segunda-feira, 7 de março de 2011

DO-IN: SAÚDE NA PONTA DOS DEDOS

O alívio para uma porção de problemas, de ansiedade a cólica, pode estar nas suas prpoprias mãos.
Desde 1300 a.C. os chineses conhecem o poder curativo da automassagem. Essa técnica é conhecida como do-in (lê-se dô-in), que significa "primeiros socorros" em chinês. Basta pressionar alguns pontos específicos do corpo. Essa pressão ajuda a baixar a febre, controlar a tensão e até amenizar os efeitos de uma ressaca daquelas.
Vale lembrar que o do-in trata os sintomas, não as causas. É o que alerta o professor Sílvio Faleiros, formado em medicina chinesa.
"Dores nas costas, por exemplo, podem ser causadas por tensão ou por uma crise renal, entre outras possibilidades", ele explica.
Para saber exatamente quais pontos tocar, preste atenção ao que motivou sua dor. E não deixe de procurar um médico. Afinal, como bem sabem os chineses há muitos séculos, esses "apertões" são só os primeiros socorros.

CONTROLE A ANSIEDADE
Com o indicador, o dedo médio e o polegar, massageie delicadamente a região da testa  que fica entre os olhos, acima do nariz. Faça movimentos circulares, como se quisesse fazer um gatinho dormir. Outro ponto é a "campanhia" da orelha: Use o indicador e o polegar como se fossem uma "pinça" e aperte a "campanhia" várias vezes.

ABAIXE SUA FEBRE (OU A DO SEU FILHO)
Use o indicador e o polegar da mão esquerda para pressionar e soltar (repetidas vezes) o vão entre o indicador e o polegar da mão direita. A ideia é "tonificar", e não sedar, a região. Quando perceber que a dor no local diminui, repita o procedimento na outra mão.

DIMINUA A AÇÃO DA TPM
Massageie antes o ponto das mãos( como ensina no exercício anterior). Depois, apalpe a região interior abaixo do ossinho do tornozelo, e vá traçando um caminho até a planta do pé. Repita algumas vezes. Por fim, meça três dedos de altura acima do ossinho do tornozelo e aperte essa região. Refaça o procedimento no outro pé.

CONTROLE A AZIA E A MÁ DIGESTÃO
Há dois tipos de sintoma: a sensaçã de que a comida ficou parada e a queimação. Para fazer a comida descer, dê palmadinhas leves, com a mão em concha do começo do estômago até um palmo abaixo do umbigo. repita nas costas. A ideia é fazer o corpo vibrar suavemente. Para queimação, massageie a barriga fazendo círculos grandes, nove vezes para cada lado.

TENSÃO E ESTRESSE NA MIRRA
Nesta massagem, você vai fazer os movimentos de "sim", "talvez", "não" e "não me importo", trinta vezes cada um. Faça o "sim" devagar e o mais longo que conseguir. depois, movimente a cabeça lateralmente, como se quisesse encostar as orelhas nos ombros. Faça "não" bem grandes e termine com o "não me importo", contraindo e soltando os ombros.

ACABE DE VEZ COM A RESSACA
Se quiser vomitar, massageie primeiro o ponto da mão. Para acalmar a dor de cabeça que surge depois de umas cervejinhas a mais, aperte várias vezes o canto interior da unha do dedão do pé.

2 comentários:

  1. Olá,

    Sou fã do do-in, sempre busco recursos no do-in antes de tomar muito algum remédio!

    E sempre dá certo, hoje mesmo como alguma coisa que me causou uma queimação terrível, então busquei por tratamento para Ásia, no do-in, deu super certo!!!

    Aí achei seu blog, muito útil, parabéns!!
    Continue, postando mais coisas do tipo!!!
    Super útil!!

    Bjoss
    Angelaraujo :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ângela! Obrigada pela visita ao blog Planeta Misturado. Eu adoro o do-in e o uso para vários pequenos problemas de saúde. E também para mim funciona muito.Super obrigada pelo educado e gentil comentário. Um abraço carinhoso para você. Mabelle.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!