domingo, 27 de março de 2011

CUIDE DOS SEUS OUVIDOS

O médico José Eduardo Dolci, médico otorrinolaringologista, procurou responder nossas dúvidas mais frequentes sobre problemas de audição. As dúvidas são as seguintes:

Muitas pessoas reclamam que ouvem zumbido o tempo todo. Como se livrar desse problema?
O zumbido não é uma doença, mas um sintoma de que alguma coisa está ocorrendo na orelha interna. O zumbido é relatado das mais diferentes formas: barulhos semelhantes a motores, a televisão fora do ar, a inseto e barulho de vento. O zumbido pode ser perceptível apenas ao paciente ou escutado também pelo médico. O tratamento é muito variável, precisa de uma avaliação.

Quem tem excesso de cera no ouvido costuma sentir-se muito incomodado. Como tratar desse problema?
A cera no ouvido é uma forma de proteção da pele da orelha e muito importante sua presença contra bactérias, vírus e fungos. As pessoas que têm o péssimo hábito de limpar as orelhas diariamente com cotonete ou similares acabam perdendo essa proteção, facilitando o aparecimento de inflamações e coceiras intermináveis nas orelhas. Algumas pessoas, entretanto produzem muita cera, que causa um grande desconforto, sensação de ouvido tampado e zumbido. Nestas situações o melhor é removê-la através da lavagem (sempre realizada por um otorrino) ou por meio das curetas próprias para remoção de cera.

Por que algumas crianças dormem com a boca aberta?
Várias causam fazem a criança dormir de boca aberta: hipertrofia de adenóide ou das amígdalas, rinite alérgica, desvio septal e mordida aberta ou cruzada são as mais frequentes. Esse problema precisa ser avaliado conjuntamente com o otorrino, ortodontista/bucomaxilo e fonoaudiólogo.

Com o passar dos anos, muitas pessoas vão perdendo a audição. Como prevenir?
Nas pessoas que têm geneticamente a característica de perda progressiva de audição com a idade, não há como reverter. Podemos e devemos, isso sim, orientar o paciente a evitar fatores de risco para não agravar a situação. Acredito que no futuro, com o mapeamento genético (DNA), talvez consigamos evitar a surdez de causa desconhecida.

Qual a melhor forma de tratar dos problemas respitratórios?
O tratamento de doenças respiratórias é baseada no diagnóstico. Existem problemas de tratamento clínico (rinite alérgica e sinusite aguda) e cirúrgico (hipertrofia de adenóide e de amígdalas). Quanto aos alternativos com homeopatia e florais, não sou a favor nem contra, apenas não encontro evidências baseadas em trabalhos científicos que me comprovem serem efetivos.

As doenças relativas ao ouvido, nariz e garganta costumam ser hereditárias?
Algumas doenças, como a surdez, são hereditárias; outras são congênitas (má formação do feto): fenda paladina, lesão leporino e síndrome de Down. Também existem as doenças que são adquiridas: surdez após caxumba ou meningite.

Como o otorrino pode ajudar quem sofre de mau hálito?
A amigdalite, rinossinusite, estomatite, gengivite, esofagite, gastrite,úlcera gástrica e doenças pulmonares podem causar o mau hálito. Por isso, tratamento envolve vários especialistas: otorrino, pneumologista, gastroenterologista e odontologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!