quinta-feira, 6 de novembro de 2014

FLORES PARA JARDINS ENSOLARADOS


Perpetua


Uma flor bastante resistente, ótima para épocas mais quentes. Mas precisa ser regada umas 2 ou 3 vezes por semana.
O solo deve rico em matéria orgânica, bem drenado, mas não muito seco.
Ficam lindas em forrações e bordaduras, pois suas plantas não passam de 30 centímetros.
A cor de suas flores varia do bege ao roxo.
Suas flores secas podem ser usadas em arranjos, e duram muito tempo. Dai o nome perpetua. Basta cortar as flores logo depois de abertas, colocar para secar penduradas de cabeça para baixo em lugar escuro e seco


Torenia


Flores bem resistentes, toleram bem o sol quente do verão. Precisa de regas somente nos primeiros dias do plantio ou se houver muitos dias sem chuva.
O solo deve ser leve e rico em matéria orgânica.
Sua florada é intensa, bem colorida e dura vários dias.
Ficam lindas em canteiros.

Plantio:
- Preparar o canteiro retirando inços e plantas fenecidas, adicionando adubo animal de curral bem curtido, incorporando à terra do canteiro, adicionando também composto orgânico de folhas ou adubo organo-mineral que é completo.

Nivelar e plantar as mudas, abrindo o buraco do tamanho do torrão, acomodando a muda e arrumando a terra ao redor, apertando de leve.

Usar o espaçamento de 20 cm entre plantas e 20 a 30 cm entre linhas.

Regar bem após completar o canteiro.

- Para vasos ou jardineiras plantar a 15 cm para ter um vaso com mais flores.
O ciclo da torênia é em torno de 70 dias, assim que será preciso ter novas plantas em fase de plantio ou adquirir novas mudas após este período.

Um modo de prolongar a floração anual é manter as flores fenecidas sob controle, não permitindo a frutificação.
Nesta fase a planta deixa de emitir novas flores para a emissão de frutos e sementes


Ixora (Ixora Coccínea)


O arbusto conhecido como Ixora é bastante florado e como as demais plantas dessa lista adora o sol. O melhor lugar para plantá-la é aquele que recebe sol na maior parte do dia. Se você pretende cultivá-la num jardim deve observar qual é a parte do ambiente que fica por mais tempo iluminada. Esse arbusto deve ser plantado num solo arenoso, que seja bem úmido e que tenha sido bem adubado. A Ixora coccínea é bastante usada nos projetos paisagísticos, pois transforma os ambientes e acrescenta mais estilo e riqueza.

Essa planta é uma das preferidas de locais de clima quente, porque é exatamente nesse tipo de condição climática que ela vai se desenvolver com perfeição. A ixora é uma planta bem compacta e com um aspecto bem curioso, as folhas elas tem uma textura bem semelhante ao couro e faz dessa parte da planta, um atrativo a mais. As inflorescências sempre são bem numerosas e as flores aparecem em algumas variações diferentes de cores como o amarelo, o vermelho, o cor de rosa e o laranja.

Lobélia “Blue Moon


Flor ideal para dar cor a algum ambiente, varia do branco ao azul escuro. Com um bom vigor e tolerância para temperaturas quentes, ideal para vasos e jardineiras . Como é uma planta delicada, pode dar origem a uma composição harmoniosa ao ambiente externo.A lobélia-azul é de uma beleza exuberante, podendo ser utilizada amplamente no paisagismo, com efeito calmante provocado pelas flores azuis. É adequada para a formação de bordaduras ou densos maciços, assim como em grupos com outras forrações e floríferas de pequenos porte, em composições criativas. As variações pendentes são muito apropriadas para cestas, vasos suspensos ou muros, onde sua linda floração ficará mais destacada. Cuidado, esta planta é tóxica.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em substrato fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Após a floração deve-se remover as flores com poda para que floresça novamente. Aprecia o clima ameno e adapta-se a diversas regiões, comportando-se como anual em climas temperados a subtropicais e bienal em climas tropicais a equatoriais. Multiplica-se por sementes que germinam rapidamente. A floração inicia-se cerca de quatro meses após o plantio.


Sempre-viva


Flor que não murcha, também chamada saudades-perpétuas, é da mesma família que o girassol. As flores dessa espécie são fáceis de cultivar e gostam de lugares bem secos e ensolarados. Mantém sempre o mesmo aspecto.

Como cultivar: As Sempre-vivas crescem bem quando plantadas em sol pleno. Cultivada em jardins em pleno sol, formando conjuntos isolados ou renques, em canteiros com terra bem preparada, enriquecida com húmus, e com boa drenagem.

Regue bem a terra quando os primeiros 5 cm de profundidade do solo ficarem secos. As plantas toleram muito bem períodos secos, mas ficam melhor quando o solo está muito seco.

Como reproduzir: São multiplicadas por sementes, que são geralmente semeadas no inverno e primavera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!