terça-feira, 7 de junho de 2011

LIGHT OU DIET?

O QUE DIFERENCIA OS PRODUTOS DIET DOS LIGHT?
Alimentos diet possuem características que atendem as necessidades metabólicas específicas e não contêm açúcar, gordura e colesterol. Já os light possuem redução total ou parcial de, no mínimo 25%, por exemplo, açúcar, gordura, colesterol e calorias nos ingredientes.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SACARINA, ASPARTARME, STÉVIA, SACAROSE E SUCRALOSE? QUAL É MENOS PREJUDICIAL À SAÚDE?
Os adoçantes de mesa podem ser encontrados sozinhos ou em combinações, os chamados blends, e são vendidos aos consumidores em diversas apresentações: pó, líquido ou tablete. Hoje, cada substâncias tem características diferenciadas de sabor e desempenho. Por isso, é importante conhecer as diferenças.

ASPARTAME
Pó branco e cristalino, 200 vezes mais doce que o açúcar e com sabor mais próximo. Não deixa sabor residual e pode ser consumido por diabéticos. Por ser uma proteína, não provoca cáries porque não fermenta na boca. Sua única contra-indicação é para os portadores da fenilcetonúria, uma doença rara, de tectada nos primeiros meses de vida.

SUCRALOSE
Seu poder adoçante equivale a 600 vezes ao do açúcar. Apresenta um sabor similar ao do açúcar, sem o residual amargo ou metálico, comum aos adoçantes intensivos resistentes ao calor. Não existe nenhum tipo de restrição ao consumo.

STÉVIA
Adoça 300 vezes mais que o açúcar e pode ser associada a outros adoçantes ou não. Possui sabor residual amargo.

SACAROSE
É o açúcar de mesa, extraído da cana de açúcar. É cariogênica e não deve ser consumida por diabéticos.

O QUE É MAIS PREJUDICIAL: AÇÚCAR OU ADOÇANTE?
O açúcar é cariogênico e é contra-indicado para diabéticos, além disso, seu consumo excessivo pode provocar obesidade. Os adoçantes têm sua segurança comprovada e podem substituir o açúcar, contribuindo para uma vida mais saudável. Também possuem baixo valor calórico e promovem a  redução das calorias ingeridas.

COMO ESCOLHER UM ADOÇANTE? O QUE ELE DEVE CONTER?
Existem diferentes tipos de adoçantes com qualidade de sabor diferenciado e características específicas para uso.

QUAIS OS ADOÇANTES MAIS INDICADOS PARA A CULINÁRIA?
Os que são à base de sacarina, pois resistem a altas temperaturas e os que são à base de sucralose, devido à sua excepcional estabilidade térmica.Podem ser usados no preparo de receitas de forno e fogão, e mantêm seu sabor e dulçor original.

EXISTE ALGUM TIPO DE ADOÇANTE QUE NÃO DEIXA AQUELE SABOR AMARGO NA BOCA?
Sim, a sucralose. Já a sacarina e a stévia são os que deixam maior sabor residual. Em geral são combinados com outros adoçantes para melhorar a qualidade do sabor.

QUAIS AS VANTAGENS DE SE TOMAR ADOÇANTE?
Redução de calorias ingeridas, o que auxilia nas dietas de perda ou manutenção de peso; não eleva o índice glicêmico, sendo uma opção segura para os diabéticos substituírem o açúcar e não provoca cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!