GENÉTICA E ALIMENTAÇÃO
Esses são os dois principais fatores responsáveis pelo surgimento do diabetes. A seguir, os nutricionistas Wanderlí Marchiori e Luciana Bruno e os médicos Sérgio Atala Dib e William Ricardo Komatsu esclarecem as principais dúvidas de quem sofre desse mal.
1- Posso continuar tomando cerveja e vinho?
Depende. Essas bebidas são hipercalóricas.Elevar as taxas de açúcar e triglicérides no sangue. Mas, com um controle bem-feito da alimentação, seguindo à risca a orientação de especialistas, você até pode dar uma bicadinha de vez em quando.
2- Não posso comer uma bela massa nunca mais?
Nada disso. Carboidratos são essenciais para gerar energia para o organismo. Prefira, porém, as versões integrais, cheias de fibras e com menor índice glicêmico. Durante o dia devem ser ingeridas de 6 a 11 porções de carboidratos. Uma porção equivalente a 2 colheres (sopa) de arroz, a 1 batata pequena, a 3 biscoitos de água e sal ou a 1 fatia de pão. Farofa, cuscuz e biscoitos de polvilho também são liberados, mas sempre em porções muito bem controladas pelo nutricionista.
3- Que cuidados devo tomar com os pés?
Manter as unhas sempre bem aparadas e calçar sapatos confortáveis. Nada de calçados apertados e sandálias que pressionam um dedinho. Prefira aquelas com tiras largas sobre o peito do pé. Andar descalça também está fora de cogitação. Os pés devem estar bem limpos, hidratados, mas secos. Afinal, eles são o alvo principal da neuropatia, que leva á perda de sensibilidade, e da vasculopatia, ou pé diabético, uma condição que favorece infecções e feridas difíceis de cicatrizar.
4- Quanto devo me exercitar?
O ideal é mexer-se diariamente. Quem está fora de forma deve começar se exercitando três vezes por semana, por 20 a 30 minutos a cada dia, e aumentar o tempo gradativamente. A hora em que o exercício é feito não faz diferença.
5- vou precisar tomar insulina diariamente?
O tratamento geralmente começa com medicamentos orais, atividade física e um planejamento alimentar. No entanto, se houver falência das Células produtoras de insulina, a aplicação do hormônio sintético será para toda a vida.
6- Posso ter complicações de visão?
Você deve fazer exames de fundo do olho a cada seis meses. Uma das principais complicações do diabetes é a retinopatia, uma alteração na retina que, sem cuidados, costuma levar à cegueira.
7- Posso usar e abusar dos alimentos diet e light?
De jeito nenhum. Antes é preciso ler com atenção o rótulo de cada produto, verificar o tamanho das porções e o teor de gordura e carboidratos. É importante também diferenciar o que é diet do que é light. Light não significa que o produto seja destinado aos diabéticos. Essa linha substitui só determinado nutriente intolerado por um grupo de pessoas com alguma restrição alimentar. Ou seja, um produto light pode ser ideal para os hipertensos por ser livre de sódio, mas, ainda assim, levar muito açúcar, prejudicial aos diabéticos.
8- Há rémedios contra-indicados para diabéticos?
Sim. Xaropes, pastilhas para a garganta e remédios à base de corticóides e derivados da adrenalina elevem as taxas de glicose no sangue e devem ser evitados.
9- Vou passar mal se ficar em jejum?
Vai. A glicose no sangue despencará e você terá sensação de fraqueza, mal-estar, taquicardia e, em casos extremos, poderá até ter convulsão e entrar em coma. Alimentos ricos em carboidratos simples, como 1 copo de suco de laranja ou de refrigerante comum, ou mesmo 1 bala, funcionam nas emergências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!