quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

LIVRE-SE DA MICOSE

O QUE É MICOSE? EM QUAIS LOCAIS ELA PODE SE MANIFESTAR?
É uma infecção causada por fungos, que acomete as camadas de queratina da pele, ou seja, a camada superficial. Os fungos se reproduzem quando encontram ambientes úmidos e quentes. A micose é considerada uma doença de pele e pode se manifestar em áreas de dobras (virilhas), nas unhas dos pés e das mãos. Isso ocorre porque o fungo prefere locais úmidos e quentes.

QUEM É MAIS VULNERÁVEL: HOMENS, MULHERES OU CRIANÇAS?
Ocorre frequentemente em homens e mulheres, dependendo da localização do fungo na pele. A micose no couro cabeludo é mais comum na criança. Por sua vez, as micoses da virilha, dos pés e das mãos são mais comuns nos homens adultos.

QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas podem ser: descamação, 'vermelhidão' (eritema), 'coceira' e, às vezes, manchas brancas e amarronzadas.

QUAIS OS TRATAMENTOS?
Os tratamentos são realizados com antifúngicos tópicos (cremes, loções e spray) ou por via oral. Depende do tipo de lesão para saber a duração do tratamento, mas gira em torno de três semanas. É sempre bom lembrar que, ao primeiro sinal da micose, a pessoa deve procurar um dermatologista. Além do mais, dependendo do tipo de pele, hábitos e clima, a micose pode aparecer novamente. Isso é muito frequente em pessoas que vivem em locais com climas úmidos e quentes.

COMO IDENTIFICAR UMA MICOSE NA UNHA? POR QUE ELA ACONTECE?
A micose da unha, a onicomicose provoca uma alteração na estrutura da unha (coloração e espessura). Ela acontece por trauma ungueal, ou seja, a camada da unha se rompe e o fungo penetra. Ela também deve ser tratada por meio de antifúngicos por via oral e tópico ( principalmente esmalte).

MICOSE E FRIEIRA SÃO A MESMA COISA? O TRATAMENTO TAMBÉM É IGUAL?
Sim. A conhecida popularmente como 'frieira' nada mais é do que a micose da região entre os dedos dos pés. Portanto, o tratamento é o mesmo, com antifúngico tópicos ou por via oral.

DICAS PARA EVITAR MICOSE.
Enxugue muito bem os pés e as áreas de dobras após o banho ou após sair da piscina ou mar;

Evite toalha ou roupa molhada. Também não use essas peças de outras pessoas;

Prefira roupas arejadas, claras e de algodão e evite tecidos mais quentes, que impedem a respiração da pele como nylon, lycra e poliéster;

Mantenha os pés em calçados arejados, e alterne o uso de sapatos;

Calce sandálias em locais úmidos, como clubes;

Sob qualquer suspeita de micose, procure o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!