quarta-feira, 8 de junho de 2011

REFRIGERANTES... TIRE SUAS DÚVIDAS

REFRIGERANTES LIGHT OU ZERO?
Um novo conceito de refrigerantes foi lançado em 2005: o refrigerante 'zero', com zero caloria. Apesar do forte marketing, a diferença calórica entre o light e o zero não é tão grande, já que 1 copo de refrigerante light não tem mais de 2 calorias. Além disso, os dois têm uma composição bem similar e diferem basicamente na quantidade de adoçantes artificiais. Se o objetivo é reduzir calorias, os refrigerantes light e zero cumprem a função. Mas é fundamental ter também uma alimentação equilibrada! Lembre-se de que essas bebidas têm alto conteúdo de sódio que, em excesso, pode agravar problemas como hipertensão ou elevar o risco de doenças cardiovasculares.

ÁGUAS AROMATIZADAS
Sob as mais diversas nomenclaturas, como bio, plus ou active, entre outras, as águas aromatizadas são ligeiramente adocicadas (com adoçantes artificiais) e aromatizadas (artificial ou naturalmente) com frutas, como tangerina ou cereja. São também enriquecidas com vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Apesar de a adição desses nutrientes ser muito enfatizada pelo marketing, essas substâncias podem ser facilmente obtidas por meio de uma dieta saudável e equilibrada.

CHÁ VERDE
O chá verde, produzido das folhas da camellia sinensis, vem sendo associado a vários efeitos benéficos para a saúde. As catequinas, substâncias antioxidantes presentes nele, combatem o envelhecimento celular e ajudam a prevenir doenças como o câncer (principalmente gástrico) e problemas cardiovasculares. Outros estudos associam o chá verde à menor incidência de hipertensão e diabetes e à aceleração do metabolismo e à perda de peso. As versões enlatadas e engarrafadas conservam as propriedades do chá verde, mas contêm inúmeras outras substâncias artificiais, como edulcorantes e conservantes. Por isso, atenção ao rótulo!

REFRIGERANTES COM MENOS GÁS
Outra novidade são os refrigerantes aromatizados de baixa caloria. Semelhante às versões diet, light e zero de refrigerantes de limão, essa variedade contém menos gás e é enriquecida com vitaminas do complexo B. Mas isso não quer dizer que seja mais saudável que os demais refrigerantes. A menor quantidade de gás apenas causa menos flatulência e distensão abdominal. Apesar da associação feita pela publicidade, não pode ser vendida nas gôndolas de água nos supermercados, pois é um refrigerante. Por isso, não deve ser consumida em substituição á água natural ou mineral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!