domingo, 19 de janeiro de 2014

APRENDA A DESENVOLVER A LINGUAGEM DO SEU BEBÊ


O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

O Bate-papo começa bem antes do nascimento

O bebê ouve a voz da mamãe desde quando estava na barriga e, ao nascer, reconhece esse som. “A mãe deve conversar e estimular o filho assim que ele vem ao mundo”, ensina a fonoaudióloga Daniele Bernardes, de são Paulo. A criança aprende observando, e com os incentivos, desenvolve seu sistema neurológico e aprimora a fala. Aproveite a hora do banho e da troca de fraldas para brincar e dar o nome a objetos, mudando a entonação da voz e fazendo expressões faciais. O nenê vai adorar e, com o tempo, aprende as palavras.

COMO ESTIMULAR O BEBÊ A FALAR
Dicas para o pequeno virar o maior conversador!

Se ele apontar algo, não dê rapidamente o que ele quer. Estimule-o a dizer o nome do objeto.

Ao fazer uma pergunta, dê tempo para que ele elabore sua resposta. E preste atenção quando ele falar com você.

Nos passeios, em casa ou ao ler um livrinho, procure dizer o nome dos objetos que encontrarem.

Não use linguagem infantilizada. Tudo bem ele dizer “au,au”, mas ensine-o que aquele é um cachorro.

SÓ FALA BEM QUEM OUVE BEM
Os estímulos sonoros são fundamentais para o desenvolvimento da fala. Se o bebê não ouve direito, dificilmente aprenderá a falar bem. Daí a importância do chamado teste da orelhinha- obrigatório e gratuito-, que é feito no hospital ao nascer e serve para identificar deficiências auditivas. Assim, é possível começar o tratamento logo e evitar problemas da fala.

PEQUENOS TAGARELAS DO CHORO ÀS PALAVRAS
É por volta dos 6 meses que o bebê vai produzir os primeiros sons para se comunicar. A partir de 1 ano, poderá dizer palavrinhas como “ma” e “pa”. Até os 2 anos, deverá falar palavras com duas sílabas e formar frases de duas palavras como “dá papá”, “nenê mimi”.
“Se nessa idade não estiver produzindo palavras, vale ficar atenta”, orienta a fonoaudióloga Paula Canton, de São Paulo. Um especialista pode fazer um diagnóstico e prevenir atrasos na linguagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!