segunda-feira, 18 de abril de 2011

GRÁVIDA LINDA E SAUDÁVEL

PARA GARANTIR A DISPOSIÇÃO

Enjôos- Evite ficar de estômago vazio; tenha sempre um biscoito de água e sal na bolsa; por exemplo. Prefira alimentos salgados, cítricos e gelados, como picolé de limão

Azia- O melhor é comer pouco, várias vezes ao dia, e caminhar depois das principais refeições.

Sono- Descanse bem e faça refeições leves antes de dormir.

Dor nas costas- Faça exercícios de alongamento (converse com seu médico).

Inchaços- Diminua o sal na comida, evite ficar muito tempo em pé ou sentada e durma com as pernas um pouco mais elevadas do que a cabeça.

Prisão de ventre/gases- Não coma alimentos que fermentem e abuse das fibras e líquidos.

Hemorróidas- Beba muita água e aumente o consumo de alimentos ricos em fibras (cereais integrais, aveia, mamão, ameixa preta e laranja com bagaço).

BONITA E SAUDÁVEL POR DENTRO E POR FORA

Dentes- Na sua formação, o bebê "rouba" cálcio da mãe, deixando-a mais exposta a cáries. Ou seja, um motivo a mais para fugir dos doces e caprichar na escovação e no fio dental.

Circulação- O aumento da pressão abdominal pode levar à dificuldade de circulação do sangue nas pernas, provocando o aparecimento de vasinhos. Daí a importância de usar meias elásticas durante o dia (elas evitam a sensação de cansaço). Também convém trocar os saltos altos pelos médios, de 3 a 5 cm.

PELE
Manchas no rosto: típicas da gravidez, os cloasmas, manchas escuras que surgem no rosto, são provocadas pelas mudanças hormonais e agravadas pela exposição ao sol. Para preveni-las, é preciso usar filtro solar potente todos os dias. O tratamentos com substâncias despigmentantes só deve ser feito depois da amamentação. Outro cuidado: as alterações hormonais deixam a pele mais oleosa e, portanto, propícia ao aparecimento de acne. Os médicos recomendam limpeza de pele com produtos hipoalergênicos.

Flacidez, celulite e estrias: além dos exercícios, os especialistas indicam a drenagem linfática para combater a retenção de líquido e prevenir a celulite. Contra as estrias, é preciso hidratar a pele com cremes à base de ureia, óleo de amêndoas. O ideal é usá-los duas vezes ao dia e massagear bem a pele com movimentos circulares. Atenção: não adianta se encher de creme e não controlar o peso!

CUIDADOS COM OS CABELOS
Devido à ação dos hormônios, os cabelos tendem a ficar mais bonitos durante a gestação. Em alguns casos, os fios podem se tornar mais oleosos e cair com mais intensidade. Alguns médicos proíbem o uso de tinturas, alisamentos etc. durante toda a gravidez, mas principalmente nos três primeiros meses.

CONTROLANDO O PESO
Como ganhar somente de 9 a 12 quilos recomendados pelos médicos? É preciso controlar a dieta e ter atividade física. Os especialistas aconselham comer frutas, verduras, carnes magras, frango, peixe e fígado de boi e evitar pães, massas, doces, arroz, refrigerantes (os diet estão proibidos, pois são à base de aspartame, cuja química pode prejudicar o feto).

DICA
Aumentar o número de refeições, um lanche entre o café da manhã e o almoço, outro no meio da tarde e mais um depois do jantar. Assim, não terá tempo de sentir fome e automaticamente reduzirá as porções. Quanto à ginástica, atividades aeróbicas como caminhada e hidroginástica estão entre as mais indicadas. Exercícios com impacto, como corrida ou step, são desaconselhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!