terça-feira, 15 de março de 2011

SAÚDE BEM TEMPERADA

Se você acha que só o seu paladar vai sair ganhando com ervas e especiarias, espere só até descobrir o que elas podem fazer pela sua saúde.

CANELA
A medicina caseira usa e abusa da canela para acalmar o estômago e acabar com indisposições digestivas, experimente por em seu leite ou no chocolate quente. Pode ser comprada em pó ou em pau.

HORTELÃ
Calmante estomacal, é uma planta com inúmeras variedades. Todas elas têm as mesmas propriedades, incluindo a hortelã-pimenta ou a menta, as mais conhecidas. As folhas frescas podem ser usadas para fazer um chá e são o segredo de vários pratos árabes, como o tabule e o molho do carneiro assado. Acredita-se que estimula o apetite e alivia a náusea e os gases.

SALSINHA
Rica em proteínas, iodo, ferro, magnésio e outros minerais, a salsinha também contém vitamina C: duas colheres de chá da folha fresca picada fornecem cerca de 10% da dose necessária por dia. O suco de cenoura, com pequenas quantidades de  salsinha (já que é muito forte), faz bem para uma série de coisas, como problemas do fígado e da vista ou distúrbios do sistema genital e urinário. Melhora o funcionamento das glândulas supra-renal e tireóide.
Acredita-se também que a salsinha contém substâncias que previnem a coagulação do sangue. Por causa dessa ligação com o afinamento do sangue, era aconselhada pra problemas de menstruação, na Idade Média. Em grandes quantidades, é particularmente desaconselhável para mulheres grávidas. Quem sofre de inflamação do rim também deve evitar o suco de salsinha.

PIMENTA-MALAGUETA
Os cientistas acreditam que comidas apimentadas podem acelerar seu metabolismo. Tudo indica que elas fazem com que você queime mais calorias, na medida que seu organismo trabalha para voltar à temperatura normal. Em outras palavras, parece que a pimenta-malagueta (e outras) é ótima para quem está querendo emagrecer...
Além disso, ela ajuda na prevenção da sinusite e da bronquite, limpando as passagens do ar. Portanto, ao sentir que a gripe está se aproximando, não hesite em mergulhar num bom prato de comida baiana com pimenta-malagueta, por sinal, das mais ardidas que se conhecem...

GENGIBRE
Considerado um excelente remédio contra gases intestinais, ele também evita a retenção de água no organismo. Na Ásia, é usado há séculos para tratar reumatismo, artrite, dores de cabeça, catarro e sinusite. Comenta-se também que é bom para resfriados, enjôos e náuseas. Suas virtudes medicinais foram citadas pelo filósofo chinês Confúcio e pelo livro sagrado do islamismo, o Corão. Ao contrário do que se  pensa, não é uma raiz: é o rizoma (parte do caule) da planta do mesmo nome.

RAIZ FORTE
Rica em vitamina C ( uma colher de chá fornece 10% da quantidade necessária por dia), ela tem um sabor picante e refrescante e pode ser consumida crua ou como acompanhamento de saladas. Muitos médicos destacam suas propriedades diuréticas, além de sua ação contra as fermentações intestinais. Combate a rouquidão e afonia. Para todos esses tratamentos, pode-se utilizar a raiz crua cortada em rodelas, ralada ou o seu suco.

ALHO
Uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem, o alho tem tantas propriedades medicinais que em alguns lugares, como na Rússia, é chamado "bulbo da vida". Para os soldados romanos, também era símbolo de energia. Estudos mostram que combate a  gripe, o catarro, a tosse, a bronquite e dá maior disposição. Na lista elaborada pelo Instituto Americano de Câncer, aparece em primeiro lugar entre os alimentos que podem ajudar na prevenção da doença.
Desinfetante, o alho também atua contra a prisão de ventre. Além disso fortalece o sistema imunológico. Seus efeitos, na verdade, já eram conhecidos desde a Antiguidade: no Egito, os escravos que construíam as pirâmides mastigavam um dente de alho pela manhã, para ganhar mais força.
Com sabor e cheiro pronunciados, não é só um remédio antiquíssimo. É um tempero valorizado, com uma infinidade de usos na cozinha. Entra na elaboração de dezenas de molhos e , como a maioria dos condimentos, não tem valor calórico alto demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!