sexta-feira, 15 de abril de 2011

VELAS: SAIBA MAIS SOBRE ESSA CHAMA

PODER COLORIDO
Você pode aplicar a cromoterapia (ciência que utiliza a energia luminosa e as cores para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional) na hora de escolher uma vela. Assim, a chama intensificará os efeitos de cada tonalidade.

VERDE: Sorte, saúde, dinheiro e fartura. Dia da semana: sexta-feira.
AMARELO: Estimula a inteligência, a sabedoria, a criatividade e a comunicação. Dia da semana: domingo.
ROSA: Boa para romances, amizades e novos amores. Indicada para qualquer dia.
BRANCO: Usada para purificar ambientes, afastando energias negativas. Dia da semana: segunda-feira.
VERMELHO: Cor da paixão, também atrai força, coragem e dinamismo. Dia da semana: terça-feira.
AZUL: Boa para acalmar e trazer tranquilidade. Dia da semana: quinta-feira e sábado.
VIOLETA: Transforma energias negativas em positivas. Dia da semana: quarta-feira.

EM CADA IMAGEM, UMA INTENÇÃO
Da mesma forma que o fogo potencializa os efeitos benéficos de cores e essências, a chama também reforça o formato da vela escolhida. Assim, corações estimulam o amor; pirâmides, a prosperidade; anjos, o contato com seu protetor; estrelas, o sucesso; pares de velas, o companheirismo; ideogramas ou palavras, seu significado...

CHEIRINHO BOM
Muito famosas também são as velas aromáticas. Além de perfumar o ambiente, podem relaxar ou ativar energias, dependendo da essência escolhida. Uma alternativa, no caso de optar por uma vela sem odor, é recorrer a um óleo essencial e ativá-lo usando a chama da vela. Confira os benefícios que cada essência promete proporcionar:

CAMOMILA: Poder calmante, confortante e aquecedor.
CANELA: Poderoso afrodisíaco, também combate o estresse.
LIMÃO: Purifica, fortifica e estimula a mente.
LARANJA: Efeito antigripal e tonificador.
EUCALIPTO: Essência refrescante.
CEDRO: Acalma.
ALFAZEMA: Aroma purificante e relaxante.
HORTELÃ: Afrodisíaco, também é um ótimo tônico para os nervos.
MANJERICÃO: Possui essência relaxante e antidepressiva.
PINHO: combate a fadiga e o estresse.

PARABÉNS PARA VOCÊ!
O costume de colocar e apagar velas em bolos de aniversário começou na Grécia Antiga, em homenagem a Artêmis, deusa da caça. No sexto dia de todo mês, um bolo redondo era coberto de velas (assemelhando-se, assim, à lua, símbolo da divindade) e oferecido a ela. Já no século 8, camponeses alemães inventaram a Kinderfeste (festa infantil). Nessa comemoração, velas eram acendidas sobre um bolo logo no raiar do dia. O aniversariante tinha de apagar todas de uma só vez.

COMO FUNCIONA?
Quando você acende o pavio, a alta temperatura faz a parafina líquida (derivado do petróleo, composta por elementos inflamáveis chamados hidrocarbonetos) virar vapor. É esse vapor que pega fogo, além de formar uma capa protetora ao redor do pavio, evitando que este queime rapidamente. Caso contrário, acabaria em segundos. E por que, então, a vela não é inteira consumida pelo fogo? Bem, a cera contém alguns hidrocarbonetos muito inflamáveis e outros menos. Como a temperatura da chama não é suficiente pra queimar os menos  voláteis, eles simplesmente derretem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!