terça-feira, 12 de julho de 2011

TRUQUES PARA ELIMINAR MANCHAS

MANTENHA OS TAPETES E CARPETES SEMPRE NOVOS

Bebidas alcoólicas
Solução de água morna com sabão em pó. Depois lave, deixe secar e escove.

Sangue
Lave imediatamente com água destilada, fria, ou água fervida e esfriada. Eventualmente acrescente algumas gotas de amoníaco  à água.

Urina
Lave imediatamente com uma solução de água morna com sabão em pó e deixe secar. Se necessário, repita a operação. Urina tira a cor do tapete e as manchas antigas são impossíveis de serem removidas.

Tinta de caneta
É mancha difícil de sair. Remova o líquido com um mata-borrão. Umedeça a mancha com amoníaco dissolvido em água. Pode ser tratada também com suco de limão. Repita a operação até a mancha sair.

Tinta
Com exceção de tinta a óleo e verniz, limpa-se com querosene tocando levemente. Não esfregue e não utilize água.

Gordura
Óleo, molhos gordurosos e maionese limpam-se com benzina retificada ( ou outra solução que dissolva a gordura) até retirar toda a mancha, somente tocando levemente. Depois lave cuidadosamente com um sabão em pó fino (especialmente para lã e roupas delicadas).

Café
Retire o líquido e lave imediatamente com um sabão em pó fino e seque bem. Pode-se passar uma pedra de gelo até a mancha diminuir.

Goma de mascar
Reage bem ao gelo: um cubinho de gelo embrulhado numa toalha de papel deve ser segurado sobre a mancha. Depois de alguns segundos a goma de mascar endurece e se solta do tapete. Limpe com um produto comercial e escove depois de seco.

Cera de vela
Não raspe. Use o mesmo sistema da goma de mascar. Retire com um cubinho de gelo.

Verniz
Toque levemente com terebintina, trocando várias vezes o paninho. Não use água.

Leite
Retire o líquido, secando a mancha, e depois utilize um removedor de manchas, desses que se encontram à venda. Feito isso, lave com sabão em pó  e seque.

Frutas
Lave com água fria, vinagre e sabão em pó  e deixe secar. Manchas de difícil remoção podem ser tratadas com uma solução de amoníaco bem diluído em água fria.

Tinta a óleo
Umedeça com terebintina e depois limpe com removedor de esmalte.

Perfume
Lave com água morna e sabão em pó fino.

Ferrugem
Existem removedores especiais para ferrugem. Entretanto, depois de aplicá-los é bom lavar com água pura, pois os restos de ferrugem corroem o tapete.

Graxa de sapato
Retire com removedor comum, lavando e escovando depois de seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!