quinta-feira, 28 de abril de 2011

BARRIGA LISINHA E FIRME




Mais que um sinal de forma física perfeita, barriga lisinha, bem tonificada e sem excessos de medida ou gordura é sinônimo de boa saúde.

ALIMENTAÇÃO A SEU FAVOR
Se exercícios e cuidados específicos são fundamentais para você ter barriga lisinha, a alimentação colabora para um perfil longilíneo:

Sua primeira atuação é no sentido de evitar constipação intestinal e suas consequências (colite, retenções crônicas ou esporádicas). Para tanto é preciso equilibrar a quantidade de fibras ingeridas diariamente. Precisamos comer cereais integrais, legumes e frutas.

Maçãs, peras e frutas vermelhas são ricas em pectina, que não é realmente uma fibra, mas um elemento que forma uma espécie de gelatina durante a digestão. Isso fabrica uma "tela" nos intestinos, dando um conforto digestivo maior.

Se você tem facilidade para ter colite, prefira legumes cozidos. As fibras dos legumes crus podem irritar os intestinos.

Além disso, se você quer ter barriga lisinha, água é fundamental. Tome pelo menos 2 litros por dia. É parte do segredo para que seu organismo funcione perfeitamente.

PROGRAMA PARA TONIFICAR A BARRIGA
Para começar imediatamente a cuidar da saúde e da beleza da sua barriga, você pode seguir uma programação básica, para ser feita em casa:

Respiração abdominal- Inspirada na ioga, essa respiração produz um relaxamento ao mesmo tempo que trabalha o músculo abdominal (o transverso), que ginástica alguma exercita. Deite no chão, flexione ligeiramente os joelhos, inspire enchendo o ventre, o estômago e a caixa torácica. Segure 5 segundos e expire pela boca, esvaziando o peito, o estômago e por último a barriga.

Cremes específicos- Faça massagens circulares, sempre no sentido horário, com movimentos curtos. Use um hidratante corporal, se você só pretende preservar a elasticidade da pele, ou um redutor ou firmante, se quer ajudar a eliminar gordurinhas extras.

PROGRAMA MÍNIMO
Diariamente aplique um produto hidratante para dar mais firmeza à pele.
Ao andar, mantenha sempre o abdômen e o bumbum contraídos. Faça 5 minutos de respiração abdominal à noite.

Três vezes por semana, exercício 4 (veja exercícios básicos) seis vezes de cada lado; exercício 2, dezesseis vezes alternando os lados; exercício 3, dez vezes.

PROGRAMA MÁXIMO
Estimule a barriga finalizando o banho com jatos de água fria, de cima para baixo. Aplique creme para dar firmeza pela manhã e à noite.

Todos os dias, exercício 4, cinco vezes de cada lado; exercício 2, quatorze vezes alternando os lados; exercício 3, vinte vezes.

Ao andar, contraia abdômen e bumbum.

Antes de dormir, faça dez respirações abdominais.

EXERCÍCIOS BÁSICOS

Uma rotina com quatro movimentos básicos é o primeiro passo para garantir a barriga lisa e firme.

Exercício 1- Em pé, pernas afastadas, joelhos esticados, braços ao longo do corpo. Sem mover o quadril, incline-se para o lado.

Exercício 2- Em pé, pernas afastadas, mãos cruzadas atrás da nuca. Sem empurrar a cabeça, toque o joelho esquerdo com o cotovelo direito. Mantenha quadril e abdômen contraídos.

Exercício 3- Deitada, braços estendidos ao longo do corpo, pernas na vertical, joelhos ligeiramente flexionados. Levante a parte final das costas. Os joelhos tocam o peito.

Exercícios 4- Deitada, mãos na nuca, um joelho flexionado e pé no chão. Apoie o tornozelo da perna contrária no joelho flexionado e tire os ombros do chão. O cotovelo esquerdo toca o joelho direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!