domingo, 12 de junho de 2011

PLANTAS DE DIFÍCIL CULTIVO

As plantas consideradas difíceis de serem cultivadas precisam de cuidados muito específicos que a maioria dos amantes do verde não conhece. Saiba, por exemplo, que as comuníssimas avencas e samambaias são bem enjoadas e exigem condições especiais de iluminação e ventilação. Saiba também que as preciosas rainhas-do-abismo e falenas podem viver, crescer e florescer na sua casa. Veja agora como tratar dessas espécies tão delicadas:

RAINHA-DO-ABISMO (sinningialeucotricha)  


Espécie nativa do Paraná, mais precisamente de Salto do Apucarazinho, região com 1100 metros de altitude, o que justifica o nome popular de rainha-do-abismo, embora entre os botânicos sua denominação seja "Edlweiss brasileira". Esta planta tem uma grande Túbera (batata) que emerge do solo e é recoberta por penugem branca e prateada. Os caules atingem até 25 cm de altura, sustentando quatro folhas ovais também cobertas por essa penugem branca e prateada. As flores, de tonalidade alaranjada, nascem no verão e continuam desabrochando durante dois meses do outono. No inverno, a folhagem cai e a planta entra em hibernação, período em que as regas devem ser suspensas, só voltando a acontecer no final da primavera, quando as folhas brotam novamente. Ao plantar a rainha-do-abismo em vaso, é importante que o solo seja composto por terra arenosa, húmus de minhoca, terra vegetal e vermiculite em partes iguais. Além disso adicione, para cada vaso, meia colher de sopa de calcário dolomítico. Verifique também a drenagem do vaso, para permitir o escoamento de qualquer excesso de água das regas. E por falar em regas, elas devem ser feitas com uma quantidade de água apenas suficiente para evitar o ressecamento da terra. O melhor local para cultivar esse tipo de planta é um ambiente bem claro, que tanto pode ser iluminado pela luz indireta do sol como por lâmpadas especiais, que deverão permanecer acesas durante doze horas ininterruptas por dia. Quando à multiplicação, você poderá fazê-la através das sementes ou pela divisão da túbera no início da primavera. Já a adubação de reposição precisa ser feita mensalmente: aplique na terra fertilizante líquido rico em fósforo (P), mas apenas durante o período de vegetação ativa da planta.

AVENCA (Adiantum spp.)


Essa espécie deve ser plantada num local absolutamente protegido do vento e de correntezas de ar, mas que apresentem claridade média. No mais,  a avenca necessita de pulverizações diárias com água e umidade constante na terra do vaso, que deve ser composta por terra vegetal, húmus de minhoca e terra neutra em partes iguais.

SAMAMBAIA (polypodium spp.)


Precisa sempre de bastante claridade em ambientes protegidos do sol e do vento que provocam a desidratação das suas folhas, causando feias queimaduras. No caso de samambaias cultivadas em vasos suspensos, você deve colocá-los numa altura que permita boa iluminação na superfície, para que novas brotações apareçam. Quando não há esse tipo de condição, as brotações diminuem em quantidade e as que surgem tornam-se frágeis e têm morte precoce. A terra ideal para o vaso é a mesma das avencas e deve estar sempre úmida, porém bem drenada e sem encharcamento.

ORQUÍDEA FALENA (Phalaenopsis.)


Trata-se de uma espécie epífita, planta de raízes aéreas que servem tanto para facilitar a fixação nos suportes como para absorver os nutrientes da atmosfera. A orquídea falena possui um único caule que atinge em média 8 cm de altura e apoia folhas largas. Os cabos das flores são arqueados e têm cerca de 90 cm de comprimento. As flores são belíssimas, semelhantes ao formato do amor-perfeito e, dependendo da variedade, podem ter pétalas brancas mescladas a tonalidade roxas, vermelhas ou castanhas.
Com alguns pequenos cuidados você terá lindas orquídeas dentro de casa. Confira:

1. A planta deve ser instalada em local bastante claro, mas protegida do sol. A iluminação pode ser feita com lâmpadas especiais acesas durante dez horas por dia.
2. O melhor ambiente para essa orquídea é o que não recebe corrente de vento e que tem temperatura mínima de 19°C.
3. As regas devem ser feitas com muita moderação, evitando o encharcamento da terra, o que seria fatal para essa espécie, causando seu apodrecimento.
4. Você poderá obter novas mudas através dos rebentos que vão surgindo. Espere que eles criem suas próprias raízes e depois separe-os por corte.
5. Os vasos devem ser de barro com furos no fundo e nas laterais. Isso permite um perfeito arejamento do solo, que deve ser composto por fibras de xaxim e terra vegetal.
6. Utilize adubo líquido a cada quinze dias.
7. Procure não molhar as folhas para evitar seu apodrecimento, causado pela infestação de fungos nocivos.
8. Para prolongar o período de floração, espere que as flores murchem e corte a haste logo abaixo do ponto em que apareceram as primeiras flores. Assim surgirão novos rebentos e, consequentemente, novas flores.

4 comentários:

  1. quando criança na casa de minha avó regina em londrina de todas as plantas gostava de uma que ela chamava de rainha do abismo. em sao paulo numca mais pude ver essa flor. saudade da casa da vó, das comidas, das reunioes de familia... abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que uma das minhas postagens lhe trouxe lembranças boas.Fico muito feliz!Um abraço imensamente forte para você também.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este artigo! Parabéns. Na verdade eu costumo comparar pessoas com plantas. Isto é: cada pessoa requer o seu devido tratamento e cuidado para que possam desenvolver o seu potencial. (Que as vezes, nem elas próprias sabem que possui). Me ajudou muito suas informações. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosângela! Estou feliz que tenha gostado. Achei interessante sua comparação de pessoas com plantas. Nunca tinha pensando nisso. Adoro observar, fazer analises. Costumo dizer que gosto de ler pessoas, mas nunca olhei o ser humano dessa forma. Achei um ponto de vista muito original.
      Obrigada pela visita ao Planeta Misturado.
      Carinhoso abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!