domingo, 26 de junho de 2011

PLANTAS DE DIFÍCIL CULTIVO ll

GERBERA (Gerbera jalmesoni)
As graciosas flores da gerbera são bastante utilizadas na decoração dos ambientes mais refinados, mas elas também podem ser cultivadas em canteiros de jardins que recebem total claridade do sol, sem contudo serem atingidas pelo sol do meio-dia. Você pode optar ainda pelo cultivo em vasos que tenham boa drenagem. A gerbera prefere solo arenoso e rico em matéria orgânica (esterco animal ou farinha de ossos). As regas devem ser diárias. Toda vez que você plantar uma muda, é importante preservar o ponto de onde nascem as folhas acima da superfície do solo.

ÁRVORE-DA-FELICIDADE (Popyscias ssp.)
Espécie muito procurada pela bela folhagem e por ser considerada uma planta que atrai a sorte.Muito cultivada por viveiristas das regiões litorâneas, onde prospera com sucesso, essa planta ressente-se quando é transferida para climas mais frios em regiões altas. Por isso, para que sua árvore-da-felicidade prospere com beleza e traga a sorte desejada, siga estas dicas:
1.Ao adquirir a muda verifique se possui um torrão firme e inteiro, pois muitas vezes alguns comerciantes formam um torrão falso com barreamento.
2.Prefira sempre as mudas com altura entre 50 cm e 1 m, pois sua adaptação é mais segura, proporcionando melhor formação e crescimento mais rápida e vigoroso, além de haver maior possibilidade de ela se refazer do choque da mudança climática.
3.Plante a muda num vaso de bom tamanho para que possa se desenvolver durante longo período sem necessitar transplante. Um vaso de bom tamanho é o de 50 cm de altura por 30 cm de diâmetro.
4. O vaso deve ser composto por terra neutra, terra vegetal, húmus de minhoca e areia de construção em partes iguais.
5. Mantenha a terra sempre bem regada para que a umidade permaneça regular. Para isso, use pequena quantidade de água todos os dias e pulverize também a folhagem, mas em dias alternados.
6. Mantenha a planta em local claro, onde não incida sol direto ou então procure iluminar com luz artificial.
7. Evite expor sua planta ao vento para que a folhagem não fique desidratada.

COLUMÉIA (Columnea spp.)
Planta pendente que produz flora abundante, sendo que essas flores de cor vermelho e laranja chegam a cobrir os ramos. Precisa de claridade, mas não suporta correntes de vento. Os Vasos devem ter terra neutra e húmus de minhoca em partes iguais, acrescentando-se sempre um punhado de carvão vegetal triturado para cada vaso. As regas devem ser diárias para que a terra não seque. No inicio da primavera é necessário acrescentar 2 colheres de sopa de farinha de ossos para estimular a floração. Quando você perceber o desfolhamento de alguma das hastes, é preciso podá-la a 10 cm da superfície do vaso para que haja nova florada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!