domingo, 4 de novembro de 2012

PLANTAS PARA CERCA VIVA

Tumbérgia azul


A tumbérgia azul é uma trepadeira excelente para cercas-vivas em telas. Ela embelezará o local com suas flores grandes, e ainda formará uma boa barreira visual entre os terrenos. A tumbérgia é capaz de alcançar 3 metros, e seu crescimento é moderado no início.
Com o desenvolvimento da muda ela se torna mais vigorosa e cresce mais rapidamente.
Ela deve ser plantada sob pleno sol, mas sobreviverá em áreas semi-sombreadas, ficando menos densa nestas regiões.
Na ocasião do plantio prepare covas largas e profundas, com cerca de 3 a 4 vezes o tamanho da muda. Misture ao solo apenas adubos orgânicos nesta fase, como húmus de minhoca, torta de mamona, esterco de curral curtido, cinzas sem sal, etc.
O espaçamento entre as mudas pode ser de um metro ou mais, e quanto mais próximas as mudas, mas rapidamente a cerca estará “fechada”.
No início é importante tutorar as mudas para que elas enrolem na cerca. Após o “enraizamento”, adube bimestralmente com fertilizantes orgânicos ou químicos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio para que a muda cresça forte e saudável e dê florações abundantes.
As podas restringem-se aos ramos rebeldes que desprendam do conjunto e podas de renovação da folhagem, realizadas em duas etapas: a primeira de um lado e algumas semanas depois do outro lado da cerca, para que a planta não se ressinta demais.

Sansão-do-campo:

Tem como vantagem o rápido crescimento e atinge até 5 metros de altura. O fato de ter espinhos torna a cerca segura, mas dificulta a poda de manutenção;

Maricá:

Como o sansão-do-campo, cresce rápido e "fecha" a área. Tem porte de cerca de 5 metros de altura e possui espinhos;

Murta:


Não "estoura" calçadas e o verde brilhante das folhas valoriza a estética da cerca. Tem crescimento lento e é fácil de ser podada. O ponto negativo é que é hospedeira do inseto transmissor da doença greening, que ataca pomares de citros;

Hibisco:

Planta de crescimento rápido, tem outras vantagens como a facilidade de ser podada e a beleza das flores;

Jambolão:

Planta de crescimento rápido, atinge até 15 metros de altura. Por ser uma árvore frutífera, atrai muitos pássaros (sabiás, bem-te-vis, saíras, sanhaços) e morcegos;

Iúca:

Planta de crescimento moderado, com porte de até 5 metros de altura. Como cerca-viva, protege o local com suas folhas pontiagudas, que espetam;

Outras opções: Bambu, nim, fícus, primavera, eucalipto.

9 comentários:

  1. Boa noite!
    Gostei muito do seu blog, parabens!
    estou para escolher entre, Jambolao,Sanção ou Erva de lobo,preciso fazer uma cerca viva, pois vou plantar produto orgânico.
    O que vc indicaria, tenho pouco conhecimento?
    ficaria agradecida se pudesse responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não sei o tamanho da área onde você pretende usar essa cerca viva. Mas creio que é um espaço relativamente grande.
      Eu lhe indico plantar o sansão do campo. Pois não acho o jambolão ideal.
      Ela se torna uma árvore de grande porte, eu tenho essa planta na minha casa. E por ser frutífera, gera muitos insetos. Isso poderia ser ruim para sua plantação de orgânicos. A não ser que queira vender as frutas que ela irá produzir. Pois produz em grande quantidade. Deixando o chão forrado de frutinhas, parecendo mini berinjelas .
      E a erva de lobo é um planta tóxica. E já que estamos falando em produtos orgânicos, que são saudáveis e livre de tudo que faça mal a saúde, acho que essa planta ficaria contraditória.
      Então eu lhe indico o sansão do campo. Uma planta de crescimento rápido, se adapta a diversas condições climáticas. Se torna uma barreira contra invasores, seja pessoas ou animais de grande ou pequeno porte, sendo que nem galinha a ultrapassará. E Caso seja uma área bem grande dispensa até podas. Porém é ideal que seja podado uma vez ou outra.
      Obrigada pelo elogio ao blog Planeta Misturado. Fico muito feliz que tenha gostado.
      Espero que minha resposta possa ajudá-lo!
      Carinhoso abraço!

      Excluir
    2. Gostei da resposta da Andressa ....vou plantar o Sansao do Campo...
      Tenho uma Area de 15×30 Total de 450 metros...
      Nao quero ser vista dentro do meu terreno e nem que entre amimais....
      Kkkk
      Obrigado

      Excluir
    3. Olá, Bell!
      Estou feliz que minha resposta tenha lhe agradado.
      Realmente o sansão do campo não permite a passagem de estranhos, pois seus espinhos impedem invasores. E seus galhos se aglomeram formando uma barreira contra olhares de curiosos. Sem contar que as florzinhas dessa planta deixarão a cerca bem bonita. Carinhoso abraço e espero que dê tudo certo. Você me parece alegre e divertida. Gostei! kkk Também gosto de rir e fazer rir.

      Excluir
  2. Oi gostei muito das dicas, vc tem noção de quanto tempo um ibisco desses amarelos demora pra chegar em 1,50 de altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilciane! Estou muito feliz que tenha gostado das dicas e também muito grata por sua visita ao blog Planeta Misturado.
      O hibisco amarelo tem uma rapidez de crescimento superior a muitos outros. Mas claro que uma boa adubação e manter a terra sempre úmida farão a diferença. Tomando os cuidados adequados, por volta de sete meses você terá uma cerca viva linda com um metro e meio de altura.
      Um abraço carinhoso para você!

      Excluir
  3. Tenho um vizinho do lado que colocou um janelão na cozinha virado para minha casa,como se não bastasse agora colocou um dequi parece uma plataforma. Me sinto constrangida de sair para os fundos da minha casa . Eles estão sempre lá olhando Que arvore poderia colocar para acabar com estas visões. que seja de crescimento rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Irma Fernandes Gomes!
      Eu optaria pela murta-de-cheiro. Além de ser linda, verdinha com flores miúdas parecendo flor de laranjeira e que exalam um cheiro delicioso, ela não é um tipo de árvore que crescerá galhos longos que podem incomodar os vizinhos. Mesmo que a plante próxima ao muro. E ela tem uma folhagem bem densa, excelente para impedir a visão.
      Essa árvore chega a alcançar cerca de 7 metros de altura, dependendo do clima e solo.
      Porém ela demora um pouco para ter uma boa altura.
      Então pensando em velocidade de crescimento, pois creio que esteja aflita para ter sua privacidade de volta. Indico que faça uma cerca viva com sansão do campo. Caso não se incomode com planta espinhosa. Para ficar um aspecto mais bonito, plante azaleias como segunda barreira de proteção, mesmo que elas não crescerão muito, mas ficarão lindas quando floridas.
      Obrigada por visitar ao meu blog. Volte sempre!
      Carinhoso abraço!!

      Excluir
  4. Olá tenho uma área de 2.355 m e vou fazer uma área de eventos como casamentos e eventos participares e queria saber qual é a melhor p este tipo d ocasião...pois n terei muito tempo para cuidar... obrigado

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!