domingo, 25 de setembro de 2016

APRENDA 7 MANEIRAS DE ALIVIAR A CÓLICA INFANTIL


Olá!

Cólicas infantis é um problema que causa sofrimento para o bebê e para os pais. Pois, quando as crianças sentem, elas choram sem parar. E o pai e a mãe ficam desesperados tentando fazer com que alguma coisa alivie a dor e faça o nenê se acalmar. E essas crises podem também ocorrer no período noturno. Deixando acordados não apenas os pais da criança, mas os habitantes da casa e até os vizinhos.
Por a cólica infantil ser algo tão angustiante, maneiras de sanar esse problema são procuradas constantemente. Então, para tentar ajudar, logo abaixo estão descritas  7 formas de lidar com as cólicas do bebê.

1-Massagens
A massagem ajuda bastante no alívio das cólicas, pois relaxa o nenê. E também ajuda a expelir os gases que causam a dor.
Comprima levemente a barriguinha do nenê no sentido horário. O mais recomendado é que as mãos sejam untadas com algum tipo óleo que não irrite a pele da criança, para que elas deslizem sem machucar o bebê. Use as pontas dos dedos das duas mãos  ou esquente as palmas, friccionando uma na outra e vá fazendo leves pressões no abdômen do pequenino. Sem comprimir demais para não machucar.
E a massagem não precisa ser feita apenas quando o bebê estiver com os sintomas. Crie o hábito de massagear o corpinho do nenê para evitar as dores ou fazê-lo dormir melhor.
Aprenda e pratique a shantala, uma massagem indiana milenar que ajuda bastante a aliviar as cólicas.

2-Banho morno
O banho morno é outro calmante natural que serve para aliviar cólicas. Por isso, mesmo se ele sentir dor à noite, coloque o nenê dentro de uma banheira de água morna. Assim ele ficará mais relaxado e o calor ajudará a fazer com que os gases sejam expelidos.
Enquanto  vai espalhando levemente a água pelo corpo da criança, cante músicas relaxantes, converse com um tom de voz que acalme e brinque com o bebê. Faça com que ele se distraia. Isso tudo ajudará a aliviar as dores e fazer com que pare de chorar.

3-Deite-o de bruços
Quando sentem dores abdominais, tanto adultos quanto crianças, ao deitar de bruços esse desconforto alivia. Então quando o nenê estiver chorando, com cólicas, deite-o no berço de barriga para baixo. Ou apóie a palma da mão no abdômen do nenê e segure-o, como se fosse uma bandeja. Mas cuidado para não deixá-lo cair. Use as duas mãos, uma na barriga e outra segurando o corpo.
Ou deite-o de bruços no peito de algum adulto, de preferência nos seios nus da mãe. O calor da pele e a pressão que será feita na barriguinha melhoram bastante a cólica. Além dele se sentir aconchegado e acalmar.

4-Faça o nenê arrotar depois de cada mamada
Um hábito antigo, mas que é realmente importante é fazer o nenê arrotar depois de ele mamar no peito ou na mamadeira. Não o deite no berço antes disso, pois poderá gerar gases e conseqüentemente cólicas
Depois de ele mamar, coloque-o em posição vertical para que ele arrote. Aguarde pelo menos cinco minutos, se isso não arrotar, não se preocupe. Mas sempre aguarde esse tempo antes de colocá-lo na horizontal.

5-Chazinho caseiro ajuda
Os chazinhos caseiros são eternos aliados das mamães. Existem várias receitinhas de chás que aliviam a cólica dos pequenos, mas um bem conhecido é o de camomila com erva doce. Misture uma colher de chá de erva doce e  uma colher de sopa de camomila, coloque para ferver. Depois coe, aguarde amornar e dê o nenê para tomar.
O ideal é que ele tome esse chazinho freqüentemente para que as cólicas sejam evitadas, mas, mesmo se estiver com o sintoma, esse chá alivia.

6-Movimente as pernas do bebê
Movimentar as perninhas do bebê é também uma maneira de aliviar a cólica. Mexa as pernas dele, como se ele tivesse pedalando.  A cada vez que dobrar as pernas comprima a barriguinha do nenê, massageando-a com as coxas do próprio bebê. Faça isso enquanto conversa e brinca com a criança, tentando acalmá-lo para parar de chorar e também aliviar as cólicas.

7-Faça compressas quentes
Esquente uma tolha, quando ela estiver morna, coloque sobre o abdômen do nenê. Ou então coloque uma bolsa de água morna. Cuidado para não queimar a pele da criança.
O calor acalma e faz os gases serem expelidos com maior facilidade. Fazendo melhorar as cólicas. Até mesmo, esquentar as mãos friccionando uma na outra e colocar sobre a barriga da criança pode ser uma boa forma de lidar com a cólica.

Carinhoso abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!