sábado, 30 de julho de 2011

OS GESTOS DESVENDAM OS SENTIMENTOS

Ao observar atentamente os gestos de uma pessoa, é possível identificar como ela está se sentindo. Tudo isso baseado na teoria dos sinais, que acredita que nosso corpo está vivo e, por isso, "fala".

Você cruza os braços com frequência? Normalmente desvia o olhar enquanto conversa? Costuma roer as unhas? Acredite: cada um destes gestos significa algo, não acontece à toa, é fruto de um pensamento, sentimento ou emoção. Segundo defendem muitos especialistas da área psíquica, antes mesmo que você abra a boca, seu corpo já começa a "falar". E, às vezes, diz tudo!

Há quem considere a linguagem dos gestos mais importante, até, do que a fala propriamente dita. A razão é simples: enquanto se comunica por meio das palavras, é possível esconder o que se traz na mente e no coração; mas, em relação aos sinais que o corpo "verbaliza", isso é quase impossível. Por isso, não duvide, a linguagem não-verbal é um poderoso instrumento que pode atuar contra ou a seu favor. Ela fornece pistas que revelam seus pensamentos, sua visão de mundo e, mais do que isso, como você é em sua essência. É aquela velha história: um gesto diz mais que mil palavras!

Sabendo de tudo isso, você pode ficar atenta à forma como se expressa não-verbalmente e, claro, descobrir o que outras pessoas, mesmo sem querer e perceber, estão lhe "dizendo". O sucesso nessa avaliação, em relação a si mesma e a seus interlocutores, depende de sua sensibilidade e poder de observação. É preciso atenção, porém: da mesma forma que palavras isoladas significam muito pouco e só têm sentido em uma frase, em relação à linguagem corporal acontece o mesmo, nenhum gesto deve ser entendido isoladamente.

Outro ponto a ser considerado é o tom de voz. Isso porque a voz pode revelar o estado de espírito das pessoas.

Pronta para aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe, agora, as várias formas de comunicação do seu corpo...

CRUZAR OS BRAÇOS NA FRENTE DO CORPO DURANTE CONVERSA
Indica um bloqueio, como se o indivíduo estivesse se fechando, se protegendo e resguardando, às vezes discordando de alguém. Em algumas situações, significa medo, timidez, descaso, falta de envolvimento ou sentimento de superioridade. De uma forma geral, demonstra uma posição defensiva.

FECHAR AS MÃOS NOS BOLSOS DE TRÁS DA CALÇA
Provavelmente quem faz isso está sem argumentos e necessita descontrair, buscando uma muleta externa, um amparo, algo que a ajude a encontrar uma saída. Pode indicar a necessidade de se rebelar, mas sem que tenha encontrado ainda uma forma de como proceder.

ENTRELAÇAR AS MÃOS
Significa que o indivíduo aceita o que estão lhe falando, que seu coração está aberto.

BATER OS DEDOS NA MESA.
Esse "batuque" traz à tona impaciência, falta de concentração ou dispersão. Mostra que o assunto em questão é entendiante ou não está agradando.

ROER AS UNHAS
Insegurança, baixa auto-estima, subserviência, comportamento autodestrutivo, medo de errar ou não ser aceito, preocupação excessiva com a opinião dos outros. O mau hábito revela, ainda, que há traumas guardados no inconscientes, possivelmente ocorridos na infância.

POSICIONAR AS MÃOS ATRÁS DA CABEÇA
Hábito típico de quem se sente confiante e superior.

FAZER MOVIMENTOS VAGAROSOS COM AS MÃOS OU O CORPO
O gesto é característico de estrategistas e planejadores. É como se a pessoa estivesse se acalmando, controlando as emoções e colocando as ideias, antes de atacar.

COÇAR O NARIZ REPETIDAS VEZES
Qualquer movimento repetido exprime impaciência, incômodo, mal-estar ou uma mania. O ato, então, pode indicar irritação e desagrado com o ambiente ao redor.

ESFREGAR OS OLHOS
Afastadas causas físicas e doenças, denota cansaço, sono, tédio, ou baixa concentração.

MORDER OS LÁBIOS
Nervosismo, raiva reprimida, autopunição, culpa ou sensação de impotência diante de um problema que não consegue resolver.

ARRANCAR FIOS DE CABELO
Ocorre em pessoas inseguras ou perfeccionistas. Pode ser uma válvula de escape de tensão ou, nos casos graves, um tique nervoso, um sintoma de doenças psíquica (como o Trastorno Obsessivo Compulsivo).

DESVIAR O OLHAR PARA BAIXO
Sugere dificuldade de assumir as responsabilidades, medo de crescer, timidez, insegurança. E ainda busca de auxílio e pedido de proteção, como se a pessoa quisesse voltar para o útero materno, daí o olhar para o ventre.

DESVIAR O OLHAR PARA O LADO
É como se você dissesse: "dê-me um tempo!". Quer dizer, indica que está sob pressão, insegura, sem conseguir encarar o interlocutor, em busca de algum "apoio".

DESVIAR O OLHAR PARA CIMA
Quando o indivíduo muda o foco dá a entender que está atrás de uma saída, impelido a fugir de determinada situação. O olhar para cima especificamente exprime um apelo interno de obter ajuda "divina", algo como "Deus, céus, me socorram!".

OLHAR PARA A BOCA DO INTERLOCUTOR
Se existe intenção amorosa, é um gesto de sedução. Ou, então, dificuldade para compreender o que o outro fala.

CRUZAR AS PERNAS
Pode expressar uma postura nervosa, reservada ou defensiva. Em geral, é um gesto de apoio. Se a pessoa cruza as pernas e  a prende, sinal de que é pespicaz, obstinada, do tipo que se mantém dura e firme enquanto argumenta e debate.

FICAR MUITO PARADO, QUASE IMÓVEL
Quem mantém o corpo imóvel quer parecer transparente, sem ser notado. Pode estar ouvindo ou arquitetando algo silenciosamente, ou apenas se mantendo cauteloso diante de uma situação.

TOM DE VOZ ALTO
É típico de quem procura, mesmo sem querer, chamar a atenção de todos à sua volta. Em geral, essa atitude está associada a pessoas imaturas e inseguras. Quem fala alto demais, quase gritando, costuma ser controlador e autoritário.

FALA MANSA
Pode estar associada a tristeza e alguma raiva escondida. Em geral, a pessoa se acha desinteressante e pouco importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!