quarta-feira, 30 de março de 2011

LIVRE-SE DA DOR NAS COSTAS

APRENDA A SE SENTAR.
Essa é uma das posições mais estressantes para a região lombar (parte de baixo das costas) e uma das principais responsáveis pela dor e danos na coluna. Em casos mais sérios, pode até propagar a dor para os braços e as pernas. Evite ficar curvada e mantenha sempre as costas retas.

AO SENTAR, PROVIDENCIE UM APOIO PARA A LOMBAR.
A coluna vertebral tem um descanso sinuoso porque a curvatura aumenta a sua resistência. Mas, ao sentar, a região lombar tende a ficar reta, o que aumenta a pressão nas vértebras e nos discos. Uma almofada na altura da lombar ajuda você a acertar a postura.

SENTE-SE COM DELICADEZA.
Má postura, assim como sentar-se subitamente, estressa os músculos, ligamentos e discos. E isso pode acarretar dores e futuros problemas como hérnia de disco.

FAÇA RPG.
A Reprogramação Postural Geral é uma terapia que corrige os erros de postura responsáveis pela dor nas costas.

DESCOMPRIMA A COLUNA.
Em geral, as posições de alongamento aliviam a compressão sobre a coluna e diminuem a dor. Você pode, por exemplo, deitar-se de costas e estender pernas e braços, como se tentasse alcançar algo. Coloque um lençol dobrado na região lombar, para sustentar a curvatura natural e favorecer o alongamento da coluna. Essa posição simples já ajuda bastante e descomprimir sua coluna.

ALONGUE-SE NO TRABALHO.
Nos momentos de muita tensão ou quando sentir sua coluna reclamar, recline as costas na cadeira e erga os braços para trás. Mesmo sentada, o alongamento vai ajudar a acabar com a compressão na coluna.

COMPRE UM BOM COLCHÃO.
Todo dia, você passa um bocado de horas em cima dele. Por isso seu colchão deve ser boa qualidade. Escolha o tipo a que você mais se adapta, seja de molas, de espuma ou ortopédico. E durma na posição certa: de barriga para cima ou de lado. Nunca de bruços, por isso deixa a coluna toda torcida. A densidade ideal para o colchão varia de acordo com a altura e o peso de cada pessoa. As lojas que vendem o artigo devem oferecer uma tabela par que o cliente possa consultar.

ALONGUE-SE ANTES DE SE LEVANTAR DA CAMA.
Enquanto você dorme, seu corpo transporta sangue e calor dos músculos das costas para o rim, fígado, estômago e outros órgãos vitais. Ao acordar, a baixa circulação torna sua coluna mais vulnerável a estiramentos ou torções, que podem causar dores durante todo o dia. Por isso alongue-se antes de levantar da cama.

MANTENHA SEU PESO DENTRO DO NORMAL.
Suportar o peso do corpo é função da coluna vertebral. Se você estiver com quilos extras, a coitada terá que aguentar mais carga ainda. Com isso aumenta a pressão entre as vértebras e sobe o risco de lombalgia ou hérnia de disco.

EVITE FORÇAR DEMAIS A COLUNA.
Atenção à postura e pequenos cuidados diários podem evitar hérnias de disco. Faça exercícios para fortalecer os músculos das costas, que sustentam a coluna. Ao carregar malas, pegue duas de cada vez e uma em cada mão. Não concentre todo o peso de um lado só do corpo. Agache-se para pegar objetos do chão. Nunca dobre a coluna com as pernas esticadas. Isso causa uma pressão que pode levar ao surgimento de uma hérnia.

COMBATA O ESTRESSE.
Quem tem nervos à flor da pele vive com as musculatura contraída. Sem relaxamento muscular, começam os desvios posturais. Esse desequilíbrio gera muita dor.

DESCANSE OS MÚSCULOS.
Depois de um esforço excessivo, eles precisam relaxar para se recuperar. Deite-se de barriga para cima e mantenha a coluna reta. Para isso, coloque dois travesseiros sob os joelhos. Assim, a região lombar ficará no lugar certo.

NÃO DESCANSE DEMAIS.
Mesmo que seja importante dar um tempo para a coluna lesada, o excesso de repouso pode piorar as dores. Depois de dois dias sem exercícios, os músculos perdem elasticidade e flexibilidade.

CONTROLE SUA RESPIRAÇÃO.
Essa é uma ótima maneira de controlar a dor. A respiração rápida e superficial aumenta a tensão dos músculos, o que comprime os nervos e faz a dor aumentar. Nos momentos de dor, respire calma e longamente pelo nariz. Segure o ar por alguns segundos no pulmão e libere-o pela boca. Isso vai fazer os músculos relaxarem e a dor diminuir.

FAÇA COMPRESSAS DE ÁGUA GELADA.
Logo após uma lesão na coluna, o organismo aumenta a circulação sanguínea no local. Isso provoca uma inflamação e agrava a dor. Para diminuir o processo inflamatório e acelerar o efeito do analgésico, aplique um a bolsa de água fria nas primeiras 24 a 36 horas.

USE BOLSAS DE ÁGUA QUENTE.
O calor é calmante e costuma relaxar. Por isso bolsas de água quente são indicadas para as dores, mas só depois de 36 horas após a lesão. Antes disso, ela pode piorar a região.

CAMINHE.
Esse exercício é, quase sempre, a melhor maneira de aliviar a dor nas costas ou nas pernas que aparece depois que você fica muito tempo sentada ou curvada. Por isso, dê uma voltinha de 15 minutos sempre que estiver com as costas estressadas.

FORTALEÇA AS PERNAS.
Elas sustentam o corpo e distribuem o peso que convergirá no começo da coluna. Assim, um desequilíbrio, como músculos da coxa fracos, pode desencadear uma dor nas costas.

CUIDADO COM OS CALÇADOS.
Sapatos sem salto agravam o desconforto da coluna, mas saltos muito altos também fazem mal. Procure usar pares sem bico afinado, que comprimem os dedos do pé, e feitos de material leve para absorver o impacto da caminhada.

MELHORE A CURVATURA.
Experimente o seguinte exercício: deite de barriga para cima, com o corpo esticado e as mãos apoiadas nos ombros, em forma de X. Mantenha os quadris apoiados no chão e levante seu corpo até sentir uma leve pressão na coluna lombar.

FAÇA AUTOMASSAGEM.
Você pode usar os dedos, bolas de tênis e outros recursos. A automassagem cria vários tipos de pressão que ajudam a liberar e desbloquear os tecidos, favorecendo o relaxamento.

segunda-feira, 28 de março de 2011

ALIMENTOS QUE VÃO DEIXAR SUAS UNHAS SAUDÁVEIS

Ah, a raiva que dá quando nossas unhas estão exatamente do mesmo tamanho e formato e uma danada quebra! Opa, isso acontece com certa frequência? Hora de investigar as causas. Segundo a dermatologista Malba Bertino, de Recife (PE), o enfraquecimento pode ser gerado por uma alimentação pobre em nutrientes, entre eles cálcio e proteínas. "Quando há alguma carência, o organismo privilegia os órgãos vitais. Assim, cabelos e unhas são os primeiros a sofrer", explica a médica. Ela completa: "O problema também pode ter outras causas, que vão desde esmalte em excesso a infecções por fungos, se suspeitar dessa última possibilidade, procure um médico". confira, a seguir, como fortalecer suas garras de vez, sem precisar sair de casa.

PARA UNHAS FORTES, INGIRA POR DIA:

CÁLCIO: 1 grama = 1 copo de leite desnatado + 1 fatia de queijo-de-minas + 200 ml de iogurte + 1 pires de espinafre cozido + 1 lata pequena de sardinha em conserva

FERRO: 18 miligramas = 2 bifes de fígado + 3 colheres (sopa) de escarola + 1/2 xícaras de lentilha + 1 concha de ervilha cozida

PROTEÍNAS: 65 gramas = 100 g de peito de frango + 1 bife de carne bovina + 1 ovo + 1 taça de gelatina

VITAMINA A: 700 microgramas = 1/2 cenoura ou 1/2 melão ou 1 manga ou 1 batata-doce

ZINCO: 11 miligramas = 100 g de carne bovina + 100 g de farelo de aveia + 2 ovos + 10 castanhas-do-pará

FORMOL E OUTROS SEGREDINHOS...

Cuidado ao tirar as cutículas. Elas são uma proteção natural. Além disso, empurrá-las com a espátula pode ferir a base da unha, deixando-a quebradiça.

Toda semana massageie um hidratante de mãos sobre as unhas e cutículas.

Prefira bases com substâncias de efeito endurecedor (queratina, pantotenato de cálcio). O formol também funciona. "Atenção: a concentração deve ser de até 5%. E evite ao máximo o contato com a pele", alerta Malba Bertino.

Fique sem esmalte um dia por semana. O uso prolongado deixa a unha quebradiça e fraca.

Use luvas nos serviços de casa, sobretudo se as unhas estiverem em contato constante com água. Elas ficam mais frágeis quando molhadas. Consequentemente, mais suscetíveis a quebras.

DICA
Antes de dormir, passe azeite ou óleo de amêndoas nas unhas e cutículas e massageie bem.

domingo, 27 de março de 2011

CUIDE DOS SEUS OUVIDOS

O médico José Eduardo Dolci, médico otorrinolaringologista, procurou responder nossas dúvidas mais frequentes sobre problemas de audição. As dúvidas são as seguintes:

Muitas pessoas reclamam que ouvem zumbido o tempo todo. Como se livrar desse problema?
O zumbido não é uma doença, mas um sintoma de que alguma coisa está ocorrendo na orelha interna. O zumbido é relatado das mais diferentes formas: barulhos semelhantes a motores, a televisão fora do ar, a inseto e barulho de vento. O zumbido pode ser perceptível apenas ao paciente ou escutado também pelo médico. O tratamento é muito variável, precisa de uma avaliação.

Quem tem excesso de cera no ouvido costuma sentir-se muito incomodado. Como tratar desse problema?
A cera no ouvido é uma forma de proteção da pele da orelha e muito importante sua presença contra bactérias, vírus e fungos. As pessoas que têm o péssimo hábito de limpar as orelhas diariamente com cotonete ou similares acabam perdendo essa proteção, facilitando o aparecimento de inflamações e coceiras intermináveis nas orelhas. Algumas pessoas, entretanto produzem muita cera, que causa um grande desconforto, sensação de ouvido tampado e zumbido. Nestas situações o melhor é removê-la através da lavagem (sempre realizada por um otorrino) ou por meio das curetas próprias para remoção de cera.

Por que algumas crianças dormem com a boca aberta?
Várias causam fazem a criança dormir de boca aberta: hipertrofia de adenóide ou das amígdalas, rinite alérgica, desvio septal e mordida aberta ou cruzada são as mais frequentes. Esse problema precisa ser avaliado conjuntamente com o otorrino, ortodontista/bucomaxilo e fonoaudiólogo.

Com o passar dos anos, muitas pessoas vão perdendo a audição. Como prevenir?
Nas pessoas que têm geneticamente a característica de perda progressiva de audição com a idade, não há como reverter. Podemos e devemos, isso sim, orientar o paciente a evitar fatores de risco para não agravar a situação. Acredito que no futuro, com o mapeamento genético (DNA), talvez consigamos evitar a surdez de causa desconhecida.

Qual a melhor forma de tratar dos problemas respitratórios?
O tratamento de doenças respiratórias é baseada no diagnóstico. Existem problemas de tratamento clínico (rinite alérgica e sinusite aguda) e cirúrgico (hipertrofia de adenóide e de amígdalas). Quanto aos alternativos com homeopatia e florais, não sou a favor nem contra, apenas não encontro evidências baseadas em trabalhos científicos que me comprovem serem efetivos.

As doenças relativas ao ouvido, nariz e garganta costumam ser hereditárias?
Algumas doenças, como a surdez, são hereditárias; outras são congênitas (má formação do feto): fenda paladina, lesão leporino e síndrome de Down. Também existem as doenças que são adquiridas: surdez após caxumba ou meningite.

Como o otorrino pode ajudar quem sofre de mau hálito?
A amigdalite, rinossinusite, estomatite, gengivite, esofagite, gastrite,úlcera gástrica e doenças pulmonares podem causar o mau hálito. Por isso, tratamento envolve vários especialistas: otorrino, pneumologista, gastroenterologista e odontologista.

sábado, 26 de março de 2011

ALIMENTOS QUE CURAM

A nutrição é uma arma poderosa a favor de sua saúde. Certos alimentos podem fortalecer nosso organismo quando precisamos e até ajudar a prevenir problemas. Outros, entretanto, às vezes fazem mal. Veja como contra-atacar doenças com uma boa alimentação:

ANEMIA
Alimentos do bem
Carne vermelha, marisco, mexilhão, sardinha, ovo, feijão, soja, beterraba, figo, nozes, leite, alface, fígado.
Quanto consumir
Duas vezes por semana.
O que evitar
Farelo de aveia, café, chá preto, espinafre, couve. Muitos desses alimentos possuem oxalato, que diminui a absorção de ferro.

ASMA
Alimentos do bem
Cenoura, abóbora, maracujá, acerola, limão, laranja, grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha, cebola, sardinha, atum, cavalinha, goiaba, canja de galinha.
Quanto consumir
Diariamente.
O que evitar
Leite e laticínios (aumentam a secreção pulmonar), ovos, chocolate, alimentos fermentados, como molho de soja e pães, chá preto, vinagre.

COLESTEROL ELEVADO
Alimentos do bem
Farelo de aveia, feijão e legumes, peixes de água fria, como cavalinha, atum e sardinha (contêm ômega 3), leite enriquecido com ômega 3, azeite de oliva, manga, mamão, maçã, cenoura, abacate, nozes.
Quanto consumir
Diariamente.
O que evitar
Margarina, manteiga, proteínas de origem animal (ovos, leite integral, carnes gordas).

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL
Alimentos do bem
Folhas verdes-escuras, como agrião e espinafre, soja, feijão, lentilha, abacaxi, melancia, mexerica, macarrão, pão, cereais, batata.
Quanto consumir
Pelo menos uma porção quatro vezes por semana.
O que evitar
Sal e açúcar em excesso, chá preto e chá mate, refrigerantes tipo cola, chocolate, café.

OSTEOPOROSE
Alimentos do bem
Queijos, iogurtes e leite (vale consumir tanto os desnatados quanto os enriquecidos com cálcio), couve, agrião, brócolis, quiabo, rúcula, soja, feijão, nozes, amendoim, pêssego, maçã, cavalinha, sardinha.
Quanto consumir
Quatro copos de leite por dia, pelo menos. Duas porções de vegetais por semana. Os grãos e frutas precisam fazer parte da dieta diária. Os peixes devem entrar no cardápio de duas a três vezes por semana.
O que evitar
Alimentos que impedem a absorção de cálcio, como café, chocolate, chá preto, espinafre.

quinta-feira, 24 de março de 2011

FIQUE MAIS BELA COM O PODER DA NATUREZA

Aí, vão algumas receitinhas super cheirosas pra você se cuidar. Uma dica: não se esqueça de limpar bem a pele antes de aplicá-las.

LIMPEZA
Ingredientes
1 punhado de pétalas de rosas brancas
1/4 de litro de álcool de cereais
1/4 de litro de água destilada (encontrado em qualquer farmácia)

Modo de fazer:
Misture o álcool e a água. Depois, acrescente as pétalas de rosa. Deixe em infusão durante uma semana. Use diariamente pela manhã e à noite. Serve para qualquer tipo de pele.

PARA EMBELEZAR E AMACIAR
Ingredientes
Algumas flores de papoula
1 coco

Modo de fazer:
Rale o coco e esprema bem para obter o caldo. Amasse um pouco as papoulas. Misture-as com o leite do coco e deixe em infusão durante 30 minutos. Aplique no colo, pescoço e rosto, com o auxílio de um pincel. Retire com água fria. Use esta loção somente uma vez por semana.

MÁSCARA REJUVENESCEDORA
Ingredientes
1 xícara de flores de laranjeira
1 clara de ovo

Modo de fazer
Bata a clara até ficar em ponto de suspiro. Num pilão de madeira, amasse bem as flores. Depois, vá colocando aos poucos a clara. Pincele todo o rosto, deixe durante 30 minutos e enxágue com água fria. Aplique uma vez por semana.  Vale para qualquer tipo de pele.

PARA TER UMA PELE SEDOSA
Pegue 3 morangos maduros. Coloque-os em uma tigela e amasse bem. Peneire o suco formado e aplique-o no rosto por 10 minutos. Retire com água fria.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ACABE COM A INSÔNIA

A crença de que 1 xícara quentinha de chá de camomila pode nos ajudar a ter uma boa noite de sono não é conversa para boi dormir. O óleo essencial e os flavonóides presentes na flor dessa planta têm ação comprovada contra a insônia. A melissa e a passiflora também são boas pedidas para antes de dormir. "Em geral, elas podem ser usadas na proporção de 1 colher de sobremesa cheia da planta seca picada para 1 xícara de água fervente. É só abafar por 5 minutos e tomar à noite", ensina Alex Botsaris, médico e fitoterapeuta.

Tomar medicamento pra dormir é algo que só deve ser feito com estrita orientação médica. As drogas mais modernas são menos perigosas que os benzodiazepínicos, remédios que causam dependência química, propiciam sono de má qualidade e deixam o usuário sonolento o dia todo. "Podem até causar depressão", ressalta Anamélia Costa Faria, médica do laboratório do sono do Barralife Medical Center. Nos anos 80, foram criados os não-bensodiazepínicos, grupo do qual faz parte o Zolpidem. embora mais seguro que seus antecessores, esse medicamento também pode causar dependência. "Só indicamos, por período limitado, quando todas as medidas de reeducação do sono foram tentadas e não surtiram efeito", explica a doutora Anamélia.

Pessoas que nunca tiveram dificuldade para dormir e de uma hora para outra passam a rolar na cama sem  pregar o olho devem procurar um médico. A insônia, muitas vezes, está relacionada à depressão, ao hipertireoidismo, doença que acelera o metabolismo e deixa a pessoa mais agitada, à fibromialgia, que provoca dores por todo o corpo, e a uma série de transtornos respiratórios.

Muitas mulheres têm uma grande dificuldade pra adormecer por conta de um problema de saúde de seus companheiros: o ronco. Foi-se o tempo em que roncar alto e a noite toda era considerado uma característica normal masculina. "Hoje o ronco é visto como uma manifestação de que a via respiratória está bastante fechada. Muitas vezes, ele se segue de paradas respiratórias, as apnéias do sono", alerta Rubens Reimão, do Grupo de Pesquisa Avançada em medicina do sono da Universidade de São Paulo. A apneia é considerada fator de risco para pressão alta, arritmia cardíaca, infarto e derrame, mas, felizmente, tem tratamento.

Dormir de barriga para cima pode obstruir as vias aéreas e prejudicar o sono. De bruços, compromete-se a coluna cervical. A melhor posição é deitar-se de lado. A altura do travesseiro também é importante: ela deve ser igual ao vão que se forma entre nosso ombro e o pescoço quando dormimos de lado.

A acupuntura apresenta ótimos resultados pra a insônia, principalmente nos pontos da orelha. Quando a dificuldade pra dormir está associada a emoções como medo e ansiedade, os florais podem ajudar.

Em alguns casos, o insone também precisa buscar a orientação de um psicoterapeuta. A terapia cognitiva, que ajuda o paciente a mudar padrões de pensamentos, é indicada principalmente para os casos em que a pessoa tem ideias equivocadas sobre o sono. Muita gente acredita, por exemplo, que obrigatoriamente precisa dormir oito horas seguidas pra se sentir bem no dia seguinte. O indivíduo fica obcecado e não consegue pregar o olho.

A maioria de nós imagina que logo que saborear uma boa refeição, embarca-se no sono dos justos. O ato de comer realmente provoca sonolência, mas dormir de barriga cheia não é uma boa pedida. "A ação da gravidade também faz parte da digestão. Quando a pessoa se deita, esse processo fica dificultado, o que pode causar refluxo e um sono de má qualidade", orienta Mariana Kopifer, nutricionista de São Paulo. Por outro lado, a sensação de fome pode funcionar como um despertador. A boa e velha dica do copo quente de leite antes de dormir pode ser a saída. "O leite tem triptofano, substância que ajuda na indução do sono", explica Mariana.

DICAS
Tenha um horário regular para dormir e despertar.

Só vá para a cama na hora de adormecer.

Deixe o quarto convidativo para o sono: escuro, com temperatura agrádavel e livre da TV e outros aparelhos eletrônicos.

Jamais tome bebidas alcoólicas, café ou refrigerante perto da hora de se deitar.

Deixe 1 copo com água no criado-mudo. Se tiver sede durante a noite e precisa se levantar, seu corpo terá mais dificuldade pra retomar o sono do que se permanecer deitada.

Após o jantar, procure se dedicar a atividades relaxantes e reduza a quantidade de luz na casa.

Quando estiver difícil pegar no sono, saia da cama e procure fazer outra coisa.

terça-feira, 22 de março de 2011

CONHEÇA O SEGREDO DA JUVENTUDE

Nada de bisturi, cremes caríssimos ou botox. O segredo para combater as ruguinhas e ainda prolongar a juventude pode estar na ginástica facial. "Todo mundo malha para deixar o bumbum durinho e a barriga chapada. Por que não fazer o mesmo com os músculos da face?", pergunta a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo. A seguir, a especialista, que, com mais de cinquenta anos, parece ter 40, ensina um poderoso passo-a-passo a ser feito três vezes por semana. E mais: movimentos de drenagem linfática facial para combater o aspecto cansado e eliminar o inchaço sob os olhos. "Com os dois, você já nota uma boa melhora em menos de um mês", garante.

GINÁSTICA FACIAL

Exercício 1
Com a boca entreaberta, faça um biquinho. Segure o movimento por cinco segundos.
Coloque os lábios para dentro e sorria.Mantenha a posição por cinco segundos.
Faça um bico com a boca bem aberta e segure por mais cinco segundos.
Faça um beicinho e permaneça na posição por cinco segundos.
Puxe os lábios para dentro da boca e aguarde cinco segundos.
Force-os para fora. Repita a sequência por dez vezes.

Exercício 2
Puxe os lábios para dentro. Espere cinco segundos.
Faça um bico com a boca aberta e aguarde cinco segundos. Repita dez vezes.

Exercício 3
Arregale os olhos10 vezes. Segure a pele da testa para não franzir.

Exercício 4
Forme uma pinça com o indicador e o polegar.
Dê dez pequenos e intensos beliscões na área entre as sobrancelhas.

Exercício 5
Empurre a ponta do nariz para cima por dez vezes

Exercício 6
Arregale os olhos por cinco segundos
Mantenha a testa franzida e tente fechá-los. Segure a posição por cinco segundos.
Ainda com a testa franzida, olhe para cima. Repita dez vezes os três passos.

Exercício 7
Mantenha a cabeça reta e o queixo ligeiramente inclinado para cima.
Com os dedos indicador e médio, empurre a papada para o lado direito dez vezes.
Repita o exercício do outro lado.

DRENAGEM LINFÁTICA

Exercício 1
Deslize os dedos da linha do maxilar até a base do pescoço.
Repita mais duas vezes.
Pressione três vezes a base do pescoço.

Exercício 2
Deslize os dedos do canto externo da boca até o lóbulo da orelha.
Repita duas vezes
Bombeie a região três vezes
Com a mão em forma de tesoura, massageie a área do rosto junto à orelha por 10 segundos.

Exercício 3
Pressione de leve o canto interno dos olhos cinco vezes com os dedos anular e médio
Repita cinco vezes o movimento na região sob olhos.
Faça o mesmo no canto externo.
Termine massageando por alguns segundos a região temporal.
Repita todo o  exercício mais duas vezes.

Exercício 4
Belisque três vezes o canto interno das sobrancelhas, mas sem provocar dor.
Faça o mesmo bem no centro da sobrancelha.
Dê três beliscões no final da sobrancelha.
Finalize pressionando a região temporal. Repita o exercício mais duas vezes.

segunda-feira, 21 de março de 2011

MANJAR BRANCO

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amido de milho
1 vidro de leite de coco (250 g)
1 litro de leite
1/2 xícara (chá) de coco ralado

COMO PREPARAR
Em um refratário grande, coloque o açúcar, o amido de milho, o leite de coco, o leite  e o coco ralado e misture bem. Leve ao microondas em potência máxima, mexendo três vezes para ficar cremoso. Deixe no forno por mais 10 minutos. Passe água em uma forma para pudim e coloque o manjar. Leve à geladeira. Na hora de servir coloque calda de ameixa-preta.

LIVRE-SE DO CHULÉ

Muito se engana quem pensa que odor forte nos pés é exclusividade dos homens! Mulheres também passam por esse constrangimento, agravado pelo uso frequente de sapatos fechados. "O suor com cheiro desagradável se chama bromidrose e pode ocorrer também nas axilas", explica a dermatologista carioca Cláudia Mikki. Segundo ela, a umidade excessiva e o calor propiciam a proliferação de bactérias. "A boa notícia é que, com uma boa limpeza, o problema se resolve", assegura a médica.
A podóloga Sheila Nassif, da clínica Espaço dos Pés, no Rio de Janeiro, indica: "Seque bem pés e dedos ao sair do banho, pois isso evita a probabilidade de desenvolver mau cheiro e frieiras causados por fungos". Veja as recomendações das especialistas pra manter a saúde da região e nunca mais se envergonhar de tirar os sapatos na frente de alguém.

CUIDADOS COM OS PÉS
Lave a região com sabonete antibactericida e bastante água.

Seque bem, dando atenção aos cantinhos entre os dedos.

Evite encharcar os pés de talco. O pó, combinado com o suor, se transforma numa lama dentro do calçado e libera o mau cheiro. Se for colocá-lo, escolha um anti-séptico e polvilhe apenas um pouquinho.

Mantenha-os sempre limpos: corte as unhas regularmente, faça esfoliação uma vez por semana e passe hidratante antes de dormir.

Não use esmalte sem intervalo. A unha também precisa "descansar". Muito tempo com o produto aumenta a chance de desenvolver fungos e micoses.

ATENÇÃO AO SAPATO
Ao vestir um calçado fechado, ponha meia, de preferência, de algodão, pois deixa o pé respirar.

Aposente as confeccionadas com material sintético, como náilon. Tecidos desse tipo abafam demais o local,desencadeando o mau cheiro.

Não repita a peça de um dia para o outro. Regra básica: usou, lavou.

Ao chegar em casa, ponha o sapato ao sol ou em uma área ventilada para eliminar a umidade. Não o guarde direto no armário!

De tempos em tempos, esterilize os pares novos ou velhos com um spray antibactericida ou antifúngico.

Se o tempo estiver bom, alterne modelos abertos e fechados.

sábado, 19 de março de 2011

CABELOS MAIS BELOS E SAUDÁVEIS COM HENA

A hena é sob medida pra quem tem cabelo oleoso. Além de ficar mais seco, também dá mais volume. Nos fios volumosos e secos, é preciso aumentar a dose dos condicionadores à base de queratina ou ceramida. O produto também indicado nos casos de caspa, seborreia, queda de cabelos ou para aumentar o brilho dos cabelos.

TRATAMENTOS COM HENA

PARA COLORIR CABELOS SECOS OU COM QUÍMICA
Para cada 50 g de hena em pó de qualquer cor, adicione cerca de 150 ml de leite quente, mais 10 ml de mel. Se optar por usar iogurte, dissolva todo o conteúdo de um frasco mais o mel e misture-os até conseguir uma consistência cremosa homogênea. Logo em seguida, aplique nos cabelos lavados e úmidos, cubra com uma touca plástica e aguarde o tempo de pausa, de acordo com a tabela de aplicação.

HIDRATAÇÃO COM HENA
Misture 50 g de hena em pó incolor com 1 pote de iogurte natural e 10 ml de mel, ou ainda 150 ml e leite desnatado em vez de iogurte. Faça uma pasta cremosa e homogênea,  com a mesma consistência de leite condensado. Ou seja, um pouco mais líquida que a máscara anterior. Assim ficará mais fácil para você massagear o couro cabeludo e todo o comprimento do cabelo. Aplique no cabelo lavado e cubra com uma touca plástica, deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave bem e capriche no condicionador.

PARA COMBATER OU PREVENIR CASPA, SEBORREIA OU ESCAMAÇÕES
Dissolva a hena incolor em água quente. Para cada 50 g do produto, misture 150 ml de água até obter uma consistência homogênea, como a do leite condensado. Aplique no couro cabeludo e massageie fazendo uma exfoliação com a ponta dos dedos ou com o pincel. Em seguida, puxe a mistura para as pontas e deixe agir 20 minutos. Em seguida, lave bem e aplique uma boa dose de condicionador.

COMO USAR A TINTURA DO ORIENTE
Encontrado em farmácias e casas de cosméticos, o produto é fácil de aplicar nos cabelos. Você deve misturar o pó com água fervente até formar uma pasta com a consistência de um mingau homogêneo. A aplicação é bem parecida com a das tinturas convencionais. Divida o cabelo em mechas, aplique a mistura nas raízes até cobrir todo o couro cabeludo. No final, com a ajuda de um pente, puxe a mistura até a ponta dos fios e cubra a cabeça com uma touca plástica. O tempo de aplicação varia de acordo com o estado dos fios, siga as orientações da bula do fabricante. Há ainda a versão da hena em creme, cuja aplicação é um pouco mais prático.

CUIDADO EXTRA NA HORA DE COMPRAR E APLICAR
As henas são encontradas apenas em nuances acobreadas e vermelhas. Pós pretos ou marrons são muito raros e existem apenas em alguns locais por causa do tipo de solo em que a planta cresce. Por isso, para obter novas nuances, muitos fabricantes adicionam outros pigmentos. "Tons escuros podem ser proporcionados com o índigo", diz Sandra Regina Marins, gerente de produto da brasileira Surya Hena, explicando que isso não altera o caráter natural e inofensivo do produto, pois o extrato do índigo também é natural.O problema são as versões batizadas com substâncias artificiais. Muitas vezes, o pó é misturado com corantes químicos e sais de chumbo, que podem causar alergia, vermelhidão, coceira e enganar quem procurava um tratamento natural.

ATENÇÃO
A hena não é a melhor opção para as mulheres que desejam cobrir ou disfarçar todos os fios brancos. É que o poder de cobertura dessa planta é bastante pequeno nesses casos. Ela oferece apenas uma leve tonalidade acobreada ou avermelhada aos fios muito claros. Mas, se você quiser um efeito diferente e utilizando uma técnica natural, o resultado da hena nos cabelos brancos pode ficar muito charmoso, além de dobrar o brilho e a saúde dos  fios.

TRUQUE
Use a hena para disfarçar o desbotado das tintas vermelhas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

SALADA GREGA

INGREDIENTES
1 pé de alface crespa fatiada bem fininho
3 tomates em cubos
1 pepino cortado em cubos
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
180 g de queijo feta em cubinhos
Azeitonas pretas sem caroço cortadas
Orégano a gosto
50 ml de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto

COMO FAZER
Misture todos os ingredientes numa travessa. Tempere com sal, pimenta, azeite e as duas colheres de suco de limão. Sirva com pão árabe.

ENTENDA SEU CACHORRO

EMOÇÕES NA CARA

Preocupado
Além de permanecer com a boca bem fechada, afasta a cabeça de algo que viu.

Curioso
Também com a boca cerrada, olha fixo para frente ou para algum objeto, com as orelhas  levemente levantadas.

Ouvinte
Mantém as quatro patas no chão, conserva a boca fechada e deixa as orelhas em pé. Quando esboça essas reações, o cachorrinho está tentando entender suas palavras.

Ansioso
Abaixa a cabeça, com lábios frouxos e repuxados para trás. Isso também indica medo de algo ou alguém.

Ameaçador
Fica com dentes e gengiva aparentes. Faz isso quando outros gestos ameaçadores (como desviar o olhar) falham.

Agressivo
Rosna e também mostra todos os dentes. Prepare-se, pois o próximo passo do animal é atacar.

BALANÇO DA CAUDA
Abanar o rabo mostra ao dono não apenas a felicidade do cão! De acordo com a posição e os movimentos, você pode desvendar desde curiosidade até a agressividade dele.

POSIÇÃO DO RABO                               
Levantado, balançando bastante.                
Indica: felicidade.

Levantado, com um balanço                       
irregular e lento.
Indica: curiosidade

Entre as pernas, mas ainda                          
se movendo com indecisão.
Indica: insegurança

Entre as pernas, parado.
Indica: medo

Parado e levantado.
Indica: agressividade

Reto, baixo e imóvel.                                   
Indica: extrema agressividade
antes de atacar, fica imóvel
para não alertar a presa.                                                                 
                                                              

quarta-feira, 16 de março de 2011

SORVETE DE HORTELÃ

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de essência de hortelã
1 lata de creme de leite

MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje numa vasilha e leve ao congelador por 4 horas.

MITOS E VERDADES SOBRE O AÇÚCAR E O ADOÇANTE.

USAR ADOÇANTE NAS BEBIDAS AJUDA A EMAGRECER?
Se o objetivo é reduzir as calorias, a substituição do açúcar por adoçante é uma das estratégias. Porém, não adianta fazer a substituição e continuar comendo sem fazer nenhuma outra restrição. Muitas vezes a pessoa só adoça o cafezinho com adoçante, mas não dispensa um doce de sobremesa ou outros alimentos ricos em calorias, como as frituras. Assim, não dá para sentir os resultados!

É VERDADE QUE, AO TOMAR UMA BEBIDA COM ADOÇANTE, TENHO VONTADE DE COMER MAIS?
Alguns estudos observam que, para alguns indivíduos, o uso de adoçantes não provoca saciedade e acaba motivando uma ingestão compensatória de alimentos ricos em açúcar.

O ASPARTAME CAUSA ALERGIA?
Algumas pessoas relatam sintomas alérgicos, como urticária e enxaqueca, após o consumo de aspartame. Mas o assunto ainda é contraditório. Para melhores conclusões, são necessários mais estudos, realizados com grupos maiores.

OS ADOÇANTES FAVORECEM A FORMAÇÃO DE GASES?
O sorbitol, o xilitol e o manitol são substâncias adoçantes cujo consumo excessivo pode causar desconfortos gástricos, como produção de gases e efeito laxante. Isso ocorre por serem pouco absorvidos pelo organismo. O acúmulo dessas substâncias no intestino provoca o amolecimento das fezes e até diarreia. É a fermentação por bactérias que leva à formação de gases. Um consumo diário acima de 50 g de sorbitol e de 20 g de manitol pode gerar tais efeitos.

ADIANTA CORTAR O AÇÚCAR E DAR UM JATO DE ADOÇANTE NO CAFEZINHO?
Para muitos adoçantes, há uma dose máxima que pode ser ingerida por dia. Portanto, modere-se e lembre-se de incluir nessa contagem o adoçante contido nos alimentos diet e light. Nem todos os adoçantes fornecem calorias. Portanto, se a intenção é cortá-las, leia o rótulo e avalie a quantidade de açúcares(sacarose, frutose e glicose).

POR QUE ALGUNS ADOÇANTES FORAM ASSOCIADOS AO CÂNCER E AO ALZHEIMER?
Todos os aditivos usados nos adoçantes são aprovados por órgãos de saúde. Porém, o uso de alguns compostos artificiais, principalmente o aspartame, gera controvérsias quanto aos seus efeitos de longo prazo. Alguns estudos indicam o aumento do risco de aparecimento de cânceres e mal de Alzheimer. Para a Agência de Vigilância Sanitária os dados são insuficientes para recomendar sua proibição.

DEVO TROCAR AÇÚCAR REFINADO PELO CRISTAL OU POR MEL?
A diferença entre os tipos de açúcar está na fabricação. Ambos têm valor calórico quase igual, mas o refinado passa por processos químicos e pela adição de clarificantes e conservantes, enquanto que o açúcar mascavo é o mais puro, além de fornecer cálcio, magnésio e potássio. O mel, por sua vez, tem poder adoçante superior ao do açúcar. Algumas propriedades benéficas à saúde são atribuídas a ele devido aos resíduos de substâncias das flores a partir das quais ele é obtido.

DICA
Modere a ingestão de adoçantes e procure fazer um rodízio, mudando de produto a cada três meses.

terça-feira, 15 de março de 2011

PUDIM COM BABA-DE-MOÇA

INGREDIENTES
1/2 litro de leite
1/2 xícara (chá) de tapioca (à venda nas casas de produtos nordestinos)
4 gemas
1 lata de leite condensado
1 vidro pequeno de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de coco ralado (100g)
4 claras

BABA-DE-MOÇA
1 litro de água
1/2 kg de açúcar
200 ml de leite de coco
4 gemas

MODO DE PREPARO
Aqueça o forno a 180°C. Em uma panela média ferva o leite. Retire do fogo e acrescente a tapioca. Mexa vigorosamente para não empelotar.
Transfira para o liquidificador e junte as gemas, o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e o coco. Bata bem e reserve.
Bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente ao creme de tapioca.Despeje em uma forma caramelada e leve ao forno em banho-maria, por uma hora ou até o pudim ficar firme.

BABA-DE-MOÇA
Misture a água fria e o açúcar e feva até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e deixe esfriar.
Misture o leite de coco e leve ao fogo em banho-maria. Peneire as gemas e adicione-as à calda. Mexa sem parar até levantar fervura. Desenforme o pudim frio e sirva com baba-de-moça.

SAÚDE BEM TEMPERADA

Se você acha que só o seu paladar vai sair ganhando com ervas e especiarias, espere só até descobrir o que elas podem fazer pela sua saúde.

CANELA
A medicina caseira usa e abusa da canela para acalmar o estômago e acabar com indisposições digestivas, experimente por em seu leite ou no chocolate quente. Pode ser comprada em pó ou em pau.

HORTELÃ
Calmante estomacal, é uma planta com inúmeras variedades. Todas elas têm as mesmas propriedades, incluindo a hortelã-pimenta ou a menta, as mais conhecidas. As folhas frescas podem ser usadas para fazer um chá e são o segredo de vários pratos árabes, como o tabule e o molho do carneiro assado. Acredita-se que estimula o apetite e alivia a náusea e os gases.

SALSINHA
Rica em proteínas, iodo, ferro, magnésio e outros minerais, a salsinha também contém vitamina C: duas colheres de chá da folha fresca picada fornecem cerca de 10% da dose necessária por dia. O suco de cenoura, com pequenas quantidades de  salsinha (já que é muito forte), faz bem para uma série de coisas, como problemas do fígado e da vista ou distúrbios do sistema genital e urinário. Melhora o funcionamento das glândulas supra-renal e tireóide.
Acredita-se também que a salsinha contém substâncias que previnem a coagulação do sangue. Por causa dessa ligação com o afinamento do sangue, era aconselhada pra problemas de menstruação, na Idade Média. Em grandes quantidades, é particularmente desaconselhável para mulheres grávidas. Quem sofre de inflamação do rim também deve evitar o suco de salsinha.

PIMENTA-MALAGUETA
Os cientistas acreditam que comidas apimentadas podem acelerar seu metabolismo. Tudo indica que elas fazem com que você queime mais calorias, na medida que seu organismo trabalha para voltar à temperatura normal. Em outras palavras, parece que a pimenta-malagueta (e outras) é ótima para quem está querendo emagrecer...
Além disso, ela ajuda na prevenção da sinusite e da bronquite, limpando as passagens do ar. Portanto, ao sentir que a gripe está se aproximando, não hesite em mergulhar num bom prato de comida baiana com pimenta-malagueta, por sinal, das mais ardidas que se conhecem...

GENGIBRE
Considerado um excelente remédio contra gases intestinais, ele também evita a retenção de água no organismo. Na Ásia, é usado há séculos para tratar reumatismo, artrite, dores de cabeça, catarro e sinusite. Comenta-se também que é bom para resfriados, enjôos e náuseas. Suas virtudes medicinais foram citadas pelo filósofo chinês Confúcio e pelo livro sagrado do islamismo, o Corão. Ao contrário do que se  pensa, não é uma raiz: é o rizoma (parte do caule) da planta do mesmo nome.

RAIZ FORTE
Rica em vitamina C ( uma colher de chá fornece 10% da quantidade necessária por dia), ela tem um sabor picante e refrescante e pode ser consumida crua ou como acompanhamento de saladas. Muitos médicos destacam suas propriedades diuréticas, além de sua ação contra as fermentações intestinais. Combate a rouquidão e afonia. Para todos esses tratamentos, pode-se utilizar a raiz crua cortada em rodelas, ralada ou o seu suco.

ALHO
Uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem, o alho tem tantas propriedades medicinais que em alguns lugares, como na Rússia, é chamado "bulbo da vida". Para os soldados romanos, também era símbolo de energia. Estudos mostram que combate a  gripe, o catarro, a tosse, a bronquite e dá maior disposição. Na lista elaborada pelo Instituto Americano de Câncer, aparece em primeiro lugar entre os alimentos que podem ajudar na prevenção da doença.
Desinfetante, o alho também atua contra a prisão de ventre. Além disso fortalece o sistema imunológico. Seus efeitos, na verdade, já eram conhecidos desde a Antiguidade: no Egito, os escravos que construíam as pirâmides mastigavam um dente de alho pela manhã, para ganhar mais força.
Com sabor e cheiro pronunciados, não é só um remédio antiquíssimo. É um tempero valorizado, com uma infinidade de usos na cozinha. Entra na elaboração de dezenas de molhos e , como a maioria dos condimentos, não tem valor calórico alto demais.

segunda-feira, 14 de março de 2011

BOLO RÁPIDO DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

4 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 g de chocolate picado

MODO DE PREPARO
Aqueça o forno a 180°C. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o leite condensado, o açúcar, a margarina, a farinha, o amido de milho e o fermento em pó.

Unte com margarina uma forma de 22 cm de diâmetro. Despeje metade da massa na forma e por cima distribua o chocolate picado.

Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 40 minutos ou até dourar. Espere esfriar e desenforme.

CABELOS LINDOS E ENCARACOLADOS

Os cabelos enrolados aderem mais poluição e resíduos do ar, por isso as pontas se mantêm secas sem a oleosidade natural da raiz que não consegue chegar às pontas, por isso ressecam. Eles precisam ser muito hidratados, de prefência a cada 15 ou 20 dias no salão. As máscaras caseiras à base de frutas e iogurtes ajudam, mas não são suficientes.

O ressecamento e as escamas dos fios abertos é que causam o excesso de volume. Para resolver esse problema é preciso hidratar; isso devolverá a umidade natural do cabelo e ajudará a ficar mais pesado e com melhor caimento.

Para os cabelos enrolados e pesados é preciso uma lavagem profunda e muito creme para mantê-lo pesado e murcho. Agora, se o cabelo é volumoso e em grande quantidade, é recomendável um amaciamento para diminuir o volume. Um bom corte também ajuda.

CORTE IDEAL
Volume médio
Pode-se fazer muita coisa: repicar, deixar reto e também acima do ombro.

Pouco volume
Já não é possível deixá-lo acima do ombro, prefira o natural, abaixo do ombro e repicado para não armar.

Rosto fino
Corte mais cheio para dar volume e disfarçar o formato do rosto.

Rosto redondo
Repicado não muito arredondado.

Cabelo fino
Tem de ser médio, nunca muito comprido.

Cabelo pesado
Pode ser médio (nos ombros) ou maiores.

NADA DE ESTICA E PUXA!
Tudo bem que algumas mulheres não gostam de fazer escova, mas se você acha que está muito frio para sair com os fios totalmente molhados, use o secador para tirar o excesso de umidade e use pomada para modelar. Depois, ele termina de secar sozinho.

CUIDADO COM A COLORAÇÃO
Qualquer mulher pode mudar a cor do seu cabelo, mas se ele for encaracolado, vale lembrar que a raiz resseca ainda mais e deve ser hidratada. Além disso, a coloração tira a oleosidade do fio. A hidratação manterá a movimentação, flexibilidade e brilho dos fios. Pense nisso!

DICA
A impressão que se tem é que esse tipo de cabelo é muito difícil de arrumar, mas ele proporciona inúmeras possibilidades. É preciso apenas usar mousse que hidrata e mantém os cachos. O resto só depende da sua habilidade!

domingo, 13 de março de 2011

PROTEJA-SE DA GRIPE

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Abuse de vegetais coloridos e frutas, eles são ricos em substâncias antioxidantes. Consuma também carne vermelha. Ela contém substâncias que contribuem para a renovação dos glóbulos brancos, responsáveis por combater a invasão dos vírus.

CONHEÇA O ASTRÁGALO
O astrágalo é uma erva medicinal consumida no mundo todo. Ela ativa o sistema imunológico e evita o avanço de infecções. A ingestão de 2 ml diários da erva diluída em água reduz pela metade as chances de um resfriado. O astrágalo pode ser encontrado em casas especializadas em medicamentos fitoterápicos.

MAIS ÁGUA
Beber muito líquido é a recomendação de todo médico. Quando mais hidratado o organismo estiver, mais fluido se torna o muco dos pulmões e do nariz, facilitando a expulsão dos microorganismos que causam a gripe.

TOME O SOL DA MANHÃ
Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Nova York mostrou que a vitamina D absorvida pelo organismo na presença da luz solar é a melhor arma contra gripes e resfriados. Vinte minutos diários de exposição ao sol, com filtro solar, são suficientes para sintetizar a vitamina no organismo.

CASA LIMPA
Mantenha a casa sempre limpa, ventilada exposta ao sol. Isso evita o acúmulo de pó e o aparecimento de ácaros. Limpe pisos e móveis com pano úmido, sem vassoura nem espanador.

FIQUE MAIS TEMPO NA CAMA
Dormir pouco pode fazer a eficácia do seu sistema imunológico cair pela metade. Para ele funcionar com força total, você precisa dormir pelo menos 8 horas diárias. É durante o sono profundo que o corpo produz a células que irão combater os vírus.

LAVE AS MÃOS
O vírus da gripe é transmitido com muita facilidade. Basta uma pessoa gripada encostar a mão no nariz ou na boca e depois dar a mão para alguém. Se essa segunda pessoa coçar o nariz ou a boca, pega o vírus. Portanto, lavar as mãos com frequência é fundamental para fugir da gripe.

SEJA FELIZ
Rir reduz os níveis de hormônios do estresse no organismo, e quando os níveis de estresse estão baixos sua imunidade fica mais alta. Então pare de chorar as pitangas, saia e se divirta.

FAÇA AMOR
Pesquisadores da universidade americana de Wilkes descobriram que o sexo aumenta em 30% a produção de anticorpos, fortalecendo sua resistência imunológica e evitando as doenças do inverno.

GINÁSTICA JÁ!
Segundo os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, exercícios físicos fortalecem a função imunológica e aumentam a produção de células brancas do sangue. Portanto, mexa-se!

sábado, 12 de março de 2011

MUDE...

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalça alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente no parque e ouça o canto dos passarinhos. Veja o mundo por outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com as mão esquerda. Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais,  leia outros livros. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, a nova vida. Tente. Busque novos amigos. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, de carro. Compre novos óculos.
Escreva outras poesias. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se de que a vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativa. E aproveite coisas novas. Troque novamente. Mude de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda! Repito, por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!

sexta-feira, 11 de março de 2011

LIMPEZA DE PELE: APRENDA OS MELHORES TRUQUES

Livrar-se dos cravos que vivem aparecendo na ponta do nariz é meio trabalhoso, mas necessário. Para uma operação de sucesso, você precisa primeiro lavar bem as mãos. Outro detalhe: os cravos precisam estar maduros( com a ponta preta) para serem extraídos. Ao apertá-los, use a ponta dos dedos, e não as unhas, tomando cuidado com a pressão sobre a pele, para não machucá-la. "O ideal é fazer a limpeza após o banho, quando os poros da pele estão mais abertos, por causa do vapor do chuveiro", diz Maria Cristina Leal Giardini, esteticista da clínica Onodera, em São Paulo. "Faça uma boa limpeza a cada 30 dias se a sua pele for normal ou seca e, a cada 15 dias, se for oleosa", acrescenta.

PREPARAÇÃO
Sobre a pele limpa,espalhe o esfoliante com movimentos suaves e circulares. Umedeça uma toalha em água morna e coloque-a sobre o nariz por 20 minutos.

BOA PONTARIA
Cubra os dedos indicadores com gaze ou lenço de papel e aperte delicadamente os cravos pretos. Não ceda à tentação de espremer cravos ainda brancos ou espinhas!

ALÍVIO GERAL
Para acalmar a pele, faça compressas de algodão com soro fisiológico ou água gelada durante 5 minutos. Finalize com um creme hidratante indicado para seu tipo de pele.

quinta-feira, 10 de março de 2011

CONQUISTE A BARRIGA PERFEITA




Livrar-se da barriga é o sonho da maioria das pessoas. Mas, exige muita disciplina. É preciso fechar a boca e malhar muito. Para facilitar, a nutricionista Camila Pinto, da Clínica Nutriclube, do Paraná, elaborou um cardápio de 900 calorias para ser feito em apenas um dia. Mas, que surte muito resultado. A dieta é bem restritiva, por isso nada de exagerar na dose. Parece até um milagre, mas não é . Ao segui-la por um dia dá para perder a barriguinha e arrasar num look mais sensual.
Quem quiser, pode manter este cardápio por, no máximo, uma semana e eliminar 2 quilos. Lembrando que quem tem diabetes, crianças e pessoas de idade mais avançada não podem aproveitar este cardápio. Se você não está nesta lista de restrições, aproveite!

INDICADO PARA 1 DIA

SECA-GORDURA

O cardápio é bem light, mas o resultado é perfeito. Está disposta? Pode começar!

CAFÉ-DA-MANHÃ
1 Pote de iogurte natural desnatado batido com
2 colheres (sopa) de aveia em flocos;
1 porção de fruta
Escolher entre: 1/2 papaia, 1 banana pequena, 1 maçã, 6 morangos, 1/2 goiaba ou 1/2 manga pequena.

LANCHE DA MANHÃ
1 caixinha de água-de-coco

ALMOÇO
1 prato de verduras temperadas com sal e limão;
1 pires (chá) de legumes crus ou cozidos al dente temperados com 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem ou 3 castanhas ou nozes moídas.
1 filé pequeno de peixe grelhado ou 2 fatias de queijo branco magro em cubos ou 2 ovos cozidos ou 3 colheres (sopa) de atum light.
1 taça de gelatina light

LANCHE DA TARDE
1/2 copo (150ml) de leite desnatado batido com 2 porções de frutas.
Escolha duas opções: 1/4 de papaia, 1/2 banana, 1/2 maçã, 4 morangos, 2 ameixas secas ou 2 damasco

JANTAR
Repetir o cardápio do almoço.

ATENÇÃO
Se você é lactante, ou seja, está amamentando não deve seguir este cardápio tão restritivo, pois precisa de um valor calórico maior. Neste caso, introduza uma porção de carboidratos no almoço e outra no jantar. Duas colheres de sopa de arroz, ou batata, ou macarrão já é  suficiente (escolha apenas um deles). E nada de estender essa dieta por mais de uma semana.

Beber bastante água ajuda a emagrecer, principalmente se ela estiver gelada, pois elimina toxinas do organismo e dá sensação de saciedade. O ideal é beber 2 litros de água por dia. Se passar dessa quantidade, melhor. Muitas pessoas têm dificuldade ou não têm o hábito de beber muita água. Mas, 2 litros são necessários para o sucesso da dieta desintoxicante.

Praticar atividade física é a maneira mais rápida e saudável de perder peso. Pois isso, associe à dieta, pelo menos, uma caminhada ao ar livre. Gosta de pedalar? Faça isso, pelo menos, três vezes por semana.

Mas caso queira um programa de reeducação alimentar que ajuda mais de 75.000 pessoas em 7 países nos últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias CLIQUE AQUI

O Programa é a base de que alimentos simples que você tem em casa, são muitas receitas como: Sucos Detox para desintoxicar , sopas, shakes, o chá mais poderoso do Brasil, bebidas bomba e cardápios fit.  Caso queira saber mais CLIQUE AQUI 

quarta-feira, 9 de março de 2011

BELAS PERNAS

"É muito importante cuidar das pernas e das coxas, pois possuem uma quantidade maior de glândulas sebáceas e menor oleosidade,o que provoca o ressecamento. Álem disso, no verão, ficam mais expostas às agressões do meio ambiente e à depilação, comum nessa época, que também provoca uma remoção da camada superficial da pele. O ideal é usar hidratante todas os dias, se tiver ureia ou outros tipos de óleo são os mais indicados", recomenda o dermatologista Marcelo Belini.Os cuidados são muitos:

ESFOLIAÇÃO
Deve ser feita uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias.
Quando ao joelho, que é a região mais áspera e, às vezes, escura, a dermatologista Ana Lúcia Recio afirma que, devido a sua finalidade de proteger a estrutura óssea que está por baixo, o melhor é passar bons hidratantes evitando atritos mais intensos, como na hora da ginástica. Deve-se usar joelheira ou com colchonete.

DEPILAÇÃO
Entre as principais opções estão a cera e a lâmina. A escolha depende de como a sua pele reage. Aqui estão os prós e contras.

Cera
Segundo Marcelo Belini, o melhor método é o roll-on, pois dura mais e traumatiza menos. Já Ana Lúcia não indica para quem tem problemas de pelos encravados. Algumas mulheres reclamam desse método, pois acreditam que é muito sofrimento, entretanto a esteticista Dora Tcaciuc diz que se a pele estiver hidratada, a dor é bem menor.

Lâmina
Para quem tem pelo encravado é a melhor opção, pois ela corta o fio bem próximo à superfície ao mesmo tempo que remove um pouco das células superficiais, facilitando assim, a saída do pelo. Belini aproveita e dá uma dica: em vez de passar sabonete, use o condicionador, pois cria uma camada protetora e não machuca a pele. Use a lâmina apenas uma vez. Para a esteticista, a grande desvantagem desse método é que o pelo cresce mais rápido.

Laser
Ideal para quem tem alergia à lâmina e também tem problemas de foliculite e manchas. Porém, o valor é alto.

PELOS ENCRAVADOS E MANCHINHAS
"Para eliminar essas incoveniências, indico esfoliação e creme desencravador à base de ácido salecílico e ureia", fala Dora Tcaciuc, proprietária das clínicas 'Dora Estética' e Depila Dora'. Já para acabar com as manchinhas, a esteticista indica protetor solar. Evitar exposição solar 48h depois da depilação também ajuda.
Ana Lúcia ainda recomenda que a paciente procure um dermatologista para que ele indique um creme clareador. "Tentar desencravar os pêlos com pinça pode piorar muito a situação, deixando a área mais predisposta à formação de manchas", alerta.

DRENAGEM LINFÁTICA
É um tipo de massagem realizada com as mãos, que tende a melhorar a circulação sanguínea, a vascularização e aliviar o cansaço. "Por isso a quantidade de sessões depende do tempo e do bolso de cada pessoa, mas a cada 15 dias já ajuda", fala Dora.
Se você não tem condições, pode massagear as pernas em casa. "Passe o hidratante em movimento ascendente (dos pés até o final das coxas) e circular. Assim como a drenagem, diminui a retenção de líquido", recomenda Belini.

MESMA POSIÇÃO
Ficar muito sentada ou em pé prejudica a saúde das pernas e coxas. "A circulação é comprometida. O ideal é fazer, mesmo sentada, flexão dos pés pra frente e pra trás; levantar para tomar uma água ou um café e fazer movimentos de sobe e desce ficando nas pontas dos pés por 10 a 15 vezes", recomenda Ana Lúcia.
Além disso, pelo menos a cada uma hora e meia, colocar os pés para cima por alguns minutos.

SEDENTARISMO
Essa prática contribui muito para a flacidez, por isso, nada de ficar de pernas para o ar.
"Para engrossar e definir a panturrilha indico exercícios localizados e aeróbicos como caminhada e bicicleta. Mas lembre-se que antes de iniciar qualquer atividade, é preciso fazer uma avaliação com um profissional competente e um aquecimento antes de qualquer atividade física e alongamento após", fala Waldyr Salles, da academia Energia Vital, do Rio.

segunda-feira, 7 de março de 2011

DO-IN: SAÚDE NA PONTA DOS DEDOS

O alívio para uma porção de problemas, de ansiedade a cólica, pode estar nas suas prpoprias mãos.
Desde 1300 a.C. os chineses conhecem o poder curativo da automassagem. Essa técnica é conhecida como do-in (lê-se dô-in), que significa "primeiros socorros" em chinês. Basta pressionar alguns pontos específicos do corpo. Essa pressão ajuda a baixar a febre, controlar a tensão e até amenizar os efeitos de uma ressaca daquelas.
Vale lembrar que o do-in trata os sintomas, não as causas. É o que alerta o professor Sílvio Faleiros, formado em medicina chinesa.
"Dores nas costas, por exemplo, podem ser causadas por tensão ou por uma crise renal, entre outras possibilidades", ele explica.
Para saber exatamente quais pontos tocar, preste atenção ao que motivou sua dor. E não deixe de procurar um médico. Afinal, como bem sabem os chineses há muitos séculos, esses "apertões" são só os primeiros socorros.

CONTROLE A ANSIEDADE
Com o indicador, o dedo médio e o polegar, massageie delicadamente a região da testa  que fica entre os olhos, acima do nariz. Faça movimentos circulares, como se quisesse fazer um gatinho dormir. Outro ponto é a "campanhia" da orelha: Use o indicador e o polegar como se fossem uma "pinça" e aperte a "campanhia" várias vezes.

ABAIXE SUA FEBRE (OU A DO SEU FILHO)
Use o indicador e o polegar da mão esquerda para pressionar e soltar (repetidas vezes) o vão entre o indicador e o polegar da mão direita. A ideia é "tonificar", e não sedar, a região. Quando perceber que a dor no local diminui, repita o procedimento na outra mão.

DIMINUA A AÇÃO DA TPM
Massageie antes o ponto das mãos( como ensina no exercício anterior). Depois, apalpe a região interior abaixo do ossinho do tornozelo, e vá traçando um caminho até a planta do pé. Repita algumas vezes. Por fim, meça três dedos de altura acima do ossinho do tornozelo e aperte essa região. Refaça o procedimento no outro pé.

CONTROLE A AZIA E A MÁ DIGESTÃO
Há dois tipos de sintoma: a sensaçã de que a comida ficou parada e a queimação. Para fazer a comida descer, dê palmadinhas leves, com a mão em concha do começo do estômago até um palmo abaixo do umbigo. repita nas costas. A ideia é fazer o corpo vibrar suavemente. Para queimação, massageie a barriga fazendo círculos grandes, nove vezes para cada lado.

TENSÃO E ESTRESSE NA MIRRA
Nesta massagem, você vai fazer os movimentos de "sim", "talvez", "não" e "não me importo", trinta vezes cada um. Faça o "sim" devagar e o mais longo que conseguir. depois, movimente a cabeça lateralmente, como se quisesse encostar as orelhas nos ombros. Faça "não" bem grandes e termine com o "não me importo", contraindo e soltando os ombros.

ACABE DE VEZ COM A RESSACA
Se quiser vomitar, massageie primeiro o ponto da mão. Para acalmar a dor de cabeça que surge depois de umas cervejinhas a mais, aperte várias vezes o canto interior da unha do dedão do pé.

domingo, 6 de março de 2011

ALGUMAS COISAS QUE UMA MULHER APAIXONADA PRECISA SABER

Que uma garrafa de champanhe francesa pode ser o começo de uma história de amor.

Que taças de cristal de pé comprido dão mais clima

Qual tipo de música que deixa ele com vontade de pecar...

Quantas colheres de açúcar ele gosta no café.

Como pedir carinho sem ser chata.

Ser paciente com a família dele.

Que ele pode até reclamar da mãe, mas você, nunca!

Que os amigos dele podiam ser bem piores...

A diferença entre ser sincera e falar tudo que lhe passa pela cabeça.

Que ele gosta de ler o jornal em paz.

Em quem ele votou nas últimas eleições.

O nome do jogador que o time dele acabou de comprar (e a posição em que joga).

A lingerie que deixa ele doidinho.

O que mais a excita e como dizer a ele.

Que ter um ex-namorado que liga de vez em quando faz bem para o ego.

Que vai ter que esperar muitas saideiras depois que pedir "vamos embora".

Conviver com os constantes atrasos dele sem perder o bom humor.

Modificar a maneira dele se vestir, mas com sutileza para não magoá-lo.

Que é vital ter uma noite por semana só para você.

Ouvir o que ele tem para contar mesmo que não diga respeito a vocês.

O que você quer da sua vida, com ou sem ele.

Respeitar as manias dele.

Reconhecer as próprias manias.

O carinho que ele mais gosta.

Brigar pelo seu ponto de vista.

Quando é melhor concordar com o ponto de vista dele para evitar uma briga.

Fazer companhia para ele.

Esquecer uma briga boba.

Ganhar o próprio dinheiro.

A receita preferida dele.

Fazer aquela massagem que relaxa o pescoço.

Que o amor da sua vida afasta as suas amigas, pois quer toda a atenção para ele.

Que tem que usar camisinha, sim!

Que cabe a você ter camisinhas sempre à mão.

Que ele ocupa muito mais área na cama do que você, e fica com o lençol só para ele.

Qual o perfume de mulher que ele detesta.

O número do colarinho dele.

Compreender por que ele insiste em usar aquele corte de cabelo.

Controlar o ciúme.

Aceitar que ele também tem amigas.

Que ele às vezes sente necessidade de ficar sozinho.

Que a maioria dos homens tem dificuldade de falar dos sentimentos.

O que ele realmente sente por você.

Se ele é mesmo o homem da sua vida.

sexta-feira, 4 de março de 2011

SEIOS BEM CUIDADOS

QUEM TEM SEIOS PEQUENOS

Pode abusar de malhas mais grossas.

Deve optar por decotes redondos.

Usar roupas com cintura marcada.

Abusar das peças sobrepostas.

Usar tomara-que-caia folgado com elástico na parte de cima.

Escolher sutiãs com bojo que proporciona uma aparência maior.

QUEM TEM SEIOS GRANDES

Pode usar decotes em "V".

Evitar roupas transparentes ou colantes.

Não usar nenhum tipo de franzido na altura do peito.

Preferir sutiã com alças e laterais maiores para garantir melhor sustentação.

CUIDADOS BÁSICOS

Utilize uma tesourinha para cortar os pelos em volta dos mamilos. Não arranque com a pinça.

Os alimentos também influenciam a beleza dos seios. Prefira os que são ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas. Evite gorduras e carboidratos.

Quando praticar uma atividade de alto impacto como pular ou correr, use uma malha bem aderente para que os seios não balancem muito. Assim, evita-se o rompimento das fibras de sustentação.

No banho, use bucha vegetal com movimentos leves para tornar os mamilos mais resistentes.

MITOS E VERDADES

Amamentar deixa os seios caídos?
As glândulas mamárias enchem-se de leite. Se a pele estiver preparada, ao término da amamentação, voltam ao normal.

É necessário dormir de sutiã?
Não. O uso do sutiã é para prevenir que a gravidade piore a queda das mamas.

O "efeito sanfona" pode prejudicar os seios?
De certa maneira. O tal engorda-emagrece acaba coma a elasticidade das mamas e automaticamente favorece o surgimento de estrias.

EXERCITE-SE!

Com três opções básicas de exercícios, dá para enrijecer a parte peitoral em casa.
Siga o passo a passo e veja como é fácil manter tudo em cima.

PEITORAL NO CANTO
De frente par um canto da sala, mãos erguidas ao lado do corpo e para cima, cotovelos dobrados, ponha as palmas na parede à altura dos ombros e direcione o peso do corpo para a parede. Puxe o umbigo em direção à coluna e deixe o cóccix cair, concentrando no peito. Fique por quatro ciclos respiratórios.

ALONGAMENTO LATERAL EM PÉ
1- De pé, com os pés separados à largura dos quadris, puxe o umbigo em direção à coluna, deixe cair o cóccix e dobre ligeiramente os joelhos. Erga o braço direto e alongue-se como se o dedo médio fosse puxado em direção ao céu.

2- Incline-se para a esquerda, puxando o braço esquerdo para o lado, como se o dedo médio fosse puxado em direção ao chão. Sinta o alongamento na lateral direita da caixa torácica. Fique  por quatro ciclos respiratórios e repita do outro lado.

ALONGAMENTO DE UM BRAÇO SÓ
1- Fique de frente para uma parede ou batente de porta. Coloque a palma da mão na parede, a meio caminho entre o ombro e a cintura. Dobre ligeiramente o cotovelo, para concentrar o alongamento no peito e no braço.

2- Pressione a mão contra a parede e, sentindo o estriamento ao longo do peito e da parede superior do braço, vire-se devagar, ficando de costas para a mão. Permaneça por quatro ciclos respiratórios. Repita do outro lado.

quinta-feira, 3 de março de 2011

BELEZA: TIRE SUAS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

DIETA

O ideal é fazer seis refeições por dia?
certo.
Ao fazer maior número de refeições, fica mais fácil controlar a fome. Você não come além da conta, e de quebra, evita a hipoglicemia causada pelo jejum. Divida as refeições entre café da manhã, almoço, jantar e três lanches.

Os queijos amarelos são os mais calóricos?
Certo
Um pedaço de 30g de queijo Emmenthal contém, em média, 286 calorias: a mesma quantidade de queijo-de-minas possui 50 calorias. Se estiver fazendo dieta, prefira consumir ricota e queijo branco.

Chocolate diet não engorda?
Errado.
O chocolate diet não contém açúcar (por isso é destinado aos diabéticos). No entanto, é rico em gordura, o que o torna tão ou mais calórico do que as versões tradicionais.

Beber água durante as refeições engorda?
Errado.
O hábito apenas dilata temporariamente o estômago e dificulta o processo digestivo. Isso não é saudável, mas não engorda. O ideal é ingerir líquidos 1 h depois de alimentar-se.

Suco de laranja é mais calórico do que refrigerante?
Certo
Um copo de 200 ml de suco de laranja sem açúcar tem 94 calorias; a mesma quantidade de refrigerante contém cerca de 88 calorias. Vale lembrar que o suco de laranja é mais saudável, pois contêm vitaminas (o refrigerante não possui nutrientes).

Não se deve consumir carboidratos depois das 8 da noite?
Certo.
Carboidratos (massas, arroz, pão, batata) se transforma em açúcar depois de digeridos. Se forem consumidos à noite, quando as pessoas comem e se jogam no sofá, não são queimados e viram gordura.

EXERCÍCIOS

Usar agasalhos durante a ginástica emagrece?
Errado.
Muita roupa aumenta o risco de desidratação. Ao transpirar demais você perde água e não gordura. Portanto, use roupas leves.

É importante beber água antes, durante e depois da ginástica?
Certo.
Mantenha uma garrafinha de água ou de bebida isotônica sempre por perto para evitar a desidratação.

Abdominal acaba com a barriguinha?
Errado.
Os exercícios abdominais fortalecem a musculatura da barriga. Para queimar gordura é preciso fazer exercícios aeróbicos, como nadar correr ou caminhar.

UNHAS

O esmalte seca mais rapidamente se as mãos forem mergulhadas na água?
Certo.
Ao terminar de fazer as unhas, depois do óleo secante, coloque as mãos em água corrente por 30 segundos. A água fria acelera o endurecimento do esmalte.

Não é aconselhável retirar a cutícula?
Certo.
A unha é uma das portas de entrada de infecções, e a cutícula protege o organismo disso. O ideal é empurrá-la e retirar apenas o excesso?

A unha descama pelo uso excessivo de esmalte?
Errado.
Em geral, isso ocorre por falta de nutrientes (vitaminas e minerais) no organismo. Quando há deficiências, o corpo retira nutrientes essenciais de unhas, pele e cabelos para preservar os órgãos vitais.

CABELO

Caspa pega?
Errado.
O fungo Pitirosporum ovale está envolvido, mas, em geral, a caspa está relacionada ao excesso de oleosidade no couro cabeludo. Não é contagioso.

Quanto mais espuma mais limpo o cabelo fica?
Errado.
A espuma do xampu depende do tipo de detergente utilizado na fórmula. Não significa eficácia.

Produtos sem enxágue dispensam o uso de condicionador?
Certo.
Não precisa usar os dois, a menos que seu cabelo esteja ressecado.

Pontas duplas só resolvem se o cabelo for cortado?
Certo.
Não existe produto capaz, nem o silicone. O jeito é cortar o cabelo.

Raspar ou cortar os fios da nuca tira o volume do cabelo crespo?
Errado.
Isso resolve o problema temporariamente. Cabeleireiros aconselham manter as mechas longas e em camadas ou fazer um relaxamento de ondas.