sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMO FALAR BEM EM PÚBLICO

Falar em público não é tarefa fácil, especialmente para os mais tímidos. O que dizer, de que forma dizer, como se comportar,  onde pôr a mão enquanto se fala e para onde olhar estão entre as dúvidas mais recorrentes. Para ajudar você, que precisa se expressar bem no trabalho, na faculdade ou até numa entrevista de emprego, o professor de expressão verbal e oratória Letterino Santoro, experiente conferencista e consultor, elencou uma série de conselhos para orientá-la.

10 PASSOS DA BOA ORATÓRIA

1- AUTOCONHECIMENTO
Conhecer a si própria e ver o que faz bem e o que não faz tão bem é essencial. Pergunte-se: "qual a minha capacidade de expressão corporal? Se você acha que sua voz não é bonita, por exemplo, experimente ouvi-la gravada e veja o que pode ser melhorado.

2- LEIA LIVROS, REVISTAS, JORNAIS
Tudo o mais que possa aumentar o seu repertório e vocabulário. "Hoje em dia, os alunos não conseguem falar durante três ou quatro minutos porque falta conhecimento. Muitos costumam buscar informações na Internet, mas só lêem frases curtas, uma manchete apenas e já se sentem satisfeitos. Na há profundidade nenhuma nisso", comenta o consultor.

3-TENHA UMA BOA CONDUTA
A maneira como você se comporta entre amigos e no ambiente de trabalho determina  se os seus ouvintes confiarão ou não no que diz.

4- TRABALHE SUA AUTOESTIMA
"O medo, de um modo geral, faz parte do ser humano, portanto, não posso deixar de senti-lo porque é natural. É um alerta diante de uma condição de risco e o falar em público é uma condição de risco, pois você será julgada e poderá ser condenada", explica Santoro. É importante que você tenha consciência disso tudo para poder conseguir superar a sua insegurança.

5-TREINE ANTES
Experimente se expor e fazer pequenas apresentações sobre um determinado assunto para amigos ou parentes e veja como você reage. É uma forma de perder a inibição.

6-PLANEJE E PREPARE O QUE VAI FALAR
Antes de uma apresentação, trace um planejamento de tudo o que irá precisar. Separe o material que vai utilizar e escreva o que falará. E tenha sempre na manga um plano B. Ensaie sua apresentação dentro do tempo que terá para falar. "Se tiver condições de gravar, grave e, ao final, assista ou ouça, e veja o que pode ser corrigido", diz.

7- SEJA HUMILDE
Se enquanto estiver expondo, alguém questioná-la com algo sobre o qual não sabe a resposta, não enrole. " Reconheça quando não souber responder, pois o fato de não saber não a torna uma profissional pior. Seja humilde, simples, e diga que não sabe e, se tiver condições, prometa que trará a resposta depois de uma pesquisa", orienta o consultor. Outra forma elegante de escapar da "saia justa" é passar a bola ao público, perguntado se alguém da plateia sabe a resposta da questão levantada.

8-ADEQUAÇÃO DO VOCABULÁRIO
De acordo com o seu conteúdo: é essencial saber usar palavras que sejam comuns às pessoas com quem você irá conversar.

9-COMO SE APRESENTAR
Não restrinja os movimentos da mão, colocando-as no bolso ou para trás. "Assim você limita a sua expressividade, pois os gestos são uma comunicação importante, eles antecipam o que queremos dizer e até nossa intenção", conclui Santoro. Adote uma postura neutra: corpo ereto e braços soltos.

10- OLHE SEMPRE NOS OLHOS DOS SEUS INTERLOCUTORES
Quando o seu olhar foge da pessoa com quem está conversando, você não passa respeito nem credibilidade. O consultor destaca, ainda, que fixar o olhar no ouvinte é importante para perceber o que ele está pensando, se concorda ou discorda de você, conforme se movimenta.

DICAS PARA SE EXPRESSAR COM SUCESSO
Naturalidade, emoção, conhecimento e conduta pessoal. O consultor define essas quatro características como essenciais para uma boa comunicação. "Não queira ser algo que você verdadeiramente não é. E essa naturalidade deve transparecer com emoção: faça rir, chorar, se preciso, mas sempre envolva o outro. Para envolver, também é preciso ter conhecimento do assunto, pois não posso falar a respeito daquilo que não sei. E, por fim, conduta pessoal, ou seja, tudo aquilo que eu sou no dia-a-dia, o modo como me comporto vai passar mais ou menos credibilidade", resume Santoro.

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