Mais de 50 milhões de brasileiros padecem todos os dias ao frequentar o banheiro. De cada dez pessoas com prisão de ventre, seis são do sexo feminino. Os médicos apontam os hormônios estrógeno e progesterona como um dos maiores vilões. "Durante o período menstrual, o organismo rétem muito líquido e as fezes endurecem por falta de água", explica Esther Laudanna, médica nutróloga.
A alimentação é, sem dúvida alguma, outra grande culpada por vivermos literalmente enfezadas. Dieta pobre em celulose (folhas verdes), fibras e água é receita bombástica para travar o intestino.
Cada pessoa tem o seu ritmo para ir ao banheiro. No entanto, mais de 48 horas sem resolver a questão é tempo suficiente para o quadro se complicar. As fezes desidratam e provocam fissuras ( que podem ocasionar hemorróidas!) quando passam pelo canal anal. "Quem tem prisão de ventre também corre mais risco de desenvolver câncer de intestino", alerta Esther Laudanna, que também aponta o que é certo e o que é errado sobre o assunto.
SINAL VERMELHO
Tomar laxantes
Essas substâncias, mesmo as ditas naturais, irritam a parede intestinal. Com o tempo, lesam as terminações nervosas e diminuem os movimentos que empurram as fezes.
Vida agitada
O corre-corre da rotina piora o mal-estar, porque está provado que o estresse libera no corpo hormônios, como a adrenalina, que inibem os movimentos do intestino que facilitam as evacuações.
Reprimir a vontade
Muitas pessoas ignoram o chamado do corpo para comparecer ao vaso sanitário, as mulheres sempre fazem isso por vergonha de frequentar o banheiro fora de casa, o intestino, então, se adapta à teimosia e passa a esperar um acúmulo cada vez maior de fezes para disparar o sinal de que chegou a hora. Resultado: barriga estufada, acúmulo de gases, pele opaca e sem viço e muito mau humor.
SINAL AMARELO
Ingerir muita fibra
Aveia, flocos e farelos ajudam a formar o bolo fecal (que dá origem às fezes), mas, se a pessoa não tem o hábito de tomar água, as fezes endurecem. O que era bom, passa a ser prejudicial.
SINAL VERDE
Criar um ritual
Se você é da turma das que sofrem com a prisão de ventre, uma estratégia para superar o desconforto é identificar os horários em que o intestino funciona bem. Pegue um livro, vá ao banheiro e fique lá até dar conta do recado. Sem pressa!
Movimentar-se
A atividade física regular condiciona os músculos do abdômen. Com eles em forma, as contrações ficam mais vigorosas.
Comer devagar
Não adianta adotar uma alimentação saudável e continuar comendo de forma apressada. Mastigue a comida várias vezes para que o bolo alimentar se forme rápido.
Beber muita água
Em torno de 2,5 litros por dia. Os líquidos, inclusive os sucos, funcionam como lubrificantes para a parede dos intestinos, ajudando no deslocamento dos resíduos. Mas atenção: refrigerantes e água gasosa não entram na conta, pois contêm ácido fosfórico que desidrata mais as células do corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!