segunda-feira, 19 de setembro de 2016

10 DICAS DE COMO EXERCITAR O CÉREBRO


Olá!
Não apenas o corpo precisa de exercício para manter se saudável e tonificado, o cérebro também precisa ser estimulado constantemente. Caso contrário se atrofia. E também a freqüente atividade mental fará com que a mente fique com um melhor potencial.
Por isso desde a juventude é necessário exercitá-la. Aqui serão descritas 10 dicas para exercitar o cérebro. Escolha uma atividade ou mais e comece a praticá-la. Não deixe seu cérebro envelhecer.


1-LEIA
Crie o hábito de sempre ler, pois a leitura obriga a mente a estar sempre guardando informações novas, além disso, ler acalma. Saiba que uma mente estressada não funciona bem e pode provocar posteriormente uma perda mais séria de memória ou outros problemas neurológicos.
E a leitura ativa as áreas mentais, fazendo o individuo ter um cérebro mais rejuvenescido mesmo com o passar dos anos.

2-DANCE
Faça algum tipo de dança. De preferência uma que precise aprender várias coreografias. Pois além de ter de memorizar e lidar com a coordenação, todo exercício físico faz bem a mente. Pois oxigena o cérebro e ativa a endorfina. Esse hormônio acalma e traz inúmeros benefícios para o cérebro.

3-FAÇA PALAVRAS CRUZADAS
Palavras cruzadas podem parecer algo antigo, ultrapassado, mas esse passatempo é simples e acessível a todos. E uma das melhores aplicações para exercitar o seu cérebro. Elas fazem a mente ficar mais ágil e mais viva. E, além disso, pode ser praticado em qualquer local, serve de diversão, traz muita informação. As palavras cruzadas obrigam a mente a pensar, vasculhar cantinho por cantinho da memória em busca de resposta para suas variadas questões.
Uma espécie de musculação mental.

4-TREINE MEMORIZAÇÃO
Pratique memorização constantemente. Tente memorizar números de telefone, datas e nomes. E, além disso, faça esse exercício que é bem simples e eficaz.
Escreva em um papel 10 palavras e tente associá-las. Crie uma história unindo todas elas, isso faz o ato de memorizar ficar mais fácil e rápido. Depois de ter feito isso, tente escrevê-las novamente sem olhar para a lista anterior. Mesmo que esqueça uma ou outra, faça esse exercício diariamente, sempre aumentando mais 2 ou 3 palavras.
Exemplo: hoje 10, amanhã 12, depois 14 e assim por diante. Faça isso com freqüência e terá uma memória e uma mente perfeita, muito mais ativa, mesmo com o passar dos anos.

5-USE O BARALHO A FAVOR DA SUA MENTE
Jogar baralho é algo excelente para manter a mente sempre viva. Pois durante o jogo a pessoa é obrigada a pensar, ter foco, concentração. O baralho ativa a inteligência, trabalha o cérebro em todos os sentidos e ainda diverte. E a diversão é um ótimo elixir físico e mental, pois relaxa. Mesmo o jogo de paciência, em que o indivíduo joga sozinho, faz bem. Não importa qual o jogo de cartas, o importante é jogar, sempre como um bom passatempo e treino mental.

6-JOGUE XADREZ
Jogar xadrez  também é um bom ativador para o cérebro, pois esse jogo precisa de concentração e sagacidade. O xadrez nunca deixará a mente enferrujar, pelo contrário, fará o cérebro funcionar cada dia melhor. O jogo de xadrez é uma academia mental. Ativa o raciocínio rápido e ajuda a auto-estima. Ganhar ou fazer uma boa estratégia de jogo faz bem ao ego. E estar bem consigo mesmo, ajuda o cérebro a ficar mais ativo e melhor. A tristeza, a depressão faz muito mal a mente, mesmo as muito jovens. A felicidade, o bem estar é o melhor remédio para o corpo e para a mente.

7-LEIA UM TEXTO DE PONTA CABEÇA
Tentar ler um texto ele estando de cabeça para baixo é complicado e diferente do habitual.  
Mas mesmo sendo difícil ler dessa forma não tão comum, insista até conseguir fazer isso com facilidade. Estar sempre fazendo algo que não estamos acostumados faz a mente ter que trabalhar e se esforçar, isso a deixa mais saudável.

8-FAÇA CÁLCULOS MENTAIS
O uso da calculadora muitas vezes faz a mente ficar acomodada. E o comodismo não é bom para o corpo, para a vida e muito menos para o cérebro. Então procure tirar alguns minutos para fazer cálculos mentais simples e vá os dificultando ao longo dos dias. Comece a somar, multiplicar, diminuir e dividir sem utilizar a calculadora. Faça isso por diversão por uns cinco ou dez minutos todo dia. E com o tempo notará que conseguirá calcular tão rápido e naturalmente, sem esforço algum.  E ainda ganhará uma mente mais ativa em todas as áreas. Começará a ter um raciocínio extremamente ágil.

9-ASSISTA BONS FILMES
Assista filmes com freqüência, pois além de ser uma boa diversão, estimula o raciocínio e faz a mente guardar novas informações. E tudo que estimula o cérebro faz com ele tenha mais vida e mais agilidade.
Assistir qualquer tipo de filme traz benefícios, porém procure ver principalmente filmes de mistério, pois esses obrigam a mente a pensar, tentar descobrir o final, matar as charadas. O ato de ver bons filmes também tornará o individuo mais capacitado para ter conversas agradáveis com pessoas de todas as idades.

10-APRENDA UM NOVO IDIOMA
Aprender um novo idioma, além de servir para a pessoa ter uma vida melhor, fará maravilhas para o cérebro. Pois para aprender é preciso memorizar e ter foco. Esse aprendizado será um exercício constante para a mente. Além de estimular a fala e audição. Afinal para aprender um novo idioma é necessário ter um maior senso de observação para diferenciar as sonoridades. E é necessário também treinar a falar de forma diferente do habitual. E todo desafio é excelente para o cérebro.


Carinhoso abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!