terça-feira, 26 de julho de 2011

BANHOS IMPORTANTES

BANHO FRIO
É mais saudável do que o quente, porque esquenta a pele, puxa febre interna, ajuda a circulação do sangue, combate gripes e resfriados que o banho quente provoca.

BANHO ALTERNADO FRIO QUENTE
Este banho consiste em ficar 1 minuto na água fria e outro na água quente, trocando sempre a cada minuto, por isso chama-se alternado. O primeiro e o último minuto devem ser na água fria. O mínimo de duração do banho para ser proveitoso é de 7 minutos, o máximo de 11 minutos. É um banho indicado para a cura de muitas doenças, inclusive reumatismo, problemas de rins, bexiga, combate gripes, faz circular bem o sangue evitando gangrenas, combate rugas, curas problemas de rins, até elimina pedras deles, etc.

Pode-se fazer até 15 minutos de duração se quiser.

Obs: para tomar banho frio o corpo precisa estar quente, não arrepiado de frio antes do banho, daí não faz bem.

BANHO DE TRONCO
Consiste em sentar dentro de uma banheira com água fria, 17 a 22 graus centígrados, ou ficar meio deitado, de tal modo que somente o tronco fique dentro da água. A duração média desse banho é de 10 minutos. E indicado para curar febres até do Tifo, mas nunca coloque gelo na água.
Pessoas fracas idosas e crianças não devem demorar mais que cinco minutos neste banho. Durante o banho deve-se esfregar o baixo ventre com a mão ou um pano molhado. A água deve ficar bem fria o tempo todo do banho. É recomendado além de tirar a febre, para fígado, rins, intestino, estômago, descongestionar a cabeça. Toma-se um a dois banhos por dia.

BANHO GENITAL
É semelhante ao banho vital. É considerado por muitos autores como o banho que opera maravilhas na cura de doenças. Ele abrange apenas a parte genital do corpo do homem (a ponta do pênis) e da mulher (a vulva). Como se faz? Lava-se estas partes genitais com água bem fria. O homem deve segurar com uma mão a pele cobrindo a ponta do pênis dentro da água e com outra esfregar de leve com um pano macio somente a ponta do pênis. Para ele pode ser feito também numa torneira de água corrente.
A mulher deve lavar apenas a parte externa da parte sexual, no caso a vulva, nunca internamente, passando sempre água fria com um pano macio. Durante o período da menstruação suspender o banho por 3 ou 4 dias. Se as mãos gelarem é sinal de que a água usada para o banho está fria demais. A duração média desse banho é de 15 a 20 minutos, podendo ser vários por dia, mas sempre de estômago vazio, portanto no mínimo 2 horas após as refeições e não comer logo em seguida.

EFEITOS
Fortifica os nervos, elimina matérias estranhas que estão atrapalhando dentro do corpo, é poderoso para normalizar a digestão, refresca o interior do corpo, elimina a febre, cura dor de cabeça em meia hora, e inflamações da garganta, cura prisão de ventre, é calmante, bom para rins e fígado, etc.

BANHO DE VAPOR OU SAUNA CASEIRA
Este banho se faz assim: a pessoa senta se numa cadeira de palha, cobre-se com um a capa de plástico ou um cobertor desde o pescoço até o chão, e põe debaixo da cadeira uma panela ou chaleira com água fervendo, alimentada por um rabo quente elétrico que fica dentro da água e ligado à tomada elétrica. Os pés ficam em cima de um banquinho.
Cuide para não se queimar. A cada 3 ou 4 minutos a pessoa sai da capa e passa água fria por todo o corpo com um pano ou mesmo chuveiro rápido, sem molhar a cabeça pois ela fica fora do vapor. Vai repetindo sempre assim até completar pelo menos meia hora de duração o banho todo. Depois tome um banho frio rápido no final e se vista. Pode-se suar também ao sol em lugar do vapor de água quente. Quando terminar o banho beba água ou coma frutas no banho. Pode-se colocar plantas medicinais na água.

Frequência: um banho por dia que pode durar de 30 a 60 minutos.

EFEITOS
Normaliza a circulação do sangue, purificando-o e expulsando dele toda espécie de impurezas orgânicas, através dos poros. Assim o corpo se liberta de venenos como: ácido úrico, sais minerais inorgânicos, medicamentos e toxinas. Este banho é a solução para quem sofre sífilis, gonorreia ou blenorragia, uremia, reumatismo, doenças dos rins, do coração, sistema nervoso, etc.

ESCALDA-PÉS
É um banho importante para a circulação do sangue, indicado para combater problemas de garganta, cabeça,sinusite, problemas de ouvido, gripes, etc.

INALAÇÕES
São indicadas para gripes, doenças das vias respiratórias, sinusites, etc.

fonte: livro " Cuide de sua saúde (com tratamentos naturais)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!