segunda-feira, 4 de abril de 2011

PLANTAS QUE EMBELEZAM SUA JANELA E SACADA

Plantas fazem bem para a mente de quem as cultiva, embelezam a casa, alegram o ambiente, purificam o ar e, além de tudo, são um carinho para a alma. Se você é daquelas "jardineiras" que adoram o verde, mas têm pouco espaço para ter o próprio jardim, confira as dicas  e saiba quais são as espécies mais indicadas para sacadas e janelas.

MÃOS À OBRA
Cubra o fundo de seu vaso ou jardineira com 3 cm de argila e a espalhe bem para favorecer a liberação da água. Cacos de cerâmica ou cascalho grosso são bons substitutos da argila.

Prepare uma mistura com três partes iguais de terra vegetal, areia e húmus (que também pode ser trocado por cascas de alimentos e folhas secas).

Espalhe a mistura sobre a primeira camada, acomode a planta e complete com terra mantendo 2,5 cm da borda do vaso ou jardineira.

PLANTAS SUSPENSAS MAIS INDICADAS PARA JANELAS E SACADAS

Sol na maior parte do dia
Camélias, bromélias, filodendros e gerânios

Sol em parte do dia
Lágrimas-de-cristo, alamanda amarela, begônias e bromélias

Sombra permanente
Filodendro ou singônio. As samambaias também são plantas específicas para sombra, mas cuidado com o vento! Elas precisam de ar, mas são sensíveis a ventos fortes.

PLANTAS DE VASO: CONHEÇA AS ESPÉCIES MAIS APROPRIADOS

Sol na maior parte do dia
Azaléia ou hortênsia

Sol em parte do dia ou sombra
Árvore da felicidade,raphis, lírio-da-paz ou antúrio

DICAS IMPORTANTES
Dê atenção às limitações do ambiente: luz, temperatura e umidade certas são fatores decisivos para que a sua plantinha cresça e tenha uma vida saudável;

Renda-portuguesa, orquídeas e brinco-de-princesa devem ser evitados em janelas e sacadas ou outros ambientes que recebem vento e sol excessivos;

Cuidado com os vasos de parede! Eles devem ser fixados de maneira segura para evitar acidentes. Já os vasos próprios para o chão devem ser mais pesados para resistir à força do vento e da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!