Plantas fazem bem para a mente de quem as cultiva, embelezam a casa, alegram o ambiente, purificam o ar e, além de tudo, são um carinho para a alma. Se você é daquelas "jardineiras" que adoram o verde, mas têm pouco espaço para ter o próprio jardim, confira as dicas e saiba quais são as espécies mais indicadas para sacadas e janelas.
MÃOS À OBRA
Cubra o fundo de seu vaso ou jardineira com 3 cm de argila e a espalhe bem para favorecer a liberação da água. Cacos de cerâmica ou cascalho grosso são bons substitutos da argila.
Prepare uma mistura com três partes iguais de terra vegetal, areia e húmus (que também pode ser trocado por cascas de alimentos e folhas secas).
Espalhe a mistura sobre a primeira camada, acomode a planta e complete com terra mantendo 2,5 cm da borda do vaso ou jardineira.
PLANTAS SUSPENSAS MAIS INDICADAS PARA JANELAS E SACADAS
Sol na maior parte do dia
Camélias, bromélias, filodendros e gerânios
Sol em parte do dia
Lágrimas-de-cristo, alamanda amarela, begônias e bromélias
Sombra permanente
Filodendro ou singônio. As samambaias também são plantas específicas para sombra, mas cuidado com o vento! Elas precisam de ar, mas são sensíveis a ventos fortes.
PLANTAS DE VASO: CONHEÇA AS ESPÉCIES MAIS APROPRIADOS
Sol na maior parte do dia
Azaléia ou hortênsia
Sol em parte do dia ou sombra
Árvore da felicidade,raphis, lírio-da-paz ou antúrio
DICAS IMPORTANTES
Dê atenção às limitações do ambiente: luz, temperatura e umidade certas são fatores decisivos para que a sua plantinha cresça e tenha uma vida saudável;
Renda-portuguesa, orquídeas e brinco-de-princesa devem ser evitados em janelas e sacadas ou outros ambientes que recebem vento e sol excessivos;
Cuidado com os vasos de parede! Eles devem ser fixados de maneira segura para evitar acidentes. Já os vasos próprios para o chão devem ser mais pesados para resistir à força do vento e da chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!