quarta-feira, 9 de março de 2011

BELAS PERNAS

"É muito importante cuidar das pernas e das coxas, pois possuem uma quantidade maior de glândulas sebáceas e menor oleosidade,o que provoca o ressecamento. Álem disso, no verão, ficam mais expostas às agressões do meio ambiente e à depilação, comum nessa época, que também provoca uma remoção da camada superficial da pele. O ideal é usar hidratante todas os dias, se tiver ureia ou outros tipos de óleo são os mais indicados", recomenda o dermatologista Marcelo Belini.Os cuidados são muitos:

ESFOLIAÇÃO
Deve ser feita uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias.
Quando ao joelho, que é a região mais áspera e, às vezes, escura, a dermatologista Ana Lúcia Recio afirma que, devido a sua finalidade de proteger a estrutura óssea que está por baixo, o melhor é passar bons hidratantes evitando atritos mais intensos, como na hora da ginástica. Deve-se usar joelheira ou com colchonete.

DEPILAÇÃO
Entre as principais opções estão a cera e a lâmina. A escolha depende de como a sua pele reage. Aqui estão os prós e contras.

Cera
Segundo Marcelo Belini, o melhor método é o roll-on, pois dura mais e traumatiza menos. Já Ana Lúcia não indica para quem tem problemas de pelos encravados. Algumas mulheres reclamam desse método, pois acreditam que é muito sofrimento, entretanto a esteticista Dora Tcaciuc diz que se a pele estiver hidratada, a dor é bem menor.

Lâmina
Para quem tem pelo encravado é a melhor opção, pois ela corta o fio bem próximo à superfície ao mesmo tempo que remove um pouco das células superficiais, facilitando assim, a saída do pelo. Belini aproveita e dá uma dica: em vez de passar sabonete, use o condicionador, pois cria uma camada protetora e não machuca a pele. Use a lâmina apenas uma vez. Para a esteticista, a grande desvantagem desse método é que o pelo cresce mais rápido.

Laser
Ideal para quem tem alergia à lâmina e também tem problemas de foliculite e manchas. Porém, o valor é alto.

PELOS ENCRAVADOS E MANCHINHAS
"Para eliminar essas incoveniências, indico esfoliação e creme desencravador à base de ácido salecílico e ureia", fala Dora Tcaciuc, proprietária das clínicas 'Dora Estética' e Depila Dora'. Já para acabar com as manchinhas, a esteticista indica protetor solar. Evitar exposição solar 48h depois da depilação também ajuda.
Ana Lúcia ainda recomenda que a paciente procure um dermatologista para que ele indique um creme clareador. "Tentar desencravar os pêlos com pinça pode piorar muito a situação, deixando a área mais predisposta à formação de manchas", alerta.

DRENAGEM LINFÁTICA
É um tipo de massagem realizada com as mãos, que tende a melhorar a circulação sanguínea, a vascularização e aliviar o cansaço. "Por isso a quantidade de sessões depende do tempo e do bolso de cada pessoa, mas a cada 15 dias já ajuda", fala Dora.
Se você não tem condições, pode massagear as pernas em casa. "Passe o hidratante em movimento ascendente (dos pés até o final das coxas) e circular. Assim como a drenagem, diminui a retenção de líquido", recomenda Belini.

MESMA POSIÇÃO
Ficar muito sentada ou em pé prejudica a saúde das pernas e coxas. "A circulação é comprometida. O ideal é fazer, mesmo sentada, flexão dos pés pra frente e pra trás; levantar para tomar uma água ou um café e fazer movimentos de sobe e desce ficando nas pontas dos pés por 10 a 15 vezes", recomenda Ana Lúcia.
Além disso, pelo menos a cada uma hora e meia, colocar os pés para cima por alguns minutos.

SEDENTARISMO
Essa prática contribui muito para a flacidez, por isso, nada de ficar de pernas para o ar.
"Para engrossar e definir a panturrilha indico exercícios localizados e aeróbicos como caminhada e bicicleta. Mas lembre-se que antes de iniciar qualquer atividade, é preciso fazer uma avaliação com um profissional competente e um aquecimento antes de qualquer atividade física e alongamento após", fala Waldyr Salles, da academia Energia Vital, do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!