Com a chegada do inverno, é inevitável: as pontas dos cabelos ficam mais ressecadas e a raiz, oleosa. Segundo dermatologista Denise Steiner, isso acontece porque o frio dificulta que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas chegue até as pontas, causando um acúmulo no couro cabeludo.
Há alguns fatores que pioram as situação: pré-disposição genética (se for o caso, o seu cabelo já é oleoso), estresse, uso excessivo de secador e banho quente. Dolores explica que o calor estimula uma maior produção de sebo na raiz dos cabelos, assim como xampus agressivos e cosméticos pesados, de hidratação ou relaxamento. Já a alimentação gordurosa, ao contrário do que muitos acreditam, não tem relação comprovada com o problema.
Além de deixar o cabelo com aspecto pesado, o excesso de oleosidade também pode levar a uma dermatite seborreica, ou seja, caspa. Nesse caso, é preciso procurar um dermatologista para ter o tratamento adequado, pois as consequências são mais sérias.A descamação aumenta as chances da proliferação de um fungo no couro cabeludo, que pode levar até a queda do cabelo.
DICAS DE ESPECIALISTAS PARA AMENIZAR O PROBLEMA
Tome banho mais rápidos e mornos.
Escolha xampus neutros para diminuir a oleosidade e a escamação. Se o caso estiver acentuado, procure logo um dermatologista.
Investigue se algum produto está causando uma descamação maior no couro cabeludo. Pode ser alergia.
Evite o uso frequente de secadores, toucas térmicas, produtos químicos para relaxamento, tingimento ou hidratação.
Passe um bom condicionador, mas apenas nas pontas dos fios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!