sexta-feira, 6 de maio de 2011

HORTA NO QUINTAL

Já pensou comer todos os dias alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos? Você não precisa morar no mato para isso. Basta um pouco de espaço no quintal para fazer uma horta com verduras e legumes cheios de vitaminas. Outra opção é usar um balde para cultivar temperos. Siga as dicas abaixo e boa colheita!

PARA PLANTAR VERDURAS
Faça canteiros no jardim usando terra preparada à base de húmus e esterco de gado e galinha.
Prepare sementeiras de alface, couve e cebolinha em caixotes.
Proteja-as do sol.
Quando germinarem, leve as mudas para os canteiros e plante-as. Deixe um espaço de 15 a 30 centímetros entre elas.
Regue todos os dias, mas tome cuidado para não encharcar. Adube a horta com húmus duas vezes ao ano para que dure bastante.

PARA PLANTAR TEMPEROS
Forre o fundo do balde com argila expandida, que impede que as plantas fiquem cheias de água. Jogue terra adubada e plante as mudas escolhidas. Pode ser pimenta, alecrim, manjericão. Regue todos os dias e deixe pegar sol.

PREPARE O ADUBO VOCÊ MESMA
Que tal fazer, em casa mesmo, um bom adubo para suas plantas?
Prepare uma mistura de:
Uma parte de farinha de osso;
Uma parte de torta de momona;
Uma parte de húmus.
Misture bem e coloque uma colher de chá no substrato dos vasos pequenos, uma colher de sopa para vasos com até 50 cm de altura e um copo de requeijão para canteiros.

Dicas
Vários adubos industrializados são de boa qualidade.
Preste atenção ao NPK desses produtos. O NPK é que determinará se eles são mais apropriados para folhas, raízes ou flores. A regra é bem simples: quando maior for o elemento N, melhor será para raízes; a preponderância do P ajudará o crescimento das flores; e o adubo que tenha o K reforçado se destina ao crescimento maior das folhas.
Você também poderá se utilizar de líquidos, tabletes ou pastilhas. Coloque as pastilhas e tabletes o mais próximo possível da borda do vaso, cobrindo-os com um pouco de terra. Os líquidos devem ser adicionados à água (uma tampinha para um litro de água). O adubo de raiz deve ser misturado à rega e o foliar, pulverizado. Todos quinzenalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!