quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DÊ FIM ÀS MANCHAS

APRENDA A DETONAR O MOFO

Armários:
Passe pano embebido em solução de água com vinagre (meio a meio). Para conter a umidade, ponha no armário um saleiro de inox com bicarbonato de sódio. Sempre que o pó empedrar, troque-o. Também dá pra usar giz de cal (o mesmo da sala de aula).

Banheiros:
Friccione a metade de um limão sobre o limo até a mancha sair. Depois, enxágue com muita água.

Cortinas de banheiro:
Deixe-as de molho em uma solução de água salgada (4 colheres de sopa de sal para 1 litro de água). Depois, lave-as normalmente.

Livros:
Delicados, passe uma escovinha embebida em vinagre por cima da marca do mofo. Deixe secar bem (pode ser ao sol) para não criar manchas nas páginas.

Paredes:
Retire as manchas com uma solução de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local.

Rejuntes de azulejo:
Esfregue uma mistura de água com maisena ( 4 colheres de sopa de maisena para 1 litro de água). Tira o mofo e ainda dá brilho!

Tecidos:
Se forem coloridos, mergulhe-os no leite fervente até a mancha sair. Depois, lave com água morna e vinagre branco. Já os tecidos brancos devem ficar em água quente com sal, até esfriar. Na mancha, aplique suco de limão e sal, exponha ao sol por cerca de três horas e enxágue bem.

CADÊ A FERRUGEM QUE ESTAVA AQUI?

Torneiras:
Use chumaço de algodão embebido em água oxigenada. Depois, esfregue com palha de aço e sabão e enxágue.

Superfícies de metal:
Com luvas, use um pano umedecido em ácido muriático (à venda em lojas de produto de limpeza ou construção).

Roupas:
Em peças de algodão, pingue removedor de esmalte de acordo com o tamanho da mancha. Deixe agir por 40 minutos e lave depois.

Frigideira:
Coloque água com algumas cascas de batata. Deixe ferver em fogo baixo. Quando a fervura levantar, retire as cascas e pingue gotas de vinagre. Ferva de novo, esfregue papel-toalha com sal e lave.

Grades:
Limpe e aplique removedor de esmalte.

INFILTRAÇÃO CAUSADA POR PISOS DESNIVELADOS:

Dentro de casa:
O comum é raspar as paredes até chegar ao reboco. Depois, aplica-se uma boa camada de impermeabilizante.

Fora de casa:
Geralmente, abre-se uma vala externa próxima à parede afetada. Completa-se o vão com pedras e areia, que absorvem a água.

INFILTRAÇÃO NO TETO CAUSADA PELA LAJE:

Aplica-se uma camada generosa de manta asfáltica ou impermeabilizante sobre o reboco e antes da instalação dos pisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!