1 kg de sebo bovino
1/2 litro de óleo que já foi usado em frituras ou óleo novo
1/2 quilo de açúcar cristal
250 g de soda cáustica em escamas 96-99% de concentração( se a soda que você encontrar não tiver essa porcentagem, use mais 100 gramas)
1 litro de álcool usado em carros (compre em um posto de combustível).
750 ml de água
1 folha de mamão bem grande ou 2 folhas (caso sejam pequenas)
Modo de preparo
Primeiro leve ao fogo o sebo até que ele seja totalmente derretido. Reserve-o até que esteja morno.
Depois use cerca de 250 ml da água da receita para derreter o açúcar. Mexa bem para que derreta ou bata no liquidificador, pois ele precisa estar totalmente derretido.
Em uma vasilha plástica, um balde, por exemplo, adicione a soda. Divida em duas porções a água que sobrou e use uma das porções para derreter a soda cáustica. Reserve
Use o restante da água para bater a folha de mamão no liquidificador. Pique-a bem antes de triturá-la. Depois a triture bastante e não precisa coar.
Em uma vasilha misture o sebo morno, o açúcar previamente derretido, o óleo, o álcool e a folha de mamão que foi triturada. Mexa para que esses ingredientes se incorporem.
Em seguida despeje essa mistura na vasilha onde está a soda derretida.
Depois de misturar tudo isso, mexa( em movimentos giratórios bem rápidos) até criar uma nata na parte superior da mistura. Quando ver essa espuma, é sinal que está na hora de testar se pode desinformar.
O ponto de colocar o sabão na forma é o seguinte: suspenda a espátula(cabo de vassoura ou um cano, por exemplo) que está sendo usada para mexer a soda. Se notar que os pingos estão grossos e nem estão se soltando mais da espátula é sinal que pode desinformar.
Despeje a mistura em uma vasilha de plástico, não muito funda e quadrada, e deixe endurecer. Isso pode variar dependendo da temperatura do local. Em alguns locais muito frios pode demorar até 24 horas para isso acontecer.
Depois que endurecer, desinforme e limpe o acúmulo de glicerina que ficou na parte inferior do sabão. Passe um pano seco para limpar esse líquido pegajoso parecendo mel.
Depois corte ( renderá aproximadamente 15 barras de mais de 200 gramas, porém isso irá variar dependendo da altura e largura da forma usada por você)
Espere uma semana para usar esse sabão para ele ficar no ponto ideal.
Dica: Caso fique uma espuma por cima do sabão( ainda mole), quando o colocar na forma, borrife um pouco de álcool. Do mesmo álcool usado na receita, ou seja, álcool usado em carros.
Caso ainda fique uma parte branca quando o sabão secar, você poderá retirar com uma faca e usar essa parte descartada para fazer sabão líquido( derreta em banho maria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!