quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AÇÚCAR OCULTO

Veja se você sabe quanto doce consome... sem querer.

1- Carnes enlatadas e processadas contêm açúcar?
Sim. As mais adoçadas são as carnes suínas: salsichas, peças defumadas, patês e enlatados.

2- Existem mais de 6 maneiras de dizer "açúcar"?
Sim. Existem alguns "pseudônimos" sob os quais o açúcar costuma ser disfarçado: glicose, glucose ou dextrose ( açúcar de cana e outras plantas, como a beterraba, geralmente em estado líquido); sucrose ( açúcar refinado, granulado ou "cristal"); e o falso mascavo, que não passa de açúcar branco, fino e homogêneo, tingido pela adição de uma porcentagem de melado ( o verdadeiro mascavo é bem escuro, grosso e algo empedrado). Há ainda a frutose ( retirada de frutas); a maltose ( extraída do malte, utilizada na fabricação de cervejas) e a lactose ( presente no leite e seus derivados).

3- Sempre se pode reconhecer um alimento adoçado, pelo gosto?
Não. Os produtos mais insuspeitadamente "salgados" podem conter açúcar, desde papinha para bebê até peixe defumados. A ordem, portanto, é ficar de olho nos rótulos e verificar se algum dos "pseudônimos" ( acima) se encontra na lista dos ingredientes.

4- Temperos e molhos picantes geralmente contêm açúcar?
Sim. O açúcar tem a função de acentuar o picante do molho, pelo contraste. O mesmo ocorre com os pratos "pungentes" ou "acre-doces"da cozinha chinesa. Molhos tipo catchup, à base de soja, mostarda e outros condimentos fortes, quase sempre contêm proporções de açúcar: leia e os rótulos e comprove.

5- Consumir açúcar branco, mascavo, melado ou mel é igualmente prejudicial?
Não. Todos esses produtos são superiores ao açúcar branco, refinado, no que se refere á nutrição. O refinado possui apenas calorias e carboidratos; o mel, a garapa e o melado, quando integrais, oferecem porcentagem de cálcio, ferro, vitaminas B1 e B2, encontrando-se ainda no mel traços de proteínas e vitamina C.

6- A sacarina, produzida quimicamente, é um adoçante sintético inofensivo à saúde e desprovido de calorias?
Não. Absorvido mais devagar que a sucrose, esse açúcar "dietético" apresenta vantagens para os diabéticos; mas seu uso ainda é controvertido devido aos afeitos colaterais quando consumido em altas doses: diarréia e gases. No caso de cobaias, em laboratório, tem sido ligado a câncer de bexiga. Além disso, não é totalmente desprovido de calorias.

7- O xilitol, outro adoçante artificial, tem a desvantagem de favorecer cáries, como o açúcar refinado?
Não. O xilitol não é um adoçante químico. Extraído da polpa de árvores e do bagaço da cana-de-açúcar, tem a grande vantagem de não favorecer o desenvolvimento de cáries. Mas também não é desprovido de calorias.


8- Crianças precisam de mais açúcar que adultos. Por isso, o refinado não lhes faz mal?
Não. O açúcar refinado contém apenas calorias "vazias" _ sem nutrientes. O produto industrializado pode, se quisermos, ser substituído por mel, caldo de cana ou melado. Além disso, quantidades suficientes de sucrose ou frutose naturais, ricas em nutrientes, são obtidas comendo-se diretamente frutas e legumes. E preciso lembrar que o leite também contém açúcar (lactose), do gênero que as crianças precisam, para ajudar no crescimento. Tudo isso é melhor que o açúcar refinado, os picolés e doces de padaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!