terça-feira, 26 de abril de 2011

PLANTAS PARA PENDURAR E DECORAR

Além das samambaias, há outras opções para quem está pensando em decorar as paredes da casa com plantas. A cactácea, a piperônea alemã e a columéia são algumas delas. Mas para que estas espécies conservam sempre um aspecto saudável, são necessários alguns cuidados. Por isso, preparei algumas dicas sobre cada uma das espécies. Escolha a que melhor se adapte a seu ambiente.

TAMANHO`
É aconselhável adquiri-las grandes, não em mudas porque o crescimento é lento.

LUZ
Todas essas plantas podem ser colocadas dentro de casa, de preferência em lugares claros, mas sem exposição direta ao sol. O chifre-de-veado e a columéia também servem pra decorar ambientes externos, mas não devem ser expostos ao sol.

REGA
Elas não precisam de muita rega. O ideal é manter o xaxim úmido; o excesso de água danifica as plantas.

CULTIVO
Pode ser feito em qualquer época do ano e em xaxim para manter a umidade das plantas.

ADUBAÇÃO
Deve ser feita quatro vezes ao ano se a planta estiver dentro de casa e duas vezes se estiver fora. Uma boa dica é utilizar farinha de osso, torta de mamona  e húmus.

TRANSPLANTE
Nunca arranque a planta do xaxim para não danificar a raiz. Para fazer o transplante, dê cortes no vaso para facilitar a retirada da planta.

HÁ MUITAS OPÇÕES PARA DECORAR A VARANDA OU A PAREDE DA SALA

Pérola
A pérola deve ser cultivada em vasos ou xaxim, fora ou dentro de casa. O importante é que esteja em local com muita claridade, podendo mesmo pegar luz diretamente. Não deve ser regada constantemente, pois não precisa de muita umidade.

Columéia
A columéia não precisa de muita rega, só manter-se úmida. Na é aconselhável deixá-la diretamente no sol, apenas em locais com claridade razoável. Como demora a crescer, vale a pena comprar a planta já grandinha.

Cactácea
Da mesma espécie dos cactos, a cactácea é uma planta bastante resistente à estiagem. Consegue sobreviver com pouca água e bastante claridade. Por isso, fica bem em ambientes externos.

Samambaia madaina
A samambaia mandaina em geral se adaptam melhor dentro de casa. Mas em jardins externos, o melhor local é o sombreado, porque essa planta não é resistente ao sol. A umidade deve ser constante.

Samambaia americana
A samambaia americana não pode pegar vento e sol porque ressecam e queimam as folhas. O vaso ou xaxim deve estar sempre úmido. Muita atenção com a adubação: ela deve ser feita de duas a quatro vezes ao ano.

Piperônea
A piperônea sobrevive com pouca água e pouca luz. O melhor é cultivá-la em xaxim para manter a umidade adequada. Ideal para ambientes internos e externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!