quarta-feira, 16 de março de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE O AÇÚCAR E O ADOÇANTE.

USAR ADOÇANTE NAS BEBIDAS AJUDA A EMAGRECER?
Se o objetivo é reduzir as calorias, a substituição do açúcar por adoçante é uma das estratégias. Porém, não adianta fazer a substituição e continuar comendo sem fazer nenhuma outra restrição. Muitas vezes a pessoa só adoça o cafezinho com adoçante, mas não dispensa um doce de sobremesa ou outros alimentos ricos em calorias, como as frituras. Assim, não dá para sentir os resultados!

É VERDADE QUE, AO TOMAR UMA BEBIDA COM ADOÇANTE, TENHO VONTADE DE COMER MAIS?
Alguns estudos observam que, para alguns indivíduos, o uso de adoçantes não provoca saciedade e acaba motivando uma ingestão compensatória de alimentos ricos em açúcar.

O ASPARTAME CAUSA ALERGIA?
Algumas pessoas relatam sintomas alérgicos, como urticária e enxaqueca, após o consumo de aspartame. Mas o assunto ainda é contraditório. Para melhores conclusões, são necessários mais estudos, realizados com grupos maiores.

OS ADOÇANTES FAVORECEM A FORMAÇÃO DE GASES?
O sorbitol, o xilitol e o manitol são substâncias adoçantes cujo consumo excessivo pode causar desconfortos gástricos, como produção de gases e efeito laxante. Isso ocorre por serem pouco absorvidos pelo organismo. O acúmulo dessas substâncias no intestino provoca o amolecimento das fezes e até diarreia. É a fermentação por bactérias que leva à formação de gases. Um consumo diário acima de 50 g de sorbitol e de 20 g de manitol pode gerar tais efeitos.

ADIANTA CORTAR O AÇÚCAR E DAR UM JATO DE ADOÇANTE NO CAFEZINHO?
Para muitos adoçantes, há uma dose máxima que pode ser ingerida por dia. Portanto, modere-se e lembre-se de incluir nessa contagem o adoçante contido nos alimentos diet e light. Nem todos os adoçantes fornecem calorias. Portanto, se a intenção é cortá-las, leia o rótulo e avalie a quantidade de açúcares(sacarose, frutose e glicose).

POR QUE ALGUNS ADOÇANTES FORAM ASSOCIADOS AO CÂNCER E AO ALZHEIMER?
Todos os aditivos usados nos adoçantes são aprovados por órgãos de saúde. Porém, o uso de alguns compostos artificiais, principalmente o aspartame, gera controvérsias quanto aos seus efeitos de longo prazo. Alguns estudos indicam o aumento do risco de aparecimento de cânceres e mal de Alzheimer. Para a Agência de Vigilância Sanitária os dados são insuficientes para recomendar sua proibição.

DEVO TROCAR AÇÚCAR REFINADO PELO CRISTAL OU POR MEL?
A diferença entre os tipos de açúcar está na fabricação. Ambos têm valor calórico quase igual, mas o refinado passa por processos químicos e pela adição de clarificantes e conservantes, enquanto que o açúcar mascavo é o mais puro, além de fornecer cálcio, magnésio e potássio. O mel, por sua vez, tem poder adoçante superior ao do açúcar. Algumas propriedades benéficas à saúde são atribuídas a ele devido aos resíduos de substâncias das flores a partir das quais ele é obtido.

DICA
Modere a ingestão de adoçantes e procure fazer um rodízio, mudando de produto a cada três meses.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas! Muito boas! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mario Henriques! Obrigada pela visita ao meu blog.
      Estou feliz que tenha gostado da postagem. Carinhoso abraço e tenha dias de paz e alegria.

      Excluir

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!