quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MENSAGENS QUE AS DOENÇAS TRAZEM

Você já reparou que as pessoas reagem de forma bastante diferente a doenças e a tratamentos exatamente iguais? Umas se curam em apenas dois dias, outros levam semanas, outros sequer ficam doentes com facilidade. Para a médica Chistine Page, autora do livro Anatomia da Cura, da Editora Ground, toda doença traz uma mensagem oculta do organismo de que algo não vai bem, o que deve ser considerado no processo de reabilitação. "A doença é somente outra manifestação da vida, representando uma época de mudança e de oportunidades de crescimento da alma", acredita. A seguir, confira o que seu emocional está querendo dizer quando você manifesta algum sintoma diferente.

ANEMIA
Esotericamente acredita-se que a hemoglobina conduza a força vital (a chamada "alegria de viver") pelo corpo. Por isso, a anemia estaria relacionada às inseguranças causadas por mudanças em situações que estão fora de nosso controle e afetam nossa auto-estima.

APENDICITE
Reflete a tensão por uma mudança de fases da vida e, por isso, é um problema comum na puberdade, embora possa acontecer em qualquer idade. Está relacionada a perdas, principalmente quando envolve sentimentos reprimidos de desamparo e raiva.

DIARREIA
Quando acontece de forma recorrente, ou seja, sem estar associada a comida estragada, costuma estar ligada à ansiedade.

HEMORRÓIDAS
Tempo é a palavra-chave de quem tem hemorróidas. Geralmente, são donas-de-casa atarefadas ou profissionais que precisam cumprir prazos muito rígidos e acabam sentindo os prejuízos dessa correria no organismo.

HIPERTENSÃO
A medida do relaxamento do coração (diástole) é a mais importante para se medir a pressão nos vasos sanguíneos que caracteriza a hipertensão. "Reconhecemos (nesses casos) que tanto o coração quanto o indivíduo têm dificuldade em relaxar e, de vez em quando, até em descansar."

IMPOTÊNCIA
A médica associa a dificuldade de liberação sexual a medos (de fracasso, rejeição ou humilhação) ou a controles rigorosos, como a culpa, por exemplo. "Tanta ênfase tem sido colocada na capacidade de 'desempenho' do homem que não é de surpreender que a impotência esteja aumentando", comenta.

INSÔNIA
Ela afeta milhões de pessoas no mundo todo e, de acordo com a médica, pode estar relacionada a uma forte insegurança e medo de perder o controle durante o estado de inconsciência do sono profundo. O problema é mais comum em pessoas que sofreram perdas repentinas, que abalaram sua forma de ver o mundo. "Isso pode ser visto depois da morte de um ente querido, de uma separação, de uma mudança de casa ou de país, ou quando somos obrigados a mudar de emprego", acredita Christine.

MICÇÃO FREQUENTE
Sabe aquelas pessoas que precisam ir ao banheiro toda hora? Provavelmente, elas agem assim por medo ou receio de perderem o controle da vida, já que vivem sempre estressadas e preocupadas. Inseguras, principalmente em ambientes ou situações novas, usam a necessidade de ir ao banheiro para se sentirem mais confortáveis em seu habitat.

OSTEOPOROSE
Os ossos são a estrutura básica da vida humana e se formam logo nos primeiros meses de vida, até os 20 anos de idade. Por conta disso, a autora suspeita que problemas ósseos reflitam perturbações e falta de apoio durante esse período da vida.

PEDRAS NOS RINS
A sensação de medo está bastante relacionada a todo o sistema urinário. Assim, os problemas de pedras nos rins ocorrem com frequência em pessoas que procuram esconder seu medo numa aparência de calma e tranquilidade. "Uma pedra em uma parte do corpo, qualquer que seja ele, denota um acúmulo de material que por algum motivo, o corpo não consegue eliminar devido a seu excesso", afirma a autora.

PÉS E MÃOS FRIOS
O corpo transfere o suprimento de sangue das extremidades para os órgãos quando se sente em situação de medo ou a ameaça, para que o indivíduo seja capaz de lutar ou fugir. As pessoas que têm mãos e pés sempre frios geralmente têm dificuldades em confiar nos outros e se sentem inseguras em relação ao mundo.

PRISÃO DE VENTRE
Para a autora do livro, quem sofre desse mal tem algumas questões a resolver sobre seu desejo de controle ou a retenção de mágoas antigas. "A mensagem dessa doença é aprender a expressar, aceitar, perdoar e seguir em frente", afirma Christine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!