quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA FACIAL ll


Dicas para quem está em processo de perda de peso!“Um rosto jovem é mais cheio. À medida que envelhecemos, ele murcha. O obeso também perde forma no rosto. Ninguém deve emagrecer sem exercícios para o corpo e para o rosto também, já que é um conjunto. Fica mais harmônico e equilibrado”, explica Maria Helena.

De acordo com Bartira, quem está perdendo peso e já passou dos 35 anos, os sinais no rosto são ainda mais marcantes, já que a perda de massa magra nessa região é bastante perceptível. “Recomendo iniciar a ginástica antes de começar a perder peso. Pessoas que aguardam chegar ao peso ideal para dar início aos exercícios não terão uma resposta tão positiva dos músculos faciais quanto se começasse antes de emagrecer”, completa. Nos casos de dieta, o ideal é fazer 40 minutos diários de ginástica (20 minutos duas vezes por dia).

Para quem está fazendo dieta, afirma a terapeuta, é importante que os exercícios faciais sejam feitos simultaneamente à perda de peso para que a musculatura não fique flácida e perca a tonicidade. Nos casos em que a flacidez da pele já aconteceu, os exercícios na face vão ajudar na vascularização das fibras musculares.

Para quem está perdendo peso também é indicada, já que deixa menos perceptível a perda de massa magra nessa região. Dedicar 20 minutos por dia já é suficiente para minimizar os sinais do tempo.
Veja o profissionais indicados para diagnosticar e orientar os exercícios, e o que eles recomendam e dizem sobre o assuntoPorém é fundamental que os exercícios sejam orientados por um profissional. Segundo a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia em São Paulo, movimentos errados podem sobrecarregar os músculos da testa e acentuar ainda mais os sinais de expressão. Outro risco são os distúrbios das ATMs (articulação temporomandicular).

Segundo a fonoaudióloga Vera Mendes, 44, primeiro é preciso conhecer os hábitos da pessoa e suas funções básicas, como mastigação, respiração, deglutição e fala. A partir disso, é feito um trabalho para corrigir os fatores que estão interferindo na simetria facial.

A pessoa que concentra muita tensão na testa, por exemplo, terá de se submeter primeiro a um relaxamento, seguido de tonificação da região, para depois começar os exercícios faciais.

O tratamento dura em média três meses e pode variar de profissional para profissional. Em geral, durante as sessões há massagem com acupressão (pressão em determinados pontos energéticos) e drenagem linfática, para ajudar na sensibilização dos músculos do rosto. As áreas trabalhadas são as do queixo, do pescoço, da boca, do nariz, das maçãs do rosto, dos olhos, das têmporas e da testa.

Em até três meses, os especialistas garantem que há um resgate da linha dos olhos, das sobrancelhas, dos lábios, das bochechas e do contorno do rosto. A pele também passa por uma regeneração celular e ganha tonicidade.

Para Denise Steiner, os melhores resultados são verificados na região das bochechas e do pescoço, que, com os músculos tonificados, ganha contornos mais bem definidos. "Os resultados vão variar de acordo com a genética, o biotipo e as doenças que a pessoa por ventura já tenha."

Como acontece com o resto do corpo, o resultado dos exercícios faciais serão melhores se a pessoa adotar uma dieta com alimentos que nutrem os músculos, como os que contêm vitaminas C e E.
As especialistas advertem que é importante procurar um profissional qualificado antes de iniciar a ginástica, já que será necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, e diferenças individuais, como uma boca mais larga, uma bochecha mais comprida ou mais arredondada etc. “O profissional vai ensinar o método a você, para depois continuar em casa”, aconselha Maria Helena.

Você pode procurar por um fisioterapeuta, terapeuta facial, fonoaudiólogo e ainda um professor de Educação Física, desde que seja especializado.
Dicas e cuidados para iniciar ginástica facial
Os fatores envelhecedores, como o sol, o estresse, má qualidade de vida e má alimentação também devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz. “Quem fuma, consome bebida alcoólica e se alimenta mal, verá os resultados de forma mais lenta”, alerta Bartira. Outro fator importante é evitar os movimentos de estresse no rosto. “Não importa o movimento que você faça, o importante é a emoção que tem por trás dele. Em geral, elas deveriam ser leves, suaves e sem estresse”, aconselha Maria Helena.

Se a ginástica facial é tão eficaz, como fica o que nos ensinavam nossas avós - que as caretas marcavam o rosto e que devíamos colar um esparadrapo na testa esticada, à noite, para evitar vincos na região? A polêmica existe e não é sem razão. "A pele do idoso é muito fina e delicada. As fibras de colágeno que a compõem se rompem mais facilmente do que as de outras áreas do corpo" explica a dermatologista paulistana Adriana Vilarinho. Ou seja, mal orientada, a ginástica facial pode ter efeito contrário. "Você pode ganhar novas marcas ou até problemas nas articulações dos maxilares."

O segredo é o mesmo da prática de qualquer tipo de ginástica: procurar orientação e fazer os exercícios como recomendado. "É preciso seguir um programa correto e se concentrar, para perceber cada músculo trabalhado", diz Roseli Siqueira. Os movimentos, lentos e conscientes, devem ser feitos diante do espelho, de manhã e à noite. "É melhor fazer mais séries e usar menos força. E o contrário do que se faz na musculação", lembra Adriana Vilarinho.

Para evitar que a pele se rache durante os movimentos, antes de cada sessão limpe bem todo o rosto e o pescoço e aplique sobre eles uma boa quantidade de hidratante. Antes de fazer os exercícios, avalie seu rosto diante do espelho - e procure, em fotos de familiares, as regiões da face geneticamente mais propensas às rugas e às marcas. São essas que você precisa atacar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!