quinta-feira, 30 de junho de 2011

LIMPEZA TOTAL

Limpar os objetos que ficam expostos à poeira e à umidade, muitas vezes representa um trabalho bastante árduo. Para ajudá-la na tarefa de conservar essas pequenas preciosidades, relacionei algumas dicas bem caseiras e eficientes.

LIVROS
São as principais vítimas de poeira e mofo. O primeiro passo é retirá-los das prateleiras e deixar a estante totalmente vazia. Com uma escova de roupas, limpe uma prateleira de cada vez, começando pela mais alta. Depois, é a vez dos livros: abra-os e escove todos os lados com escova ou pincel bem macio. Mas tenha o cuidado de nunca bater um livro contra o outro para que as folhas não soltem e a encadernação não estrague. Veja alguns tipos de manchas que podem ser eliminadas:

Mofo e bolor: basta passar um pano embebido em vinagre ou uma mistura de terebintina, alfazema e benzina retificada.

Gordura: coloque um mataborrão sobre a mancha e, por cima, passe com ferro morno.

Dedos: esfregue miolo de pão que a marca sairá.

E não esqueça: se a estante for de madeira, passe um pouco de querosene para evitar o aparecimento de traças e cupins.

OBJETOS DECORATIVOS
Bronze
É uma limpeza delicada, principalmente porque há algumas peças que são cobertas por uma camada dourada, bastante sensível a produtos químicos. Mas você pode usar uma escova de dentes com água morna e sabão neutro, ou então água quente com amoníaco ou vinagre. Depois, seque rapidamente. Para as peças de bronze que ficaram acinzentadas com o tempo, use suco de limão para clarear e depois passe álcool para dar mais brilho. Se o objeto estiver muito sujo, passe antes um pano embebido em querosene. Já as peças de bronze que ficaram esverdeadas devem receber a aplicação de suco de limão durante 15 minutos no máximo para depois serem enxaguadas. Para eliminar as sujeiras muito profundas, use vinagre e água, na proporção de 1 para 10, e a seguir lave com água limpa.

Cromados
Muitas pessoas usam o sal ou bicarbonato de sódio para fazer a limpeza das peças cromadas, mas esse processo não é aconselhável, pois o sal risca e o bicarbonato dissolve o cromo. Você pode dar brilho ao material cromado usando um pano macio embebido em vinagre e depois lavando a peça com água morna e detergente. Para manter o brilho, passe um lustra-móveis à base de silicone, que também protegerá o objeto por mais tempo.
Lembrete: existem produtos especiais para peças cromadas, mas ao comprá-los verifique na embalagem se o produto é específico para esse material.

Latão
Se a peça estiver muito suja, limpe-a com limão e sal. Outra opção é preparar uma pasta de vinagre, farinha e sal. Depois, lave bem. Para polir, use um produto específico para metais dourados, aplicando-o com uma flanela macia.

Aço-inoxidável
Nunca limpe com materiais abrasivos, tipo lustra-metais. Use apenas produtos específicos. Ou então mergulhe a peça numa solução de sabão morna e deixe de molho. Para dar brilho, passe um pano umedecido em suco de limão ou vinagre.

Cobre
limpe com uma pasta com sal de cozinha, vinagre e farinha (de trigo ou milho). Deixe secar e retire com uma flanela. As partes mais esverdeadas deve ser limpas com uma solução forte de amoníaco. Outra opção é mergulhar a peça numa panela com vinagre e sal, deixar ferver por alguns minutos, tirar do fogo e deixar no líquido por algumas horas. Você pode utilizar ainda suco de limão e sal. Enxágue as peças muito bem e seque. Se possível, ao sol.

Ferro
Enferruja facilmente quando fica em lugar úmidos. Para acabar com o problema, utilize palha de aço bem fina embebida em gasolina. Se o objeto for pequeno, deixe-o mergulhado por algumas horas. O brilho pode ser dado com cera líquida.

Alabastro
Limpe com uma escova macia e depois com um pano embebido em terebintina. Em seguida, lave com água e sabão, deixando secar. Você também pode usar água morna, sabão e algumas gotas de amoníaco. Depois, enxágue muito bem.

Biscuit
Retire a sujeira com uma escova embebido em água e sabão. Depois enxágue numa solução de suco de limão e água.

Porcelana
Elimine as manchas passando um pouco de sal refinado.
Segredo: para tornar duráveis, você deve fervê-las em água e deixar esfriar completamente.

Gesso
Limpe com um pano embebido em álcool ou amoníaco diluído em água. Para dar mais brilho às peças pintadas, passe um mingau de amido de milho (maisena) diluído com água e cozido. Deixe secar e, passe uma escova de cerdas macias.

Chifre
Lave com água e sabão e passe óleo de amêndoa até que o produto penetre muito bem. Depois, é só passar um pano para dar brilho.

Madrepérola
Nunca lave com água e sabão, para que não perca o brilho. O melhor é deixar as peças mergulhadas por 15 minutos numa mistura de ácido clorídrico e água em partes iguais. Depois enxágue e esfregue com uma escova de cerdas duras.

Marfim
Não lave com água quente. Para que o marfim recupere sua cor natural, passe terebintina ou água oxigenada, deixando a peça exposta ao sol por vários dias. Outra solução é esfregar casca de limão polvilhada com sal.

Cristais
As manchas podem sair com água e sabão. Um boa sugestão também é passar fatias de cebola sobre as manchas e elas sumirão facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!