terça-feira, 25 de setembro de 2012

ORQUÍDEA: BELEZA E ELEGÂNCIA


Catleia: Com uma grande oferta de opções de cores, esta orquídea atinge de 30 a 50 cm de altura. Geralmente, floresce uma vez ao ano, dando cerca de duas a quatro flores que duram em média 15 dias. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h.


Cymbidium: Bastante variada em cores, sempre puxando para os tons terrosos, esta orquídea floresce especialmente em quedas bruscas de temperatura. Com hastes que chegam a dar 20 flores, atinge até 70 cm. Suas flores duram de 25 a 30 dias.


Denphal: Com cores variadas, esta orquídea normalmente apresenta dois tons. Varia de 40 a 60 cm de altura e possui uma floração que vai de seis até 15 flores, que duram pelo menos 40 dias. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h.

 Dendrobium: Esta orquídea varia bastante de cor e de tamanho, podendo ir dos 5 aos 50 cm de altura. Suas flores duram de 15 a 20 dias e medem cerca de 3 cm. Nos meses mais frios, como junho e julho, é importante diminuir a rega, senão ela vai dar novos brotos ao invés de flores. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h.

 Dendrobium nobile: Também conhecida como olho-de-boneca, esta orquídea tem sempre um tom mais escuro no centro, variando entre o rosa e o roxo. Sua altura atinge varia de 30 a 40 cm e ela acaba envergando devido ao excesso de peso. As flores duram entre 15 e 20 dias e sua rega deve ser reduzida no inverno. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h. 

Miltonia: Esta orquídea tem uma grande variedade de cores, podendo apresentar misturas de até cinco diferentes tons numa mesma flor. Atinge até 15 cm de altura e a duração das flores é de 15 dias em média. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h.
 
Oncidium aloha iwanaga: Também conhecida como chuva de ouro, essa orquídea, sempre amarela, pode dar de 30 a 40 flores por haste. Sua altura varia entre 15 e 20 cm e as flores duram de 20 a 30 dias. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h.

Oncidium sharry baby: Com cheiro de chocolate, essa orquídea de cor sempre amarronzada tem uma quantidade grande de flores, que medem cerca de 3 x 3 cm e duram de 20 a 30 dias. A planta atinge entre 15 e 25 cm de altura, e pode ser presa a um arame para se estabilizar. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h. 
 
Phalaenopsis amabilis: Bastante comum, esta é uma das orquídeas mais vendidas. Bastante resistente, suas flores duram de 30 a 40 dias. Atinge cerca de 15 cm de altura. A mais conhecida é a de cor branca, mas também é possível encontrá-la em rosa, rajada em amarelo com marrom e toda branca com o centro em vermelho ou pink.

Pode dar até 15 flores em cada floração. Geralmente, floresce uma vez ao ano, mas há um truque para ganhar tempo: quando a haste ficar sem flores, basta medir cerca de 20 cm a partir da base da planta e cortar. Assim haverá uma nova floração na mesma haste entre oito meses e um ano. No entanto, esta técnica deve ser usada apenas uma vez, para não esgotar e matar a planta. Em situações normais, quando as flores caírem, corte a haste na base. 
 
 
Vanda coerulea: Sem precisar de substrato, essa orquídea pode ser cultivada em árvores ou em um arame: sua raiz é grande e se enrosca no objeto escolhido. Seus híbridos são encontrados em vermelho, amarelo, marrom, verde e rosa. Sua altura pode variar bastante, pois é uma planta que não para de crescer, enquanto a largura gira em torno de 30 a 50 cm.

As flores duram 30 dias, no mínimo. Geralmente, floresce uma vez ao ano. Deve ficar à meia-sombra, evitando o sol direto entre 11h e 14h. Esta espécie gosta bastante de umidade, mas não de água parada: a água deve passar por ela, sem acumular
 
REGA
A rega depende do substrato que vem no vaso: casca de madeira absorve mais rápido a água, pedindo regas mais frequentes; já se for um musgo, fibra de coco ou xaxim, ela pode ser mais espaçada, em torno de uma vez por semana. Para não correr o risco de matar a planta por excesso de água, coloque a ponta do dedo no substrato: se estiver úmido, não é preciso regar.
 
COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS
Veja abaixo algumas dicas de como cuidar de orquídeas. Aqui você descobre pequenos gestos que ajudarão na sua busca de conhecimento sobre como cuidar de orquídeas.
  1. Use vasos de barro e não vasos de plásticos. Os vasos de barro são mais porosos e drenam melhor a água. Se usar vasos de plásticos, cuide para não encharcar demais a planta.
  2. Outra dica de como cuidar das orquídeas: a base da planta não pode estar a menos de um dedo da boca do vaso. Senão, troque-a de vaso. Tente deixar dois dedos de altura.
  3. Para colocar a orquídea no vaso novo, observe qual o lado em que nascem os brotos. Este lado deve ser bem acomodado no vaso novo.
  4. Uma importante atenção para cuidar bem das orquídeas: acrescente musgo ou tiras de fibra de coco à planta.
  5. Antes de cortar a orquídea, limpe bem a tesoura que for usar. Se puder, esterelize com fogo! E repita o processo antes de manusear outra orquídea para evitar a propagação de doenças. Este é um importante aspecto no processo de como cuidar de orquídeas!
  6. Uma dica importante de como cuidar de orquídeas: ao retirar uma folha da orquídea, passe canela em pó no local do corte. A canela em pó é cicatrizante natural.
  7. Caso surjam manchas na folhagem das orquídeas, ferva uma porção de fumo de rolo em água por uma hora até virar uma solução concentrada. Depois, dilua água. Borrife a solução sobre as folhas até o problema desaparecer.
Pronto. Viu como cuidar de orquídeas não é complicado? Com um pouco de atenção suas plantas viverão bem melhor! Portanto, siga as dicas de como cuidar de orquídeas!



:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!