domingo, 20 de outubro de 2013

GLICÍNIA: SAIBA TUDO SOBRE ESSA LINDA PLANTA TREPADEIRA



glicínia é uma planta trepadeira. Ela é tolerante a diversos tipos de solo e resistentes a doenças, e crescem bastante rápido. Contanto que você forneça um solo rico em nutrientes, você não deverá ter problemas. Seguem alguns passos simples para ajudar você a cultivar a glicínia com sucesso.
O primeiro passo é o condicionamento do solo. As glicínias requerem muito nitrogênio. A boa notícia é que matéria orgânica tem um alto nível de nitrogênio, então você conseguirá condicionar a terra facilmente com um composto orgânico. Misture um quarto de farinha de semente de algodão para fornecer uma liberação de nutrientes mais duradoura e balanceada, e a terra pronta para o plantio. Compostos adicionais podem ser adicionados ao solo após o plantio.

Para plantar as glicínias, cave um buraco com mais ou menos um metro de largura, comprimento e profundidade. Preencha o buraco com terra preparada, e então cave um novo buraco nessa mistura, grande o bastante para o sistema de raízes da glicínia. Plante as raízes de forma que elas fiquem posicionadas de cinco a sete centímetros abaixo do nível da terra. Molhe bem a planta e assegure-se de que ela ficará úmida pela primeira semana, permitindo que as raízes de adaptem à nova terra.
A glicínia floresce no início da primavera, geralmente logo após o último frio intenso do inverno. O plantio deve ser feito antes que comece a floração, e a planta pode ser protegida de qualquer frio intenso mais tardio sendo coberta com um lençol e colocando uma luz de baixa voltagem próxima às plantinhas.

As glicínias preferem bastante luz solar direta, mas ela também poderá se dar bem em uma sombra parcial. Tenha certeza de que ela receberá pelo menos quatro horas de luz solar por dia, e que o solo é rico e úmido. Lembre-se que a glicínia é uma planta trepadeira, então plante-a de forma que haja ampla oportunidade e lugar para que a planta suba. Uma grade é aceitável, mas talvez não seja forte o bastante após alguns anos de crescimento. Uma ideia melhor é permitir que a glicínia suba uma pérgula, que é geralmente construída de madeira grande e forte.
Para aparar a glicínia, uma poda no início do inverno é o método mais usual. Corte os galhos necessários logo acima dos nós das folhas

Um detalhe muito importante que deve ser conhecido por cultivadores de glicínias: suas sementes são venenosas. Este aviso é extremamente importante para que tem filhos. A ingestão de sementes de glicínia provavelmente não causará nada além de uma náusea em adultos, mas duas sementinhas apenas podem ser mortais para crianças. Se você pretende cultivar glicínias, deixe claro para crianças pequenas que elas não podem colocar folhas ou flores da planta em suas bocas.

2 comentários:

  1. LINDA DEMAIS , POSSO PLANTAR JUNTO A ARVORE CHORÃO ? MEU NOME É VANICE MORO EM CAMPINAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanice!
      Eu acho melhor você não plantar a glicínia junto a sua árvore chorão. Essa linda planta trepadeira poderá apoderar se da estrutura da sua bela árvore para crescer e se espalhar e isso sufocará o seu chorão.
      Mesmo grandes árvores poderão ser danificadas pelas vinhas de glicínias. Plante a sempre um pouco mais distante de árvores e outras plantas para que ela não as sufoquem.
      Obrigada por ter visitado meu blog, fiquei muito feliz com sua visita.
      Super abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!