quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PEPINO: SAÚDE PARA O CORPO E MACIEZ PARA A PELE

Uma cena bem comum em filmes e novelas é mulher indo dormir com rodelas de pepino nos olhos. Daí vem a pergunta: será que isso realmente funciona? Ou é conversa de cinema e de televisão?
Novelas à parte, o pepino é usado com muita frequência pra tratar da pele e dos olhos. As receitas caseiras são inúmeras e, apesar dos exageros, uma coisa é certa: ele é de fato um amigo da pele saudável por razões bem simples:
É composto por 95% de água, o que garante o seu efeito de hidratação natural.
Contém ácido ascórbico (vitamina C) e ácido caféico, substâncias que agem contra a irritação na pele, além de diminuir inchaços.
Possui uma temperatura mais baixa que a da pele, removendo assim o calor, o que ajuda a reduzir o inchaço, além de deixar a pele lisa.

AS PROPRIEDADES DO PEPINO
O pepino possui vitaminas A, B, C, e K, além de flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro magnésio e ferro.
Por suas propriedades, ele serve para máscaras faciais, loções, cremes revitalizantes e rejuvenescedores. Seus efeitos podem ajudar a eliminar manchas e rugas. Além disso, seu suco pode ser usado como loção para as mãos ressecadas pelo uso de sabão e detergentes.

ALÉM DE COSMÉTICO, FAZ BEM PARA A SAÚDE
O pepino é um dos melhores diuréticos naturais. Por isso, é recomendado para quem sofre de gota, artrite, reumatismo, problemas renais e do coração. Ele também é um excelente tônico para fígado, vesícula e rins, além de regular a pressão arterial.
O suco de pepino pode ser utilizado como anti-inflamatório do tubo digestivo e da bexiga, além de combater problemas dos dentes, gengivas, lábios e boca.

PEPINO SE USA COM CASCA
Apesar de muita gente afirmar que o pepino é indigesto, o que ocorre é exatamente o contrário. Quando comido cru e com casca, ele torna-se digestivo. Por isso, não se deve descascar o pepino para ele não perder substâncias  que facilitam a digestão. Isso também serve para os sucos, que devem ser feitos com a casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!