sábado, 19 de março de 2011

CABELOS MAIS BELOS E SAUDÁVEIS COM HENA

A hena é sob medida pra quem tem cabelo oleoso. Além de ficar mais seco, também dá mais volume. Nos fios volumosos e secos, é preciso aumentar a dose dos condicionadores à base de queratina ou ceramida. O produto também indicado nos casos de caspa, seborreia, queda de cabelos ou para aumentar o brilho dos cabelos.

TRATAMENTOS COM HENA

PARA COLORIR CABELOS SECOS OU COM QUÍMICA
Para cada 50 g de hena em pó de qualquer cor, adicione cerca de 150 ml de leite quente, mais 10 ml de mel. Se optar por usar iogurte, dissolva todo o conteúdo de um frasco mais o mel e misture-os até conseguir uma consistência cremosa homogênea. Logo em seguida, aplique nos cabelos lavados e úmidos, cubra com uma touca plástica e aguarde o tempo de pausa, de acordo com a tabela de aplicação.

HIDRATAÇÃO COM HENA
Misture 50 g de hena em pó incolor com 1 pote de iogurte natural e 10 ml de mel, ou ainda 150 ml e leite desnatado em vez de iogurte. Faça uma pasta cremosa e homogênea,  com a mesma consistência de leite condensado. Ou seja, um pouco mais líquida que a máscara anterior. Assim ficará mais fácil para você massagear o couro cabeludo e todo o comprimento do cabelo. Aplique no cabelo lavado e cubra com uma touca plástica, deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave bem e capriche no condicionador.

PARA COMBATER OU PREVENIR CASPA, SEBORREIA OU ESCAMAÇÕES
Dissolva a hena incolor em água quente. Para cada 50 g do produto, misture 150 ml de água até obter uma consistência homogênea, como a do leite condensado. Aplique no couro cabeludo e massageie fazendo uma exfoliação com a ponta dos dedos ou com o pincel. Em seguida, puxe a mistura para as pontas e deixe agir 20 minutos. Em seguida, lave bem e aplique uma boa dose de condicionador.

COMO USAR A TINTURA DO ORIENTE
Encontrado em farmácias e casas de cosméticos, o produto é fácil de aplicar nos cabelos. Você deve misturar o pó com água fervente até formar uma pasta com a consistência de um mingau homogêneo. A aplicação é bem parecida com a das tinturas convencionais. Divida o cabelo em mechas, aplique a mistura nas raízes até cobrir todo o couro cabeludo. No final, com a ajuda de um pente, puxe a mistura até a ponta dos fios e cubra a cabeça com uma touca plástica. O tempo de aplicação varia de acordo com o estado dos fios, siga as orientações da bula do fabricante. Há ainda a versão da hena em creme, cuja aplicação é um pouco mais prático.

CUIDADO EXTRA NA HORA DE COMPRAR E APLICAR
As henas são encontradas apenas em nuances acobreadas e vermelhas. Pós pretos ou marrons são muito raros e existem apenas em alguns locais por causa do tipo de solo em que a planta cresce. Por isso, para obter novas nuances, muitos fabricantes adicionam outros pigmentos. "Tons escuros podem ser proporcionados com o índigo", diz Sandra Regina Marins, gerente de produto da brasileira Surya Hena, explicando que isso não altera o caráter natural e inofensivo do produto, pois o extrato do índigo também é natural.O problema são as versões batizadas com substâncias artificiais. Muitas vezes, o pó é misturado com corantes químicos e sais de chumbo, que podem causar alergia, vermelhidão, coceira e enganar quem procurava um tratamento natural.

ATENÇÃO
A hena não é a melhor opção para as mulheres que desejam cobrir ou disfarçar todos os fios brancos. É que o poder de cobertura dessa planta é bastante pequeno nesses casos. Ela oferece apenas uma leve tonalidade acobreada ou avermelhada aos fios muito claros. Mas, se você quiser um efeito diferente e utilizando uma técnica natural, o resultado da hena nos cabelos brancos pode ficar muito charmoso, além de dobrar o brilho e a saúde dos  fios.

TRUQUE
Use a hena para disfarçar o desbotado das tintas vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!