinta o cabelo com muita frequência, precisa prestar atenção na raiz e no couro cabeludo, que podem sofrer com ressecamento. Para tratar, use o óleo capilar uma vez por mês.
Ingredientes:
50 ml de óleo de gérmen de trigo
2 ml de óleo essencial de alecrim
2 ml de óleo essencial de gerânio
2 g de mel
Como fazer:
Misture o óleo de gérmen de trigo com mel. Acrescente os óleos essenciais mexendo sem parar. Quando a mistura estiver uniforme, passe no couro cabeludo e faça massagem. Durma com a cabeça enrolada numa toalha ou num lenço de algodão. Lave pela manhã, enxaguando muito bem.


HIDRATANTE CAPILAR
A hidratação deve ser feita uma vez por semana para dar mais vida aos fios.
Ingredientes:
1 gema de ovo
1/2 xícara (chá) de óleo de coco ou girassol
1/4 de xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de aloe vera
4 morangos frescos
Como fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura no cabelo seco.
Escove os fios da raiz até as pontas com um pente de dentes largos. Enrole os cabelos em volta da cabeça ou faça um coque e coloque uma touca. Deixe agir de 15 a 30 minutos e enxágue bem o cabelo.


VAPORIZAÇÃO
Quem tem a pele do rosto oleosa precisa ter cuidados extras. Além do aparecimento de cravos, o aspecto gorduroso é feio. Aproveite esta receita de vaporização para ficar com os poros bem limpinhos.
Ingredientes:
4 gotas de óleo essencial de limão.
4 gotas de óleo essencial de ciprestre
3 gotas de óleo essencial de eucalipto
1 l de água
Como fazer:
Misture os ingredientes e deixe ferver por 10 minutos. Retire do fogo. Coloque uma toalha sobre a cabeça e aspire o líquido. Cuidado para não se queimar!


PAPAIA CONTRA MANCHAS
Ingredientes:
1 copo de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de aveia em pó
1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira
Folhas frescas de alecrim
Como fazer:
Misture a aveia, o mamão papaia e o iogurte. Aplique no rosto limpo, numa camada homogênea. Cubra com as folhas de alecrim. Deixe repousar por 20 minutos. Retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Depois de enxugar, aplique o hidratante específico para seu tipo de pele.

sábado, 15 de janeiro de 2011

PELE DOS SONHOS

MÁSCARA PARA LIMPAR E HIDRATAR A PELE :
Máscara 1-Lave bem o rosto. Faça uma mistura com fubá grosso, 1 gema de ovo, suco de 1 limão. Com essa ''papa" lave bem o rosto, esfregando com um pedaço de algodão ( não use força). Depois de alguns minutos de massagem , lave o rosto. Repita a limpeza e deixe por alguns minutos na pele. Lave novamente e, para fechar os poros, aplique o suco de tomate bem maduro. Deixe secar. Só depois de muito tempo é que o rosto deverá ser lavado.

Aplique iogurte natural em todo o rosto para hidratá-lo.

2- Misture açúcar cristal, suco de limão e pitada de bicarbonato, "aplique no rosto, esfregando delicadamente para retirar os cravos e impurezas. Lave enxugue com cuidado e, com uma mecha de algodão, aplique uma mistura de água com vinagre de maçã. Deixe por algum tempo e depois lave novamente".


MÁSCARA PARA PELES NORMAIS:
Máscara 1-Misture 1 colher de germe de trigo e duas de mel. Aplique.

Máscara 2- Nata de leite, limão e um pouquinho de maizena, em forma de mingau. Aplique no rosto, espere secar e lave normalmente, sem sabonete.


MÁSCARA PARA PELES MISTAS:
Máscara 2- colheres de germe de trigo e 2 colheres de suco de cenoura. Bata no liquidificador e aplique.


MÁSCARA PARA PELES SENSÍVEIS :
Máscara 1-Misture 1 colher de pepino ralado com 1 colher de maizena.

Máscara 2-Misture um pouquinho de óleo de oliva com gema de ovo e gotas de limão.

Máscara 3-Bata no liquidificador meio pepino com casca e meio copo de nata, ou iogurte.

Máscara 4-1 colher de levedo de cerveja em pó, 2 colheres de água de rosas e 1 ampola de vitamina "A" (Arovite)


MÁSCARA PELES OLEOSAS:
Máscara 1- Levedo de cerveja em pó com leite morno (misture até formar um mingau e aplique)

Máscara 2- Farinha de trigo peneirada com um pouquinho de leite;

Máscara 3- Clara de ovo com aveia e gotas de limão;

Máscara 4- Iogurte natural com umas gotas de limão;

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

APRENDA A LAVAR MUITO BEM OS CABELOS

POR QUE LAVAR NO SALÃO É MELHOR DO QUE EM CASA?
Os salões trabalham com água mineral ou filtrada. E a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional ensaboe, massageie e remova o produto de maneira uniforme.

COMO PASSO O XAMPU?
Com suavidade, sem esfregar. Nunca use as unhas. Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares, para limpar e ativar a circulação. Já nos fios, deslize as mãos unidas, de cima para baixo, mecha por mecha. Assim evitará quebras.

XAMPU DISSOLVIDO COM ÁGUA MALTRATA MENOS?
Não. Cristina Zuccarelli, técnica do laboratório de cosméticos Schwarzkopf, diz que "as fórmulas atualmente são equilibradas. Ao adicionar água, você dilui os princípios ativos e o xampu perde a eficácia".

PRECISO PASSAR O XAMPU DUAS VEZES?
"Se você lava o cabelo todos os dias, não. Caso contrário, é recomendável a reaplicação para remover resíduos (de poluição e cremes), deixando o couro cabeludo completamente limpo", explica Cristina.

COMO POSSO SABER SE ENXAGUEI BEM?
Passe as mãos no cabelo levando a umidade da raiz para as pontas. Se fizer espuma, ainda há xampu.

XAMPU CARO É MELHOR?
Nem sempre. Xampu bom é aquele que atende às necessidades de seu cabelo. Use marcas conhecidas, que equilibram os ingredientes nas fórmulas.

DEVO MUDAR O XAMPU DE TEMPOS EM TEMPOS?
Não é uma regra. Se você, por exemplo, usa xampu para cabelos ressecados e , após várias lavagens, percebe que os fios estão hidratados, não precisa mais desse produto. A dica é: quando você perceber que o xampu não está mais deixando seu cabelo bonito, é hora de reavaliar os estado dos fios e mudar.

TODO CABELO PRECISA DE CONDICIONADOR?
Não. Depende da constituição genética e da quantidade de química que se usa. "Como a maioria faz luzes, relaxamentos, tinturas e escovas, precisa usar condicionador", diz Alexandra Bononi, dermatologista da rede de salões Jacques Janine.

ÁGUA FRIA É MELHOR?
Sim. Ela fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quando mais uniformes, mais brilhantes.

SE MEU CABELO FOR CRESPO E ESCURO, E ESTIVER ALISADO E COM MECHAS, QUE TIPO DE XAMPU DEVO USAR?
Observe como seu cabelo está, e não como ele é. Um crespo alisado deve ser lavado com xampu pra cabelos quimicamente tratados. Há produtos para alisados e para mechas. Então, o ideal é intercalar.

COM RAÍZES OLEOSAS E PONTAS SECAS, QUE XAMPU EU USO?
Para cabelo oleoso. Hidrate as pontas com um creme sem enxágue (leave-in).

LEAVE-IN, CONDICIONADOR E CREME PARA PENTEAR SÃO A MESMA COISA?
Não. O condicionador deve ser removido com água. Já os cremes pra pentear e leave-in tratam os fios ao longo do dia.

PARA QUE SERVE O ANTI-RESÍDUOS?
Com grande poder detergente, é indicado pra quem vive exposto à poluição ou utiliza cremes leave-in diariamente. Deve ser usado a cada 4 ou 5 lavagens.

O XAMPU E O CREME DEVEM SER SEMPRE DA MESMA LINHA E MARCA?
Sim, porque ambos são elaborados para a mesma finalidade, com os mesmos princípios ativos e modo de ação.

POSSO LAVAR TODOS OS DIAS?
Sim, mas os excesso de detergente remove o filme protetor de oleosidade natural dos fios, provocando ressecamento. O cabelo fica áspero, rebelde e com pontas duplas. "Xampus neutros ( ou para uso diário) são ideais para cabelos frágeis ou com química forte", diz a dermatologista.

CREME NA RAIZ PROVOCA QUEDA DE CABELO?
Aplique a 3 dedos da raiz: "O condicionador deixa o couro oleoso, com caspa, e isso favorece a queda", explica a dermatologista.

PARA QUE CASO É RECOMENDADO O XAMPU SEM SAL?
O xampu sem sal tem o pH mais ácido, que é melhor para o couro cabeludo. É recomendado para quem fez escovas progressivas ou definitivas.

PARA QUE SE APLICA O SILICONE NAS PONTAS?
Para amenizar pontas duplas e ressecadas. O silicone melhora a aparência porque une as pontas, mas não resolve. A solução é cortar o cabelo.

É ERRADO ESFREGAR A TOALHA PARA SECAR?
Sim, quebra os fios. Pressione, da raiz às pontas.

XAMPUS PARA CABELOS TINGIDOS FUNCIONAM?
Com estabilizador de cor e filtro solar fixam os pigmentos e tratam a estrutura do fio.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO LAVAR?
No mínimo, de 3 em 3 dias. Se a raiz for oleosa, você deve lavá-lo diariamente.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE ESTRIAS.

O QUE É UMA ESTRIA?
É o resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina que sustentam a pele. O local afetado fica fino e clarinho.

QUAIS AS CAUSAS?
Podem ser hereditárias, resultar do crescimento rápido na adolescência, do efeito sanfona (engordar e emagrecer) ou do diabetes.

HORMÔNIOS TAMBÉM TÊM A VER COM ESTRIAS?
Sim. Distúrbios hormonais provocam alterações de peso e podem atuar sobre as fibras da pele.

QUEM FAZ EXERCÍCIO TEM MENOS ESTRIAS?
A atividade física colabora para manter o peso sob controle e melhora a qualidade da pele porque ativa a circulação.

HÁ COMO PREVENI-LAS?
Sim. Controle o peso com alimentação saudável e hidrate bem a pele. Se você tem diabetes ou é adolescente e está crescendo muito rápido, procure um dermatologista.

HÁ ALGUM PRODUTO QUE ACABA COM ELAS?
Cremes hidratantes e óleo de amêndoa não impedem o problema nem dão fim a ele. Mas, com eles, as marcas (se tiverem que surgir) serão mais brandas. E, se já existirem, não ficarão tão profundas.

POR QUE UMAS APRESENTAM COR VERMELHA E OUTRAS, BRANCAS?
As avermelhadas são mais novas. Existe um fluxo de sangue maior na região. Com o tempo, a circulação fica ruim no local e elas se tornam esbranquiçadas.

MULHERES MAGRAS TAMBÉM TÊM ESTRIAS?
Sim. Elas atacam todo mundo, gente de qualquer cor ou peso. Os homens também estão sujeitos à praga.

POR QUE APARECEM NA GRAVIDEZ?
Porque há alterações hormonais, oscilação de peso e crescimento da barriga, o que estica a pele. Quem fica grávida depois dos 35 anos corre menos risco de sofrer com as listrinhas. Nessa idade, as fibras não se rompem com tanta facilidade.

TOMAR ÁGUA AJUDA?
Beber muito líquido é bom para a saúde, mas não previne estrias.

SUTIÃ AJUDA A EVITAR ESTRIAS NOS SEIOS?
Sim. ele sustenta os seios. Quando se movimenta demais, a pele da região sofre com o vaivém, o que pode causar as marcas.

O SOL FAZ AS ESTRIAS SUMIR?
Não. Como não se bronzeiam, podem ficar ainda mais evidentes.

ROUPAS JUSTAS PIORAM O PROBLEMA?
Não. Mas, se interferem na circulação, você pode ser alvo da celulite.

AS CLÍNICAS DE ESTÉTICA ACABAM COM ESSA PESTE?
Não existem nenhum tratamento que as elimine totalmente. Os tratamentos oferecidos pelas clínicas só melhoram o aspecto do lugar afetado.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DICAS PARA EMAGRECER



POR QUE A ANSIEDADE PESA?
Entenda por que o estresse, as frustrações, a tristeza e as angústias têm um efeito tão devastador sobre a sua forma física:

Quando estamos tristes e angustiados, há uma queda nos níveis de serotonina, substâncias responsável no cérebro pelas sensações de prazer e bem-estar. Daí nossa tentativa de compensar essa carência com alimentos doces, que elevam a produção de serotonina.

Sob pressão, nosso organismo eleva a produção de cortisol, um hormônio que estimula a formação e o armazenamento de células de gordura.

O estresse prejudica o metabolismo celular e desacelera a queima de calorias.

VIRE A MESA E EMAGREÇA

Não engorde por causa das armadilhas emocionais. Incorpore essas dicas à sua vida e enxugue 7 kg da sua silhueta!

Divirta-se. Quando se sentir sozinha, procure os amigos, ouça música ou dance em vez de se consolar com a comida.

Reduza o sal e o açúcar refinado. Nas fases de estresse, eles pioram o metabolismo e aumentam a fadiga.

Durma cedo. Na maioria dos casos, a compulsão alimentar bate durante a noite. Por isso, evite jantar muito cedo e não durma muito tarde.

Coma mais salada. Durante a TPM, em que as oscilações hormonais deixam a mulher mais sensível e vulnerável à depressão, as fibras de verduras e cereais limpam o organismo e melhoram a função intestinal, regulando a ação hormonal.

Mexa-se. Assim como o chocolate, atividades físicas, como bicicleta e caminhada, também elevam a produção das endorfinas, associadas ao bem-estar.

Em vez de comer, descanse. Quando estamos cansados, a digestão fica comprometida e o corpo mais suscetível aos incômodos da retenção de líquidos.

Peça ajuda. Se estiver sobrecarregada, delegue tarefas. Assim, você vai reduzir os estragos do estresse e da angústia sobre a sua saúde.

domingo, 9 de janeiro de 2011

LIVRE-SE DA OLEOSIDADE EXCESSIVA

COMBATE DIÁRIO

Ao acordar
Lave o rosto com um sabonete para peles oleosas.
Complete a limpeza com uma loção adstringente à base  de ácido salicílico, azuleno, asebiol ou sulfacetamida sódica.
Hidrate a pele com produtos oil-free (sem óleo) com, no mínimo, FPS 15.

DURANTE O DIA
Caso o excesso de brilho incomode, passe um lenço removedor de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo). "Outra opção é usar lenço de papel normal seco ou embebido em uma loção adstringente", Aconselha Monica Aribi Fiszbaum.

ANTES DE DORMIR
Retire a maquiagem com um demaquilante não oleoso.

Remova as impurezas do rosto com um sabonete específico para peles oleosas.

Passe em todo o rosto uma loção adstringente.

SUA PELE É MUITO OLEOSA?
Peça para um dermatologista prescrever um ácido, como o retinóico, que inibe a produção de sebo. Utilize-o antes de ir para a cama.

O QUE NÃO FAZER
Usar qualquer creme hidratante, sobretudo os anti-idade-geralmente muito oleosos e consistentes, costumam deixar a pele ainda mais oleosa. Prefira as versões oil-free.

Dormir sem retirar a maquiagem. Esse mau hábito favorece o entupimento dos poros.

Lavar o rosto toda hora, pois a pele passa a produzir mais óleo.

SE A ACNE APARECER
A oleosidade em excesso propicia a proliferação de bactérias como a propionibacterium acnes, que faz pipocar cravos e espinhas (sobretudo no rosto, costas e região peitoral). Para entender: os cravos, também conhecidos como comedões, são o sebo preso dentro dos poros. Quando inflamados, viram o que chamamos de espinha.

QUE TIPO DE ACNE VOCÊ TEM?
Grau 1- Apenas cravos pretos ou brancos sem espinhas.
Como tratar: Sabonete para peles oleosas, loção adstringente duas vezes ao dia e hidratante em gel com FPS pela manhã. Para remover os pretos, esfolie a pele uma vez por semana. Se possível, faça limpeza de pele todo mês ou a cada dois meses.

Grau 2- Muitos cravos e algumas espinhas esporádicas
Como tratar: sabonete pra peles oleosas e loção adstringente duas vezes por dia e hidratante com FPS pela manhã. Tenha à mão uma loção secativa para acelerar a cicatrização das espinhas. Para remover os cravos, aposte numa limpeza de pele uma vez por mês.

GRAU 3- Muitas espinhas inflamadas e doloridas e com pus.
Como tratar: É indispensável procurar um dermatologista para que ele receite o tratamento adequado, como o uso de antibiótico para normalizar a pele.

sábado, 8 de janeiro de 2011

SOMBRA: DESCUBRA QUAL A MELHOR COR PARA VOCÊ

Na hora de comprar seus jogos de sombras, preste atenção: Os tons devem realçar a cor dos seus olhos. Assim, nem tudo o que fica bom para sua amiga vai cair bem pra você também.

OLHOS CASTANHO-ESVERDEADOS
Pedem sombras violeta, prata, rosa-claro, mel, cobre, cinza, marrons, e grafite. Se você usar negro ou prateado, eles vão ficar mais escuros; com rosa-claro, ficam puxados pra o mel.

OLHOS AZUIS
Pedem sombras bronze, douradas e morrons. Evite os tons da família do laranja.

OLHOS ACINZENTADOS
Ficam bem com sombra azul, lilás, grafite ou preta. E devem ser iluminados com toques de dourado junto às sobrancelhas. Passe longe das sombras prata e cinza, que são muito próximas ao tom natural dos seus olhos.

OLHOS VERDES
São acentuados se você trabalhar com variações de cobre, marrom, mel, cinza e grafite. Mas não ficam bem com sombras azuis ( por causa do contraste) e com as amareladas e douradas, que "apagam" esse tom de olho.

OLHOS NEGROS
Combinam com praticamente todas as cores, mas ficam ainda mais escuros quando são maquiados com tons claros e contornados por um lápis preto. Só tome cuidado com as sombras verdes: elas podem deixar o rosto muito pálido.

OLHOS CASTANHOS
Combinam com sombras bronze, cobre, verdes, laranja, azuis, lilases e pretas. Por outro lado, certos tons de marrom não são indicados por terem uma cor muito parecida com o castanho.

OLHOS COR DE MEL
Pedem sombra dourada, verde ou salmão, mas não se destacam com a azul.

DICAS
As cores médias ou escuras devem ser usadas na bola do olho. As cores claras, na região mais próxima das sobracelhas (eventualmente, podem ser usadas na pálpebra inteira). Se você usar duas ou mais cores de sombra nas pálpebras, misture umas às outras usando um pincel, esponjinha ou cotonete. Senão, a divisão entre um tom e outro vai ficar muito marcada, e o resultado, artificial.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SEU SIGNO,SUA CASA

ÁRIES
A ariana prefere objetos modernos e práticos. Gosta de peças coloridas e às vezes paga até bem caro por elas. Plantas e flores vermelhas também são seu de agrado.

TOURO
Pessoas deste signo preferem texturas macias e tecidos que estimulem  o toque. Descartam flores artificiais e procuram deixar o ambiente sempre bem arrumado.

GÊMEOS
A geminiana opta por  um ambiente moderno e prático, que não dê trabalho pra limpar. Gosta de decorar as paredes com fotos, pratos ou pinturas.

CÂNCER
Signo de quem cria ambientes que remetam ao passado. Porta-retrato são comuns no lar de cancerianos. Predominam paredes e móveis brancos.

LEÃO
Quanto mais iluminada for a casa do leonino, mais ele se sentirá bem. Detalhista, ele gosta de acabamentos elaborados, como gesso no teto.

VIRGEM
Prateleiras são o sonho dos virginianos, perfeitas pra deixar em ordem seus objetos. Quem é desse signo gosta de pisos e paredes claros.

LIBRA
O signo mais elegante sabe criar harmonia. Usa poucas e boas peças, com um mínimo de cores. O colorido fica por conta das flores, que adora.

ESCORPIÃO
Pessoas deste signo sempre trocam móveis e objetos de lugar e gostam de causar impacto com a decoração. Adoram preto e armários com muitas portas.

SIGITÁRIO
Sagitárianos apreciam objetos vindos do exterior e adotam cores que chamam a atenção. Seu gosto é mais extravagante, por isso a atração pelo exótico.

CAPRICÓRNIO
Eis um signo que dá muito valor para a qualidade. A capricorniana gosta de móveis rústicos e couro preto ou marrom nos estofados. Raramente opta por estampas.

AQUÁRIO
Derrubar paredes é com o signo de Aquário. Os aquarianos adoram amplitude e gostam muito de objetos de última geração e com formas diferentes.

PEIXES
A pisciana não gosta de se sentir limitada e prefere quartos amplos e casas com jardim. Seu ambiente é cheio de caixinhas com objetos que não usa mais.

ERVAS QUE CURAM

ARNICA
Nome científico:
Arnica montana.

INDICAÇÕES
Contusões, acne e furúnculos.

Forma de usá-la:
Aplique a tintura no machucado.

BABOSA
Nome científico:
Aloe vera.

INDICAÇÕES:
Queimaduras, inflamações cutâneas e hemorróidas.

Forma de usá-la:
Passe a pomada ou faça banho de assento com a tintura.

CAMOMILA
Nome científico:
Matricaria chamomilla.

INDICAÇÕES
Cólicas, gastrites, insônias e dores musculares.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

CONFREI
Nome científico:
Symphytum officinale.

INDICAÇÕES:
Cicatrizar feridas e tratar queimaduras.

Forma de usá-la:
Passe a tintura na pele.

ERVA-DE-SÃO-JOÃO
Nome científico:
Hypericum perforatum.

INDICAÇÕES:
Depressão leve e moderada.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

ERVA-DE-SANTA-MARIA
Nome científico:
Chenopodium ambrosioides

INDICAÇÕES:
Sinusites, resfriados, bronquite e inflamação na garganta.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

GUAÇATONGA
Nome científico:
Casearia silvestris.

INDICAÇÕES:
Herpes labial e genital, estomatite e feridas.

Forma de usá-la:
Aplique a tintura diluída na pele.

KAVA-KAVA
Nome científico:
Piper methysticum.

INDICAÇÕES:
Insônia.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

QUEBRA-PEDRA
Nome científico:
Phyllanthus niruri.

INDICAÇÕES:
Infeccões urinárias, corrimentos e cálculos renais.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

SENE
Nome científico;
Senna alexandrina.

INDICAÇÕES:
Prisão de ventre.

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

VALERIANA
Nome científico:
Valeriana officinalis.

INDICAÇÕES:
Insônia e ansiedade.

Forma de usá-la
Tome o chá da planta.

VITEX
Nome científico:
Vitex agnus-castus.

INDICAÇÕES:
Regula o ciclo menstrual e combate a tensão pré-menstrual (TPM).

Forma de usá-la:
Tome o chá da planta.

COMO PREPARAR UM BOM CHÁ
Você é do time que ferve a água juntamente com a erva quando prepara um chá? Saiba que esse método pode eliminar parte das propriedades da planta. O ideal é preparar a bebida em forma de infusão. Deixe ferver a água e retire-a do fogo. Coloque um punhado da erva, deixando o bule abafado por uma tampa, durante uns três minutos. Tome o líquido em seguida.

PRAZO DE VALIDADE
Engana-se quem pensa que o inofensivo chá pode passar dias na geladeira por ser natural. Bactérias também se proliferam nos preparados provenientes de plantas. Por isso, faça pequenas porções quando for beber um chá e procure comprar as ervas frescas e em pouca quantidade. Uma xícara de chá, por exemplo, deve ser consumida em, no máximo, 15 minutos para que o líquido não perca as suas propriedades.

DICA
O ideal é comprar os produtos em casas confiáveis autorizadas pelo Ministérios da Saúde. E uma dica: sempre que procurar por uma planta, peça pelo nome científico, pois o popular pode enganar.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

LAVANDO A ROUPA SUJA

Antes de lavar as roupas à maquina é necessário separá-las. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras, deixando de lado as de tecido mais delicado, que necessitam ser lavadas à mão. Você deverá lavar cada bloco separadamente. Retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, verifique todos os bolsos, desdobre mangas e não se esqueça de fechar zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso.

Quando o bloco de roupas a ser lavado estiver muito sujo invista no modo "água quente" da máquina de lavar. Utilize a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, correndo risco de desbotar.

A escolha do sabão também é muito importante para garantir um bom efeito na limpeza. Dê preferência aos líquidos, que podem ser usados na água fria. Além disso, eles são ótimos pra retirar resíduos de comida e manchas oleosas. Já o sabão em pó dissolve melhor em água quente e auxilia na remoção de sujeira de lama, argila e terra. Não exagere na dose! Espuma em excesso dificulta o enxágue e deixa resquícios do produto na roupa.

Peças de tecidos delicados, como lingeries, devem ser lavados à mão. Deixe as roupas de molho num tanque de água fria com um pouco de sabão em barra. Deixe de molho novamente por mais dez minutos e enxágue em seguida. Retire o excesso de água da roupa sem torcê-la, pois pode deformá-la.

Sempre verifique as instruções de lavagem disponíveis no verso da etiqueta das roupas.

Não misture roupas com toalhas de banho.

Dê adeus a punhos e golas de camisas encardidas, esfregando sabão de coco nos locais afetados antes de lavá-la.

Se as roupas escuras mancharem as claras, coloque-as (ainda úmidas!) numa panela com água e sabão em pó. Esperre ferver. Caso a mancha não saia, acrescente um pouco de açúcar e deixe agir. Esta dica só vale para roupas de algodão.

Para as roupas escuras não amarelarem, acrescente sal e vinagre à água da máquina.

Devolva a cor às roupas amareladas: adicione uma colher (sopa) de água oxigenada na última lavagem.

Preguiça de lavar peças delicadas na mão? Coloque-as dentro de uma fronha, amarre e lave normalmente na máquina.

ROUPAS SECAS E PERFEITAS

Retire as roupas da máquina e dê uma boa esticada nas peças para evitar o aspecto amassado e o aparecimento de muitos vincos. Vire-as do avesso e pendure-as no varal.

Peças pesadas necessitam de um tempo maior de exposição. O sol é uma boa, pois ajuda a eliminar todos os resquícios de alvejante e outros removedores de mancha.

Pendure calças pelas pernas, camisas pelas mangas e meias pelos dedos, junte ao seu respectivo par.

As roupas que serão passadas devem ser retiradas do varal quando, ao tocá-las, sentir que ainda estão úmidas. Já as outras podem ficar um tempo a mais. Cuidado para não exagerar ou a longa exposição pode deixar um aspecto de queimado nas peças.

LIVRE-SE DAS MANCHAS
Alguns produtos que você nem imaginava são ótimos tira-manchas!

ACETONA
Tira manchas de esmalte e é perfeita para limpar sapatos brancos (evite em modelos de plástico)

ÁGUA OXIGENADA
A de 20 vol. tira mancha de sangue. Use uma medida de oxigenada para cada nove de água.

ÁLCOOL
Tira manchas de caneta.

BÓRAX
Remove manchas ácidas, como bebidas alcoólicas, frutas e café.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CHÁS QUE EMAGRECEM

VEJA QUANTO QUER SECAR E BEBA UM TIPO DE CHÁ QUATRO VEZES AO DIA.

CHÁ 1: - 5 KG EM UM MÊS
Chá verde (todas as partes) energético e antioxidante, combate o envelhecimento precoce.
Amora miúda (folhas) Fortalece os cabelos.
Urucum (folhas) Controla o colesterol.
Uva-ursi (folhas) Diurético e antireumático.
Hibisco (flores) Laxante, inibe a vontade de comer doce.
Cavalinha (folhas) Diurético e estimulador da produção de colágeno, que protege os tecidos do corpo.

MODO DE PREPARO
Em 1 litro de água fervente, despeje 5 g de cada erva. Deixe ferver por mais três minutos. Tampe, reserve por 15 minutos, e ele estará pronto para ser consumido.

CHÁ 2: - 6 KG EM UM MÊS
Chá verde (todas as partes) Energético e antioxidante.
Centella asiática (todas as partes) Combate gorduras localizadas e estimula a produção de colágeno.
Boraginaceae cordia (folhas) Elimina gorduras localizadas.
Mulungu (cascas picadas) Combate a ansiedade.
Fucus (sementes) Regula a tireóide (glândula que, fora de controle, desregula a produção de hormônios e eleva o peso).
Fitolaca (folhas) Combate inflamações de garganta.

MODO DE PREPARO
Igual ao do chá 1.

CHÁ 3: - 8 KG EM UM MÊS
Chá verde (todas as partes) Energético e antioxidante.
Oliveira (folhas) Antiestresse e antioxidante.
Sete-sangrias (folhas) Diurético, diminui o colesterol.
Fitolaca (folha) Combate inflamações de garganta.
Centella asiática (todas as partes) diminui gorduras localizadas e estimula a produção de colágeno.
Congonha-do-campo (folhas) Diurético.
Verbena (folhas) Calmante.
Fucus (sementes) Regula a tireóide.
Alcachofra (folhas) Laxante e benéfico para fígado e vesícula.

MODO E PREPARO
Despeje 40 g de cada erva em um recipiente. Adicione vinagre puro de maçã até cobrir as ervas. Tampe por dez dias. Depois desse período, coloque uma colher (sopa) da mistura em 30 ml de água ou num chá de hortelã ou de camomila.

ATENÇÃO
Você deve escolher apenas uma combinação para tomar durante o mês. Ela pode ser consumida até as 16 h, já que tem efeito estimulante. Segundo os especialistas, os chás são contraindicados para hipertensos e depressivos.

SECADORES: TIRE O MÁXIMO PROVEITO DESSE ALIADO DOS CABELOS

 O APARELHO CERTO

A potência é dos fatores que mais influenciam no resultado. Quanto maior, mais rápido os fios secam. Para usar em casa, escolha um entre 1400 w e 2 000 w.

Antes de comprar, segure-o nas mãos. Prefira um levinho, senão você se cansa durante a escova.

O infravermelho seca o fio de dentro para fora, o que diminui os danos. Mas encarece o aparelho em cerca de 40%.

Os modelos com íons negativos custam até duas vezes mais, porém fecham as cutículas e controlam o frizz.

Já os com íons positivos abrem a cutícula, preparando o fio para receber a química. Aumentam o preço em três vezes!

A turmalina, pó de um mineral que é acrescentado ao aparelho, tem a função de potencializar o efeito dos íons.

QUAL BICO DEVO USAR?

O difusor distribui o ar de forma homogênea e é uma ótima ferramenta para cabelos crespos, pois seca os fios sem desmanchar os cachos. Para usar sem armar: encaixe o bico na lateral ou sobre o cabelo e seque na velocidade média.

Se você não se importa com volume, coloque o cabelo dentro do difusor e seque de baixo para cima, sempre na velocidade média.

Com o bico concentrador, você consegue direcionar melhor o jato de ar no sentido da escova. Sem o bocal, o vento fica disperso e embaralha as mechas.

COMO USAR O SECADOR?

Leave-in com proteção térmica. Eis o que você precisa para usar o secador todos os dias sem danificar as madeixas! O Produto, ao receber o calor, forma uma película protetora sobre os fios.

Nunca encoste o aparelho nas mechas. Você corre o risco de tostá-las! Mantenha a distância de 10 a 20 cm da cabeleira.

Fios molhados são mais frágeis, pois ainda estão com as escamas abertas. Nesta etapa, opte pela temperatura morna para retirar o excesso de umidade.

Na hora da escova, vá para a temperatura máxima, indicada para a modelagem. O ar quente é essencial para a durabilidade.

Evite direcionar o calor para o couro cabeludo para não aumentar a oleosidade.

Se o seu cabelo ficar volumoso depois de uma escova é porque ela não foi bem executada. Se a raiz não estiver lisa, o cabelo arma e fica parecendo uma juba de leão.

Ao modelar a franja puxe-a bem com a escova para baixo. Não levante a raiz para que a franja não fique em pé.

Para ondular sem babyliss, torça o cabelo num coque. Seque-o bem com o bico difusor e solte.

Para finalizar dê um jato de ar frio nos cabelos. Os fios ganham mais brilho e movimento.

Limpeza: o secador necessita de uma manutenção para preservar a eficiência e prolongar a durabilidade.

Retire a grade traseira e retire o excesso de pó com uma escovinha ou flanela.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TRANCINHAS DESCONTRAÍDAS

Divida o seu cabelo com um ziguezague. Separe-o em duas partes e coloque uma presilha para segurá-lo.

Pegue uma mecha no centro da cabeça e trance-a com três partes iguais e superficiais.

Inicie a trança na raiz dos cabelos e junte a cada mecha superficial um pouco do cabelo que está por baixo.

Quando a raiz já estiver trançada, continue o trabalho até chegar ao final da mecha.

No final, prenda com um elástico fino. Repita este procedimento com as outras tranças. Junte-as e fixe-as atrás da cabeça, com grampos. Arremate o  penteado com uma fivela.

APRENDA A VENCER A TIMIDEZ

VEJA COMO É POSSÍVEL SUPERAR ESSE PROBLEMA:

Aceite-se como é. Não adianta ficar enxergando só os seus defeitos. Olhe para as suas qualidades e se valorize.

Aprenda a aceitar e fazer elogios. Quando os receber, agradeça calmamente e não tente se inferiorizar, dizendo que a pessoa está exagerando.

Tente se expor, ao poucos, a situações que você acha embaraçosas. Se tem medo de falar para um grande público, comece apresentando suas ideias para seus familiares.

Se receber convites pra sair com amigos, aceite-os. Experimente ir a uma reunião para bater papo na casa de um deles.

Quando sentir mais segurança ao lado de outras pessoas, experimente ir a um barzinho ou mesmo à danceteria.

Lide com a crítica de forma positiva e lógica. No lugar de se cobrar, analise se o que ouviu tem fundamento para, depois, tentar melhorar.

Tente expressar o que pensa e sente. Pode não ser muito fácil no ínicio, mas isso evita que você carregue ressentimento e mágoa das pessoas, o que dificulta o relacionamento com elas.

Evite cobrar a perfeição em todas as suas investidas. Ter ansiedade nessa horas é normal, mas a medida em que você for se soltando, essas situações serão vistas de forma mais tranquila.

PRESTE ATENÇÃO NAS SUAS UNHAS E VEJA COMO ANDA A SUA SAÚDE

UNHAS:

BRANCAS
Podem indicar insuficiência renal, anemia ou micose.

PRETAS
Surgem devido à manipulação do tabaco (fumantes).

CASTANHAS
Indicam má alimentação, doenças da tireóide e até candidíase.

AMARELADAS
Surgem consumo excessivo de betacaroteno (mamão) e doenças no fígado.

AZULADAS
Uso de alguns antibióticos.

ESVERDEADAS
Aparecem em razão de infeccões.

domingo, 2 de janeiro de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS CREMES.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HIDRATANTE EM FORMA DE CREME E GEL?
Em gel são para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam óleos em suas formulações. Os hidratantes em creme são para peles normais ou secas.

QUEM USA BASE HIDRATANTE PRECISA TAMBÉM APLICAR CREME HIDRATANTE?
Depende. Algumas bases hidratantes são boas, porém alguns tipos de pele, como as envelhecidas, podem precisar de cuidados extras.

POR QUE EXISTEM CREMES PARA A NOITE?
Cremes de uso noturno trazem substâncias que são mais bem absorvidas pela pele durante um período longo, de repouso. E podem conter ácidos que não devem ser expostos ao sol. Por isso, não podem ser usados durante o dia.

CREMES PERFUMADOS FAZEM MAL À SAÚDE?
Quanto menos perfumados e coloridos, menos chance de causar irritações e alergias.

E  OS MANIPULADOS, SÃO MELHORES PARA A PELE?
Depende da procedência do produto. Os manipulados podem ser tão bons quanto os industrializados. O mais relevante é lembrar que a fórmula deve ser sempre receitada por um dermatologista, para que seja adequada a sua pele.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS CREMES COM ÁCIDOS GLICÓLICO?
Eles agem como renovadores celulares, ou seja, fazem uma esfoliação suave na pele. Por isso, se usados
adequadamente, clareiam as manchas e melhoram os sinais de envelhecimento. "É preciso cautela porque podem irritar a pele", diz Maria Rita Lemos de Bezerra, especialista em cosméticos. O protetor solar é imprescindível durante o tratamento com esse tipo de creme, porque a pele tende a manchar facilmente.

AS REGIÕES MAIS ÁSPERAS DO CORPO PRECISAM DE CREMES ESPECÍFICOS?
Com certeza. Os cotovelos e os joelhos são as áreas mais secas do corpo porque contêm menor quantidade de glândulas sudoríparas, responsáveis pela hidratação natural da pele. Por isso, precisam de produtos mais espessos, que têm o poder de regenerar, hidratar e proteger essas regiões.

A VITAMINA C NO COSMÉTICO DÁ O MESMO RESULTADO QUE A INGERIDA POR VIA ORAL?
Os cremes com vitamina C ajudam a recuperar as células dos danos do sol, hidratam, dão brilho à pele e ajudam atenuar as rugas mais finas. "As cápsulas servem para outras finalidades, como melhorar as defesas do organismo. Para resultados estéticos, a aplicação deve ser local", diz a especialista.

CREME REALMENTE RETARDA A VELHICE?
Os anti-sinais ajudam a combater a flacidez, algumas ruguinhas e manchas.

DEVEM SER USADOS EM QUE IDADE?
Depende da idade que a pele aparenta. Vários fatores deixam uma pele jovem envelhecida precocemente:
sol, cigarro, estresse, alterações hormonais, medicamentos e má alimentação, por exemplo.

COM QUAIS CÓSMETICOS A PELE DEVE SER TRATADA EM CADA FASE DA VIDA?
Até os 25 anos, um hidratante com filtro solar. A partir daí, cremes para prevenção. Após os 35, um arsenal de produtos anti-sinais entra em campo: os antioxidantes, vitamínicos, firmadores, clareadores, nutritivos...

QUANDO O CREME PARA A REGIÃO DOS OLHOS TEM DE ENTRAR EM AÇÃO?
O início da aplicação dependendo do tipo de pele. As peles normais ou secas podem necessitar de tratamento mais precoce. "Pessoas que tensionam muito o rosto ou que tenham a pele e os olhos claros ou que possuem problemas de visão têm maior propensão e podem iniciar o tratamento por volta dos 25 anos", indica a dematologista Shirley Borelli. Outros, porém, só deverão se preocupar  a partir dos 30, 35 anos.

O QUE PASSAR PRIMEIRO: HIDRATANTE OU PRODUTOS DE TRATAMENTO, COMO OS ANTI-SINAIS E ANTI-OLHEIRAS?
O hidratante deve ser aplicado antes e muitos já têm componentes para  rugas, manchas, olheiras e flacidez. Nesse caso, não é necessário aplicar outro tipo de creme.

PRODUTOS PARA O ROSTO DEVEM SER ESPALHADOS NO PESCOÇO E NO COLO TAMBÉM?
Sim, mas os com ácidos podem irritar o pescoço.

QUANTO CREME DEVO APLICAR?
O necessário para cobrir a pele e que seja absorvido, sem que se note a sua aplicação", diz Sìlvia Mussolini, coordenadora de bem-estar do Senac.

QUAL É A FORMA CORRETA DE PASSAR?
Espalhe uma camada fina com suavidade. Ao redor dos olhos, coloque 2 gotas na pálpebra superior e 1 na inferior. Com o dedo médio, faça movimentos circulares de cima para baixo. Já no pescoço e colo, passe de baixo para cima, do seio para o queixo.

POR QUE HÁ CREMES PARA CADA PARTE DO CORPO?
Porque a pele é diferente. Cotovelos, joelhos e pés precisam de hidratação à base de ureia, queratina ou semente de uva. Nas mãos, é fundamental um creme com filtro solar.

COMO SE INTENSIFICA O EFEITO DOS HIDRATANTES?
Passe o creme após o banho. Com a pele úmida, a substância penetra melhor.

O QUE DEVE TER UM BOM CREME ANTICELULITE?
Arnica, cavalinha, centella asiática, hera, castanha-da-índia, ginkgo biloba, cafeína, erva-mate, algas fucus, guaraná, hamamélis e hortelã (mentol), que quebram as células de gordura. E a massagem para combater a celulite é feita nas pernas, com movimentos circulares do joelho à virilha: na barriga, ao redor do umbigo: no bumbum., de trás para a virilha.

sábado, 1 de janeiro de 2011

MAQUIAGEM PARA NEGRAS

A pele negra tem um viço e um brilho todo especial que, se bem valorizados com a maquiagem, podem deixar você com rosto de artista. O maquiador Cauby Costa, do Rio de Janeiro, responsável pelo visual de diversas estrelas da tevê, mostra como ficar linda todo o dia.

1° Passo: base
Nas mulheres negras, as marcas de expressão, como as olheiras, tendem a aparecer mais, pois são mais escuras do que nas brancas. Para disfarçar essa característica, Costa indica o uso de um corretivo em tom mais claro, como o bege e os  amarelados, antes de começar a maquiagem. "Espalhe bem nessas regiões e só depois aplique a base, de preferência a líquida, por todo o rosto, com uma esponja umedecida em água", recomenda. Segundo o especialista, como a pele negra tem tonalidade muito variadas, é preciso ir testando diferentes bases até descobrir qual a mais adequada para o seu caso. O pó deve ser translúcido, o que deixa a maquiagem mais natural. "Mas não exagere, porque a pele negra tem um brilho próprio que deve ser valorizado", afirma o maquiador. Preste atenção também ao pescoço e ao colo, que devem seguir a tonalidade do rosto. "Se precisar, maquie também essa região para igualar", explica.

2° Passo: olhos
Costa recomenda o uso de lápis preto sempre, que destaca melhor os olhos. Nas sombras, marrom, ameixa, dourado e cobre são cores que funcionam bem: são chiques e deixam um colorido vivo e bonito. "Na parte de cima, próximo à sobrancelha, use um bege para dar acabamento e abrir o olhar", orienta. Para finalizar, a máscara de cílios deve ser preta.

3° Passo: blush
É importantíssimo, pois faz toda a diferença e dá um ar mais saudável ao rosto. Pode ser marrom escuro, terracota ou até dourado.

4° Passo: batom
A boca é outro ponto forte no rosto das mulheres negras e pode receber destaque. As cores ameixa, cobre e dourado caem muito bem, mas as mais discretas podem usar o marrom. "Não gosto do contorno labial, acho desnecessário. Fica muito marcado e é um pouco ultrapassado", opina. Uma boa opção é misturar vinho com dourado. Já o gloss é polêmico, pois deixa a boca mais volumosa: pode usar, mas a dica é ter bastante cuidado. "Se quiser disfarçar o volume, prefira o tom marrom opaco, que dá um aspecto bem natural", recomenda.

MÁSCARA PARA RUGAS

Não há como parar o tempo e seus efeitos sobre a beleza da pele. Mas, com algumas receitas baratas e fáceis de preparar, você pode fazer com que ele passe mais devagar. Quem ensina é o especialista em fitoterapia Marcos Stern, do Rio de Janeiro.
MORANGO E MEL
Amasse 3 folhas até formar uma pasta. Acrescente 1 colher (sopa) de mel e 3 colheres (sopa) de aveia e misture bem. Espalhe a máscara pelo rosto e permaneça com ela por 15 a 20 minutos. Depois, lave com água fria.
Benefícios: o morango é rico em vitaminas C e hidrata a pele, enquanto o mel serve como aquecedor da superfície do rosto.

MAÇÃ E LEITE
Ferva 1 xícara (café) de leite e misture com 1 colher (sopa) de maçã ralada. Espere a fruta amolecer e amasse-a bem. Enquanto deixa amornar, lave o rosto, prepando-o para a máscara. Aplique com algodão e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague com água fria sem esfregar.
Benefícios: essa máscara ajuda a retardar o aparecimento das rugas.

ALECRIM
Deixe 2 colheres (sopa) de folhas fatiadas de alecrim em contato com 2 copos de água fervendo num recipiente tampado. Coe e use de 2 formas: tomando 3 xícaras (chá) ao dia e fazendo compressas com algodão embebido na infusão também por 3 vezes ao dia.

CHÁ VERDE
Dissolva 1 porção chá verde numa quantidade de água suficiente para que a mistura fique pastosa e acrescente 100 g da erva diadermina ao preparado. Misture bem e aplique no rosto. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna.
Benefícios: O chá verde é um poderoso antioxidante e evita o envelhecimento precoce.

OVO E MEL
Misture 1 gema de ovo com 1 colher (chá) de mel e 1 colher (chá) de glicerina, formando um creme. Aplique no rosto e deixe agir por 15 a 20 minutos. Retire com água quente.

CONFREI
Misture 2 colheres (sopa) das folhas fatiadas de confrei com 3 copos de água fervendo. Mantenha em infusão em recipiente tampado por 20 minutos. Coe e deixe esfriar. À noite, antes de dormir, faça compressas no local das rugas.

ROSA MOSQUETA
Acrescente 2 colheres (sopa) da raiz picada de rosa mosqueta a 3 copos de água e ferva a mistura. Deixe por 20 minutos em recipiente tampado, coe espere esfriar. Aplique com algodão sobre as rugas uma ou duas vezes ao dia.