Com alto teor de antioxidantes e rico em fibras e vitaminas, o Matcha é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da Camellia sinensis – a planta que dá origem ao chá – são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra. A bebida muito apreciada no Japão tem uma cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é um chá único pelo sabor e pela explosão de propriedades que fazem bem à saúde.
O CHÁ JAPONÊS AUXILIA NA PERDA DE PESO
O Matchá possui efeito diurético, atuando diretamente no combate à retenção de líquidos.
A erva é um alimento rico em clorofila - nutriente fonte de agentes antioxidantes - seu consumo ajuda a limpar o organismo e melhorar a absorção de nutrientes. Dessa forma, reações metabólicas são estimuladas, facilitando a queima de gorduras e, por consequência, a perda de peso.
É estimulante
O Matcha contém teína, uma espécie de prima da cafeína. A teína e a cafeína são a mesma molécula, porém metabolizadas de forma diferente no organismo. A teína do chá, ao contrário da cafeína do café, é liberada gradualmente no organismo durante cerca de quatro horas. No caso do Matcha, o tempo de liberação é ainda maior, por cerca de seis horas, e sem aumento da pressão arterial ou frequência cardíaca. Por isso, proporciona vitalidade e concentração por um período duradouro.
O preparo tem ritual
O Matcha pode ser tomado quente ou gelado, mas é diferente do demais chás porque não precisa ficar em infusão. A maneira tradicional de preparar é batendo o pó verde em um bowl com um pouco de água aquecida. Para o preparo perfeito existem uma medida e uma batedora de bambu específicas. E aqui fique esperto: os japoneses levam a sério cada etapa do preparo do Matcha, como se fosse um verdadeiro ritual.
Como preparar
- Colocar uma medida de Matcha no bowl.
- Adicionar 50 ml de água quente (mínimo 80 graus).
- Mexer lentamente com a batedora de bambu até dissolver o pó.
- No final, bater vigorosamente até obter espuma.
- Acrescentar 80 ml a 100 ml de água quente (mínimo 80 graus) para completar.
E aqui vale citar outra qualidade do Matcha: o rendimento. Por ser bastante concentrado, rende 150 ml de chá com apenas uma medida – ou 1,5g – de pó verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!