Quem faz alisamento, seja qual for a técnica, quer parecer que nasceu com aquele cabelo lisinho. Para obter esse maravilhoso efeito, siga as dicas do especialista Rodrigo Agostinho, do Voilá Studio, em São Paulo.
1- Use xampu com efeito anti-frizz. "Ele contém o complexo thermacor, que relaxa o fio e facilita o uso da chapa", diz o especialista. Aplique-o duas vezes: a primeira, tira a sujeira grossa, a segunda, deixa os fios soltos. Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Depois, passe um condicionador com efeito anti-frizz, primeiro nas pontas. Evite a raiz.
2- Retire o excesso de umidade com a toalha. Depois,enrole a toalha e faça movimentos de torção. Não esfregue a toalha, porque isso quebra os fios! Após a secagem, aplique (longe da raiz) um leave-in, para proteger o fio do calor da chapinha. Se tiver cabelo grosso, use um leave-in cremoso; se for enrolado ou tiver tintura, prefira-o em gel; e, se tiver fios finos, escolha o líquido, em spray.
3- Seque com vento quente, mas sem fazer escova. Use as mãos para soltar os fios e penteie-os com uma escova tipo raquete com as cerdas macias para não quebrar o cabelo. Depois, passe um defrizante por todo o comprimento, evitando a raiz, para tirar o arrepiado e ajudar a chapinha a deslizar. Se sentir necessidade, passe novamente o defrizante ao passar a chapinha nas mechas.
4- Separe o cabelo com o dedo em 6 mechas e prenda-as com piranhas. Duas no topo da cabeça, duas no meio e outras duas embaixo. Faça um pequeno coque e prenda-o. Em seguida, solte a mecha da parte da nuca e faça subdivisões, em mechas mais finas, para iniciar a chapinha. Trabalhe com mechas da largura da prancha para não fazer volume demais e alisar errado. Puxe os cabelos, com auxílio de um pente, passe a chapinha em todo o comprimento.
5- Trabalhe agora com as laterais. Da mesma forma, solte as divisões e passe a chapinha, começando com um pequeno distanciamento da raiz e indo até as pontas. Passe a chapinha, sem parar em nenhuma parte, para evitar danos aos fios. Repita o movimento na mesma mecha para que fique bem lisa. Depois, passe novamente o pente. Prossiga completamente a parte de trás até o alto da cabeça.
6- Por último, alise a mecha reservada no topo da cabeça. Puxe o cabelo pra a frente do rosto e, com a mão, finalize a mecha da frente. Para terminar, aplique uma pomada para equilibrar a eletricidade dos fios e baixar os arrepiados.
TRUQUES
Para o cabelo ficar bem solto, tire o condicionador por no mínimo 3 minutos. Quanto mais bem enxaguado, mais leves os fios ficam.
Para medir a quantidade do leave-in, coloque na mão um punhado do tamanho de uma moeda de R$ 0,25.
Só use a chapinha quando os fios estiverem 100% secos.
Espere a prancha esquentar 2 minutinhos antes de começar a aplicá-la nos fios.
Para não deixar as pontas com aspecto de liso espichado, vire a prancha para dentro.
Quem gosta do visual liso escorrido deve passar novamente a escova. Já quem prefere o liso solto deve arrumar os fios com as próprias mãos, soltando-os da raiz até o fim das pontas.
DICAS
Não aplique a chapinha direto nos cabelos molhados. Confira se ele está 100% seco, para não agredir os fios.
Passe a chapinha no cabelo de forma contínua, sem parar em algumas partes para tentar alisá-lo melhor.
Na hora de passar na parte de trás do cabelo, estique a mecha para frente e passe a prancha térmica bem devagar.
Cuidado para não se queimar! Passe a prancha com atenção e deixe uma pequena distância da raiz.
Para prolongar o efeito, evite passar a mão nos fios, para não engordurá-los.
O aconselhável é usar a chapinha duas vezes por semana (ou, no máximo, três).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!