quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SABÃO CASEIRO


Ingredientes:- 3 litros de óleo de cozinha usado e filtrado
- 500 gr  de soda granulada (em escamas)
- 1,5 litros de água morna
- 2,5 litros de álcool
Como Fazer:Esquente o óleo e reserve.
Esquente a água e reserve.
Em um balde dilua a soda em 500 ml de água, mexa com um cabo de vassoura até dissolver completamente. “Cuidado para não aspirar o gás que a reação química irá produzir, o gás é toxico.”
Junte o álcool ao óleo morno misture bem e acrescente a soda dissolvida na água, mexa bem e acrescente e o restante da água. Misture lentamente usando um cabo de vassoura por aproximadamente 40 minutos.
A mistura vai mudar de cor, no inicio ela tem um tom de caramelo próprio do óleo de cozinha usado, aos poucos ela deve passar para um tom Creme (como a cor do recheio de um Sonho). Quando a mistura ficar homogênea e em temperatura ambiente coloque-a em uma bandeja forrada com saco plástico e reserve, quando endurecer (cerca de 4 horas) corte e guarde em um recipiente adequado.
Após 10 dias ele está pronto para uso.
Dicas:1 – O álcool pode ser substituído por cachaça. – Não se deve usar vasilhas de alumínio ( use vidro, barro, cobre, panela esmaltada ou até balde plástico).
3 – A água que será utilizada no sabão pode ser aromatizada com: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa.
4 – Para uso cosmético o sabão deverá ficar 1 ano em cura, ou seja, após o preparo deve ser guardado por 365 dias ou mais, se usado antes do tempo como sabonete ele pode ressecar e até rachar a pele.
Boas Misturas:
Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma.
Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis.
Para usar como sabonete: * Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
* Escurecer cabelo, use: babosa
* Clarear cabelo, use: camomila
* Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!