O gerânio é uma planta, de vaso ou de jardim, que num clima ameno se prolonga pelo outono e pode dar florada até no inverno. De flores brancas, rosas, vermelhas e híbridas, os gerânios enfeitam jardins e valorizam janelas ensolaradas.
CULTIVO
O gerânio régio é uma planta de exterior, que aceita cultivo em vasos ou canteiros, com exceção de poucas variedades que podem ser cultivadas dentro de casa, contanto que fiquem longe de fontes de calor. Nas regiões mais quentes, as plantas podem passar o inverno no jardim, nas regiões frias, convém protegê-las tirando as plantas de onde estão e conservando-as, com a mesma terra que envolve as raízes, em recipientes de madeira, reclinadas e limpas de folhas secas, num ambiente fresco e seco. Nos meses de crescimento vegetativo, no início da primavera, deve-se podar os caules. Para as plantas de vaso, é aconselhável que todos os anos, antes do crescimento vegetativo, se renove também parte do substrato.
Exposição
Os gerânios necessitam de muita luz e suportam bem a exposição total ao sol nas regiões de clima seco e arejado.
Temperatura
Adaptados ao clima brasileiro, os gerânios suportam as temperaturas baixas, se não forem inferiores a 0oC. Na maior parte do país, tornou-se uma planta tão difundida que até parece nativa da região, produzindo belas flores.
Rega
Controla-se a rega de acordo com a estação do ano. Se as plantas apresentarem folhas amareladas ou queimadas devem ser regadas mais vezes. Aconselha-se diminuir gradualmente, a rega, durante o inverno. Quanto à adubação, segue-se o seguinte critério: uma vez por semana adiciona-se 1 grama de fertilizante líquido a cada litro de água, na primavera e no verão, reduzindo-se gradualmente no outono e não se aduba no inverno.
Transplante
O transplante do gerânio deve ser realizado no final do inverno. O solo ideal para plantar e trasplantar gerânios é um substrato composto de duas partes de terra para jardim e uma de turfa ou húmus de folhas, enriquecido com adubo dom fósforo, nitrogênio e potássio equilibrado, dose aconselhada: 3 gramas por cada 10 cm3 de solo. Tanto nos vasos como na terra, as plantas precisam de um solo bem drenado para evitar o excesso de água.
Cuidados
Para que a floração do gerânio seja abundante, é necessário eliminar as folhas secas e danificadas e, sobretudo, as flores murchas.
Doenças e parasitas
Se houver excesso de água ou um teor de umidade elevado demais, os fungos podem infestar os gerânios com facilidade, sobretudo na primavera, quando aparece o mofo cinzento ou a ferrugem que murcham as raízes. No caso de infestação por fungos, utilize fungicidas específicos. Entre os parasitas animais, que são os responsáveis pelo contágio de vírus de uma planta para outra, encontram-se os pulgões e os ácaros, que são combatidos com produtos específicos.
AMOR PERFEITO
Sem dúvida nenhuma, uma das mais belas flores, o amor perfeito também é conhecido como violeta-borboleta e é originária da Ásia e Europa. É uma flor muito delicada, vistosa e com combinações encantadoras que variam entre as cores amarelo, roxo, azul, marrom, branco e negro. Suas folhas são verde-escuras. É uma flor que nasce no inverno e dura até a primavera.Cultivo
Onde e como plantarÉ uma planta de característica perene, mas deve ser plantada anualmente. O resultado da floração é lindo, pois o amor-perfeito deixa qualquer ambiente colorido, alegre e cheio de vida. Decore gramados e cerca vivas e você terá um jardim encantador.
Curiosidades
HORTÊNCIA
Esta planta de origem asiática se caracteriza por ser um arbusto de grande porte, atingindo cerca de três metros de estatura, que possui folhas bem grandes e caxos de flores de várias cores, como branco, rosa, lilas, roxo, vermelho e azul. Devido ao seu grande apelo decorativo, utiliza-se bastante essa planta decorando ruas ou em praças.
Deve-se lembrar que as hortênsias são plantas tóxicas, sendo assim, embora seja muito bela durante sua floração abundante e não cause problemas na calçada, uma vez que não tem raízes muito invasivas, deve-se evitar plantá-las em lugares frequentados por crianças pequenas, que podem ingeri-la.
Onde e Como Plantar
Esta planta não apresenta nenhum problema quanto a queimaduras solares por viver em locais ensolarados, logo você pode plantá-la onde quiser em seu jardim ou calçada sem se preocupar com proteções. Apenas garanta que ela vai receber luz suficiente para crescer.
Após escolher o local do plantio, cave uma cova de tamanho suficiente para o torrão da planta, revolva e prepare o solo e transfira a planta.
Antes de finalizar a transferência da hortência para seu local definitivo é aconselhável preparar o solo de modo que fique mais propício ao bom desenvolvimento da planta, para isso misture uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo, além de um pouco de NPK rico em fósforo, nutriente muito importante para plantas floríferas. Anualmente, antes de começar a época de floração da planta, reforce a dose de nutrientes no solo com mais adubo, tanto orgânico, quanto químico.
Irrigue de forma a manter o solo sempre umedecido, mas nunca encharcado. Quando a planta crescer ela adquirirá uma boa resistência a pequenos períodos de descuido, porém durante seus primeiros meses, seja cuidadoso de irrigá-la diariamente.
Faça podas de formação semestralmente em sua planta adulta se deseja que ela mantenha uma certa forma, porém evite fazer enquanto a hortênsia ainda for muito pequena, pois além de desnecessário, isso enfraquecerá sua planta demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!