Os cuidados de higiene devem ser valorizados, sem contudo levar ao exagero, que pode provocar irritação da pelo, pelo uso excessivo de escovas abrasivas e produtos anti-sépticos. Na limpeza da pele, nada melhor que um sabonete neutro.
Tratamentos para acne
Combata o estresseSegundo especialistas, desequilíbrios hormonais pioram a acne. Quando você está estressado, as glândulas suprarenais segregam mais hormônios masculinos que estimulam a produção de oleosidade. Além disso, o estresse diminui o poder de cicatrização do corpo em até 40%.O poder dos anticoncepcionais
Pílulas anticoncepcionais podem ser benéficas para a pele de algumas mulheres e, em boa parte dos casos, são tão eficientes quando antibióticos no combate a acne. "Elas impedem a testosterona de estimular as glândulas sebáceas", explica o dermatologista Tamara, da Fundação Britânica de pele.Consuma Vitamina A
Se você sofre com acne, vale a pena conversar com o seu médico sobre os medicamentos que contém vitamina A, já que eles diminuem o excesso de células mortas da pele. A vitamina A acelera as taxas de rotatividade de células, esfolia a pele e diminui o acúmulo de células mortas dentro do folículo, reduzindo a formação de acne.
Cuidado químico
De acordo com consultor dermatologista Edward Seaton, do Hospital Royal Free de Londres, produtos contentos peróxido de benzoíla podem ser altamente eficazes para acne leve a moderada. "Ela introduz oxigênio no poro que destrói acnes, mas precisa ser usada somente em doses baixas. Dosagens mais elevadas podem ser irritantes para a pele", declara o médico.
Tratamentos a laser
Em casos de acne leve e moderada, tratamentos a lazer que diminuem as manchas com um pequeno impulso elétrico, também podem ajudar. As bactérias da acne produzem substâncias químicas chamadas porfirinas. Quando o laser é aplicado em um determinado poro, as bactérias são destruídas.
Antibióticos ainda funcionam
Converse com seu médico. Em alguns casos, a solução ainda está nos antibióticos. "A tetraciclina, eritromicina, limeciclina e trimetoprim, em forma de comprimido, ainda tem um papel a desempenhar", diz o dermatologista Seaton. Já antibióticos como a clindamicina estão disponíveis em loção ou gel.
Casos graves
Em casos mais graves, comprimidos com isotretinoína retinóide são eficazes no combate a acne. No entanto, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais.
Ele acelera a renovação celular da pele, mas pode deixar os lábios muito secos, dores de cabeça ou articulações doloridas. Acreditamos que também podem afetar substâncias químicas no cérebro. A depressão é uma complicação rara. Mas 90% dos pacientes se sentem muito melhor consigo mesmos, como sua pele melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!