quarta-feira, 3 de maio de 2017

LIVRE-SE DA CARÊNCIA CRÔNICA


Pessoas carentes são cada vez mais comuns. E não estou falando em carência financeira. Mas carentes de atenção e amor.
Quando falo em carência, noto que muitos acham que estão carentes apenas porque estão precisando de um namorado ou namorada, um amigo ou amiga, carentes de companhia.
Mas a maior carência que assola o ser humano é a carência de si mesmo.
Pois o gostar de si e se valorizar é algo que anda escasso. Por isso é cada vez mais comum a carência crônica. Pessoas, que mesmo cercadas de vários outros, se sentem solitárias, vazias, sempre em busca de mais e mais atenção. Porém por mais carinho que receba, não basta. Pois na verdade o que busca é o amor próprio.
E existem aqueles que nunca conseguem ficar só. Preferem estar junto de alguém que o desvaloriza, o trata mal, não acaricia seu corpo muito menos sua alma. Ficam grudados em seus carrascos devido ao medo da solidão. Pois na verdade não sabem que estão realmente sozinhos porque não possuem a companhia de si mesmos. Não são amigos de si próprios,  não fazem de si o seu amor maior.
Mas quando digo: você não se ama, não se valoriza, não se trata bem, por isso sofre de carência constante, quase sempre a  pessoa me diz: claro que não, eu me amo, eu me cuido. Pois vou ao cabeleireiro com freqüência, faço massagens, limpeza de pele, nunca descuido da depilação. Unhas impecáveis,  eu me visto bem, estou sempre me presenteando com coisas que desejo e gosto. Vivo bem.
Mas cuidar de si mesmo(a), se valorizar, se tratar bem  não é se dar coisas materiais e apenas cuidar do corpo. O que adianta estar sempre se presenteando com uma roupa nova, sapatos caros, jóias, ir a ótimos institutos de beleza, quando não se permite cometer um pequeno errinho. Critica-se, não se perdoa. E pior ainda, talvez se dê bons presentes, mas nunca dê força para as coisas que deseja, para os próprios sonhos. E talvez nunca faça o que gosta, simplesmente porque isso cause desgosto a alguém. Não se impulsiona, quando está triste e infeliz. Não diz: você pode, você consegue, você é ótimo( a), gosto muito de você, vamos lá, tudo vai dar certo!  Nem pelo menos tenta ser um bom amigo e companheiro de si mesmo, usando palavras vazias. Pois às vezes bons amigos nos dizem palavras que não acreditam, apenas para nos consolar e nos trazer algum tipo de bem.
Mas o que mais vejo são pessoas que são inimigas de si mesmas, sem perceber. Criticam-se sem parar. E críticas que não elevam, apenas destroem.  Com certeza muitos de vocês já falaram para si mesmo(a) algumas dessas frases: Sou horrível, sou burra(o), sou uma (um) merda, não presto para nada, sou feia( o), não consigo, sou um fracasso...
Quem se diz isso é amigo de si mesmo(a)?
E preste atenção em uma coisa, com certeza não existe melhor amigo ou pior inimigo que você de si mesmo(a). Afinal você convive 24 horas com você. Enquanto dificilmente alguém convive tanto tempo com um inimigo ou amigo externo.
Então se você se autoajuda, coloca-se  para cima em qualquer situação, ama-se, não importando os erros que cometa, perdoa-se, elogia-se. Dá a si mesmo bons conselhos, dá importância para o que sonha e deseja e vai atrás disso se autoelevando. Acreditando que é capaz, não se deixando cair a cada pequeno ou grandes fracasso. Não se destruindo com palavras ruins. Com certeza nunca sentirá carência crônica, pois mesmo que esteja sem ninguém por perto. Mesmo que o mundo lhe deixe só, você terá a si mesmo(a) sempre.
E um marido, namorado ou amigo irá apenas somar e não será alguém que você precisa para lhe dar um amor e atenção que você  mesmo(a) não se dá. E com certeza será uma(um) amiga(o) esposa(marido) e namorada(o) melhor, pois conviver com uma pessoa que se ama é muito bom. Não fica mendigando amor e atenção de forma excessiva.
E quem não é carente de si mesmo(a) nunca ficará com pessoas que não são o que querem para si, apenas para não perder migalhas de carinho.
Lembre-se: seja sempre a sua melhor companhia, não espere que o outro seja seu melhor amor ou amigo. Você poderá perder todos os amigos e amores, mas jamais perca sua própria amizade e amor.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Sergio!
      Estou muito feliz que tenha gostado do texto.
      Agradeço também pela visita ao meu blog, espero que volte sempre!
      Carinhoso abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!