terça-feira, 6 de setembro de 2016

SAIBA TUDO SOBRE OS ÓLEOS


Olá!

A maioria das receitas caseiras de beleza pede algum tipo de óleo. Ele servirá para transportar princípios ativos ou para hidratação. Os óleos podem ser vegetais,  essenciais ou minerais. Cada um deles possui característica e uso diferenciado. Veja um pouco mais sobre eles.

ÓLEO VEGETAL
É todo aquele extraído de uma planta ( da flor ou da fruta). No preparo de cosméticos eles são usados para o transporte de princípios ativos. Podem ser usados diretamente sobre a pele, dando efeito de hidratação por evitar a evaporação da água na cútis.
Veja os usos mais comuns de alguns óleos:

Bergamota - muito usado no tratamento do vitiligo. Pode manchar a pele em contato com a luz do dia, significando cuidado redobrado mesmo dentro de casa.

Jojoba - Usado em cremes para pele e em xampus para hidratação.

Macadâmia - Em cosméticos, hidrata.

Uva- Possui vitamina E e é hidratante.

Gérmen de trigo - Possui vitamina E e hidrata tanto em cremes como em xampus.

Abacate - Assim como o óleo de uva , possui sete vitaminas, sobretudo a E.

Rosa mosqueta- Quando puro, hidrata e cicatriza.

Amêndoas doces - Hidrata.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são óleos vegetais que ganharam uma essência. Chamados de óleos aromáticos, são também veículos, porém de uma essência.
Podem ser óleo de banho ou usados em aromaterapia, em lâmpadas que funcionam como difusores do aroma. Não devem ser usados diretamente na pele, pois o óleo essencial de semente de uva é muito mais concentrado do que o óleo vegetal de semente de uva. Isso porque o óleo essencial possui um aroma característico que  não se assemelha à fruta. A  função dos óleos na aromaterapia é neuroestimulante. Com a dispersão de seus odores, aliviam estresse, enxaquecas, depressão e vários outros problemas. Para evitar reações alérgicas, são intensamente testados. Exemplo: o óleo de menta em pequena diluição é usado para aliviar pequenas  irritações, mas em grande dosagem irrita ainda mais.

ÓLEO MINERAL
Óleos minerais são todos os processados em laboratório, como a vaselina. São extremamente usados na cosmetologia.

ÓLEO NOBRE
A diferença entre o óleo vegetal e óleo nobre é apenas o nível de refino. No segundo a pureza é maior, por isso o nome: nobre.


Carinhoso abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!