domingo, 17 de julho de 2011

SEM ANSIEDADE: RESPIRE FUNDO E RELAXE

Associação Internacional de Estresse (Isma-Br) elaborou um ranking dos profissionais que mais sofrem com a ansiedade e o estresse do trabalho. Os primeiros lugares ficaram com os policiais e seguranças, seguidos por operadores de telemarketing, bancários, executivos e jornalistas. "O controle emocional no trabalho depende, em grande parte, da habilidade em saber respirar" Explica Ana Maria Rossi, psicóloga.

Pascale Baes, especialista em respiração, ensina a relaxar no trabalho.

1- sente-se confortavelmente e mantenha a coluna ereta, os ombros relaxados e o abdômen contraído. Solte as mãos sobre as pernas, palmas para cima.

2-Mantenha uma atitude mental de isolamento e certeza plena dos benefícios da respiração.

3-Faça a inspiração suavemente em quatro tempos e a expiração também em quatro tempos. Repita as respirações cinco vezes lentamente até estabelecer um ritmo.

4-Ao inspirar e expirar, repita mentalmente uma palavra importante para você. Por exemplo: paz, saúde, OM . Repita mais cinco vezes as respirações suaves junto com a sua palavra. Isso não levará mais que alguns minutos.

NÃO SE INTIMIDE
Para quem trabalha em um lugar isolado ou acha que tem liberdade com os colegas com quem divide o espaço, Pascale recomenda um exercício que é tiro e queda para repor as energias, pois oxigena intensamente o cérebro, trazendo uma sensação de descanso mental. Deve ser executado por quem faz trabalhos intelectuais ou trabalhos físicos intensos. É chamado "postura do cachorro olhando para baixo".

Coloque as mãos no chão e leve as pernas bem para trás, jogando o quadril para cima como o cachorro faz quando se espreguiça.

Alongando bem a coluna, force os calcanhares para o chão e relaxe a cabeça olhando em direção ao umbigo.

Respire longa e tranquilamente pelo nariz cinco vezes. Desfaça a posição e repita quantas vezes quiser.

DUAS LETRAS MUITA ENERGIA
Para quem faz ioga, o som "OM" é um mantra. Trata-se do símbolo universal da prática para todas as escolas de todas as épocas. Devido à grande gama de efeitos sobre o corpo e a mente de quem o vocaliza ou apenas o mentaliza, OM é considerado o "Corpo de Deus". "É o som do universo, significa o início, o todo, a tranquilidade, o primordial e a devoção", explica pascale Baes. Por isso, experimente incluí-lo nos seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!