quarta-feira, 23 de março de 2011

ACABE COM A INSÔNIA

A crença de que 1 xícara quentinha de chá de camomila pode nos ajudar a ter uma boa noite de sono não é conversa para boi dormir. O óleo essencial e os flavonóides presentes na flor dessa planta têm ação comprovada contra a insônia. A melissa e a passiflora também são boas pedidas para antes de dormir. "Em geral, elas podem ser usadas na proporção de 1 colher de sobremesa cheia da planta seca picada para 1 xícara de água fervente. É só abafar por 5 minutos e tomar à noite", ensina Alex Botsaris, médico e fitoterapeuta.

Tomar medicamento pra dormir é algo que só deve ser feito com estrita orientação médica. As drogas mais modernas são menos perigosas que os benzodiazepínicos, remédios que causam dependência química, propiciam sono de má qualidade e deixam o usuário sonolento o dia todo. "Podem até causar depressão", ressalta Anamélia Costa Faria, médica do laboratório do sono do Barralife Medical Center. Nos anos 80, foram criados os não-bensodiazepínicos, grupo do qual faz parte o Zolpidem. embora mais seguro que seus antecessores, esse medicamento também pode causar dependência. "Só indicamos, por período limitado, quando todas as medidas de reeducação do sono foram tentadas e não surtiram efeito", explica a doutora Anamélia.

Pessoas que nunca tiveram dificuldade para dormir e de uma hora para outra passam a rolar na cama sem  pregar o olho devem procurar um médico. A insônia, muitas vezes, está relacionada à depressão, ao hipertireoidismo, doença que acelera o metabolismo e deixa a pessoa mais agitada, à fibromialgia, que provoca dores por todo o corpo, e a uma série de transtornos respiratórios.

Muitas mulheres têm uma grande dificuldade pra adormecer por conta de um problema de saúde de seus companheiros: o ronco. Foi-se o tempo em que roncar alto e a noite toda era considerado uma característica normal masculina. "Hoje o ronco é visto como uma manifestação de que a via respiratória está bastante fechada. Muitas vezes, ele se segue de paradas respiratórias, as apnéias do sono", alerta Rubens Reimão, do Grupo de Pesquisa Avançada em medicina do sono da Universidade de São Paulo. A apneia é considerada fator de risco para pressão alta, arritmia cardíaca, infarto e derrame, mas, felizmente, tem tratamento.

Dormir de barriga para cima pode obstruir as vias aéreas e prejudicar o sono. De bruços, compromete-se a coluna cervical. A melhor posição é deitar-se de lado. A altura do travesseiro também é importante: ela deve ser igual ao vão que se forma entre nosso ombro e o pescoço quando dormimos de lado.

A acupuntura apresenta ótimos resultados pra a insônia, principalmente nos pontos da orelha. Quando a dificuldade pra dormir está associada a emoções como medo e ansiedade, os florais podem ajudar.

Em alguns casos, o insone também precisa buscar a orientação de um psicoterapeuta. A terapia cognitiva, que ajuda o paciente a mudar padrões de pensamentos, é indicada principalmente para os casos em que a pessoa tem ideias equivocadas sobre o sono. Muita gente acredita, por exemplo, que obrigatoriamente precisa dormir oito horas seguidas pra se sentir bem no dia seguinte. O indivíduo fica obcecado e não consegue pregar o olho.

A maioria de nós imagina que logo que saborear uma boa refeição, embarca-se no sono dos justos. O ato de comer realmente provoca sonolência, mas dormir de barriga cheia não é uma boa pedida. "A ação da gravidade também faz parte da digestão. Quando a pessoa se deita, esse processo fica dificultado, o que pode causar refluxo e um sono de má qualidade", orienta Mariana Kopifer, nutricionista de São Paulo. Por outro lado, a sensação de fome pode funcionar como um despertador. A boa e velha dica do copo quente de leite antes de dormir pode ser a saída. "O leite tem triptofano, substância que ajuda na indução do sono", explica Mariana.

DICAS
Tenha um horário regular para dormir e despertar.

Só vá para a cama na hora de adormecer.

Deixe o quarto convidativo para o sono: escuro, com temperatura agrádavel e livre da TV e outros aparelhos eletrônicos.

Jamais tome bebidas alcoólicas, café ou refrigerante perto da hora de se deitar.

Deixe 1 copo com água no criado-mudo. Se tiver sede durante a noite e precisa se levantar, seu corpo terá mais dificuldade pra retomar o sono do que se permanecer deitada.

Após o jantar, procure se dedicar a atividades relaxantes e reduza a quantidade de luz na casa.

Quando estiver difícil pegar no sono, saia da cama e procure fazer outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!